Em tempos de crise, é normal as empresas e por consequente as pessoas que as comandam, perguntarem-se o que fazer para aumentar suas vendas, ou até mesmo mantê-las em um volume aceitável.
Abaixo, listaremos 5 dicas simples, mas extremamente úteis que podem facilitar seu trabalho:
1 - Mantenha a calma: nesta crise, é normal sair tomando atitudes mal pensadas ou até mesmo que não foram planejadas, achando por exemplo, que o preço do produto é o único fator que atrairá vendas. Tenha calma, arrume a casa e mantenha o planejado, estude o mercado e seus clientes. Esta é a hora que muitos tomarão atitudes desastrosas.
2 - Foco nas suas qualidades: dê atenção especial a seus diferenciais, pois muitas empresas focarão apenas no preço, e é esta hora que você fideliza ou adquire novos clientes exigentes, que ficarão com você pelo "valor" do seu produto e não somente pelo preço.
3 - Foco no cliente: entenda as necessidades dele, conheça-os realmente, faça um trabalho de CRM (gestão especial de clientes, do inglês: Customer Relationship Management). Entenda que cliente não é apenas o consumidor final, mas toda o elo da cadeia (produtores, distribuidores, atacadistas...).
4 - Estude os concorrentes: se seus concorrentes vão bem e só você esta mal, a culpa não é do mercado. Veja ao redor, estude o que eles fazem bem (benchmark) e molde a sua realidade.
5 - Qualidade: sem isso, você nada, mas morre afogado. Não adianta fazer planejamento, estudos, ter reservas, se não tem qualidade, tanto do produto/serviço que oferece quantos dos profissionais que são resposáveis em vendê-los. Invista na capacitação deles, ofereça um ambiente de trabalho com estrutura, mesmo que aumente seus custos, que já são altos. Isto é investimento e não gasto.