Aprenda mais sobre marketing e melhore seus resultados!
21/05/2015 | 15h25

Que o marketing é fundamental para aumentar as vendas e ao mesmo tempo decidir em que direção à empresa irá, todos sabem. Assim, temos que estar sempre informado, sabendo realmente o que devemos e como devemos fazer.

Abaixo, os 10 livros de marketing fundamentais para quem quer conhecer, ou até mesmo, se aprofundar no assunto:

1 -Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano - Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier

Neste livro, o papa do marketing mundial, Philip Kotler, mostra uma visão diferente sobre clientes.

2 - A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante - Autor: W. Chan Kim, Renée Mauborgne | Editora: Campus

Livro sobre estratégias. Idéias de oceano azul (novas criações) e Oceano vermelho (concorrência).

3 - A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho - Autor: Chris Anderson | Editora: Campus

Excelente livro que derivou-se de um artigo que virou fenômeno. Capítulos interessantes sobre o efeito Wal-Mart e o fim dos estoques.

4 - Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber - Autor: Philip Kotler | Editora: Campus Elsevier

Tradicional livro sobre marketing. Deveria ser de cabeceira para veteranos e iniciantes.

5 - Administração de Marketing- Autor: Philip Kotler e Kevin Keller | Editora: Pearson Education

Mais um do papa. A primeira edição foi de 1967...precisa dizer mais?

6 - A Menina do Vale - Como o empreendedorismo pode mudar sua a vida -Autor: Bel Pesce | Editora: Casa da Palavra

Livro sobre sucesso, escrito por Bel Pesce, então com 24 anos! Para ser ter uma ideia, 500 mil downloads na internet em 1 mês.

7 - O Segredo de Luísa - Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios -Autor: Fernando Dolabela | Editora: Sextante

Livro sobre empreendedorismo, para empreendedores. Simples assim.

8 - Os 8 Ps do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital - Autor: Conrado Adolpho Vaz | Editora: Novatec

Passo a passo sobre como utilizar a internet a seu favor.

9 - Marketing de Crescimento - 8 Estratégias para conquistar mercados - Autor: Philip Kotler, Milton Kotler | Editora: Campus

Esse cara de novo! Para quem esta com negócio novo...um prato cheio.

10 - A Lógica do Consumo - Verdades e Mentiras Sobre Por Que Compramos - Autor: Martin Lindstrom | Editora: Nova Fronteira

Psicologia e marketing? Bom, tudo a ver.

Comentar
Compartilhe
Propagandas enganosas. O que fazer?
06/05/2015 | 15h00

Há diferentes tipos de propagandas enganosas, que podem trazer prejuízos não só materiais, mas também morais aos consumidores. Abaixo, algumas publicidades deste tipo e suas características:

Enganosa: publicidade com informações falsas ou confusas, com o intuito de confundir, ou ludibriar o consumidor. É o famoso "gato por lebre". O cliente compra um produto e percebe que este é diferente do que esperava.

Enganosa por omissão: publicidade sem informações essenciais ou completas. Um exemplo seria uma publicidade de pasta de dente com 60% de desconto, mas sem avisar que este só é valido se você comprar mais de 2 unidades.

Não honrar com o prometido: o nome por si só já se explica. Atraí o consumidor para seu produto, ou serviço, através da publicidade, mas na hora de cumprir o combinado, as coisas mudam. Por isso, o correto por lei, é que toda publicidade deve-se ter o contrato ou normas publicadas na íntegra e disponíveis para todos.

abusiva: publicidades que extrapolam o âmbito moral. Exemplo bem simples e emblemático, anúncio de camisinha, ou bebida em festas infantis, por exemplo.

Lembrando que todos os consumidores que sentirem-se lesados de alguma forma, devem procurar o código de defesa dos consumidores ou outra opção prática e legal, o site www.consumidor.gov.br, um portal publico de comunicação direto entre empresa e consumidor.

Comentar
Compartilhe