Cineclube Goitacá em mais uma apresentação
30/10/2013 | 17h08
A quarta-feira é dia Cineclube Goitacá e o Folha no Ar recebeu a diretora de eventos do Oráculo, Luciana Portinho, que falou sobre a apresentação de hoje, às 19h30, na sala 507 do edifício Medical Center. Depois de Hans Staden  (1999, de Luiz Alberto Pereira) filme apresentado pelo diretor de redação da Folha da Manhã, Alusyio Abreu Barbosa, chega vez do filme dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, “Como Era Gostoso o Meu Francês”. No dia 6 de novembro é a vez do professor e ambientalista Aristides Soffiati fazer os comentários antes da apresentação de “Desmundo”, dirigido por Alain Fresnot. Já no dia 13 é a vez do filme “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco, que será mostrado pelo articulista PC Moura.
Comentar
Compartilhe
Cineclube Goitacá nesta quarta
22/10/2013 | 22h52
Nesta quarta-feira tem reestreia do Cineclube, agora sob o nome de Goitacá, em homenagem à sala de cinema que cedeu lugar à igreja Universal e também aos índios que habitaram a cidade. E para marcar o recomeço tem a exibição do filme “Hans Staden”, de Luiz Alberto Pereira, às 19h30, no auditório do Oráculo (sala 507, do edifício Medical Center). Ele será apresentado pelo diretor de Redação da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa, que participou do Folha no Ar, desta terça-feira, junto com a diretora de eventos do Oráculo, a jornalista Luciana Portinho, que está na coordenação das atividades. O Cineclube está sendo reativado por iniciativa de Luiz Fernando Sardinha, dono do espaço Oráculo. Para dar conta da tarefa convidou Aluysio, o professor Aristides Soffiati, o jornalista Gustavo Matheus e o articulista da Folha2, PC Moura. Com informações de Celso Cordeiro
Comentar
Compartilhe
1ª Semana da Diversidade de Campos
18/10/2013 | 18h45
A 1ª Semana da Diversidade de Campos chega ao fim no domingo com a 7ª Parada do Orgulho LGBT, às 14h, na Orla de Guarus, entre as pontes da Saturnino Brito, da Lapa, e Barcelos Martins, a de Ferro. O evento é organizado pela Ong Esperança. De acordo com um dos colaboradores Rafael França, que participou do Folha no Ar desta sexta-feira,  são aguardadas cerca de sete mil pessoas somente no domingo. Neste sábado  acontece a “gaymada” – a popular queimada, na qual a bola é jogada contra o adversário –, às 14h, na quadra de Esportes da Praça da Lapa. Outras modalidades esportivas também vão ocorrer. “Além de incentivar a prática esportiva, também é uma possibilidade de integração do público participante”, destacou Rafael, ressaltando que também hoje, a partir das 23h, acontece a Pré-Parada – The Independent Gay, um momento de confraternização, na UP Disc Bar, no centro de Campos. Durante a 1ª Semana da Diversidade foram realizados, desde a última quarta-feira, oficinas e mesas de debates foram realizadas na Universidade Federal Fluminense (UFF). “É importante estimular as discussões sobre a importância do engajamento político e a reflexão acerca da importância dos movimentos sociais e de sujeitos que, individual e coletivamente, têm contribuído para a defesa de lésbicas, gays, travestis e transexuais (LGBT), fazendo valer os direitos. Afinal, isso é de interesse de toda sociedade e não só dos LGBTs”, disse Rafael, destacando que outros eventos deste gênero serão realizados em Campos, já que ainda há muita resistência.
Comentar
Compartilhe
Dia do Professor é dia de luta também
15/10/2013 | 17h28
O diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) Eduardo Peixoto participou do Folha no Ar desta terça-feira, Dia do Professor. Na pauta, as reivindicações da categoria nas redes municipal e estadual. Ele criticou a péssima relação dos Poder Público com a categoria e pediu também que os pais e responsáveis de aluno sejam mais parceiros das escolas.
Comentar
Compartilhe
Educação sanitária
07/10/2013 | 18h01
A Vigilância Sanitária de Campos, através do Setor de Informação, Comunicação em Saúde  (IEC-Visa), vem realizando uma série de palestras e cursos voltados para a educação sanitária.  O assunto foi tema do Folha no Ar desta segunda-feira, que recebeu os educadores sanitários Antonio Carlos Vangarges e a Ana Paula Siqueira. Além do trabalho dentro do município a equipe também tem feito cursos em outras cidades vizinhas. Na semana passada, o IEC esteve Belford Roxo, onde foi dado o curso de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos: Gestão de Segurança e Qualidade Sanitária”, a pedido da Vigilância Sanitária Municipal de Belford Roxo, teve como público alvo as merendeiras da rede municipal. No treinamento, as merendeiras foram atualizadas quanto ao manuseio e à armazenagem da alimentação, educação alimentar, técnicas de conservação de hortaliças e frutas, relacionamento no ambiente de trabalho, além de assistir a vídeos de práticas alimentares. Mas a contribuição a outros municípios não altera a rotina de atendimento em Campos, onde o trabalho segue sendo feito pelo Espaço do Empreendedor, que funciona na Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima. Além disso, também há ações itinerantes como a que acontece nesta terça-feira no Farol com os participantes do Festival de Petiscos.
Comentar
Compartilhe
I Festival de Petiscos do Farol
04/10/2013 | 17h44
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, participou do Folha no Ar desta sexta-feira. O assunto foi o I Festival de Petiscos do Farol de São Tomé, que acontece de hoje até 13 de outubro, com a participação de nove restaurantes, que vão comercializar os seus pratos a R$ 10. Também haverá uma programação variada com aulas-show de chefs renomados e shows de artistas consagrados. A tenda tem mil metros quadrados e, no seu interior, haverá uma praça de alimentação, onde o público poderá apreciar os petiscos oferecidos por cada expositor. Entre as atrações musicais, os cantores Ivan Lins e Flávio Venturini. Na gastronomia, destaque para as aulas com os chefs de cozinha Edu Guedes, Olivier Cozan, Alessandro Eller e Ciro Souza. Confira a programação Dia 04 (sexta-feira): Aula com a Chef Mônica Rangel –21h Show com Milton Guedes – 23h Dia 05 (sábado): Chorinho Grupo Só Bamba –15 h Aula com o Chef Edu Guedes –18 h Show com Ivan Lins –21h Dia 06 (domingo): Dalton Freire (Bossa Jazz) –          15 h Aula com o Chef Alessandro Eller –18 h 7, 8, 9, 10 (cursos e workshops –Secretaria Trabalho e Renda e Secretaria Desenvolvimento Econômico) Dia 11 (sexta-feira): Aula com o Chef Gilson Surrage –21 h Banda 4 Ponto Zero –23 h Dia 12 (sábado): Angelo Nani – 15 h Aula com o Chef Olivier Cozan –18 h Show com Flávio Venturini –21 h Dia 13 (domingo): Lene Moraes – 15h Aula com o Chef Ciro Souza –18h
Comentar
Compartilhe
20ª Semana do Saber Fazer Saber é lançada
03/10/2013 | 17h53
Criada em 1987, a Semana do Saber Fazer Saber do Instituto Federal Fluminense (IFF), maior evento acadêmico do campus Campos Centro, foi lançada hoje. O diretor geral, Jefferson Manhães de Azevedo, participou do Folha no Ar desta quinta-feira e destacou a importância do evento para que a comunidade tenha contato com a instituição. A 20ª Semana será realizada de 23 a 25 deste mês, mas o diretor destaca que as escolas de Campos e cidades vizinhas dispostas a levar seus alunos até o IFF podem acessar o site que leva o nome do evento e fazer a inscrição. “Ela é aberta ao público externo e visitas guiadas, mais uma vez, poderão ser agendadas por escolas. No domingo, 20 de outubro, vamos fazer a Caminhada do Saber para a divulgação, que ganhará as ruas para mobilizar a população. Ela começa a partir das 9h com saída do IFF”, disse Jefferson. Quem for visitar a instituição que fica na Rua Dr. Siqueira, no Parque Dom Bosco, poderão participar de atividades típicas da semana, como apresentação de projetos desenvolvidos nos laboratórios e salas de aula; palestras; minicursos e programação cultural, com muita música, teatro e exposições. — Alguns dos experimentos desenvolvidos em laboratórios por professores e alunos serão mostrados, entre eles uma bengala para deficientes visuais que troca informações com sensores instalados no piso tátil, que visa dar mais qualidade de vida aos deficientes visuais — destacou Jefferson.  
Comentar
Compartilhe
Campos tem 350 novos casos de câncer de mama este ano
02/10/2013 | 17h41
[caption id="attachment_2772" align="aligncenter" width="300" caption="Igreja da Lapa- Foto: Silésio Corrêa"][/caption] O mês começou e traz com ele a “Campanha Outubro Rosa”. Em Campos, os pontos da cidade vão recebendo a cor que é símbolo da luta contra o câncer de mama. O assunto foi tema do Folha no Ar desta quarta-feira, quando foi entrevistada a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Elizabete Bastos. Dados do ministério da Saúde revelam que durante todo este ano os casos da doença podem chegar a 50 mil, com maior incidência na região Sudeste. Só em Campos, segundo a responsável pelo programa, foram diagnosticados em 2013, até agora, 350 novos casos do câncer de mama. Números que preocupam e poderiam ser evitados, caso a prevenção fosse maior. Segundo ela, a secretaria reforçou a oferta de exames de mamografia, juntos às unidades contratualizadas, garantindo a realização de mais 1.450 exames, durante o mês de outubro. “Serão 500 no Hospital Santa Casa de Misericórdia, 500 no Hospital Beneficência Portuguesa e 450 no Hospital Geral de Guarus (HGG)”, afirmou a médica, ressaltando que o ideal mesmo é o auto-exame. “Ninguém melhor que a mulher para conhecer seu corpo com o toque na mama”, completou. O lançamento oficial da campanha é nono próximo dia 5, no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira (CSG). Na ocasião, acontece o Dia D, quando haverá o encaminhamento para mamografia; coleta de material para exame preventivo; Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia), fazendo aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação nutricional; Programa de Controle do Tabagismo; Programa DST/AIDS/hepatites virais, fazendo teste rápido diagnóstico para HIV (TRD), exames para hepatite B, hepatite C e sífilis; entre outros serviços. Mais 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) também participarão da campanha. “Essas ações integram a política de fortalecimento da Atenção Básica, que tem sido o nosso foco. Tanto que ao procurar um posto de saúde, os próprios enfermeiros vão poder fazer o encaminhamento para a mamografia, isso até dezembro”, destacou Elizabete. Rosa — Alguns pontos da cidade já foram iluminados, como Paróquia Santo Antônio, Centro de Saúde de Guarus, entrada da cidade, Trianon, sede da Prefeitura, Igreja da Lapa, Museu Histórico, Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus. Confira aqui as unidades que participam da Campanha Outubro Rosa 1) Santa Cruz 2)Ponta da Lama 3) Guandu 4)Conselheiro Josino 5)Morro do Coco 6)Travessão 7)Jamil Ábido 8)Patronato São José 9)Parque Aurora 10)Turfe Clube 11)Joquéi Clube 12) Penha 13)Jardim Imperial 14)São Sebastião 15)Farol 16)Saturnino Braga 17)Tocos 18)São Martinho 19)Santo Amaro 20)Centro de Saúde Guarus 21)Novo Mundo 22)Sapucaia 23)Alair Ferreira 24)Custodópolis 25)Eldorado 26)Dores de Macabu
Comentar
Compartilhe
Greve dos bancários completa duas semanas
01/10/2013 | 19h08
Ainda sem uma previsão de acordo entre profissionais e patrão, a greve dos bancários completa duas semanas nesta quarta-feira e a cada dia causa mais impacto na vida do consumidor. O Sindicato dos Bancários de Campos informou que até o momento não houve avanço nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em Campos, a adesão é de 100% e nos municípios vizinhos os bancários estão começando a aderir ao movimento. Existe uma determinação de que em cada agência tenha um funcionário para auxiliar os aposentados e pensionistas. O presidente do sindicato Hugo Diniz participou do Folha no Ar desta terça-feira e informou que mantém integrantes do comitê de greve orientando nas agências. “A Federação se recusa a apresentar uma proposta com aumento real de salário. E enquanto isso não ocorrer vamos continuar de braços cruzados. Infelizmente o movimento começa a crescer por conta dos pagamentos, mas estamos fazendo o possível que é dar total assistência aos correntistas”, disse Diniz.  
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Rodrigo Gonçalves

[email protected]