Defesa Civil já recebe denúncias sobre casas de shows irregulares
31/01/2013 | 19h30
O subsecretário municipal de Defesa Civil, major Edson Pessanha, participou do Folha no Ar desta quinta-feira e informou que o órgão já recebe denúncias sobre boates e casas de shows, que estariam funcionando irregularmente. Uma delas, inclusive, não estaria na lista apresentada pelo Corpo de Bombeiros para a força-tarefa, que já fiscaliza os estabelecimentos. Participam das vistorias órgão da Prefeitura de Campos, a Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Bombeiros e Ministério Público. “Mesmo aquelas que não estão listadas vão ser fiscalizadas. Quem quiser denunciar irregularidades pode entrar em contato com o 199 ou 193”, destacou.
Comentar
Compartilhe
Audiência pública na Câmara vai tratar sobre boates
30/01/2013 | 18h08
Um dos integrantes da comissão de trabalho criada pela Câmara de Vereadores de Campos para fiscalizar as boates e casas de shows, o vereador Thiago Virgílio (PTC) participou do Folha no Ar de hoje e informou que no próximo dia 6, quarta-feira, às 17h, haverá uma audiência pública na Câmara para tratar sobre o assunto. Correção: A audiência será no dia 7, às 16h. Segundo Thiago, autoridades, proprietários de boates e população já estão sendo convidados a participar.  Entre as propostas já apresentadas estão a instalação de catracas nos estabelecimentos para limitar o número de usuários e a colocação de um letreiro em local visível para informar a capacidade máxima do local. Em reunião ontem, o 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), forneceu uma lista das casas noturnas em Campos que não estariam cumprindo as normas de segurança contra incêndio e pânico. A partir dessa relação, que constaria 30 estabelecimentos que estariam fora das normas de segurança, uma força-tarefa, que foi criada durante reunião e o trabalho de fiscalização será iniciado ainda nesta quarta-feira. — Quero deixar claro aos empresários destes estabelecimentos que não somos contra o entretenimento, mas temos que priorizar a segurança. Por isso, vamos fazer esta força-tarefa. Os órgãos vão avaliar e, dentro do possível, será dado um prazo para que todas elas possam se adequar. Não vamos aproveitar apenas este momento desta tragédia lá em Santa Maria, no RS, para discutir isso, até mesmo porque temos muitas semelhanças com o local desta tragédia. Fora a falta de segurança em algumas casas, somos uma cidade de médio porte a cerca de 300 km da capital e polo universitário — destacou o vereador.
Comentar
Compartilhe
Campanha contra cerol em festival de pipa
29/01/2013 | 18h07
Depois que um motociclista morreu e outro ficou ferido em Macaé por causa de acidentes provocados por linha de pipas com cerol, os alertas quanto a esta brincadeira perigosa se propagaram. Em Campos, é através do 2ª edição do Festival de Pipas acontece neste sábado (2) e domingo (3), no Farol de São Thomé, que a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) vai alertar crianças e adultos quanto ao risco. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves o “festival tem um cunho educativo e visa à conscientização de soltar pipas de forma prazerosa e responsável, resgatando assim, a diversão saudável e inocente. Será proibida a utilização do cerol e da linha chilena. A proposta é também, ensinar as crianças que elas podem se divertir com segurança”, ressaltou o secretário. A diretora do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri, participou do Folha no Ar e informou que o festival será totalmente longe de qualquer rede elétrica. O evento será realizado ao lado do estande da secretaria de Meio ambiente, na orla, onde as inscrições já acontecem. Poderão se inscrever crianças e adultos. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Na 2ª edição do Festival de Pipas, o tema é livre. No local, instrutores realizarão oficinas, para ensinar as crianças a fazer pipas. O material será fornecido gratuitamente, mas as pipas para a participação no Festival terão que ser levadas.  O curso será ecologicamente correto, com o aproveitamento da fibra de bananeira. “O festival terá duas categorias: tamanho (a maior e a menor) e beleza. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus. Os 100 primeiros participantes ganharão medalhas. As apresentações para julgamento ocorrerão no domingo, às 10h”, destacou Neri. Acidentes- Na última segunda-feira, mais um motociclista foi ferido por uma linha com cerol, em Macaé. O acidente ocorreu no bairro Novo Horizonte e, por pouco, não foi mais grave. Há pouco mais de uma semana, a morte do motoboy Ruan Albuquerque despertou a população da cidade de Macaé, mais uma vez, para o perigo das linhas com cerol. Ele seguia pela Rodovia Amaral Peixoto, em sentido do Centro de Macaé, quando de deparou com uma linha com cerol. Ruan teve um corte profundo no pescoço e morreu no hospital.
Comentar
Compartilhe
Morte de sem terra levanta discussão
28/01/2013 | 19h08
O homicídio do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Campos, Cícero Guedes dos Santos, 47 anos, foi o assunto do Folha no Ar desta segunda-feira. A ex-vereadora Odisseia Carvalho, uma das apoiadoras do movimento em Campos, foi a entrevistada. Ela disse que além de rigor nas investigações é necessário que a situação dos sem terras precisa ser revista como um todo, principalmente no que se trata dos processos desapropriação, formação de assentamentos e a morosidade.
Comentar
Compartilhe
Henriques fala sobre terceirizados
23/01/2013 | 17h48
O deputado estadual da base do Governo, Roberto Henriques (PSD), participou do Folha no Ar desta quarta-feira e comentou sobre os terceirizados em Campos e região que trabalhavam para empresas prestadoras de serviço para o Governo do Estado e estão sendo demitidos. “Deputado, vereador, superintendente não podem indicar pessoas. Somos fiscais dos contratos firmados pelo Estado. Essa é nossa função”, ressaltou o parlamentar.
Comentar
Compartilhe
Saúde e Comunicação farão campanha mais incisiva de prevenção à dengue
22/01/2013 | 17h42
Com uma situação próxima de uma epidemia de dengue no Noroeste Fluminense já confirmada em uma reunião nesta terça-feira, em Itaperuna, pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o alerta se estende também a cidades vizinhas como Campos. O secretário municipal de saúde de Campos, Geraldo Venâncio, disse que, pela cidade ser polo, muitos pacientes de áreas com surto epidêmico buscam a rede em Campos. Ao participar do Folha no Ar, o secretário disse já desenvolve com a secretaria de Comunicação uma campanha mais incisiva de prevenção à dengue.
Comentar
Compartilhe
Do clássico ao popular e vice-versa
18/01/2013 | 17h22
O professor João Vicente Alvarenga participou do Folha no Ar desta sexta-feira. Recém empossado na Fundação Municipal Trianon, ele falou sobre seus planos para o órgão, principalmente para as comemorações dos 15 anos do teatro comemorados agora em 2013. Hoje mais voltada para as atividades no Farol de São Thomé, a fundação quer promover também uma aproximação com o clássico, sem deixar de lado também o popular.
Comentar
Compartilhe
Goyta nos preparativos para o clássico de estreia
17/01/2013 | 23h12
Gradativamente o técnico Luís Antonio Zaluar vai ganhando reforços para o elenco alvianil que estreia na Série B no dia 2 de março contra o Americano no Aryzão. Ontem foi a vez do zagueiro Diego Padilha e do goleiro Anísio iniciarem os treinamentos na rua do Gás. Além do atacante Clodoaldo, que vai ser apresentado na próxima segunda-feira  aos torcedores e à imprensa, outros nomes devem desembarcar em Campos nos próximos dias para completar o elenco que vai brigar pelo acesso à Série A.  No Folha no Ar desta quinta-feira, o vice-presidente de Comunicação e Marketing, Márcio Rocha, e o Diretor de Futebol, José Cabral, falaram sobre os preparativos e investimentos que estão sendo priorizados no Goyta visando o início da campanha na Segunda Divisão do Estadual. (C.P.) (A.N.)
Comentar
Compartilhe
Índice de infestação da dengue sobe em Campos e segue de médio risco
16/01/2013 | 17h20
O índice de infestação do mosquito da dengue cresceu em Campos, segundo o primeiro LIRAa feito em 2013. A informação foi passada pelo o secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, ao participar do programa hoje. Segundo ele, dados revelam que a infestação em Campos evoluiu de 1,6% para 1.9%, acima do permitido pelo ministério da Saúde, que é de 1%, sendo considerado de médio risco. O levantamento foi feito entre os dias 6 e 12 de janeiro. “Já esperávamos aumento neste período por ser uma época em que muitas pessoas estão viajando e, apesar da pouca chuva, ela também influência por causa da combinação com o sol. Outra constatação é que 79,5% dos focos foram encontrados dentro dos quintais das residências. O que demonstra o quanto é importante a população participar intensamente do combate. Percebemos também que bairros mais nobres da área central, como Pelinca e Dom Bosco, estão com índices mais preocupantes, influenciados por imóveis fechados e muitas construções”, destacou Venâncio. O secretário também falou sobre a participação da campanha “Rio Contra Dengue”, que aconteceu na última terça-feira, dia 15. Ele trouxe as ações propostas no evento, como por exemplo, o uso de smartfones entre os agentes de combate que atuam nos bairros. Bianca Alonso
Comentar
Compartilhe
Auditoria na Câmara de São João da Barra
14/01/2013 | 20h10
O presidente da Câmara de São João da Barra, Aluízio Siqueira (PMDB), participou do Folha no Ar desta segunda-feira e confirmou que já mobiliza a sua equipe para uma auditoria na gestão de seu antecessor, Gerson Crispim (PR). Segundo ele, a medida não é uma perseguição política — os vereadores são de grupos diferentes —, mas sim um levantamento para evitar herdar eventuais problemas antes de sua administração.  Outros assuntos abordados pelo novo presidente foram a informatização do Legislativo, contratação de funcionários através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), já que, de acordo com ele, o concurso público feito pela Casa se expirou no fim do ano passado e não foi prorrogado pela antiga gestão. Um novo concurso vai ser elaborado. Outra proposta é a construção de uma sede própria para o Legislativo.
Comentar
Compartilhe
Antes de curtir o fim de semana, passe no hemocentro
11/01/2013 | 17h16
Sexta-feira é dia do Folha no Ar falar das atrações culturais e esportivas, mas, além da agenda, o programa serviu também como utilidade pública ao apelar mais uma vez por doadores ao Hemocentro Regional de Campos, situado no Hospital Ferreira Machado, que está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. As cirurgias eletivas, que não são urgentes e são marcadas com antecedência, foram suspensas por falta de sangue. A unidade funcionará normalmente durante o feriado prolongado de Santo Amaro (15), das 7 às 18h. A assistente social do Hemocentro, Rosangela Frauches, participou por telefone do Folha no Ar, e mais uma vez apelou às pessoas por doações de sangue. “Para ficarmos com o estoque regularizado necessitamos de, pelo menos, 70 doações diárias, no entanto estamos tendo em média a metade disse. A situação do banco de sangue é ainda mais preocupante neste período de férias e verão. O número de procedimentos cirúrgicos aumentou muito em Campos, e o número de acidentes de trânsito e de vítimas de violência urbana também é grande. Precisamos da colaboração da população”, destacou. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Comentar
Compartilhe
Hirano: auditoria na Câmara não seria uma caça às bruxas
09/01/2013 | 18h01
O vereador Paulo Hirano do PR, escolhido como líder do governo na Câmara de Vereadores, participou do Folha no Ar desta quarta-feira e se mostrou empolgado e honrado com a escolha, mesmo sabendo do desafio e desgaste da função. Hirano também comentou sobre a possibilidade de uma auditoria da gestão passada da mesa diretora, presidida pelo ex-presidente Nelson Nahim (PPL), irmão e desafeto político do deputado federal Anthony Garotinho. “Não vejo isso como uma caça às bruxas. É um procedimento normal de troca de qualquer gestão”, destacou.
Comentar
Compartilhe
Thiago Virgílio confirma auditoria na gestão de Nahim
08/01/2013 | 17h32
O vereador Thiago Virgílio do PTC, eleito segundo secretário para a Câmara de Vereadores, participou do Folha no Ar desta terça-feira e confirmou que a atual mesa diretora vai fazer uma auditoria da gestão passada, do ex-presidente Nelson Nahim (PPL), irmão e desafeto político do deputado federal Anthony Garotinho. Thiago ainda falou sobre as pretensões regional do partido, já que ele assumiu a coordenação do PTC no Norte e Noroeste Fluminense, tendo como foco as eleições estaduais. Para ele, a saída de alguns nomes do partido na cidade não vai atrapalhar. — Vamos tentar na região o mesmo desempenho que tivemos no município, quando não fizemos nenhuma coligação na proporcional e fomos o segundo partido mais votado em Campos. A intenção do partido no Estado é fazer pelo menos um deputado estadual e outro federal, sem que seja necessário coligar. Par isso, estamos buscando vários apoios — destacou Virgílio.
Comentar
Compartilhe
Emut quer evitar problemas com transporte e trânsito no Farol
03/01/2013 | 22h55
O Folha no Ar desta quinta-feira recebeu dois diretores da Empresa Municipal de Transporte (Emut) para falar sobre a organização do transporte e trânsito na praia do Farol de São Thomé.  Com objetivo de evitar os problemas causados no primeiro dia do ano, quando o número de ônibus foi insuficiente na Rodoviária do Farol, em virtude das falhas apresentadas pelas empresas prestadoras do serviço, a Emut determinou que mais seis ônibus vão ser utilizados neste trajeto em dias de maior movimentação na praia, além dos horários que foram determinados em portaria assinada no final do ano passado. Agora serão 40 veículos, que têm um itinerário fixo de entrada e saída do balneário.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Rodrigo Gonçalves

[email protected]