Camelódromo alagado
22/01/2017 | 15h36
alagado

Em março de 2014, ano eleitoral, teve início a obra do novo camelódromo.

Na época, os 390 permissionários foram transferidos para um local provisório, no Parque Alberto Sampaio.

De lá pra cá, muitas promessas foram feitas aos permissionários. O local foi até usado durante a eleição para atacar adversários e defender o candidato governista.

Agora, faltando menos de 20 dias para o fim do governo, os comerciantes estão, literalmente, dentro d'água. "Esse é o resultado do nosso Natal, após quase três anos de espera", desabafou um comerciante.

Vídeo publicado pelo Luan Corrêa no Facebook:

[video width="360" height="640" mp4="http://www.folha1.com.br/_midias/wp/blogs3/bastos/wp-content/uploads/sites/2/2016/12/alagadooo.mp4"][/video]
Compartilhe
Saber perder
22/01/2017 | 15h36

derrota

Em 2012, após a prefeita Rosinha Garotinho (PR) se reeleger no primeiro turno, uma ala da oposição tentou apostar na judicialização, apontando abusos de poder e propondo ações judiciais logo após o pleito.

Porém, no dia 13 de dezembro de 2012, membros da oposição participaram da IV Conferência Local de Controle Social e demonstraram que o primeiro passo para derrotar o grupo que estava no poder era aceitar a derrota e se reinventar.

Como pode ser visto (aqui), nomes como Rafael Diniz (PPS), Makhoul Moussallem (Rede) e Marcão (Rede), defenderam que era preciso entender os motivos da acachapante vitória dos rosáceos e do revés da oposição. “Precisamos parar de esperar por reviravoltas jurídicas, deixar a vaidade de lado e fazer política com inteligência”, disse Rafael Diniz, que naquela eleição apoiou Makhoul e respeitou a voz das urnas.

Quatro anos depois, muitos rosáceos repetem os erros da ala oposicionista que apostou na judicialização.

Quem não reconhece a derrota joga no lixo a oportunidade de se reinventar e tentar vencer.

Compartilhe
Projeto para tapar o rombo: rosáceos convocam tropa
22/01/2017 | 15h36

Mensagem encaminhada pelos articuladores do grupo rosáceo tenta convocar membros da tropa para a sessão extraordinária de amanhã (15). O plano é chegar cedo e ocupar os lugares, impedindo que a população proteste no plenário contra a aprovação do projeto que tenta tapar o rombo do PreviCampos utilizando patrimônios do município.

Segundo a mensagem, o grupo que assumirá a Prefeitura "tenta criar argumentos para confundir a cabeça das pessoas".

Se o líder rosáceo já avisou que não deixa o seu na reta (aqui), será que alguém (turma do DAS e RPA) vai ainda querer servir de massa de manobra faltando duas semanas para o fim do governo?

Muita calma nessa hora - Na ânsia de aprovar o projeto, os rosáceos se esquecem dos riscos desse tipo de convocação. Enquanto o líder fica em um confortável apartamento dando as cartas, uma confusão generalizada pode ocorrer no Legislativo.

Compartilhe
Fala que eu te escuto
22/01/2017 | 15h36

fala-que-eu-te-escuto

Proibido de voltar ao município de Campos, após habeas corpus concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-governador Anthony Garotinho (PR) não abandonou o papel de principal articulador do governo Rosinha.

Do Rio, através do aplicativo WhatsApp, ele fez ligações para tentar colocar pressão nos vereadores rosáceos. Sem deixar o dele "na reta", o comandante quer que a tropa desafie a voz das ruas e aprove matérias com a missão de inviabilizar o futuro governo.

Compartilhe
Clima tenso
22/01/2017 | 15h36

bastidores

O vereador Gil Vianna (PSB) registrou o momento em que o vereador Marcão (Rede) apresentava ao presidente da Câmara de Campos, Edson Batista (PTB), as emendas a proposta do governo Rosinha Garotinho (PR) que autoriza a Prefeitura a alienar imóveis públicos para a quitação da dívida do Previcampos. "O clima está tenso na sala da presidência. O governo mais uma vez tentando enganar a população cedendo o nosso patrimônio para tapar rombo desse governo mentiroso. Iremos lutar até o final para que isso não aconteça", postou Gil Vianna no Facebook.

Fiel escudeiro do casal Garotinho, Edson Batista tenta cumprir uma de suas últimas missões antes de se aposentar da política. A ordem do "comandante rosáceo" é para aprovar o projeto no modelo original, sem diálogo com a oposição.

Mais sobre as emendas no blog "Opiniões": aqui 

Mais sobre a sessão, que foi suspensa, no blog "Na Curva do Rio": aqui 

Compartilhe
Histórico de rombos: Caprev, Prece e Previcampos
22/01/2017 | 15h36

KOdinheiro6408-e1406904882486

O blog "Opiniões", do jornalista Aluysio Abreu Barbosa mostra (aqui) que a prefeita Rosinha Garotinho (PR) cobra o apoio aos vereadores rosáceos para disponibilizar todos os bem imóveis do município, como Trianon, Teatro de Bolso, Cepop e a própria sede da Prefeitura, para pagar a dívida que ela deixará com os servidores. O rombo no Previcampos já teria passado de R$ 400 milhões.

Mas é bom lembrar que este é apenas mais um capítulo da polêmica relação dos rosáceos com o dinheiro sagrado dos servidores. Décadas antes do atual escândalo, os rosáceos conviveram com polêmicas na primeira passagem de Garotinho pela Prefeitura e também durante a gestão no governo estadual.

Caprev – Matéria publicada pela revista “Época” em 2010 (aqui) informa que, em seu primeiro mandato na Prefeitura de Campos, Anthony Garotinho criou a Caprev, Caixa de Assistência e Previdência de Campos. Para presidi-la, nomeou o amigo Jonas Lopes de Carvalho. Cada servidor sofria descontos de 8% a 11% por mês, dependendo da faixa salarial, para capitalizar o fundo. No fim do governo, os adversários descobriram que o caixa da Caprev estava vazio.  O ex-vereador Antônio Carlos Rangel lembra que, ocasião, apresentou ao plenário da Câmara de Campos um requerimento de informações sobre a Caprev. “Meu pedido foi rejeitado porque Garotinho tinha maioria”, diz.

Fundo dos servidores da Cedae – Em 2006, durante o último ano da gestão de Rosinha no governo do estado, a polêmica ficou por conta do Prece, fundo dos servidores da Cedae. Na ocasião, como mostrou matéria publicada pela Folha de S. Paulo, houve “suspeita de desvio de dinheiro do fundo para uso político no governo Rosinha e o TCE decidiu realizar uma inspeção extraordinária no Prece”. O tribunal teria indícios de que ao menos R$ 300 milhões poderiam ter sido desviados desde que Rosinha assumiu o governo, em 2003.

Eduardo Cunha ajudou a esconder "caixa preta" – O caso do fundo dos servidores da Cedae foi parar na CPI dos Correios e havia uma proposta para derrubar os sigilos. Mas segundo a matéria publicada na Folha de S. Paulo (aqui), Garotinho articulou com o então deputado Eduardo Cunha (PMDB) para derrubar a proposta que pretendia abrir a caixa preta do fundo.

Antes dos imóveis, tática para utilizar "crédito podre"– Em abril deste ano (aqui) o economista José Alves de Azevedo Neto, que já atuou como secretário do governo Rosinha, apontou uma “acrobacia”, com utilização de “crédito podre do Fundecam”, para amortizar a dívida da Prefeitura de Campos com o Previcampos.

Compartilhe
Garotinho: "Vocês acham que eu ia deixar o meu na reta?"
22/01/2017 | 15h36
na-reta

Fora do rádio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) criou um programa ao vivo pelo Facebook.

Durante a estreia, nesta segunda-feira (12), ele voltou a comentar sobre a inclusão do seu nome na delação da Odebrecht (aqui). "Vocês acham que um cara como eu, repórter, que há 10 anos está denunciando Cabral, Pezão, Sergio Côrtes, Ricardo Teixeira, a roubalheira e a fraude das loterias. Eu ia, me desculpe, o termo é meio chulo: deixar o meu na reta? Francamente, precisa ser muito bobo para acreditar".

Saída da Diário FM - Ele também comentou sobre o fim do seu longo relacionamento com a Diário FM. "Me tiraram de todas as rádios do Rio e agora também me barraram nas rádios de Campos. Diziam que eu era dono de uma rádio, mas me tiraram de lá também. Eu me demiti?".

Compartilhe
Datafolha: Lula tem 25%, Marina 15% e Aécio 11%
22/01/2017 | 15h36

pesquisa

Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal "Folha de S.Paulo", apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Veja o resultado:

Lula (PT): 25% Marina Silva (Rede): 15% Aécio Neves (PSDB): 11% Jair Bolsonaro (PSC): 9% Ciro Gomes (PDT): 5% Michel Temer (PMDB): 4% Luciana Genro (Psol): 2% Ronaldo Caiado (DEM): 2% Eduardo Jorge (PV): 1% Branco/nulo: 20% Não sabe: 6%

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro.

Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%.

No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.

Marina lidera simulações de segundo turno - A ex-senadora Marina Silva, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e fundou o partido Rede Sustentabilidade, teve a liderança das intenções de voto em todos os cenários de segundo turno em que ela aparece.

Na disputa com Lula, Marina obteve 43% e o petista, 34%. Se o segundo turno fosse com Aécio, ela teria 47% e o tucano, segundo o Datafolha, 25%. Contra Alckmin, a ex-senadora teria 48% e o governador, 25%.

Por fim, num eventual segundo turno contra Serra, Marina teria 47% e o rival teria 27%.

Fonte: G1
Compartilhe
Freud explica
22/01/2017 | 15h35

freud

A delação da Odebrecht, que colocou centenas de políticos no mesmo barco, provocou reações das mais variadas.

Alguns políticos aproveitaram o momento para atacar adversários usando as informações reveladas pela empreiteira. O mais estranho é que teve político citado que escolheu uma análise seletiva, ao reforçar os detalhes sobre as propinas enviadas aos adversários e rebater a informação sobre a fatia do seu próprio "bolo". São figuras que, com frequência, recorrem ao mundo da fantasia para aliviar frustrações e derrotas.

Neste caso, tentar entender essa reação não é uma tarefa para os analistas políticos.  Só Freud explica:

"Mantemos uma vida de fantasia onde nos comprazemos em compensar as deficiências da realidade"

"[o indivíduo] se desprende da realidade, recolhendo-se aonde pode gozar, isto é, ao seu mundo de fantasia, cujo conteúdo [...] se transforma em sintoma".
Compartilhe
Delação da Odebrecht: Garotinho diz que é "vingança"
22/01/2017 | 15h35

garoto

Em seu blog, o ex-governador Anthony Garotinho (PR), citado na delação da Odebrecht (aqui), diz que está sendo alvo de uma "vingança". Segundo o político, "delação premiada não pode nem deve servir para cobranças de faturas de obras onde existam divergência entre as partes, muito menos para vingança. Para isso existem as esferas competentes".

De acordo com Garotinho, pode existir algum tipo de "ressentimento". "Só posso encarar a declaração do doutor Leandro no âmbito do ressentimento. A Prefeitura rescindiu esse contrato unilateralmente após um longo processo administrativo onde a empreiteira tenta receber mais de R$ 30 milhões. A prefeitura não paga por entender que não é devido, pois foge aos preceitos da lei 8.666. Tudo que estou afirmando aqui posso comprovar através de farta documentação existente dentro dos processos da Prefeitura contra a Odebrecht e vice-versa. Aliás abaixo mostro trecho do documento onde a empresa aciona a prefeitura judicialmente".

Ele também afirma que a Odebrecht nunca depositou dinheiro em contas.  "No caso de Pezão, Eduardo Paes e outros políticos, ele sempre afirma que pagou parte em dinheiro e outra parte em contas no exterior, citando inclusive os países e as contas. No meu caso ele não faz isso. Gostaria, em nome do respeito que todas as pessoas merecem, que se o senhor Leandro Azevedo fez qualquer depósito em contas que eu teria no exterior, como relatou de outros políticos, que informe o país, o banco e número da conta que teria depositado dinheiro em meu nome ou de Rosinha, como a matéria da Veja insinua. Sinta-se à vontade para dizer os valores que teriam sido depositados nas referidas contas, que ele não dirá porque não existem. Quanto às doações legais que ele disse ter feito, existem recibos eleitorais, comprovantes de gastos da campanha e abertura e fechamento da conta eleitoral no Itaú, na cidade do Rio de Janeiro".

De acordo com o delator, dinheiro em espécie era deixado no escritório de Garotinho, no Rio.

Compartilhe
Sobre o autor

Alexandre Bastos

[email protected]

Arquivos