PT: Propaganda vai comparar Dilma e Lula a líderes como Mandela e Gandhi
28/08/2013 | 04h52
Inserções de TV do PT que vão ao ar a partir desta quarta-feira (28) à noite exibem imagens dos protestos que se espalharam pelo país depois de junho intercaladas com cenas de Lula e Dilma Rousseff para pregar que a política é a responsável por levar às grandes transformações sociais. Em vídeo de forte apelo emocional, concebido pelo jornalista e marqueteiro João Santana, um narrador constrói um discurso voltado prioritariamente aos jovens e que vai na contramão de um dos motes das passeatas: a negação da política e dos partidos. Entremeando imagens de Lula e Dilma às de outros líderes políticos brasileiros e mundiais, como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Tiradentes e Martin Luther King --cujo famoso discurso "I Have a Dream'' completa 50 anos--, a propaganda petista investe na narrativa de que só por meio da política podem-se promover as mudanças que as ruas exigiram nas jornadas de junho. Os comerciais serão exibidos no horário da propaganda partidária destinado aos diretórios estaduais petistas.   Fonte: Folha de S.Paulo
Comentar
Compartilhe
Professores protestam
30/08/2013 | 12h12

“Gostaria que a Prefeitura me chamasse de Cepop e investisse mais em mim”, desabafou uma professora durante manifestação que reuniu, na manhã desta sexta-feira, dezenas de professores na Praça São Salvador. Os profissionais aderiram ao Dia Nacional de Paralisação e saíram em caminhada até a Prefeitura de Campos.

Entre as reivindicações estão: aumento do piso salarial e do vale alimentação, revisão do Plano de Cargos e a implementação da Lei 11.738/2008. Os professores, que usavam roupas pretas para representar o luto, carregavam um caixão rosa que dizia: “Aqui jaz a Educação de Campos”. Abaixo, o símbolo da empresa Expoente, uma pegunta sobre o paradeiro do Fundeb e a colocação de Campos no ranking do Ideb: último lugar.

A matéria sobre a manifestação foi publicada no site da Folha (aqui). Mais informações na edição impressa de amanhã (31).

Os blog "Em Tempo", do jornalista Cilênio Tavares e o blog do Gustavo Matheus também publicaram notas sobre a manifestação. Aqui e aqui

[caption id="attachment_18895" align="aligncenter" width="440"] Foto de Ralph Braz[/caption]
Comentar
Compartilhe
Favoritos de Garotinho para 2014
29/08/2013 | 05h08

As articulações visando as eleições de 2014 têm movimentado o tabuleiro político de Campos. Se no grupo oposicionista a vaidade pode atrapalhar, com muitos candidatos em busca dos mesmos votos, a situação não é diferente quando o assunto é a tropa de elite cor de rosa. Pelos corredores, muitos garantes que serão candidatos a deputado estadual ou federal em 2014. Mas afinal, quem são os favoritos do deputado federal Anthony Garotinho (PR)?

Por enquanto, no PR, os nomes mais cotados são:

Câmara Federal:

Clarissa Garotinho: Com o pai na disputa pelo governo do estado, a deputada estadual quer assumir o espaço e os votos do pai na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Em busca de uma votação expressiva, Clarissa não vai abrir mão dos votos de Campos. Com muitas dobradinhas, ela espera ser bem votada em todo o Estado.

Paulo Feijó: O ex-desafeto do casal Garotinho parece ter virado um amigo de fé, um irmão camarada. Muitos apostavam que Garotinho deixaria Feijó na estrada. Porém, tudo indica que ele vai receber novamente o apoio do grupo e esperar por uma boa votação de Clarissa para se reeleger no embalo. Na região, Feijó aposta em uma boa votação no Noroeste.

Assembleia Legislativa (Alerj)

Geraldo Pudim: Após um pedido de Garotinho, deixou de ser pré-candidato a deputado federal e vai tentar manter sua cadeira na Alerj. No tabuleiro rosáceo, Pudim é uma peça importante, já que em 2016 ninguém da família Garotinho poderá disputar a Prefeitura de Campos. Sendo assim, uma boa vitória em 2014 fortalece o nome do deputado na corrida pela Prefeitura.

Pastor Éber Silva: O ex-deputado, que andou um tempo afastado, pelo menos diretamente, do grupo político liderado pelo deputado Anthony Garotinho (PR), voltou com força total. Como Garotinho está de olho no governo do estado, é importante caminhar ao lado do Pastor Éber e do seu rebanho. Por conta disso, ele ganhou espaço no grupo para buscar uma cadeira na Alerj.

Jorge Magal: Muita gente aposta que o vice-presidente da Câmara, Jorge Magal, não vai conseguir a vaga para disputar a eleição. Porém, pelo menos por enquanto, ele aparece como um dos nomes do PR em busca de uma cadeira na Alerj.

Correndo por fora / Outros partidos:

Alexandre Tadeu: O vereador Tô Contigo é uma das apostas do PRB na eleição de 2014. Porém, ainda não foi definido se ele vai buscar uma cadeira na Câmara Federal ou na Alerj.

Albertinho: Mais votado em Guarus na última eleição, o vereador Albertinho acredita que o PP lançará o seu nome para disputar uma cadeira na Alerj. Porém, se a candidatura de Albertinho colocar em risco os principais nomes do grupo, tudo indica que o “soldado” vai mudar seus planos.

Thiago Virgílio (PTC): Assim como Albertinho, Thiago aposta que o PTC irá lançar o seu nome para 2014. Porém, ao que tudo indica, “agora não vai”.

E Wladimir Garotinho?

Apontado em pesquisas e nas conversas do Boulevard como um dos mais votados na disputa por uma cadeira na Alerj, Wladimir Garotinho pode acabar saindo de cena. Fora do tabuleiro, ele atuaria na coordenação das campanhas. Porém, ao blog, Wladimir garante que sua pré-candidatura está mantida.

Comentar
Compartilhe
Puxando o tapete
28/08/2013 | 05h06
[caption id="attachment_18858" align="aligncenter" width="543"] Charge do José Renato publicada na edição de hoje da Folha[/caption] Quem seria capaz de puxar o tapete de Wladimir e impedir a sua candidatura em 2014? Não entendeu, clique aqui
Comentar
Compartilhe
Linda Mara se despede da Prefeitura
30/08/2013 | 05h27
[caption id="attachment_18899" align="aligncenter" width="556"] Facebook/Debora Batista[/caption]

Se na quarta-feira o vereador Mauro Silva (PT do B) se despediu da Câmara, hoje (30) foi a vez de Linda Mara se despedir da Prefeitura. Amigos, incluindo a prefeita Rosinha, organizaram uma festa para a suplente, que na próxima semana assume uma cadeira na Câmara. "A partir de terça-feira vou desenvolver uma nova missão. Assumo a vaga de vereadora na Câmara Municipal. Momento de honra, alegria, felicidade e acima de tudo compromisso com a população. Deus é fiel", disse Linda Mara em seu perfil no Facebook.

Comentar
Compartilhe
Dayvison Miranda: “Rosinha encontrou a Prefeitura quebrada”
27/08/2013 | 08h49

Ao justificar o seu voto favorável aos guardas municipais, o vereador governista Dayvison Miranda (PRB) encheu a bola da prefeita Rosinha Garotinho (PR). “A prefeita encontrou a Prefeitura quebrada. Essa proposta vem se arrastando desde 2002 e passou batida pelo governo Mocaiber, que teve a participação do vereador Marcão. Só agora ela está conseguindo resolver muitos problemas”, justificou o vereador.

Sem perder tempo, o vereador Marcão (PT) usou a tribuna discursou diante de muitos guardas. “O vereador Dayvison diz que a prefeita encontrou a Prefeitura quebrada. Veja só que interessante. Mesmo pegando a Prefeitura quebrada ela gastou mais de R$ 100 milhões com o Cepop e, só agora, em seu quinto ano de governo, conseguiu resolver parte do problema dos guardas”.

Comentar
Compartilhe
Quem será o vice de Lindbergh?
30/08/2013 | 11h59

Empenhado em fazer o PT desembarcar do governo Sérgio Cabral e em consolidar seu nome na disputa ao Palácio Guanabara, o senador Lindbergh Farias trabalha, apressadamente, em busca de um vice. O senador tem até o dia 5 de outubro para mostrar que é capaz de reunir apoios e viabilizar sua candidatura ao governo em 2014. O prazo é o limite para as filiações, e passa a ser também a última oportunidade para Lindbergh trocar de partido, caso não consiga convencer a executiva nacional do PT a bancar uma candidatura própria no Rio.

Lindbergh já conversou com pelo menos cinco possíveis candidatos para a vaga de vice, na tentativa de fazer frente ao enorme arco de alianças que tem acompanhado as gestões peemedebistas no governo do estado e na prefeitura. Um deles é o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB) – que, desde a última semana, manifestou-se interessado em disputar ele próprio o governo, diante da queda na popularidade de Sérgio Cabral. Também foi sondado o senador Francisco Dornelles, do PP, o deputado estadual André Corrêa, do PSD, a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, PDT, e Pedro Fernandes, do PMDB, que está de malas prontas para o Solidariedade.

Cada um tem, a seu modo, alguma contribuição numérica importante para uma possível candidatura ao lado de Lindbergh. O principal é Crivella, escolado em campanha para o governo e a prefeitura do Rio, com votos, sobretudo, entre os evangélicos, decisivos para a conquista da vaga no Senado em 2010. Nunca, no entanto, conseguiu chegar a um segundo turno em uma disputa majoritária. Mas Crivella não desiste: “Creio que meu partido tem muito a contribuir para o desenvolvimento do Rio, sobretudo no plano social”, afirma, reiterando a vontade de se candidatar para o governo e montar mais um palanque para a reeleição de Dilma Rousseff no estado.

O cargo de vice é um trunfo no período eleitoral. Uma das ideias iniciais do PT do Rio é procurar alguém com força na Região Metropolitana para que Lindbergh consiga fazer um contrapeso ao pré-candidato Anthony Garotinho (PR), com maior força no interior no estado. A estratégia, pensada pelo próprio PT-RJ, é a de evitar – pelo menos por enquanto - um embate entre Lindbergh e Garotinho no primeiro turno, para que os dois se enfrentem na segunda rodada. O PT aposta na rejeição do deputado federal do PR para aumentar as alianças em um provável segundo turno.

Fonte: Veja

Comentar
Compartilhe
Edson Batista só quer “paz e amor”
29/08/2013 | 01h57

Após a confusão envolvendo o diretor da Câmara de Campos, Avelino Ferreira e o vereador José Carlos (PSDC), o presidente da Casa, Edson Batista (PTB), que no dia que a “chapa esquentou” não estava em Campos, voltou tentando acalmar os ânimos. Além de resolver a situação entre Avelino e Zé Carlos, que fizeram as pazes, Edson fez de tudo para evitar embates entre oposição e situação. Pedidos de informação não entraram na pauta e, como de costume, a palavra não foi aberta para os discursos finais. Sendo assim, diversos questionamentos sobre Saúde, Educação e Cultura, não fizeram parte da pauta.

No final da sessão, Edson Batista explicou que estava seguindo a tática do ex-presidente Lula. “Hoje estamos adotando o estilo Lulinha Paz e Amor. Guardem as munições para a próxima semana”, disse.

Comentar
Compartilhe
Lei 11.738: Rafael Diniz defende bandeira dos professores
29/08/2013 | 08h07

Ciente das reivindicações dos professores,  o vereador Rafael Diniz (PPS) protocolou hoje (29), na Câmara de Campos, uma minuta de projeto de Lei que tem como objetivo autorizar o governo municipal a implementar na rotina laboral educacional dos profissionais do magistério público da educação básica a Lei 11.738/2008.

Rafael Diniz explica que a proposição é relacionada a disponibilidade de 1/3 da carga horária para atribuições extraclasse dos profissionais do magistério público da educação básica para atribuições e atividades  extraclasse. “Esta proposta atende ao anseio da classe. Os professores precisam de tempo hábil em sua carga horária para o desenlace das tarefas extraclasse, tudo com o objetivo de propiciar uma educação básica de qualidade”, diz Rafael Diniz.

Paralisação — O Movimento Educadores de Campos em Luta pretende conseguir a adesão de 70% a 90% dos professores do município na paralisação de amanhã, o Dia Nacional das Lutas. A concentração será às 9h na praça São Salvador, e durante as assembleias ocorridas nesta semana ficou decidido que a pauta das reivindicações é única,  em sintonia com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação  (Sepe).

Luta antiga — Desde 2011 o Sepe tem orientado professores de todas as redes públicas municipais e da rede estadual a ingressarem com um pedido, nas respectivas secretarias, para que fosse cumprido o percentual mínimo de 1/3 da carga horária de planejamento pedagógico.

Macaé — Em Macaé, a Lei Federal 11.738/2008 já está em vigor nas escolas municipais. Para a lei entrar em vigor, a secretaria de Educação reuniu o colegiado ampliado de diretores das escolas municipais, além de outros profissionais de ensino em encontros específicos no primeiro semestre.

Comentar
Compartilhe
Cabral manda recado para Beltrame
31/08/2013 | 10h26
Em e-mail despachado para responsáveis pela área de segurança e outros colaboradores de seu governo, Sérgio Cabral afirmou que a violência de manifestantes passou do limite. Segundo ele, a sociedade não aguenta mais a situação. Pessoas próximas do governador interpretaram a mensagem como um recado, principalmente, para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, criticado por suposta omissão. Cabral anexou ao e-mail artigo do jornalista Ruy Castro, publicado ontem na ‘Folha de S.Paulo’, em que ele critica os casos de depredação. Em outra demonstração de que não anda muito feliz com Beltrame, Cabral recebeu, esta semana, o coronel Erir Ribeiro, exonerado do comando da PM depois de ter sido criticado pelo secretário de segurança. O governador agradeceu sua lealdade.   Fonte: O Dia
Comentar
Compartilhe
Em Campos, Oscar Schmidt vai falar sobre carreira e luta contra o câncer
28/08/2013 | 12h24

O ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt, é o convidado especial do projeto “Driblando Barreiras” do Sesc Campos que acontece amanhã (29). O  maior astro do basqueta da história do Brasil estará em Campos às 14h e vai contar sobre sua carreira e a luta  contra um câncer.

Foram 32 anos de basquete e o gigante de 2 metros e cinco centímetros de altura conquistou 49 títulos, 24 deles como amador e 25 como profissional. Oscar é o segundo maior cestinha do mundo, com mais de 40 mil pontos marcados. Sua precisão fez com que ele vestisse a camisa da seleção brasileira por 20 anos.

Na seleção brasileira, um dos momentos inesquecíveis que protagonizou foi na final do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, nos Estados Unidos, em que comandou o time que bateu os donos da casa por 120 a 115 em uma virada histórica depois de estar perdendo por 68 a 54 no intervalo. Oscar foi convidado para jogar na NBA, mas preferiu manter-se na defesa da camisa verde-amarela.

Com a mesma perseverança, Oscar agora trava uma batalha contra o câncer. Em abril deste ano, ele foi submetido a uma operação em que retirou um câncer maligno do cérebro, depois de já ter retirado um benigno em 2011. Atualmente ele faz tratamento com quimioterapia e radioterapia. A proposta do projeto “Driblando barreiras”, é mostrar exemplos de pessoas que superaram adversidades e tornaram-se destaque em suas áreas de atuação. Essa será mais uma entre as mais de 600 palestras já realizadas por Oscar na sua nova carreira.

Fonte: G1

No final de julho, o canal do Rafinha Bastos no Youtube publicou uma divertida entrevista com o Oscar. Veja aqui

Comentar
Compartilhe
Fred Machado quer regulamentar Lei de Acesso à Informação
28/08/2013 | 12h14

O vereador Fred Machado (PSD) protocolou na Câmara de Campos uma proposta com o objetivo de regulamentar a Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito do Poder Executivo, estabelecendo procedimentos e outras providências correlatas para garantir o direito de acesso à informação. O parlamentar explica que várias cidades, entre elas Uberaba, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre, já regulamentaram a Lei Federal de Acesso à Informação no âmbito municipal.

Segundo Fred, uma das justificativas da Prefeitura para negar informações foi a ausência de Legislação Municipal. “Ao protocolar o pedido de informação na Prefeitura e não receber as respostas, uma das justificativas do subprocurador foi a ausência de Legislação Municipal. Sendo assim, em nossa luta pela transparência, estamos dando mais este passo. Infelizmente, para garantir algo que é um direito de qualquer cidadão, vamos ter que travar mais esta batalha”, diz o vereador, que acredita no apoio dos vereadores. “Durante as manifestações, uma das cobranças nas ruas foi a transparência. Como muitos vereadores disseram que estão ouvindo a voz das ruas, acredito que vamos conseguir regulamentar a Lei”, diz o parlamentar, lembrando que, desde o início deste ano, tem apresentado pedidos de informação que foram negados pela Câmara e, posteriormente, pela Prefeitura. Ele solicitou informações sobre o Concurso da Câmara, a auditoria de uma suposta fraude no Cartão Cidadão e os gastos com o Carnaval fora de época, este último em parceria com o vereador Rafael Diniz (PPS).

O vereador ressalta que o artigo 45 da Lei de Informação fala da competência dos estados e municípios. “Art. 45. Cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em legislação própria, obedecidas as normas gerais estabelecidas nesta Lei, definir regras específicas, especialmente quanto ao disposto no art. 9o e na Seção II do Capítulo III”.

Comentar
Compartilhe
Edson Batista: “Não estamos desobedecendo nada”
28/08/2013 | 11h41

Ao comentar sobre as decisões judiciais que determinam a posse de aprovados no Concurso da Câmara, o presidente da Casa, Edson Batista (PTB), afirmou que tudo tem sido feito dentro do que determina a Lei. “Não estamos desobedecendo nada. Tudo tem sido feito da forma correta”, disse, o presidente, sem se estender muito sobre o tema.

Sobre a reforma administrativa, que ocorre após uma ação do Ministério Público que já tem seis anos, o presidente da Casa anunciou a criação de uma comissão para cuidar da reformulação. “Até outubro creio que tudo estará normatizado”, afirmou.

Comentar
Compartilhe
Mauro Silva: “Não me afastei dos compromissos que assumi'
29/08/2013 | 01h40
[caption id="attachment_18864" align="aligncenter" width="276"] Foto de Check[/caption]

Em seu discurso de despedida na Câmara de Campos, o vereador Mauro Silva (PT do B), que volta ao comando da secretaria de Comunicação, agradeceu aos aliados, oposicionistas e deixou claro que apenas mudou de instância. “Foi mais um aprendizado importante em minha vida. Durante a campanha pude manter um contato mais estreito com a população. Por isso, é bom dizer que não me afastei dos compromissos que assumi. Estou em uma instância diferente, mas a caminhada é a mesma”, frisou.

Elogiado por governistas e oposicionistas, Mauro dá lugar a Linda Mara, primeira suplente da coligação PT do B/PRTB. A fiel escudeira da prefeita Rosinha Garotinho (PR) recebeu 1.846 votos.

Comentar
Compartilhe
Sai da minha aba
31/08/2013 | 01h56

Comentando sobre a nova missão da sua amiga e secretária Particular, Linda Mara Silva, que na próxima quarta-feira assume uma cadeira na Câmara de Campos, a prefeita Rosinha Garotinho (PR) cantarolou, em clima de descontração, uma música do grupo Só Pra Contrariar: “Sai da minha aba, sai pra lá”.

A prefeita também contou, durante o programa "Entrevista Coletiva", da rádio Diário FM, que Linda Mara está estudando o regimento interno da Câmara e revendo alguns posicionamentos. “Ela tem a mania de chamar as pessoas de 'Peitudo' e 'Peituda'. Tem que ver o que pode falar no plenário e om que não pode”, disse Rosinha.

Alertada pelo presidente da Câmara, Edson Batista (PTB), sobre os embates acalorados da Câmara, Linda Mara disse estar preparada. “Eu acompanho tudo, presidente. Vou encarar de frente”, avisou, ressaltando a sua ligação com o casal Garotinho. “Eu tenho muito orgulho desse casal. É uma coisa que está entranhada em mim”.

Comentar
Compartilhe
Novela das ambulâncias com novo capítulo
28/08/2013 | 03h55

Pelo jeito o fantasma George Augusto Pereira, dono invisível da empresa GAP, continua assombrando a Prefeitura de Campos. Conforme o blog do advogado José Paes Neto informa (aqui), foi publicado no Diário Oficial de hoje (28), o termo de revogação do processo licitatório para locação de ambulâncias. Segundo consta na publicação, a revogação ocorreu em razão da necessidade de adequação do termo de referencia e do edital, após parecer da Procuradoria do Município.

Agora, uma nova licitação deve ser marcada. Enquanto isso, a Prefeitura continua responsável pelas ambulâncias e motoristas da GAP, que teve o seu contrato cancelado após uma série de denúncias, incluindo um dono fantasma.

Comentar
Compartilhe
Rosinha: “Já chamei mais de dois mil concursados”
31/08/2013 | 02h00

 

Tentando descobrir o número de terceirizados, contratados, comissionados e concursados que atuam na Prefeitura de Campos, o vereador Rafael Diniz (PPS) protocolou recentemente (aqui) um pedido de informação na secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. Se por um lado, Rafael ainda aguarda a reposta, por outro a prefeita Rosinha Garotinho (PR) começa a abrir o jogo sobre o assunto e falar abertamente sobre o tema.

Hoje (31), durante o programa “Entrevista Coletiva”, da rádio Diário FM, a prefeita fez questão de dizer que tem recebido críticas sem cabimento. “Pegamos uma Prefeitura com 300 contratados só no gabinete. Nem cabia todo mundo lá. Fomos mudando essa realidade, sempre em sintonia com a Justiça. Já chamei mais de dois mil concursados. Quem critica não sabe exatamente o que está acontecendo”, disse a prefeita.

Em matéria publicada no site da Prefeitura, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, informou que o governo vem cumprindo seu papel na convocação de profissionais concursados. “Além de convocar os profissionais concursados, a prefeitura também está investindo em qualificação”, informou o secretário. “Vale lembrar que, quanto à implantação do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da área de Educação, estamos regularizando a progressão horizontal e, também, foi publicada a lei que cria a Gratificação para o Desenvolvimento da Educação Básica (Gdeb). É o governo valorizando o profissional e garantindo melhor qualidade dos serviços oferecidos à população”, esclarece, lembrando ainda que também está no Diário Oficial de ontem o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Professor Substituto.

Comentar
Compartilhe