Rosinha quer campeonato de quadrilhas no Cepop
30/04/2012 | 17h26

quadrilha-da-prefeitura

Em entrevista após o final do Carnaval, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), disse quais são os seus planos para o Cepop. "Quero fazer aqui no Cepop, se der tempo, um campeonato nacional de festas juninas, trazendo grupos de fora. Já temos a Coesa que faz a Rancheirada”, afirmou a prefeita.

quadrilha

Sucesso em Brasília — Em Brasília este tipo de evento com quadrilhas movimenta um grande número de pessoas. Veja aqui

Comentar
Compartilhe
SJB: Pesquisa comemorada por oposição e situação
30/04/2012 | 17h04

A pesquisa do Ibope, divulgada ontem (29) pelo blog “Ponto de Vista”, da Folha da Manhã (aqui), foi bem recebida por todos os grupos políticos de São João da Barra. Para os três pré-candidatos (Neco, Betinho e Murilo) os números foram considerados positivos.

Neco: O pré-candidato do PMDB diz que a pesquisa foi extremamente favorável. Ele lembra que sua pré-candidatura só foi definida em outubro do ano passado pelo PMDB, enquanto o seu principal adversário, já vem em “campanha” desde a derrota na eleição de 2008. Neco ressalta, ainda, que até o início de abril destinou seu tempo ao trabalho como secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda de São João da Barra. “A partir da homologação do meu nome nas convenções, que acontecerão a partir de junho, é que começarei a fazer as reuniões e comícios juntamente com o nosso grupo político composto por 15 partidos e mais de 150 candidatos a vereadores. Temos o apoio da prefeita Carla Machado, do nosso governador Sérgio Cabral, do presidente do PMDB, Picciani, do presidente da Alerj, deputado Paulo Melo e principalmente, do povo de São João da Barra. Mostraremos o nosso projeto para a nossa terra continuar no rumo certo”, afirma Neco, ressaltando que a bola apenas começou a rolar. “Temos muito trabalho à frente. Estaremos mantendo um contato maior com a população de São João da Barra, que hoje dá a Carla 87% de avaliação positiva. Vamos dar continuidade ao trabalho já feito e se Deus quiser, melhorar os setores que forem necessários”.

Betinho: Para o ex-prefeito Betinho Dauaire (PR), pré-candidato à Prefeitura, os números podem ser comemorados pelo grupo da oposição. “Ficou claro que o pré-candidato Neco não consegue absorver a aprovação da prefeita. Há um empate técnico na pesquisa espontânea. Na induzida 30% dos eleitores não sabem em quem vai votar ou pensam em anular o voto. Esse é o típico eleitor que não vota em candidato de governo. Além disso, vários eleitores não podem se expressar politicamente com receio de serem prejudicados. Eles recebem cartão cidadão, aluguel social e contrato temporário”, frisou Betinho, que foi além. “O cruzamento dessa pesquisa mostra que a oposição está no caminho certo. Na verdade o resultado foi ruim para Neco. Fica claro que as pessoas estão separando Neco da prefeita. Em 2004 eu tinha o mesmo nível de aprovação, também com uma pesquisa do Ibope, e não consegui transferir isso para o Ari Pessanha. Se desenha a mesma história em 2012. Carla com boa avaliação e Neco com avaliação ruim. Ela (Carla Machado) cumpriu o papel de divulgar a pesquisa, mas todo remédio tem seu efeito colateral. Os números foram ruins para Neco e isso deu ainda mais ânimo aos oposicionistas. Eu estou comemorando. A pesquisa foi encomendada por ela e muita gente do governo dizia que ele teria 20%. Viram que não aconteceu isso e constataram que Neco tem dificuldade de decolar”, completou Betinho.

Murilo: O pré-candidato do PSDB, Murilo Sá, o Murilo da Karol, que apareceu com 1% na estimulada, também comemorou. “Não temos o poder do governo, não estamos sempre na mídia, não recebemos apoio de poderosos e, mesmo assim, já estamos aparecendo na pesquisa. Isso mostra que o nosso trabalho tem sido feito de forma correta e podemos nos apresentar com a terceira via”, disse Murilo, ressaltando que acredita em um crescimento na próxima pesquisa. “Estamos conversando com o Rodrigo Santos, que é um produtor do 5º Distrito, presidente da Asprin. Ele pode ser o vice nessa chapa que representa uma mudança de verdade. Se ele aceitar eu tenho certeza de que teremos uma chapa forte e vamos crescer ainda mais”, disse o tucano, cheio de entusiasmo.

Comentar
Compartilhe
É Carnaval em Campos
27/04/2012 | 22h30

[caption id="attachment_10326" align="aligncenter" width="460" caption="Rosinha chegou ao Cepop acompanhada do marido, o deputado federal Anthony Garotinho (Foto: Rogério Azevedo)"]Rosinha chegou ao Cepop acompanhada do marido, o deputado federal Anthony Garotinho (Foto: Rogério Azevedo)[/caption]

Enquanto nas outras cidades brasileiras hoje é apenas mais uma sexta-feira, em Campos é sexta-feira de Carnaval.

Do site da Prefeitura:

O público já começou a chegar ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) para curtir o primeiro dia do Campos Folia, o Carnaval fora de época a ser aberto nesta sexta-feira (27) com a participação da Escola de Samba, Acadêmicos do Salgueiro. A prefeita Rosinha Garotinho também está no local. Ela chegou agora há pouco acompanhada do marido, o deputado federal Anthony Garotinho. A prefeita afirmou que o Carnaval tem tudo para dar certo, pois o potencial é enorme.  “Espero que com toda esta estrutura possamos cada vez mais aperfeiçoar o Carnaval de Campos. É um Carnaval que tem tudo para dar certo, o potencial é enorme”, destacou a prefeita. Rosinha destacou ainda a presença de pessoas famosas durante os três dias de folia no Cepop – a atriz Viviane Araújo, rainha da bateria do Acadêmicos do Salgueiro, o carnavalesco Milton Cunha, o dançarino e coreógrafo, Carlinhos de Jesus, entre outros.

Além do Salgueiro, também desfilarão no primeiro dia do Campos Folia, os seguintes blocos de samba: Juventude da Baleeira, Castelo do Parque Aurora, Psicodélicos, Chuva de Ouro, União Feliz, Caprichosos de Guarus e Unidos do Capão.

Quer acompanhar o desfile? Clique: TV Litoral (aqui) e Rádio Absoluta (aqui)

Imprensa sem visibilidade— Mesmo com uma estrutura moderníssima, o Cepop ainda não está muito preparado para transmissões de rádio e TV. Emissoras da cidade tiveram uma grande dificuldade para transmitir ao vivo. Sem perder tempo, o radialista Wallace Oliveira, da rádio Absoluta, aproveitou a oportunidade e fez um desabafo ao vivo. “Caro deputado Anthony Garotinho. O Cepop está muito bonito, mas a imprensa precisa ser tratada de forma mais digna”, disse Wallace. Com bom humor, Garotinho disse que tudo será resolvido. “É o primeiro ano, estamos organizando. Vai ter muito espaço para a imprensa”, prometeu Garotinho.

Outro que reclamou foi Jordão das Mulatas. “Não tiveram cuidado na hora da instalação. Nossa visibilidade é terrível. Tem que analisar as escolas sem enxergar. Fica difícil para trabalhar aqui nesse local. Não dá para tapar o sol com a peneira. Mas tenho certeza que a prefeita vai resolver isso”, disse Jordão.

Comentar
Compartilhe
Neco: "A prefeita Carla Machado mostrou nossa cidade para o mundo"
27/04/2012 | 01h02
[caption id="attachment_10322" align="aligncenter" width="609" caption="Foto do Facebook de Neco "]carla, dilma e eike[/caption]

O vereador Neco (PMDB), pré-candidato governista à Prefeitura de São João da Barra, esteve ontem (26) ao lado da prefeita Carla Machado (PMDB) no Porto do Açu e relatou a emoção que foi receber a presidente Dilma Rousseff em sua terra. “Para quem é sanjoanense de verdade, nascido e criado, é emocionante. Muitos discursos, muitas autoridades nacionais e internacionais, funcionários do porto e me recordo bem das palavras da presidenta, fechando o seu belo discurso: 'Prefeita Carla Machado, parabenizo por sua determinação em transformar São João da Barra num município à altura do que será. Obrigado pela simpatia, nos recebendo com calor e fraternidade'. Foi emocionante”, disse Neco, que também citou as palavras do governador Sérgio Cabral (PMDB). “O governador Sérgio Cabral disse que o papel da prefeita Carla Machado foi importante nas visitas a China e Cingapura, mostrou o município para o mundo. Hoje vemos muitas empresas se instalando aqui. Quem esteve lá viu a importância de nosso município. Não foi a toa que recebeu a visita da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff”, disse Neco em seu Facebook.

Comentar
Compartilhe
Porto do Açu: Rosinha critica desapropriações
27/04/2012 | 00h38

[caption id="attachment_10319" align="aligncenter" width="466" caption="Prefeita Rosinha Garotinho acompanhou a cerimônia ao lado dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó - Foto/Divulgação"]Prefeita acompanhou a cerimônia ao lado dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó[/caption]

Em entrevista ao "Valor Econômico", a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), afirmou que faltou diálogo entre o governo do Rio de Janeiro e a população de São João da Barra para a desapropriação de parte da área que será utilizada para a instalação do complexo industrial do Superporto do Açu, do empresário Eike Batista. Rosinha participou da cerimônia no empreendimento do empresário, acompanhada de seu marido e deputado federal Garotinho (PR). "Mas isso não é responsabilidade da Prefeitura de Campos, eu poderia responder se fosse governadora", disse Rosinha. A prefeita destacou que o diálogo que faltou foi o mesmo que ela teve com Eike Batista quando ele propôs a construção de um corredor logístico dentro da cidade de Campos, para atender o porto, de uma forma que ela considerou prejudicial para a população. Segundo a prefeita, o projeto está sendo estudado e será modificado.

Já o deputado federal Anthony Garotinho se disse feliz com o empreendimento que está trazendo "avanços para a sociedade do Rio de Janeiro". Garotinho ressaltou que os estudos para a instalação do porto de Eike foram feitos em 1999, quando ele era governador do Estado do Rio (1998-2002). "E a pedra fundamental foi lançada durante a gestão de Rosinha [entre 2002 e 2006]", afirmou.

Comentar
Compartilhe
Dilma: “Esse é o Brasil que nós queremos"
26/04/2012 | 19h19

[caption id="attachment_10316" align="aligncenter" width="620" caption="Dilma posou para foto entre trabalhadores do Porto, com o empresário Eike Batista (abaixo, no centro), o governador Sérgio Cabral e a prefeita de SJB, Carla Machado (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)"]Dilma Rousseff posa para foto entre trabalhadores do Porto, com o empresário Eike Batista (abaixo, no centro), o governador Sérgio Cabral, a prefeita de SJB, Carla Machado, e o ministro Edison Lobão (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)[/caption]

A presidente Dilma Rousseff acabou de discursar durante a cerimônia no Porto do Açu. Satisfeita com o que viu, a petista lembrou que o dia marcou ações em duas áreas. “Mais cedo, no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sérgio Cabral, comemorei mais uma ação em busca da erradicação da pobreza. Agora, estamos aqui em São João da Barra dando esse passo para um empreendimento na área da economia. Esse é o Brasil que nós queremos”, disse Dilma, que encerrou o discurso elogiando as ações da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB). “Cumprimento a prefeita Carla Machado por ter transformado São João da Barra em um município preparado para este grande empreendimento. Fui recebida com muito carinho pela prefeita”, disse Dilma.

Eliezer Batista — Durante o seu discurso, Dilma teceu muitos elogios ao ex-ministro e ex-presidente da Vale, Eliezer Batista, pai do empresário Eike Batista. “Meu querido amigo. Ele me visitava quando era ministra. Ele sonhou com outros olhos a questão da mineração. Sua visão futurista faz a diferença nos dias de hoje. Nos ensinou que podemos e devemos ser empreendedores nos setores público e privado”.

Ao falar sobre Eike, Dilma também não poupou elogios. “Ele é um tipo especial de empreendedor. Busca grandes sonhos e parte em direção a eles. Todo brasileiro deve ter orgulho deste homem”, disse Dilma.

A presidente também cumprimentou durante o seu discurso o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), os deputados federais Paulo Feijó  (PR) e Anthony Garotinho (PR) e a prefeita Rosinha Garotinho (PR).

Comentar
Compartilhe
Dilma já chegou ao Porto do Açu
26/04/2012 | 16h45

[caption id="attachment_10304" align="aligncenter" width="320" caption="Foto de Phillipe Moacyr"]Foto de Phillipe Moacyr[/caption]

[caption id="attachment_10307" align="aligncenter" width="336" caption="Ministro Edison Lobão, Dilma, Cabral e Carla Machado — Foto de Fabrício Berto publicada no blog do Paulo Noel"]Ministro Edison Lobão, Dilma, Cabral e Carla Machado — Fotos: Fabrício Berto[/caption]

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Sérgio Cabral (PMDB), já chegou ao Porto do Açu, em São João da Barra. A presidente foi recepcionada pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), e pelo empresário e anfitrião Eike Batista, dono do Grupo EBX, da qual faz parte a LLX, empresa responsável pela construção Superporto. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR) também estão acompanhando a visita.

Dilma participa da celebração do início de produção de petróleo no campo de Waimea, na Bacia de Campos, pela OGX, empresa do grupo EBX, que possui 30 blocos exploratórios no Brasil e cinco na Colômbia. Na comitiva presidencial, estarão diversas autoridades do governo federal, como os ministros dos Portos, Leônidas Cristino, e de Minas e Energia, Edison Lobão.

Na ocasião, Eike Batista e Murilo Ferreira, presidente da Vale, assinam o memorando de entendimento entre a LLX, empresa de logística do grupo EBX, e a Ferrovia Centro Atlântica, administrada pela Vale. O documento prevê a continuidade dos estudos de viabilidade e para obtenção das licenças ambientais necessárias para a construção do trecho ferroviário até o Porto Açu.

Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, a extensão do ramal é importante para o escoamento de mercadorias e produtos industrializados pelo Porto do Açu. "É uma obra de muito impacto que precisa ainda de alguns ajustes, mas ela é imprescindível para a operação do complexo siderúrgico e das indústrias que vão se instalar no distrito industrial da retroárea do porto e também na região,. Há um projeto de porto em andamento na vizinha Barra do Furado. Já em dezembro, estaremos com o destacamento do porto que será uma base muito importante de apoio à produção do pré-sal", disse Lopes.

Fonte: Portal do Governo do RJ

Manifestação na BR-356 — Antes da chegada da presidente Dilma, um grupo de estudantes da Uenf, Uff e representantes do MST organizou uma manifestação solicitando o veto de Dilma ao  Código Florestal aprovado na ontem (25). Veja aqui

Comentar
Compartilhe
SFI: Câmara analisa denúncia contra Beto Azevedo
26/04/2012 | 16h19

betoazevedo

A Câmara de São Francisco de Itabapoana deve apreciar durante a sessão de hoje (26), que começa às 17h, um parecer sobre o prosseguimento ou arquivamento da denúncia contra o prefeito Beto Azevedo (PMDB).

O presidente da Comissão Processante, vereador Fabinho do Estaleiro disse que o próximo passo será ouvir o ex-secretário de Saúde Cristiano Sales, testemunha arrolada pelo prefeito Beto Azevedo. Fabinho acredita que o julgamento em plenário deverá acontecer entre os dias 10 e 15 de maio de 2012.

Fonte: Blog do Paulo Noel

Comentar
Compartilhe
Mensalão: Qual é a desculpa mais esfarrapada?
26/04/2012 | 12h33

charge_pizza_mensalao

Da revista Veja:

A descoberta do esquema que ficaria eternizado no vocabulário da corrupção no Brasil como mensalão deu origem não apenas ao maior escândalo dos oito anos de governo Lula, como também à maior onda de desculpas esfarrapadas que o país já viu. Se faltou honestidade, certamente criatividade havia de sobra entre os políticos e empresários flagrados no esquema. Confira a seguir as piores desculpas de mensaleiros – e opine: qual a mais esfarrapada delas?

Para escolher a desculpa amis esfarrapara, clique aqui

Comentar
Compartilhe
Aprovação: Rosinha (79%), Carla (87%) e Dilma (93%)
26/04/2012 | 11h16

tres

Se levarmos em consideração as pesquisas dos institutos Precisão, Ibope e DataFolha, as prefeitas de Campos, SJB e a presidente Dilma Rousseff estão com  a popularidade em alta.

Rosinha — Em dezembro o Instituto Precisão divulgou pesquisa (aqui) mostrando que a prefeita Rosinha Garotinho (PR) tem a aprovação de 79% dos campistas. 14% a reprovam e 7% não souberam responder. Carla Machado — Ontem, o blog “Opiniões” divulgou (aqui) pesquisa do Ibope que mostra a prefeita de SJB, Carla Machado (PMDB), com 87% de aprovação. Dilma — Nova pesquisa do DataFolha (aqui) revela que a aprovação pessoal de Dilma bateu recorde histórico. Os números mostram que 93% dos brasileiros aprovam a presidenta e apenas 4% a avaliam como ruim ou péssima.
Comentar
Compartilhe
Salários atrasados no HGG?
26/04/2012 | 10h44

hgg

O blog foi informado hoje (26) sobre mais um atraso no pagamento de funcionários do Hospital Geral de Guarus (HGG). No início deste ano, vigilantes do HGG já haviam protestado contra atrasos. A demora seria por conta de atrasos no repasse de verbas do Sistema único de Saúde (SUS). No entanto, funcionários questionam essa informação.

Comentar
Compartilhe
Pudim: “Oposição quer esconder o passado de quem roubou”
25/04/2012 | 14h53

Geraldo-Pudim

O ex-secretário de Governo de Campos, Geraldo Pudim (PR), que deixou o governo municipal para cuidar das campanhas do PR na Baixada Fluminense, usou o seu blog para disparar contra a oposição em Campos. Segundo Pudim, “a oposição de Campos age assim: atira em quem trabalha para esconder o passado de quem roubou”. De acordo com o aliado do casal Garotinho, os oposicionistas estão desorientados. “Eles precisam de escândalos em outras Cidades para enganar o povo de Campos com seus discursos sem conteúdo. A oposição não tem candidato e pior: não tem ideias”, afirmou.

O ex-deputado federal também rebateu ataques envolvendo as empresas Rufollo e EMEC (responsável pelos jardins de R$ 14 milhões). “Nas duas últimas semanas tentam associar problemas ocorridos com a Rufollo em um hospital federal do Rio de Janeiro ao Governo de Campos. Qualquer pessoa minimamente esclarecida sabe que uma empresa age com as regras que o gestor estabelece, ou seja, não é pelo fato de que uma empresa tenha praticado irregularidades em uma Prefeitura, Governo do Estado ou Governo Federal que os tenha praticado em outros lugares onde ela trabalha. O mesmo ocorre em relação à EMEC: não há nenhuma denúncia de irregularidades no contrato da empresa em Campos. Aliás, as pessoas são elogiosas no trabalho que a empresa vem realizando nas praças e jardins de Campos. A irregularidade teria ocorrido no contrato em Presidente Kennedy, no Espírito Santo. Uma pergunta inteligente: o que a Prefeita Rosinha tem a ver com o hospital federal do Rio, onde atuava a Rufollo ou a Prefeitura de Presidente Kennedy onde atuava a EMEC? Nada, é claro!’, frisou Pudim.

Pudim também citou a vereadora Odisséia Carvalho (PT) e o vereador Marcos Bacellar (PDT). “Será que a Vereadora Odisséia já se esqueceu do rombo que o seu partido, o PT, através de seu afilhado político – indicado por ela -, causou na Fundação Zumbi dos Palmares? Será que Marcos Bacellar já se esqueceu do rombo de mais de 40 milhões na Campos Luz, que levou, inclusive, o Presidente de seu Partido,  à época Sivaldo Abílio, para a cadeia? A oposição de Campos age assim: atira em quem trabalha para esconder o passado de quem roubou”, completou.

Para conferir a postagem completa, clique aqui

Comentar
Compartilhe
Avelino garante PTB ao lado de Rosinha
25/04/2012 | 12h11

Avelino_Ferreira_

Após o blogueiro Charles Guerreiro publicar em seu blog "A Mosca Azul" (aqui) um vídeo informando que o deputado estadual Roberto Henriques (PSD) estaria articulando para tirar o PTB do governo e colocar na oposição, o jornalista Avelino Ferreira, subsecretário de Cultura e membro do PTB, agiu rápido e usou o seu blog (aqui) para desmentir o que ele considerou uma fococa. "O acordo do PTB de Campos com a aliança que sustentará a campanha da reeleição de Rosinha é político, com anuência da diretoria regional. Portanto, não passa de boato a intervenção no diretório do PTB de Campos. Com o fortalecimento da legenda em Campos, a partir de um trabalho permanente de difusão das idéias do partido, de ampliação de seus quadros em todo o município e de uma boa nominata com vistas a eleição de outubro, o PTB está incomodando muita gente. E algumas pessoas, fingindo defender a legenda de supostas manobras aliciadoras, buscam fragilizá-la, tentando causar seu enfraquecimento", disse Avelino, que foi além: "Continuamos firmes no propósitio de conquistar três cadeiras na Câmara e apoiar na campanha e durante o mandato, a prefeita Rosinha Garotinho. A intriga, a fofoca, não nos desviarão do rumo traçado. Para quem ainda tiver dúvida, é só acessar o sítio eletrônico do TRE e verificar o registro do nome do Dr. Edson Batista como presidente do PTB local. Os cães ladram e a caravana passa", completou.

Comentar
Compartilhe
Ministério Público, oposição e esquecimento
25/04/2012 | 11h37

Odisseia-Carvalho-no-Ministério-PublicoLB.jpg-34

Em março de 2010 a vereadora Odisséia Carvalho (PT) causou um enorme rebuliço na cidade após solicitar ao Ministério Público uma investigação sobre três pedidos de informação que haviam sido negados pela bancada governista na Câmara de Campos: a licitação de R$357,8 milhões para construção das 5.100 casas populares; a construção de casas dentro da Lagoa Maria do Pilar, em área de proteção ambiental; e as obras do programa Bairro Legal em Donana e Ururaí, no valor de R$ 57 milhões, realizadas pela Construsan e Avenida, ambas de colaboradores da campanha da prefeita Rosinha Garotinho (PR).

Além disso, a vereadora também cobrou uma investigação sobre aplicação dos recursos dos royalties no município de Campos nos governos de Arnaldo, Mocaiber e Rosinha.

As informações detalhadas foram publicadas em 2010 pelo blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa: aqui

E aí? — Hoje, mais de dois anos depois de todo aquele rebuliço, algumas perguntas ficam no ar: O MP disponibilizou as informações e iniciou algum tipo de investigação? A vereadora Odisséia tentou obter novamente essas informações? Ou será que aquilo tudo serviu apenas como um “jogo para a galera”?

MP VIGILANTE — E por falar em Ministério Público, encontrei um blog bem interessante chamado "MP Vigilante", que em sua apresentação diz o seguinte: "O Brasil precisa de um Ministério Público vigilante, probo, responsável, inteligente, perseverante, operativo, desburocratizado, próximo das questões de ordem pública, envolvido dentro das corregedorias e agindo com celeridade, compromisso, determinação e coragem contra a corrupção, improbidades, prevaricação, violações de direitos humanos, crimes ambientais e todas as demais ilicitudes que prejudicam a paz social, a vida e o patrimônio, sem se deter para ameaças, leis benevolentes, justiça morosa, polícia inoperante, corporativismo, influência partidária, troca de favores de Estado e interesses políticos e financeiros, devidamento integrado ao sistema de segurança pública voltado à Paz Social e à supremacia do interesse público".

Comentar
Compartilhe
Campos: Balcão de Emprego com 1.264 vagas
25/04/2012 | 01h04
balcao-de-emprego-5 Da Ascom (Por Wesley Machado)

O Balcão de Emprego, órgão da Secretaria de Trabalho e Renda, atingiu um número recorde de vagas ontem (23). Ao todo estão disponíveis 1.264 vagas para várias áreas, com exigência de escolaridade de ensino fundamental, médio e superior. São vagas para homens e mulheres, com ou sem experiência. Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, na José Alves de Azevedo (Beira Valão), levando carteira de identidade, CPF, currículo e comprovante de escolaridade. Os currículos também podem ser enviados para o e-mail [email protected] Os telefones para contato são (22) 2731-6963 e (22) 2731-6397.

Confira aqui todas as vagas do Balcão de Emprego
Comentar
Compartilhe
Pé no Chão e cabeça na eleição
24/04/2012 | 21h52
pé no chão

O vereador Jorginho Pé no Chão, eleito em 2008 com 5.783 votos (5º mais votado), resolveu permanecer no PT do B quando o partido deixou de ser oposição e passou a ser governo. Agora, com a eleição se aproximando, o parlamentar estaria repensando suas estratégias.  Eis a dúvida de Pé no Chão: Apoiar alguém ou tentar a reeleição?

Comentar
Compartilhe
SFI: Beto Azevedo apresenta sua defesa hoje
24/04/2012 | 16h13

betoazevedo

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB), vai apresentar hoje (24), sua defesa à Comissão Processante da Câmara de SFI, que pode cassar o seu mandato. A afirmação é de seu advogado, Nelson Vinagre. Após isso, a Comissão terá cinco dias para elaborar o relatório sobre o caso.

O prazo de 10 dias estipulado pela Comissão para apresentação de defesa terminou ontem. “Vamos apresentar no prazo e o prefeito está tranquilo”, afirma Vinagre.

O presidente da Câmara de SFI, Florentino Cerqueira (DEM), diz que, após a elaboração do relatório, o prefeito terá mais 10 dias para contra-argumentar e, então, o relatório é posto em votação. Para aprovação ou não do afastamento do prefeito é preciso o voto de dois terços dos vereadores. O Legislativo de São Francisco é composto de nove vereadores – dois terços são seis, exatamente o número da bancada de oposição.

Fontes: Folha Online e Blog do Noel Junior

Comentar
Compartilhe
Clarissa critica política de segurança de Cabral e Beltrame
23/04/2012 | 18h40

clarissa

A deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) fez uma análise sobre a política de segurança do governador Sérgio Cabral. Segundo a parlamentar, as UPPs funcionam como um show pirotécnico. "Sempre critquei as UPPs, não o modelo, que pode ser aproveitado mas por algumas premissas e consequencias que não foram planejadas por Beltrame e Cabral. Estes se preocuparam mais com o show pirotécnico do que com a real efetividade da política pública", disse a deputada, que citou Niterói como exemplo.  "A onda de violência que toma conta de Niterói é uma das consequencias previsíveis que sempre alertei aqui no blog e nos meus discursos em plenário. Ora, o governo esqueceu não só Niterói, como todo o interior do Estado e principalmente a Baixada Fluminense. Aos poucos vai caindo o manto da pirotecnia de Cabral, a manchete do jornal O Dia, exposta acima mostra o retrato da política de Cabral e Beltrame, que tem como único foco a Zona Sul, e só a Zona Sul", completou.

Comentar
Compartilhe
Agricultura: João Peixoto anuncia ação em Morro do Coco
23/04/2012 | 18h28
joao peixoto Da assessoria:

O deputado estadual João Peixoto (PSDC), que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), auxiliou, ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB), os pequenos produtores do distrito de Morro do Coco, em Campos. Após intervenção do parlamentar, a secretaria estadual de Agricultura disponibilizou uma patrulha mecanizada que irá auxiliar os produtores. Além da patrulha, os produtores receberam toda a infraestrutura necessária para facilitar o escoamento da produção. “Trata-se de mais uma ação em parceria com o governador Sérgio Cabral. O governador sabe que Campos tem uma vocação agrícola e tem se mostrado bastante solícito no fortalecimento deste setor não só em Campos, mas em toda a nossa região”, explicou Peixoto.

Segundo o deputado, o governador Sérgio Cabral tem aliado o apoio técnico aos produtores com a melhoria das estradas vicinais. “O secretário estadual Christino Áureo tem frisado que na atual gestão muita coisa mudou. O governo do Estado investiu na compra de 120 equipamentos e implementos agrícolas para a formação de um conjunto de 17 patrulhas mecanizadas que começaram a ser operadas em 2010. Ao todo foram cerca de 120 equipamentos e implementos agrícolas como nunca visto na história do Estado do Rio”, completou Peixoto.

Comentar
Compartilhe
PSD e PMDB articulam
23/04/2012 | 18h17

O deputado estadual Roberto Henriques (PSD), pré-candidato à Prefeitura de Campos, se reúne daqui a pouco, às 19h, com representantes do PSD e PMDB. O objetivo da reunião é um debate sobre as estratégias das legendas para a as eleições de outubro. Após especulações sobre uma possível mudança de planos do PMDB em campos, o presidente do diretório na cidade, Nildo Cardoso, explicou que o partido vai coligar com o PSD na majoritária e na proporcional.

Comentar
Compartilhe
Charge: Qual é a dimensão da sujeira?
23/04/2012 | 14h41
[caption id="attachment_10239" align="aligncenter" width="588" caption="Esta charge do Genildo foi feita originalmente para o site "Charge Online""]Esta charge do Genildo foi feita originalmente para o site Charge Online 	[/caption]
Comentar
Compartilhe
O que passou pelo céu de Campos?
21/04/2012 | 01h43
[caption id="attachment_10230" align="aligncenter" width="743" caption="Facebook de Wanderson Nunnes"]meteoro[/caption]

Era uma estrela cadente, cometa, disco voador, satélite desativado, Superman? Muitos campistas viram, por volta das 23h de ontem (20), uma bola de fogo cruzar o céu da cidade. Antes disso, existem relatos de pessoas que avistaram o bólido nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e no município de Itaperuna.

Em 2010, um caso semelhante na cidade: aqui
Comentar
Compartilhe
PCdoB: Enfermeira Rejane em SJB
20/04/2012 | 20h13

rejane

O diretório do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vai receber amanhã (21), à partir das 14h, em São João da Barra, a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB). Na ocasião, os comunistas irão debater sobre as estratégias da legenda no município. Atualmente no grupo da oposição, o PCdoB tem flertado com o DEM sobre uma possível aliança na eleição proporcional.

Presidente do PCdoB em SJB, Fábio Júnior da Silva Alves, diz que essa interação com a deputada é de suma importância para o fortalecimento do partido em SJB. “A deputada tem realizado um grande trabalho na Alerj. Entre suas principais preocupações está a área da Saúde. Além disso, ela não abre mão dessa aproximação com todos os diretórios do Estado do Rio”, explicou Fábio, revelando estar animado em relação ao pleito. “Temos uma nominata com bons nomes e estamos conversando com o DEM sobre uma aliança na proporcional. Temos nomes dos mais variados segmentos”, afirmou Fábio.

Em relação a eleição majoritária, o presidente diz que atualmente está na oposição. Porém, só na convenção haverá uma decisão. “Só na convenção, no final de junho, essa posição é definida de forma oficial”, explica.

Comentar
Compartilhe
Concurso: Candidatos protestam sobre novas datas
19/04/2012 | 19h09

Após o anúncio das novas datas do Concurso da Prefeitura de Campos (aqui), internautas enviaram mensagens ao blog:

espaço-aberto1-236x300

"Olá boa tarde!

Quero compartilhar com vocês minha insatisfação com a nova data da prova do concurso de campos. Se é culpa da anulação do concurso é da Prefeita Rosinha ou da Banca Cepuerj, eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza, nossa é que não é. Pois nós, os candidatos, cumprimos com nosso dever de pagar a inscrição e comparecer pra fazer a prova. Aí depois de fazer a gente de otários, de gastar com transporte e alimentação, resolvem anular o concurso e marcar uma nova data sem verificar as datas dos concursos em andamento, e acabaram de cometer mais um erro que com certeza somos Nós candidatos é que vamos pagar. Ontem, a Cepuerj publicou a nova data para as provas da área de Educação, 20/05, mas só que 20/05 é a mesma data das provas da área de Educação da Prefeitura de Búzios. Muita gente vai fazer a prova de Búzios, inclusive Eu. E agora, como fica? Vamos sair perdendo mais ainda? Já perdemos com os gastos que tivemos no dia 15 com a anulação do concurso, e agora vamos ter que perder mais? Sim porque se a Cepuerj não mudar a data, vamos ter que escolher qual prova vamos fazer, e aí perder a outra. Isso é justo? Não, claro que não é justo, isso é a maior injustiça para com os candidatos Professores que querem fazer as duas provas. Por favor, publique meu comentário e me ajude a comover e, quem sabe convencer a Banca a mudar essa data do dia 20/05 para outro posterior ou anterior. Ou será que mais uma vez vamos sair no prejuízo? Lourdes" ____________________________________________________________ "Eu só quero saber se é justo a Banca fazer o que fez com a gente, fazer a gente comparecer ao local de prova e gastar a toa, pra depois anular o concurso. se ela já sabia da decisão da Justiça tinha que ter acatado logo, mas não, mandou a confirmação por e-mail no sábado a noite dizendo que estava tudo certo e então fomos na maior boa fé de fazer a prova e passar no concurso que achávamos que seria um concurso Sério. Quando voltamos pra casa ficamos sabendo que estava em tudo quanto é mídia que o concurso havia sido anulado, é revoltante! Mas não pára por aí não, veja agora o que eles fizeram, marcaram a nova data da prova para o mesmo dia da prova de Búzios, aí as pessoas que pretendiam fazer as duas provas, que já inclusive pagaram a inscrição, vão ter que escolher uma e perder a outra, é mole uma coisa dessa? Eliana" ____________________________________________________________

"Mas já deu confusão,sim porque marcaram a nova data dos cargos do magistério para o dia 20/05, e essa data é a data da prova do magistério da prefeitura de Búzios. Se eles não mudarem, vão prejudicar centenas de pessoas que se inscreveram e pagaram inscrições para as duas provas, assim como eu e dezenas de amigos meus. isso é um absurdo! Carlos"

Comentar
Compartilhe
Mais um humorista na política
19/04/2012 | 10h06

charles

Após a vitória do palhaço Tiririca (PR), que virou deputado federal, muitos humoristas resolveram deixar as piadas de lado e investiram na carreira política. Agora, no Rio de Janeiro, a eleição vai contar com um ex-integrante do “Pânico”. Charles Henrique, o Charles "Henriquepédia", será candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PT do B. A informação foi confirmada ontem pelo presidente do partido no estado, Vinícius Cordeiro. "Charles nos procurou no fim do ano passado, mas não era uma ideia definitiva ainda. Ele começou a ser influenciado por amigos e sua vontade começou a aumentar. Em dezembro, ele foi na convenção estadual do PTdoB. Teve a presença muito festejada, pegou o microfone e anunciou que estava pensando na possibilidade". Segundo Cordeiro, Henriquepédia, famoso por saber tudo da vida dos artistas, só decidiu ir à frente com a ideia da candidatura à Câmara de Vereadores após sua saída do humorístico dominical. "Ele queria continuar no 'Pânico'. Mas, quando o programa mudou de emissora (acarretando em sua saída), conversei com ele e aí formalizamos a pré-candidatura". Fonte: SRZD

Comentar
Compartilhe
Delta, política e rabo preso
19/04/2012 | 09h52

rabo preso

Um dos problemas na política no Brasil é a semelhança entre os adversários. Ao acusar, a grande maioria está diante de um espelho. Veja, por exemplo, o caso da empresa Delta, que tem sido bombardeada pelos adversários do governador Sérgio Cabral (PMDB). Atualmente, a empresa lucra uma fortuna no governo do Estado. Porém, segundo o seu proprietário, Fernando Cavendish, em 2001, 80% da carteira da Delta era do Estado do Rio. “Nós eramos a maior empreiteira do Rio antes do governo Cabral, com Cesar Maia e Garotinho. Eu era chamado o rei do Rio. Hoje a maior é a Odebrecht”, afirmou  Cavendish.

História — A empreiteira, que surgiu em Recife na década de 60, chegou ao Rio de Janeiro no governo Anthony Garotinho, em 1999. Desde então, mantém relações com políticos de vários partidos. Nas últimas eleições, a Delta Construções doou R$ 2,3 milhões aos comitês do PT e do PMDB - R$ 1.1150.000 para cada partido.

Fontes: Blog do Cláudio Andrade,  Blog do Josias de Souza e revista “Vida Pública”.

Comentar
Compartilhe
Vídeo: Um Garotinho apaixonado
18/04/2012 | 19h12

Muita gente conhece os discursos bombásticos do deputado federal Anthony Garotinho (PR), que já encarou a Globo, a CBF e outras figuras poderosas do Brasil. Porém, há também um Garotinho apaixonado e com declarações bem mais leves e descontraídas. Nesse vídeo, que está no Youtube e foi publicado no blog "Mosca Azul", o deputado declama um poema de sua autoria, conta como conheceu a prefeita Rosinha e fez revelações que deixaram a prefeita um pouco envergonhada. Confira:

Neste outro vídeo, o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, mostra que não é apenas a sua mãe que canta. Veja:
Comentar
Compartilhe
3ª Idade: Prefeitura garante medicamentos
18/04/2012 | 17h03

Ontem (17), aqui no blog, publiquei uma nota sobre a falta de medicamentos em um Clube da 3ª Idade. Logo depois, a reportagem da Folha  da Manhã foi até lá, constatou a falta de medicamentos e ouviu queixas dos idosos.  Horas depois, de forma eficiente, a Prefeitura de Campos enviou os remédios que estavam faltando e garantiu uma atenção especial.

Hoje (18), em seu site oficial, a Prefeitura publicou matéria informando que o Clube da 3ª Idade Centro, onde, somente no ano passado, foram feitos mais de 101 mil atendimentos, recebeu, ontem (17), novos lotes de medicamentos da lista da Farmácia Básica do município, entre eles alguns, como Ranitidina, para úlcera e gastrite, e Atelanol, para hipertensão. São medicamentos que os idosos retiram de imediato, após as consultas médicas realizadas no clube. Remédios controlados são dispensados pela Farmácia Municipal, que funciona na sede da Secretaria de Saúde.

Transporte – Segundo a Prefeitura, os idosos de Campos também contam com ambulâncias quando necessitam de atendimento nos pólos da Terceira Idade. “No Clube do Centro, a ambulância está sendo enviada para conserto, mas não há prejuízo aos idosos, que contam com as ambulâncias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, em caso de socorro, com o Emergência em Casa”, informa Samuel.

Comentar
Compartilhe
Emut: Polêmica no rádio
18/04/2012 | 16h18

van campos

Hoje pela manhã, o programa "Jornalismo Absoluta", da Rádio Absoluta 1470 AM, apresentado por André Freitas e com participação de Nino Belienny, Diego Machado e Luiz Celso Alves Gomes, realizou uma blitz no terminal rodoviário Luiz Carlos Prestes para saber se as empresas de ônibus cumpririam a decisão da 3ª Vara do Trabalho de Campos, de colocar 30% da frota em circulação.

Na ocasião, foram verificadas as questões referentes ao transporte alternativo em Campos. Diversas denúncias surgiram de que vans estariam descumprindo a obrigatoriedade de transportar gratuitamente os idosos. No momento em que o fiscal identificado como Marcos era entrevistado no ponto das vans pelo repórter Diego Machado, uma senhora idosa concedeu entrevista dizendo que havia acabado de desembarcar de uma Van e que tinha pago passagem. Apesar do fato ter ocorrido à vista da fiscalização, o fiscal preferiu não atuar porque a senhora não quis registrar o fato na EMUT. Ele disse o seguinte: “Todos os problemas que são levados até a Emut os problemas (sic) são solucionados, as empresas são multadas, as vans são multadas. Agora tem pessoas que se sentem lesadas que só sabem ligar e reclamar. A Emut está com as portas abertas todos os instantes. Os fiscais estão na rua atuando para que se faça um trabalho (sic). Agora não adianta chegar (sic) ligar pra rádio dizer que dei (sic) sinal não me apanharam (sic), me fizeram (sic) pagar a passagem. Todo mundo só sabe reclamar mas ir até lá pra fazer valer o seu direito ninguém faz... Aquele que faz (sic) valer o seu direito, que vier (sic) até a EMUT será resolvido (sic)", disse o fiscal.

Comentar
Compartilhe
Governistas rejeitam Comissão para fiscalizar Concurso
17/04/2012 | 20h41

A bancada governista, liderada pelo vereador Jorge Magal (PR), votou contra o requerimento do vereador Rogério Matoso (PPS) que solicitava a abertura de uma Comissão Provisória para fiscalizar o andamento do Concurso da Prefeitura. Segundo o vereador Magal, o pedido não tinha cabimento. "Eles acham que o Concurso não vai acontecer e querem uma Comissão para fiscalizar? É mais uma estratégia de uma oposição que só pensa em aparecer", disse Magal.

Lamentando o fato, o vereador Rogério Matoso afirmou: "Em momento algum eu disse que o Concurso não iria acontecer. É exatamente por torcer pelo Concurso e ter escutado uma série de reclamações  que eu pretendo criar uma Comissão e ficar de olho em tudo. Se vai ser tudo transparente, por que eles não querem uma Comissão?", indagou Matoso.

Comentar
Compartilhe
Magal: "O Brasil confia neste município"
17/04/2012 | 19h23

magal

O vereador Jorge Magal (PR), líder do governo Rosinha na Câmara de Campos, solicitou que a bancada governista votasse contra os pedidos de informação da oposição sobre o Concurso Público suspenso no último domingo.

Ao comentar sobre o tema, o parlamentar disse que a oposição está desesperada. "Tentam aparecer nessa hora e colocar a culpa na prefeita. Não existe isso. A culpa é da Cepuerj e tudo está sendo apurado. 53 mil pessoas confiaram em nossa cidade. O Brasil confia neste município", disse Magal, afirmando que na próxima prova o nome da prefeita não vai estar na capa. "Ela soube disse e já pediu para tirar", contou Magal.

Atualização às 11h53 — O partido do vereador Magal é o PR e não PMDB, como estava na nota.

Comentar
Compartilhe
Câmara: Nahim desabafa
17/04/2012 | 18h11

nahim

O presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim (PPL), fez um desabafo no início da sessão de hoje (17) sobre a licitação que escolheu uma empresa para alugar dois carros para o Legislativo. "A InterTV fez matérias com a finalidade de confundir, enganar e fazer com que a população ficasse contra o Legislativo. Uma estratégia para alavancar altos índices de audiência. A TV Globo acha que todo gestor é corrupto. O objetivo é fazer com que a notícia ganhe espaço no Estado e, quem sabe, no Brasil. A Globo não tem comprometimento com os telespectadores.  Informações verídicas não estavam indo ao ar. Solicitamos por escrito as informações que eles desejavam e a InterTV não soube fazer nem um requerimento", afirmou Nahim.

Nahim: "O valor é 30% mais barato" — Ao comentar sobre a licitação, Nahim explicou que tudo aconteceu de forma transparente. "Insinuaram que o contrato foi superfaturado. Porém, não existe nada disso. Ao todo, cada carro está custando cerca de R$ 3 mil por mês, com seguro completo, 200 litros de combustível e manutenção por conta da empresa. Fizemos levantamento em outras empresas e recebemos o Orçamento de R$ 4.200. Ao todo houve um benefício de 30% do valor de mercado. Ou seja, nosso contrato está abaixo da tabela. Porém, para essa emissora, não importa nada disso. O que eles querem é ibope", disparou Nahim.

Para ler o desabafo completo, clique aqui

Comentar
Compartilhe
Garotinho quer restringir gastos governamentais com publicidade
17/04/2012 | 17h20

garotinho

Da Câmara Federal:

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 120/11, do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que veda gastos do governo com publicidade e propaganda, por qualquer meio de comunicação, exceto a que se refira a campanhas de informação, conscientização e orientação sobre saúde e educação. Pela proposta de Garotinho, a exceção também valerá para a publicidade legalmente obrigatória à validade de atos administrativos, como nas diversas fases do processo licitatório.

De acordo com o projeto, a proibição valerá para a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, suas autarquias e empresas públicas. O projeto acrescenta artigo à Lei de Responsabilidade Fiscal. "É inconteste que tem havido excessos na realização de despesas públicas com publicidades e propagandas”, argumenta Garotinho. “De acordo com o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, a maior parte dos recursos públicos desviados é proveniente de verbas de publicidade”, complementa. Segundo o autor, embora já tenha se passado cinco anos desde o encerramento da CPMI, a situação não mudou muito e até se agravou, sobretudo no âmbito municipal.

Tramitação — O projeto tramitará nas comissões de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Comentar
Compartilhe
Vereador quer Comissão para fiscalizar Concurso
17/04/2012 | 16h13

A Câmara de Campos vai contar com uma sessão bem quente no dia de hoje (17). Além da posição do presidente da Casa, Nelson Nahim (PPL), sobre o aluguel dos carros, o Legislativo deve contar com debates acalorados sobre o Concurso suspenso no último domingo e ainda sem data para a nova prova. Comissão — Membro da bancada de oposição, o vereador Rogério Matoso (PPS) deve propor uma Comissão para fiscalizar o Concurso da Prefeitura. O objetivo é acompanhar de perto os trabalhos da Cepuerj e garantir que a nova prova seja realizada sem confusão.

Para acompanhar a sessão, que começa às 17h, é só clicar aqui

Comentar
Compartilhe
Caiu na rede é blog
17/04/2012 | 16h05

A campista Carla Pereira, que no momento está na França, criou o blog “Reflexões Desmedidas” para desabafar um pouco sobre política e informar sobre assuntos variados. Em sua primeira postagem ela disse: “Sou uma cidadã revoltada com a condução da política na minha cidade (Campos dos Goytacazes-RJ) e inconformada com a "ingenuidade" (para não dizer burrice) das pessoas que continuam perpetuando corruptos no poder. Mas não vou falar só de política, pretendo também disponibilizar esse espaço para os desabafos e elucubrações das pessoas que, simplesmente, pensam, além de dar algumas dicas sobre temas diversos”.

Para acessar o blog, clique aqui

Comentar
Compartilhe
Clube da 3ª Idade pede ajuda
17/04/2012 | 09h55
idoso

O blog recebeu a informação de que o Clube da 3ª Idade que fica no Parque Tamandaré (rua Rodrigues Peixoto, número 91) passa por alguns problemas. Há três meses os idosos estariam sem medicamentos básicos. Além disso, elesc não contam com uma ambulância. Alô, Alô, secretarias de Saúde e Assistência Social.

Atualização às 16h — Em comentário enviado ao blog, fui informado pela Lucia sobre mais um problema.  "Olá! Boa tarde! O Clube da terceira idade não está faltando só ambulâncias e medicamentos, está faltando também profissionais. Fazia aula de aeróbica com a professora Camila e ela foi demitida sem nenhuma justificativa.Nós, idosos fizemos abaixo assinado para que ela retornasse e até hoje nada foi resolvido. O grupo da aeróbica são mais de quarenta idosos e ficamos sem a aula. A professora trabalhou após sua demissão, um mês na esperança de ser recontratada ja que não teve motivo algum para o seu desligamento e não recebeu o pagamento desse mês trabalhado ate hoje, sendo a prefeitura tão rica! Isso é um absurdo!!", disse a leitora do blog.

Comentar
Compartilhe
Câmara: Nahim vai falar hoje sobre carros alugados
17/04/2012 | 00h32

O presidente da Cãmara de Campos, Nelson Nahim (PPL) informa através do seu blog que irá se pronunciar amanhã sobre o aluguel de carros da Câmara de Campos. o assunto rendeu matérias da InterTV Planície. Publicado em Diário Oficial, o contrato de locação dos automóveis é de nove meses. Cada veículo custa R$ 4.017,77 por mês, e o contrato total é de R$ R$ 72.320,00. De acordo com a matéria da TV, o valor daria para comprar dois carros novos. O diretor da Câmara, Amaro Luiz Rangel, tem afirmado que a locação inclui seguro, manutenção e 200 litros de gasolina por mês. Além disso, ressaltou que os carros foram alugados através de um processo licitatório e a empresa que ganhou teria oferecido o menor preço

camara campos

Comentar
Compartilhe
Concurso: Matoso questiona processo licitatório
16/04/2012 | 16h32

matoso

O vice-presidente da Câmara de Campos, Rogério Matoso (PPS), fez hoje (16) uma série de questionamentos sobre o processo licitatório que escolheu a CEPUERJ para realizar o Concurso Público suspenso na tarde de ontem. Segundo o vereador, uma empresa tentou participar da licitação e não conseguiu. “A Prefeitura de Campos fez um processo licitatório em que o pregoeiro inabilitou a concorrente da CEPUERJ. Esta concorrente entrou com um mandado de segurança na Justiça pedindo o direito de participar do processo e conseguiu. O que a Prefeitura fez diante disso? Revogou a licitação. E o que a Prefeitura fez depois? Inexigibilidade, ou seja, sem licitação resolveu contratar a CEPUERJ. E agora vem me dizer que não tem responsabilidade! Por qual motivo fez-se a primeira licitação? Parece que a empresa que poderia ganhar o certame não era do seu interesse e diante disso revogou?”, questionou o parlamentar.

Atualização às 17h15 — Em contato com o blog, o vereador informou que na sessão de amanhã da Câmara serão cobradas informações sobre o Concurso. "Se os aliados da prefeita rejeitarem os pedidos de informação irei ao Ministério Público apresentar todos os documentos que nos deixam com uma série de dúvidas", afirmou.

Ilsan também questiona — Em seu blog, a vereadora Ilsan Viana (PDT) também comentou sobre o tema.  "Esse caos durante o Concurso mostra quais são as principais características deste governo: Desorganização, Incompetência, Arrogância e Covardia na hora de assumir seus erros.   Além disso, precisamos ficar atentos para evitar que essa confusão sirva como manobra para contratação sem concurso em ano eleitoral", disse a vereadora.

Comentar
Compartilhe
Concurso: Professor de Brasília desabafa
16/04/2012 | 15h16

espaço-aberto1-236x300

Mais um desabafo recebido pelo blog:

Moro em Brasília e trabalho no Executivo Federal. Por uma opção pessoal resolvi investir no Concurso da Prefeitura de Campos com 40 Dias de antecedência paguei a taxa, hotel, passagens aéreas e gastos com alimentação e transporte totalizando algo em torno de 840,00 Reais. Acostumado com os concursos realizados pelo CESPE-UNB de Brasília desde a semana passada vinha sentido no site do Centro de Produção da UERJ total falta de comunicação clara sobre o concurso. Ainda em Brasília na madrugada de quinta feira dia 12/04 no SITE de pouca informação foi editado uma confusa listagem com centenas de nomes dizendo que as provas seriam na capital – RJ , é claro que desconsiderei tal informação. Hoje pela manhã já desconfiado da desorganização compareci as 08:00 no local de minha prova , mesmo estando agendado para as 15:00 e percebi o tamanho da confusão…. Tomei a seguinte decisão, antecipar minha saída de Campos e não fazer a prova já prevendo que a mesma seria cancelada. Agradeço somente aos Campistas que nas 24 horas em que lá estive me trataram como cidadão com respeito e atenção. Quanto a UERJ espero que a população de Campos saiba cobrar as devidas responsabilidades junto ao Ministério Público. Já a Prefeitura de Campos meus pêsames em contratarem os respectivos serviços e mais atenção em eventos deste tipo. Nosso grande mal, é considerarmos que quantidade não necessita de qualidade. Minhas considerações ao CESP/UNB Brasília que tem qualidade no que apresenta, quanto aos demais envolvidos em especial a UERJ precisam de gestão ou mudanças de Diretores, Presidentes, etc ou melhor aprenderem com quem sabe fazer.

Antonio Xavier Professor Rio de Janeiro – Brasília — Em trânsito 19:30-15/04/2012

Comentar
Compartilhe
Vida de Gado
15/04/2012 | 20h51
Comentar
Compartilhe
Concurso já foi parar no Youtube
15/04/2012 | 18h38
Para demonstrar a falta de organização, muitos candidatos usaram seus celulares para filmar o momento em que foi anunciado o cancelamento. Confira:
Comentar
Compartilhe
Prefeitura suspende Concurso
15/04/2012 | 17h51
A Prefeitura de Campos suspendeu o Concurso, se isentou de qualquer tipo de culpa e prometeu anunciar novas datas.
Comentar
Compartilhe
Secretária ainda não anunciou a anulação
15/04/2012 | 17h47

Já são quase 18h e a secretária de Planejamento ainda não deu uma posição oficial sobre o Concurso. Porém, nos corredores da Prefeitura o cancelamento geral já e dado como certo.

No entanto, alguns aliados da prefeita Rosinha Garotinho (PR) já dão os primeiros sinais de como o governo vai proceder. "A Prefeitura deve investigar as falhas ocorridas no concurso promovido pela CEPUERJ. Até porque são 53 mil inscritos. Ainda não há nada oficial, mas os organizadores do concurso devem vir a público explicar o que houve, em respeito à comunidade e, até mesmo, para preservar o nome da instituição", diz, em seu blog, o subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira.

Comentar
Compartilhe
Concurso: Prefeitura vai se pronunciar daqui a pouco
15/04/2012 | 16h37

A secretária de Planejamento  e Gestão de Campos, Ana Lúcia Boynard, Presidente da Comissão do Concurso Público da Prefeitura, vai distribuir, na sede da Prefeitura de Campos, às 17h, uma Nota Oficial sobre o Concurso. Tudo indica que haverá um cancelamento geral.

Comentar
Compartilhe
Espaço Aberto: Campista desabafa sobre Concurso
15/04/2012 | 14h52

espaço-aberto1-236x3001

Em comentário enviado ao blog, uma internauta, que fez a prova hoje, desabafou:

"É UM ABSURDO!!! FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO CAMPISTA!!!! TUDO JÁ COMENTADO É VERDADE!! AINDA MAIS, FISCAIS MAL PREPARADOS, PESSOAS COM TELEFONES LIGADOS, FILMANDO OS PROTESTOS, LIGANDO PARA OUTRAS PESSOAS…. PESSOAS DE OUTRA INSTITUIÇÃO QUE JÁ HAVIAM SAÍDO DO LOCAL DA PROVA EXIBIAM SUAS PROVAS PARA A GALERA Q ESTAVA NA UNIVERSO. POR FIM, DEPOIS DA CONFUSÃO TODA A FISCAL DE MINHA SALA LIBEROU AS PROVAS, DE UMA FORMA DESORDENADA, PARA O PESSOAL LEVAR".

BRUNA

Comentar
Compartilhe
Concurso: Confusão na Universo
15/04/2012 | 12h07

Conforme informa o site da Folha, o Concurso da Prefeitura contou com confusão na Universo. Candidatos que fariam prova na faculdade Universo, não teriam recebido as provas, até às 10h30 .Os portões só foram aberto às 9h40 e a Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos dos presentes. Provas rasgadas, gritos, protestos... Wladimir fala sobre o assunto — Agora, no Facebook, o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, informa que segundo o organizador do Concurso, a Uerj, apenas na Universo houve problema “devido a um desencontro de informações entre a Uerj e a direção da Universo. Nos demais 25 locais de prova tudo ocorre normal!”, diz Wladimir. Rasgaram as provas? — O blog “Estou Procurando o que Fazer” (aqui) informa que quatro homens teriam entrado nas salas da Universo. Eles pegaram as provas para a PMCG, rasgaram e disseram que não haveria mais concurso. Em virtude deste clima de terrorismo, o responsável pela faculdade, pediu que as pessoas evacuassem as salas.

Comentar
Compartilhe
Wladimir: "Concurso está mantido"
13/04/2012 | 20h33

Em seu Facebook, o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, informou agora que o Concurso vai acontecer: "CONCURSO DA PREFEITURA DE CAMPOS ESTA MANTIDO! LIMINAR QUE SUSPENDIA FOI REVOGADA. Uma única pessoa entrou na justiça pedindo que fosse suspenso o concurso pois as provas das pessoas que moram distantes de Campos serão feitas no Rio de Janeiro. A principio o juiz concedeu a liminar, porém o mesmo juiz revogou a liminar após apreciar o recurso da prefeitura. PROVAS MANTIDAS NO MESMO LOCAL E HORÁRIO!"

Em seu blog, o Procurador Geral do Município, Francisco de Assis Pessanha Filho, publicou a decisão do juiz. "A Procuradoria Geral do Município conseguiu revogar a liminar concedida pelo juiz Marco Antônio de Moura Britto, da 3ª Vara Civil de Campos, que determinava a suspensão da prova objetiva", disse o Procurador. Veja a decisão aqui

decisão

Comentar
Compartilhe
Concurso da Prefeitura foi suspenso
13/04/2012 | 18h02

O vereador Rogério Matoso (PPS) informou agora em seu Facebook que o concurso da Prefeitura de Campos foi suspenso. Confira a decisão do juiz MARCOS ANTONIO RIBEIRO DE MOURA BRITO.

Compulsando os autos, verifico que, com efeito, o edital do concurso público referido pela impetrante em sua petição inicial prevê que a prova objetiva (primeira etapa do certame) está prevista para ser realizada no dia 15 de abril de 2012, no Município de Campos dos Goytacazes (item 8.1.1), sendo possível, a critério da administração, a mudança da data e do horário de aplicação da referida prova (item 8.2.2), tudo conforme documento de fls. 32 destes autos. As duas cláusulas do edital são complementam uma à outra: a primeira determina que a prova objetiva se realize obrigatoriamente nos limites do Município de Campos dos Goytacazes e a segunda permite à administração alterar o horário e a data da prova; a cláusula 8.1.2 não prevê a alteração do local da prova e não poderia mesmo fazê-lo sob pena de contrariedade ao disposto na cláusula 8.1.1. Assim, a administração deve obedecer às normas que ela própria se impôs, sob pena de infração ao princípio de que o edital vincula tanto a administração quanto os concorrentes, sendo, pois, vedada a realização de provas fora dos limites territoriais de Campos dos Goytacazes. O número inesperado de inscrições não autoriza a administração a desrespeitar as regras do edital, mormente porque há outras formas de se contornar o problema como, por exemplo, a designação de provas para datas diferentes. Registre-se, por oportuno, que a atitude da administração, além de infringir o edital do certame, viola o princípio da isonomia, sendo óbvio que os candidatos que fizerem a prova em Campos dos Goytacazes serão beneficiados, eis que não estarão submetidos ao desgaste de uma viagem de cerca de trezentos quilômetros e aos problemas de encontrarem uma acomodação condizente que, por certo, roubarão preciosas horas de estudo daqueles que forem obrigados a tanto. Os argumentos acima expostos traduzem a fumaça no bom direito. O perigo na demora decorre do risco de a impetrante deixar de realizar a prova ou ter de realizá-la em condições de inferioridade relativamente aos candidatos de Campos dos Goytacazes. A impetrante requer, em sede liminar, sejam as autoridades coatoras instadas a lhe garantirem a realização da prova em Campos dos Goytacazes ou, sucessivamente, que sejam obrigadas a suspender a aplicação da mesma. O primeiro pedido, embora, a princípio, pareça oferecer a solução mais prática, não pode ser acatado, vez que os demais candidatos que forem obrigados a se deslocar ao Rio de Janeiro poderiam, posteriormente, alegar ofensa ao princípio da isonomia e o concurso acabaria questionado nos tribunais, o que convém evitar. Isto posto, concedo a liminar para determinar a suspensão da prova objetiva a ser aplicada em 15 de abril de 2012, relativamente a todos os concorrentes, inclusive aqueles designados para prestá-la em Campos dos Goytacazes, cientes as autoridades impetradas de que a sua realização, além de acarretar as penas da desobediência, provocará a nulidade da primeira etapa do concurso, ficando vedada designação de outra prova objetiva até que todos os candidatos sejam alocados em Campos dos Goytacazes. Intimem-se as autoridades coatoras dos termos da decisão concessiva da liminar, notificando-se elas para que, no prazo de dez dias, prestem as informações que julgarem necessárias. Cientifiquem-se o Município do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pessoas jurídicas às quais se encontram vinculadas as autoridades apontadas como coatoras, o que deve ser feito através de seus respectivos órgãos de representação judicial, enviando-lhes cópia da inicial sem documento, para que, querendo, ingressem no feito. Intime-se o impetrante dos termos desta decisão. Cumpra-se por Oficial de Justiça Plantonista dada a urgência do caso.

Sugestões  no Facebook — Na internet, o jornalista Luiz Costa comentou sobre o tema e gerou um debate interessante. "Esse impasse sobre o concurso público da Prefeitura de Campos está enchendo o saco. Tem gente que mora em Travessão e terá que fazer prova em Campo Grande, na zona oeste do Rio. Tem fonte do poder público dizendo que a cidade não tem condições de 'abrigar' os cerca de 50 mil candidatos... Estranho né? O site da Prefeitura informa que no último dia 30 a inauguração do Cepop reuniu mais de 40 mil pessoas para acompanhar a erudição do PARANGOLÉ... E não há condições de receber os candidatos inscritos no concurso??? Agora surge a informação do cancelamento da prova no domingo. Chuta que é macumba, sopra pq é farofa..."

No Cepop? — O chargista Walter Silva Jr deu uma ideia:  "Faz o concurso a noite no Cepop, com a luz apagada, aqueles carrinhos de churros, pipoca, cerveja...depois da prova, rola um sambinha!!!"

Comentar
Compartilhe
Jandira Feghali no Festival de Cinema do IFF
13/04/2012 | 15h48

jandira

Da assessoria:

A presidente da Frente Parlamentar de Cultura, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), tem percorrido todo o país como representante do Ministério da Cultura, na defesa e implantação de políticas públicas para a Cultura. Neste contexto, a deputada visitará o Norte Fluminense, mais precisamente a cidade de Campos dos Goytacazes, no 1º Festival de Cinema do IFF - Instituto Federal Fluminense.

O festival ocorrerá IFF (Campus - Centro) entre os dias 16 e 20 de abril. No dia 19, às 18h, Jandira Feghali marcará presença na mesa de debates levantando as políticas culturais do governo federal, anseios e expectativas do setor junto à sociedade campista. Comentário do blog — Seria uma boa oportunidade para reiniciar o debate sobre a implantação de uma Escola de Cinema em Campos.

Comentar
Compartilhe
PSD: Índio novamente na planície
13/04/2012 | 15h38
indio Da assessoria:

O Presidente Estadual do PSD, Índio da Costa, o Presidente Municipal Expedito Sena e o Deputado Estadual Roberto Henriques comunicam aos órgãos da Imprensa que estarão reunidos no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos, localizada à Praça São Salvador, 41 - 16º andar no sábado próximo, dia 14 de abril, de 9:00 às 14:00, os Diretórios Municipais do Norte e Noroeste Fluminense. Estarão também presentes: Membros do Diretório Nacional, Estadual, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Prefeitos e Vice-Prefeitos com mandatos, bem como, membros do Partido que estão sendo selecionados para futuras Homologações de Candidaturas nas Eleições de 2012.

Atenciosamente, Direção Estadual e Diretório Municipal de Campos
Comentar
Compartilhe
Feijó quer explicações da ministra Ideli Salvatti
11/04/2012 | 17h00
feijo Da assessoria:

Como membro titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, o deputado federal Paulo Feijó (PR-RJ) deu seu voto favorável à aprovação do requerimento de n° 301/12 de autoria do Dep. Vanderlei Macris PSDB/SP, no qual convoca a ministra de Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da Replúbica, Sra. Ideli Salvatti, para "prestar esclarecimentos acerca das denúncias de irregularidades com suspeitas de superfaturamento na compra de 28 lanchas por parte do Ministério da Pesca, em benefício de empresa privada que arcou com os custos de parte da candidatura de Ideli ao governo catarinense em 2010."

Em votação nominal, o requerimento de convocação da ministra Ideli Salvati foi aprovado por oito votos favoráveis, tendo havido sete votos pela rejeição. Na mesma reunião, foi aprovado o requerimento nº 292/12, também do deputado Vanderlei Macris, de convite ao ministro da Integração Fernando Bezerra para prestar esclarecimentos sobre as obras de transposição do rio São Francisco.

Comentar
Compartilhe
2014: Garotinho ou Rosinha?
11/04/2012 | 16h47

Rosinha-e-Garotinho-300x255

Muitas pesquisas estão sendo feitas para sondar quem são os nomes mais fortes para a disputa pelo governo do Estado em 2014. Por enquanto, o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o senador Lindbergh Farias (PT), seriam os mais cotados, além do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que deve ser o candidato do governador Sérgio Cabral (PMDB).

No entanto, quem conhece pesquisa sabe que o tamanho da rejeição pode decidir uma eleição. Como Lindbergh é mais leve, tudo indica que ele tem uma rejeição menor. Sendo assim, qual seria o plano B de Garotinho? Se uma pesquisa fosse realizada hoje em todo o Estado, quem o eleitor escolhe: Anthony Garotinho ou Rosinha (sem o nome Garotinho)? Se os eleitores dos outros municípios repetirem o que ocorreu em Campos, na eleição de 2008, Rosinha teria muito mais chance do que Garotinho.

Comentar
Compartilhe
Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais
10/04/2012 | 16h16

politica1-300x230

Do Blog Paulo Roberto Lopes:

Os deputados federais evangélicos são de diferentes partidos, mas em questões que envolvem comportamento e moralidade — como o casamento de gays — agem como se fossem de uma única agremiação que se norteia pelos textos bíblicos. São da base de apoio do governo, desde que o governo siga a agenda cristã-conservadora deles. Discutir a liberação do aborto, por exemplo, não pode. Tampouco distribuir nas escolas públicas kit contra a homofobia.

No entanto, a maioria desses paladinos da moralidade alheia responde a processos na Justiça Eleitoral e no fórum privilegiado do STF (Supremo Tribunal Federal). Dos 56 deputados que o blog Frente Parlamentar Evangélica lista como da bancada de evangélicos, 32 (57%) têm pendência na Justiça. Os processos apuram acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Com 24 deputados, a Assembleia de Deus tem a maior representação na bancada. Desse total, 11 são réus. Sabino Castelo Branco (PTB/AM), por exemplo, responde por peculato, crime tributário, captação ilícita de recursos, etc. A ficha judicial de Zé Vieira (PR/MA) é também extensa.

A Igreja Presbiteriana tem a segunda maior representação, com 8 deputados. Anthony Garotinho (PR/RJ) e Edinho Araújo (PMDB/SP) se destacam pela quantidade de processos.

Em seguida vêm Igreja Universal, com 7 deputados, Quadrangular (3), Igreja da Graça (3), Igreja Mundial (2), Metodista (2), Maranata (1), Igreja Nova Vida (1), Cristã Evangélica (1), Igreja Brasil para Cristo (1), Igreja Cristã do Brasil (1), Sara Nossa Terra (1) e Comunidade Shamá (1).

Do Rio de Janeiro foram citados: 12 - Filipe de Almeida Pereira – PSC/RJ 6 - Benedita Souza da Silva Sampaio – PT/RJ TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – Processo 0031294-51.2004.4.01.3400 - É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. É alvo de ações de improbidade administrativa: TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0040421-83.2007.8.19.0001, TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0050419-80.2004.8.19.0001 e TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0372416-70.2009.8.19.0001. Anthony William Garotinho Matheus De Oliveira (Anthony Garotinho) – PR/RJ É alvo de inquéritos que apuram crimes eleitorais: STF – Inquérito 2601/2007, STF – inquérito 2704/2008, TRF-2 (Seção Judiciária do Rio de Janeiro – Processo nº 2008.51.01.815397-2 – É réu em ação penal referente à máfia dos caça-níqueis e movida pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e crimes contra a administração pública. Chegou a ser condenado a dois anos meio de prisão. A pena foi convertida em prestação de serviços e suspensão de direitos. É alvo de ações de improbidade administrativa: TJ-RJ Comarca de Nova Iguaçu – processo 0026769-53.2005.8.19.0038, TJ-RJ Comarca de São Fidelis – processo º 0000249-07.2011.8.19.0051, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0050419-80.2004.8.19.0001, TJ-RJ Comarca de Campos dos Goytacazes – processo 0011729-64.2009.8.19.0014, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0040380-19.2007.8.19.0001, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0040412-24.2007.8.19.0001, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0039456-08.2007.8.19.0001, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0064717-67.2010.8.19.0001, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0183480-95.2008.8.19.0001, TRE-RJ – processo 764689.2008.619.3802 - Em ação judicial eleitoral, foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido de veículo de comunicação social. A Justiça decretou inelegibilidade. Vitor Paulo Araújo dos Santos – PRB/RJ STF – processo 592 - É réu em ação penal movida pelo Ministério Público por crimes eleitorais. Adilson Soares – PR/RJ Francisco Floriano de Souza Silva – PR/RJ Walney Da Rocha Carvalho – PTB/RJ Áureo Lidio Moreira Ribeiro – PRTB/RJ Washington Reis de Oliveira – PMDB/RJ STF – processo 618 – É alvo de ação penal movida pelo Ministério Público Federal por crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético e formação de quadrilha. STF – inquérito 3192 – É alvo de inquérito que apura crimes eleitorais. É alvo de ações civis públicas, inclusive de improbidade administrativa, movidas pelo Ministério Público: TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – Processo 0007523-23.2007.4.02.5110TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0008324-65.2009.4.02.5110TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – Processo 0003813-92.2007.4.02.5110 (Foi condenado por improbidade administrativa, pois não houve divulgação de recursos recebidos pela prefeitura de Duque de Caxias. A Justiça determinou a suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios/ incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa). É alvo de ações de execução fiscal movidas pela Fazenda Nacional e pelo município de Duque de Caxias — por exemplo: TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0004113-83.2009.4.02.5110TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0004857-78.2009.4.02.5110TJ-RJ Comarca de Duque de Caxias – processo 0223580-32.2008.8.19.0021TJ-RJ Comarca de Duque de Caxias – processo 0223582-02.2008.8.19.0021TRE-RJ – processo 386718.2010.619.0000 – É alvo de ação de investigação judicial movida pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico. TRE-RJ – processo 772.2011.619.0000 - É alvo de representação movida pelo MPE por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. TRE-RJ – Processo 674343.2010.619.0000 - É alvo de representação movida pelo MPE por conduta vedada a agente público. TCE-RJ detectou irregularidades e emitiu pareceres contrários à aprovação das contas referentes à administração financeira da prefeitura de Duque de Caxias: TCE-RJ – Processo 203.163-8/10TCE-RJ – processo 206.291.7/09 Eduardo Cosentino da Cunha STF – inquérito 2984/ 2010 – É alvo de inquérito que apura uso de documento falso. STF – inquérito 3056 – É alvo de inquérito que apura crimes contra a ordem tributária. TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0026321-60.2006.8.19.0001 - É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual. TRE-RJ – processo 59664.2011.619.0000 – Alvo de representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de sufrágio. TRE-RJ – processo 9488.2010.619.0153 – Alvo de ação de investigação judicial eleitoral movida pelo MPE por abuso de poder econômico. TSE – processo 707/2007 – Alvo de recurso contra expedição de diploma apresentado pelo MPE por captação ilícita de sufrágio. Para ver a lista dos deputados com pendências na Justiça, clique aqui O levantamento foi feito pela ONG Transparência Brasil.
Comentar
Compartilhe
Beto Azevedo na pauta do TRE
10/04/2012 | 10h17

beto2

O blogueiro Paulo Noel informa (aqui) que pode ocorrer mais uma reviravolta na política de São Francisco de Itabapoana. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) colocou na pauta de amanhã (11) a ação cautelar que concedeu liminar favorável a Beto Azevedo (PMDB), cassado em 2011 pelo juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo. O prefeito, que também já foi preso pela PF e voltou ao cargo, seria acusado de compra de voto na distribuição de vale combustível nas eleições de 2008. Em caso de condenação quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara, vereador Tininho (DEM). A liminar também mantém Frederico Barbosa Lemos (PR) no cargo de vice prefeito. Sendo assim, se a liminar cair, Frederico também perde o cargo. Além disso, se o TRE condenar Beto e Frederico, os dois estariam barrados das eleições pela Lei da Ficha Limpa.

Comentar
Compartilhe
Poderosos Chefões
09/04/2012 | 16h37

god-father

“O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, é um dos maiores clássicos do cinema. A trilogia mostra violência, poder, honra e corrupção nos Estados Unidos das décadas de 40 e 50. Recentemente, ao rever este clássico, pude notar que a realidade de hoje não é muito diferente daquela época. Atualmente, no Brasil, temos casos de políticos que possuem em suas mãos (ou melhor, em seus bolsos) emissoras de rádios, jornais, emissoras de TV e parceiros espalhados em todas as esferas jurídicas. Em muitas cidades brasileiras temos políticos que controlam os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a Imprensa, que é considerado o quarto poder. Como essas figuras conseguem ficar tão fortes? Analisando alguns casos, podemos ver que são pessoas que vivem em função dos negócios e que mudam de negócio (ou, no caso dos políticos, de partido e de aliados) de acordo com as circunstâncias. Gostam mais do poder do que de dinheiro e entendem que as pessoas de confiança nem sempre são confiáveis. Para liquidar um adversário, perseguem, criam fatos e usam seus amigos na Polícia e na Justiça. Os poderosos chefões sabem que é muito melhor que seus inimigos pensem que ele é maluco do que o achem razoável e racional. Eles não permitem que seus adversários — ou amigos — pensem que são iguais a ele, pois imediatamente se sentirão superiores. Sempre tiram a cobra do buraco com a mão dos outros. Nunca tentam mudar os seus inimigos. Eles tentam controlar, sabendo onde estão, o que pensam e em quem confiam. Um poderoso chefão estabelece prioridades. Se ficar cercado por jacarés, a primeira providência é drenar o pântano. Quando sentem que não dá para vencer, fazem com que a vitória do inimigo tenha um preço exorbitante. Chefões sabem que lobos perdem os dentes, mas não o instinto. Eles sempre possuem o suficiente para guardar, para recompensar e para serem roubados. Mas existem grandes diferenças entre os chefões do passado e os de hoje. Os mafiosos do passado não escondiam que eram perigosos. Já os chefões de hoje vivem sorrindo, são conhecidos como homens do povo, frequentam colunas sociais e nos matam aos poucos.

Comentar
Compartilhe
Dicas: Fiscalização dos Gastos de uma Prefeitura
06/04/2012 | 01h41

de olho

1. Lista de Pagamentos

O mecanismo mais eficiente para iniciar uma verificação nas contas de uma prefeitura municipal é uma lista mensal de pagamentos feitos por essa entidade, listados um a um, com CNPJ e/ou CPF, os valores e uma breve descrição do que se trata. Uma breve verificação pode identificar empresas suspeitas ou pagamentos suspeitos, e então os documentos são solicitados à prefeitura para verificar as condições que geraram tais pagamentos. O direito à informação é garantido constitucionalmente.

2. Verificação do Cadastro do CNPJ

Empresas, para fazerem negócios com o setor público, precisam estar com o cadastro em ordem junto à Receita Federal. Uma prefeitura não pode fazer pagamentos a empresas que não tenham o seu cadastro em ordem. Para verificar se a empresa está devidamente cadastrada, basta entrar no site da Receita Federal, www.receita.fazenda.gov.br . Uma vez no site, clique em CNPJ, e depois em SITUAÇÃO CADASTRAL. Vai aparecer um local para digitar o número do CNPJ, e depois um quadrinho onde deve-se digitar os mesmos caracteres que aparecem em um quadro ao lado, para efeito de autenticação do pedido. Verifique se os dados cadastrais batem com os que a prefeitura está informando. Muitas empresas fantasmas adotam o expediente de imprimir em suas notas fiscais frias o número de um CNPJ qualquer, que esteja em dia na Receita. Se não estiverem batendo, há grande chance de que a prefeitura esteja fazendo pagamentos a uma empresa fantasma.

3. Notas Fiscais de Serviços

Tente verificar os pagamentos feitos a empreiteiros locais ou não. Isso pode ser verificado também na lista de pagamentos, e depois solicitar cópia das notas fiscais. Notas fraudulentas normalmente tentam descaracterizar o serviço prestado, como por exemplo “Serviço na Praça Principal”, ou “Serviço na Caixa Dágua”, sem discriminar o tipo de serviço efetuado, os materiais utilizados, de tal forma que fique difícil comprovar a existência do mesmo. Serviços técnicos devem ter a sua execução atestada por um engenheiro, antes que a prefeitura possa fazer o pagamento. Se for necessário, fazer perícia nos serviços para verificar o custo dos mesmos. Normalmente para esses pagamentos frudulentos, deve haver conluio do almoxarifado, ou do responsável por atestar a realização dos serviços.

4. Compra de combustível

É muito comum a fraude na aquisição de combustível, principalmente naquelas prefeituras que tem sistema próprio de abastecimento da frota. Muitas notas frias são pagas sem que o combustível tenha sido entregue. Ou às vezes a carga é descarregada parcialmente em outro local, e o combustível entregue é apenas uma parte do que está na nota fiscal. Verificar o tamanho da frota e o consumo médio. Verificar se não constam na frota veículos que já foram sucateados, apenas para aumentar o tamanho da frota e com isso poder fraudar a aquisição de combustíveis.

Em prefeituras que abastecem em postos de gasolina conveniados, é comum acontecer que veículos não pertencentes à prefeitura sejam abastecidos. Verificar os boletos de abastecimento e verificar o consumo de combustível por veículo. Isso pode revelar fraudes no abastecimento.

5. Merenda escolar

Verificar se as merendeiras estão assinando as notas fiscais de entrega da merenda, e se elas estão conferindo o que está sendo entregue. Fazer uma verificação se o que está sendo serviço está consistente com as notas fiscais cobradas da prefeitura. É muito comum as notas irem direto para a prefeitura, e as escolas e creches não tomarem conhecimento do que está sendo cobrado da prefeitura.

6. Aluguel de Máquinas

È comum haver notas de aluguel de máquinas, às vezes de locais distantes, e essas notas serem totalmente frias. Checar CNPJ dessas empresas, da forma indicada acima, e caso elas não existam, já está configurada a fraude. Caso elas existam, verificar se os serviços foram prestados.

7. Fraudes na Arrecadação

É comum, o prefeito, ou funcionários, receberem o IPTU, ou qualquer outra taxa, e autenticarem em uma máquina clandestina, se apossando dos recursos arrecadados. Como os sistemas de informática da prefeitura são precários, e normalmente são dois ou mais sistemas, um para o controle do tributo e outro para o financeiro, essas fraudes tardam a ser descobertas. É preciso fazer uma verificação nos dois sistemas da prefeitura, e por amostragem, chamar alguns contribuintes para mostrarem os seus comprovantes e verificar no caixa da prefeitura se os recursos foram depositados.

8. Aquisição de materiais

De propósito, estabelece-se nas prefeituras que querem desviar recursos um caos no almoxarifado. Quanto mais desorganizado melhor para esconder as fraudes. Por trás da desorganização administrativa, muita fraude passa despercebida. Verificar as notas fiscais de fornecimento de materiais, principalmente para construção, e verificar se os mesmos foram recebidos pela prefeitura, e onde foram aplicados ou armazenados.

9. Despesas de Gabinete

Por detrás dessa rubrica, é muito comum o prefeito tirar verbas substanciais, pois elas podem ser cobertas por despesas de passagem, hospedagem, transporte, táxis, combustível, refeições, e como é sabido no Brasil, obtém-se em qualquer lugar, notas do valor que for solicitado, e essas notas são apresentadas à prefeitura como despesas de ordem pessoal do prefeito. Solicitar a lista das despesas, e depois a documentação, e checar a coerência e consistência das mesmas. Muita coisa pode aparecer. O prefeito pode retirar através dessa verba, muitas vezes mais do que recebe de salário da prefeitura.

10. Licitações Direcionadas

Verificar quem está ganhando as licitações da prefeitura. Verificar se são empresas formadas recentemente, e quem são os sócios. Verificar a ligações entre os sócios e o prefeito. Muitas vezes laranjas são utilizados para constituir empresas para concorrer a licitações da prefeitura. Verificar a natureza a licitação se é para serviços ou obras, e solicitar cópias dos processos para verificação. Verificar a estrutura dos arquivos, das propostas, e os outros participantes da tomada de preços ou licitação. É comum pedir para que “empresas amigas” participem, apenas para legitimar o processo. Verificar detalhes da mesma, assinaturas, retiradas do edital, estrutura do arquivo, certidões emitidas por autoridades, e a consistência das propostas. Muita coisa pode ser descoberta nessas análises.

11. Contratos com Órgãos de Imprensa

É comum, que os contratos com órgãos de imprensa para publicação de atos da prefeitura deixem muitas brechas para publicação de matérias de interesse do prefeito. Às vezes o contrato é em aberto, publicar editais, e quando não houver, publicar matérias do interesse do município. E nesse caso o interesse do município na verdade significa interesse do prefeito, e vão sair matérias do seu interesse político. Isso configura compra de propaganda política. As concorrências devem ser feitas pelo preço do centímetro de coluna. É comum um jornal dar o preço da coluna mais baixo, mas quando vai cobrar da prefeitura, emite a nota fiscal cobrando centímetro quadrado, o que aumenta em 4 vezes a fatura. Como há desconhecimento de como verificar isso, ou conluio para executar a fraude, o dinheiro vai para o jornal e depois é repartido entre os envolvidos. Ou então o jornal paga mediante matérias favoráveis ao prefeito, que às vezes são feitas até mesmo dentro da prefeitura.

12. Desvio de verbas federais

As verbas federais são verbas específicas, que tem uma prestação de contas específica. Como o poder federal fica distante e a comprovação vai ser feita apenas mediante documentação, é comum que as obras vinculadas a essas obras não sejam executadas, no todo ou parcialmente, e a comprovação seja feita mediante notas fiscais frias. Ou então, que haja um superfaturamento grosseiro no preço dos materiais e serviços. Checar custo dos materiais, pedra, areia, ferro, cimento, e as horas de mão de obra. Chamar técnicos para fazer perícia nas obras e constatar os quantitativos de cada um desses insumos utilizados na obra. Essas são verbas às vezes mais polpudas, e muito sujeitos a desvios, principalmente se estiver ligada a obras, e também em casos emergenciais, onde há dispensa de licitação.

13. Contratos de Serviços

É muito comum haver partilha dos contratos de serviços continuados, tipo coleta de lixo, prestação de serviços de eletricidade, hidráulica, manutenções de equipamentos, aluguéis de imóveis, dentre outros. Verificar se os cheques de pagamentos desses valores são nominais e cruzados, verificar como foi feita a concorrência para a contratação, e solicitar uma perícia para avaliação dos serviços se houver suspeita de irregularidades.

14. Cruzamento de Cheques

A falta de emissão dos cheques nominais ao prestador de serviços e o cruzamento dos mesmos pelas prefeituras permite que eles sejam sacados em dinheiro no caixa do banco e repassados aos outros interessados sem que os valores transitem pela conta corrente do prestador de serviços, o que facilitaria a traceabilidade no caso de quebra de sigilo bancário. A falta dessas providências pode ser um indício de que se deseja praticar irregularidades.

15. Quem recebe os pagamentos em dia?

Se a prefeitura tem o hábito de atrasar os pagamentos aos fornecedores, mas existem alguns que recebem em dia, verificar quais são esses que recebem em dia. Normalmente são aqueles que pagam propina, ou nos quais existe a participação do prefeito ou de funcionários da prefeitura. Verificar como é feita a reordenação dos empenhos dentro da prefeitura.

16. Aquisição de produtos médicos

A prefeitura é normalmente responsável por Pronto Socorro ou hospital. Uma das fraudes mais comuns é a aquisição de produtos médicos como luvas cirúrgicas, seringas, gase, medicamentos em quantidades absurdas. A maioria das notas fiscais de aquisição são frias, de empresas inexistentes, ou empresas pequenas pertencentes a quadrilhas que se especializam em fornecer notas fiscais frias para prefeituras. Às vezes vale a pena uma visita física a esses estabelecimentos.

Fonte: Rede de Controle Social

Comentar
Compartilhe
ONG que desviou verba para PMDB é condenada
06/04/2012 | 01h33

Do jornal "O Globo"

Seis anos depois, saiu esta semana a primeira condenação nos processos que investigam esquema de desvio de dinheiro público para o PMDB, através de ONGs ligadas ao governo do Estado do Rio. A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública, condenou a Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio de Janeiro (Febracoop) a pagar multa de R$ 1,8 milhão e a proibiu de participar de futuras licitações no estado.

A Febracoop é uma das 138 ONGs investigadas pela Justiça por envolvimento em repasses à campanha do então pré-candidato à Presidência Anthony Garotinho, atualmente deputado federal pelo PR do Rio.

Esquema incluía saques de R$ 61 milhões em espécie

A investigação em torno das ONGs começou em 2005, quando O GLOBO identificou elos entre empresas que fizeram doações à pré-campanha de Garotinho à Presidência e entidades que prestaram serviço ao governo do estado, então sob comando da atual prefeita de Campos, Rosinha Garotinho - elas tinham sócios em comum. Ao todo, são 43 acusados. Entre eles, o casal Garotinho, que nega envolvimento no esquema.

Para ler a matéria completa, clique aqui

Comentar
Compartilhe
"O Artista" estreia em Campos
05/04/2012 | 15h47
O filme mudo "O Artista", grande vencedor da cerimônia do Oscar 2012, levando estatuetas em cinco das principais categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator, para Jean Dujardin, vai estrear amanhã (06) em Campos, no CineMagic (Shopping Avenida 28) e Multiplex (Shoping Boulevard).

Sinopse: Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento.

Comentar
Compartilhe
Rosinha na cozinha
04/04/2012 | 16h59

Para quem reclama do grande número de notas políticas do blog, aí vai uma postagem mais leve. Trata-se da prefeita Rosinha Garotinho (PR) ensinando, durante o programa “Mistura Fina TV”, a fazer um delicioso Flan de Abacaxi. A prefeita aproveitou para falar sobre as suas preferências na cozinha. “Faço um arroz árabe delicioso”, contou a prefeita, que fez uma revelação. “Adoro artesanato e tenho em minha cozinha muitas galinhas d'angola”, revelou Rosinha, que ganhou mais algumas da produção do programa. flan

Comentar
Compartilhe
Marcelo Vivório é pré-candidato
04/04/2012 | 16h42

vivorio

Quem se lembra do Marcelo Vivório, que na eleição de 2008 disputou a Prefeitura de Campos pelo PRTB? Com o seu grito de guerra “Conto com voooocêêêês” e a promessa do Ônibus da Liberdade, ele fez mais sucesso no Youtube (aqui) do que nas urnas. Dessa vez, Vivório não pensa em disputar o governo municipal. “Sou pré-candidato a vereador pelo PPL, partido que é presidido em Campos pelo presidente da Câmara, Nelson Nahim”, explica Vivório, cheio de confiança.

Comentar
Compartilhe
FEC protesta na Câmara
03/04/2012 | 20h28

Durante a Tribuna Livre de hoje (03) da Câmara de Campos, o presidente em exercício da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), Maycon Maciel Pinto, usou a tribuna da Casa para desabafar sobre a dificuldade dos estudantes. “Como os vereadores devem estar sem andar de ônibus há muitos anos, vou informar sobre alguns problemas. Muitos estudantes da rede estadual não receberam o cartão. Agora, andam dizendo que eles não vão poder entrar. A culpa é dos estudantes? A Lei não vai ser cumprida?”, questionou Maycon, que foi além. “Nos horários de pico existem empresas que colocam ônibus menores e limitam a entrada dos estudantes. Isso é um absurdo. Espero que a Comissão de Transportes dessa Casa se posicione, assim como a Emut. Não queremos saber de conversinha e promessas. No ano passado nos reunimos e a situação continua a mesma. Queremos uma solução”, disse o jovem.

Comentar
Compartilhe
Beto Azevedo: "Existe um jogo sujo por trás de tudo isso"
03/04/2012 | 19h29

beto

O prefeito Beto Azevedo (PMDB), que já deixou a prisão e voltou a comandar o município de São Francisco de Itabapoana, concedeu, de acordo com o blog do Paulo Noel (aqui), entrevista à Rádio São Francisco FM e disse que está sendo injustiçado, e que vai provar sua inocência. "Quando fiquei sabendo do que estava acontecendo na saúde, abri uma sindicância e mandei apurar tudo. A própria Câmara abriu uma CPI e o relatório da CPI concluiu que o prefeito não tem nada a haver com isso. Mas, infelizmente existe por trás um jogo político sujo. Deus vai mostrar quem é Beto Azevedo. Eu quero continuar morando em SFI e jamais iria fazer parte deste jogo sujo", disse.

Comentar
Compartilhe
Nahim: "Isso daqui não é Escolinha do Professor Raimundo"
03/04/2012 | 18h49

escolinha

Após um debate de mais de uma hora e meia entre oposição e situação, o vereador Jorge Rangel (PSB) usou a palavra e cobrou mais organização. "Tem gente discutindo sobre situações completamente diferentes das matérias que estão na pauta. Isso não pode acontecer", afirmou Rangel.

Nessa hora, o presidente da Câmara, Nelson Nahim (PPL), desabafou. "Isso daqui não é Escolinha do Professor Raimundo. Cada vereador sabe o que deve falar e como deve proceder. Os colegas é que devem colaborar", disse.

Comentar
Compartilhe
Câmara em novo canal
03/04/2012 | 17h32

Da assessoria:

A partir de hoje (03), as sessões ordinárias da Câmara de Campos (realizadas sempre as terças-feiras e quartas-feiras no horário das 17h) passarão a ser transmitidas pelo canal 20 da Viacabo (TV LITORAL) e, simultaneamente, pela internet, através do site:

www.camaracampos.rj.gov.br.

Comentar
Compartilhe
Bolsa com fila tamanho família
03/04/2012 | 16h55
[caption id="attachment_10030" align="aligncenter" width="638" caption="Reprodução do site In360 — Matéria exibida hoje pela Inter TV "]rosinha[/caption] Para ver o vídeo, clique aqui
Comentar
Compartilhe
Quem vai entrar no lugar de Pudim?
03/04/2012 | 16h05

duvida

Dos secretários empossados na tarde de ontem (02), apenas o substituto de Geraldo Pudim (ex-secretário de Governo) não foi anunciado. Por enquanto, quem deve ficar como interino é Suledil Bernardino, secretário de Controle e Orçamento.

Nos bastidores especula-se a possibilidade do jornalista Carlos Cunha assumir a pasta. Vale lembrar que a secretaria de Governo é uma pasta estratégica e já contou com os seguintes nomes durante a gestão de Rosinha: Roberto Henriques, Dr. Edson Batista e Pudim.

Comentar
Compartilhe
Novo time de Rosinha
02/04/2012 | 19h10

[caption id="attachment_10023" align="aligncenter" width="524" caption="Foto: Gerson Gomes/Secom"]Foto: Gerson Gomes/Secom[/caption]

Da Secom:

A prefeita Rosinha Garotinho (PR) empossou nesta segunda-feira (02), em ato administrativo interno, seguido de reunião de trabalho, no auditório da prefeitura, 11 novos secretários e presidentes de autarquias, que assumiram os cargos substituindo os antigos gestores que se desincompatibilizaram em virtude das eleições municipais, que serão realizadas no dia 7 de outubro de 2012.

Na secretaria de Administração assumiu Walter Jobe, substituindo Fábio Ribeiro. Leonardo Batista Simões vai para a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas no lugar do Major Francisco Balbi. Geraldo Venâncio assumiu a Secretaria de Saúde, em substituição a Paulo Hirano. José Manoel Moreira assumiu a vaga deixada por Edson Batista na direção do Hospital Geral de Guarus (HGG).

Na presidência da Fundação Trianon, assumiu Aline de Souza Ferreira no lugar de Auxiliadora Freitas. Sebastião Campista assume a vaga de Doutor Chicão como presidente da Fundação de Saúde. Aymé Ribeiro assume a Secretaria Particular no lugar de Linda Mara Silva. José Alberto Nogueira assumiu o lugar de Cecília Ribeiro Gomes na secretaria de Trabalho e Renda. Na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves substituiu Orlando Portugal. Eduardo Augusto Alves substituiu Eduardo Crespo na secretaria de Agricultura e Pesca. E Sérgio Cunha assume a Secretaria de Comunicação substituindo Mauro Silva. "Estou depositando todo carinho da população de Campos a vocês. Vocês, agora, têm a missão de dar continuidade a tudo isso. Melhoramos a qualidade da vida da sociedade e eu não fiz nada disso sozinha. Um governo é para todos mas, em especial, para garantir dignidade para os que mais precisam", afirmou a prefeita Rosinha Garotinho.

Comentar
Compartilhe
Beto Azevedo pode ser libertado hoje
02/04/2012 | 11h34

beto2

O blog do "Paulo Noel" (aqui) informa que o prefeito de São Francisco de Itapaboana, Beto Azevedo (PMDB), preso na última quarta-feira (29), pode ser liberado hoje. Ele, que se encontra no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, deve voltar ao município para encarar uma possível ação da Câmara solicitando o seu afastamento do cargo.

O prefeito interino, Frederico Barbosa Lemos (PR), tem relatado a sua dificuldade para saber quando o município tem em caixa. “Já pedi aos gerentes dos bancos um extrato detalhado das contas da prefeitura, não sei quanto tem em caixa, nem o que foi pago pelo município, também pedi para sustar todos os pagamentos até a segunda ordem”, afirma Frederico, que também vai abrir uma auditoria para apurar quem trabalha e se há casos de pessoas que recebam sem prestar serviços", informa Frederico.

Comentar
Compartilhe
Cepop, Parangolé, Cultura e Entretenimento
01/04/2012 | 12h47

foto parangolé

Ontem (31), nas redes sociais, foram publicadas inúmeras fotos do show da banda Parangolé, que levou uma multidão ao Cepop, em Campos. Confesso que achei muito bonito ver aquele mar de gente se divertindo. Afinal, ninguém vive sem diversão. Até o Jair Bolsonaro, deputado federal mais carrancudo do Brasil, gosta de pescar, depilar o peito e se divertir (aqui). Porém, um show do Parangolé é puro entretenimento e não acrescenta muito quando o assunto é cultura.  Entre as músicas estão: “Ai Delícia”, “Anjo Parangoleiro”, “ Bebi Demais”, “Secuzinho” e “Tchubirabiron”.  Já imaginou ver o seu filho cantarolando “Secuzinho” (letra) o dia inteiro em casa? Já o sucesso “Leite Condensado”, em parceria com o pagodeiro Rodriguinho, tem uma letra que diz: “Pode me usar pode ficar a vontade. Pode brincar do que quiser comigo. Quatro paredes é intimidade. É leite condensado no umbigo”.

Promessas da campanha — Sugiro ao grupo da prefeita Rosinha Garotinho que, além dessas atrações que divertem e arrastam as massas, sejam colocados em prática alguns projetos prometidos em seu plano de governo (aqui).  Entre as promessas de 2008 podemos destacar:

“Grandes encontros anuais de rock, blues, mpb e samba de raiz, com gravação de DVDs ao vivo”.

“Relançar obras antológicas, fontes imprescindíveis de pesquisa e de importância histórica fundamental, a exemplo de A Terra Goitacá, de Lamego; O homem e a restinga e O homem e o brejo, de Lamego, filho; O bairro do Caju, de Oswaldo Lima, Cyclo Áureo, de Horácio Souza, entre muitos outros cujas edições estão esgotadas há décadas”.

“Criação da escola municipal de música”.

“Criação de uma escola de teatro, nos moldes da Martins Peña, do Rio de Janeiro, com a qual será firmado convênio para implantação dos cursos e emissão de certificados”.

“Implantação do projeto Cultura Sobre Rodas, com a aquisição de um caminhão com carroceria adaptada para se tornar um palco, com sistema de luz e som; tendas de fácil montagem e desmontagem; telão para filmes; mini-biblioteca; trupes de circo, teatro, dança e grupos musicais que se apresentarão, alternadamente, nos distritos e locais interioranos”.

Quer ver um exemplo de participação popular e cultura? Aí está o Cinema Aberto em Tiradentes (MG).

cinema na rua

Viu como é bonito ver uma Praça completamente lotada para o público apreciar grandes clássicos nacionais e internacionais da sétima arte!

Diferença entre Cultura e Diversão — Diversão é, segundo o Dicionário, “algo que serve para divertir”, mas também, “diversionismo” – aquela manobra que consiste em discutir o que não é importante para ocultar o importante. Já a cultura é a maior arma que uma pessoa pode ter. Um povo com a Cultura e a Educação em dia sabe pensar, votar, protestar, debater e caminhar com as próprias pernas. Sabe até dançar uma música do Parangolé, mas entendendo perfeitamente que antes de ir atrás do Trio é melhor correr atrás do tempo perdido.

Comentar
Compartilhe