Bruno lança manifesto e convoca audiência pública sobre Atafona
27/06/2017 | 07h08
A Assembleia Legislativa (Alerj) vai promover audiência pública para discutir soluções a fim de conter o avanço do mar em Atafona, no município de São João da Barra. A iniciativa é da Comissão Especial de Desenvolvimento do Norte Fluminense, presidida pelo deputado Bruno Dauaire (PR), e contará com a participação das comissões permanentes de Meio Ambiente e de Defesa Civil e da Comissão de Representação do Rio Paraíba do Sul. A data ainda vai ser confirmada. O deputado quer que a audiência aconteça em São João da Barra e está buscando conciliar as agendas dos deputados que presidem as comissões.
Nesta terça-feira (27), Bruno já tinha conseguido as assinaturas de 55 deputados no manifesto que lançou na véspera pela construção de estabilização e recuperação do Pontal Atafonense. Ele pretende, nas próximas horas, contar com as assinaturas de todos os 70 deputados. “Estive há poucos dias no Pontal de Atafona, durante o período de maré alta, e vi a situação. É muito grave. É preciso agir”, afirmou.
 — Nosso manifesto é uma forma de chamar a atenção das autoridades estaduais e nacionais para o problema do avanço do mar, que é sério e necessita de uma resposta efetiva — disse o deputado, que também é membro da Comissão de Defesa Civil e relator da Comissão do Rio Paraíba do Sul. “Já existe [no site da Prefeitura de SJB] um abaixo-assinado no mesmo sentido e todas essas iniciativas são de grande importância”.
Bruno quer convidar para a audiência pública pesquisadores, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), pescadores e integrantes dos movimentos SOS Atafona e Atafona Resiste. “É fundamental que todos participem. Que vereadores, deputados estaduais e federais e Prefeitura estejam unidos”, defendeu o deputado.
Na semana passada, a deputada Rosângela Zeidan (PT) esteve na região afetada pelo avanço do mar, junto com a prefeita Carla Machado (PP). Na ocasião, Zeidan falou sobre a necessidade de uma audiência pública e que já havia solicitado ao governo estadual.
Manifesto lançado por Bruno
Manifesto lançado por Bruno / Divulgação
Comentar
Compartilhe
Carla anuncia Carnaval de SJB em parceria com a iniciativa privada
17/02/2017 | 03h17
/
“Espalhe alegria como se fosse confete: Carnaval 2017”. Esse é o slogan da folia em São João da Barra, que teve a programação anunciada pela prefeita Carla Machado (PP) nesta sexta-feira (17). A festa de Momo vai acontecer em todo município entre os dias 23 (quinta-feira) e 28 (terça-feira). Para realização do evento, será apreciado um projeto na Câmara para captação de patrocínios por meio de permuta.
Carla garantiu que as tradicionais escolas de samba Congos e Chinês receberão subvenção da Prefeitura, desde que estejam com suas documentações regularizadas. 
Neste ano, o município vai recolher recursos com a venda de ingressos para arquibancadas e estacionamento, com valores e aéreas que serão definidos pelo projeto que será enviado ao Legislativo. “A Prefeitura vai arcar com o mínimo necessário para promover a desta de Momo”, disse Carla.
O secretário de Ordem Pública de SJB, Maxwell de Araújo, afirmou: “A população pode vir para o município e ficar tranquila. A segurança está garantida”. Vão atuar homens da Polícia Militar, Guarda Municipal, Demutran e Segurança Privada. A secretaria de Meio Ambiente, por meio do secretário Alex Firme, assegurou reforço na limpeza pública e a colocação de banheiros químicos. Presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PP) reforçou que a inovação com o apoio da iniciativa privada para a realização de eventos no Balneário deu bons frutos e vai se repetir no Carnaval. A bancada governista tem maioria no Legislativo e não terá dificuldade para aprovar os projetos de Lei na próxima terça-feira (21).
O vice-prefeito Alexandre Rosa resumiu: “Teremos um Carnaval alegre, um Carnaval seguro e um Carnaval limpo”. A expectativa é que mais de 250 mil foliões visitem SJB durante os dias de festa — movimentando a economia local.
— Deixando a modéstia de lado, nós temos o melhor Carnaval do interior do Estado Rio de Janeiro — destacou Carla Machado. O show do cantor Elymar Santos será o único de artista reconhecido nacionalmente e não terá custo para o município, será um bloco com vendas de abadá, no primeiro dia oficial da folia sanjoanense.
Os eventos acontecerão na Avenida do Samba, na sede, além de eventos em Barcelos e nas praias de Atafona, Grussaí e Açu. A quinta será de pré-carnaval, com a escolha da Rainha, Rei Momo e também 
Confira a programação completa:
Comentar
Compartilhe
Bruno Dauaire protocola CPI das desapropriações na Alerj
02/02/2017 | 04h31
Rodrigo Silveira
/ Rodrigo Silveira
O deputado estadual Bruno Dauaire (PR) protocolou nessa quarta-feira (1), na volta dos trabalhos legislativos da Alerj, um pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar os processos de desapropriações para criação da área industrial do Porto do Açu, em São João da Barra. O empresário Eike Batista, idealizador do porto sanjoanense, foi preso nesta semana na operação Eficiência, desdobramento da Calicute, a Lava Jato no Rio. A investigação atinge também o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso desde novembro. Eike teria pago US$ 16,5 milhões em propina a Cabral no mesmo período no qual a área do distrito industrial foi desapropriada.
Segundo a revista Veja,o Porto do Açu, no qual atualmente o idealizador tem participação mínima, foi a contra partida de Cabral para Eike. Em seu perfil no Facebook, no dia que a prisão de Eike foi decretada, Bruno já havia comentado sobre a necessidade de investigações. Na Casa, o deputado é presidente de uma comissão para mediar os conflitos do Açu.
Comentar
Compartilhe
Articulações para 2018 já esquentam em SJB
25/01/2017 | 01h11
Praias movimentadas
O primeiro fim de semana com shows no Balneário de Atafona trouxe intenso movimento para o litoral sanjoanense. Não que já não estivesse acontecendo anteriormente — ao contrario, as praias estão cheias desde o réveillon. Com uma parceria junto à iniciativa privada, a prefeita Carla Machado (PP) conseguiu emplacar dez shows na área de eventos. O resultado econômico só poderá ser revelado com o tempo, mas o movimento era grande em Atafona, principalmente em bares e restaurantes nas imediações da igreja de Nossa Senhora da Penha. Se não se gasta tanto nas praias como antes, devido a tão anunciada crise, pelo menos existe uma parcela de dinheiro circulando que muita gente não acreditava que teria neste início de 2017. No decorrer do mês, estatísticas devem ser divulgadas.
No amor
As escolas de samba de SJB se preparam para o carnaval deste ano. Ainda sem um posicionamento oficial acerca da subvenção da Prefeitura, os barracões estão trabalhando “no amor”, sem pagamento.
Será?
E por falar em subvenções, teria a Prefeitura recursos para passar as tradicionais escolas de samba? O caminho não seria tentar outras parcerias com a iniciativa privada?
Recadastro
Os servidores da Educação de São Francisco de Itabapoana passarão por recadastramento nesta semana, na quinta e sexta-feira. O procedimento acontecerá na sede da secretaria.
Sem data
A Prefeitura de SJB também determinou recadastramento de todos os servidores, mas até o momento não foi divulgado o período em que vai ocorrer.
Segurança
O Conselho de Segurança de SJB esteve reunido nessa segunda (23), em Grussaí, para debates com a comunidade.
Articulações (I)
Sem mandato, o ex-vereador Kaká (PT do B) articula para voltar ao cenário político em 2018. Se em 2014 ele tentou uma cadeira na Alerj, ficando como suplente, no próximo pleito a luta pode ser por uma vaga no Congresso Nacional.
Articulações (II)
Também sem mandato, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Chico da Quixaba também figura como possível nome sanjoanense a lançar candidatura em 2018, para uma cadeira na Alerj. Existe ainda a provável candidatura de Bruno Dauaire (PR) à reeleição.
Articulações (III)
A jornalista Berenice Seara, do jornal Extra, deu destaque às relações políticas entre os prefeitos de Campos e SJB em sua coluna do último domingo. O grupo de políticos da região, que deve mostrar força no pleito do ano que vem, é bem maior. São muitas outras cidades envolvidas.
Nomeações
O Diário Oficial dessa terça-feira traz mais uma leva de nomeações.
Publicado na edição dessa terça-feira (24) da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
DO com 53 novas nomeações em SJB
24/01/2017 | 03h10
O Diário Oficial desta terça-feira (24) trouxe novas 53 portarias, entre nomeações e designações, do governo Carla Machado (PP). A maior parte é da secretaria de Assistência Social. O DO ainda trouxe três portarias republicadas por incorreção.
Confira as novas nomeações desta terça, por secretaria:
— Assistência Social
Danielle de Barros Pacheco (CC-1)
Kellen Alves Pacheco (CC-2)
Estela Maria Gomes de Sá Souza (CC-2)
Marta Valéria Lais de Sousa (CC-3)
Aline Silva de Carvalho (CC-4)
Janice Braga Reis Farias (CC-4)
Aline Pontes de Sousa (CC-2)
Elizangela Tinoco Nunes (CC-4)
Charles Alves do Nascimento (CC-4)
Anderson da Silva Chagas (CC-4)
Gilmar Valter Vilaça Pinto (CC-4)
Andre Lourenço da Silva (CC-4)
Graciane de Souza Rocha Volotão (CCE-1)
Lucinea Abreu de Sá Pereira da Silva (CC-4)
Silvana Gomes da Silva (CC-5)
Vanessa Batista Gomes (CC-5)
Georgia Miranda Lopes da Conceição (CC-5)
Debora Dorea (CC-4)
Ademilde de Assis Rezenda (CC-4)
Cristiane Monteiro Riscado (CC-4)
Liana Bomgosto (CC-3)
Vera Nascimento (CC-5)
Deise Cristina Ferreira (CC-5)
Carla de Souza Rangel Paes Monteiro (CC-5)
Helloysa Raquel Oliveira de Medeiros (CC-2)
Joelço da Conceição Campos (CC-3)
— Procon
Domingos José Vieira (CC-1)
— Saúde
William Peçanha de Castro (FGE)
Ana Paula do Espírito Santo (CC-4)
— Transporte e Trânsito
Marcelo Florêncio (FG-3)
— Obras
Luiz Carlos Pereira Gomes (CC-4)
Genildo Alves de Almeida (FG-6)
Fernando Cesar da Costa Lopes (FG-5)
José Cláudio Gonçalves Penha (FG-6)
Benedito Hemildes da Costa Ramos (FG-5)
Robson Motta de Olegário (CC-4)
— Educação
Luiz Guilherme Russo Barreto (CC-2)
Dulcilea Martins Motta Almeida (CC-2)
Florita Fernandes Moço (CC-2)
Thiago Araujo da Silva (CC-1)
Claudia Regina dos Santos Gaia (CC-2)
Romulo Henrique Pontes (CC-4)
Vivian Mansur Abud (CC-5)
Daniele de Almeida Bento (CC-4)
Geraldo Lopes Ferreira Junior (CC-4)
Silvano Motta (CC-4)
Camila Neves Figueredo Ferreira (CC-4)
Irinete França Teixeira (CC-4)
Luiz Felipe Macahe (CC-4)
Luiz Fabiano da Silva Machado (FG-1)
Amélia Lopes Gomes (FGE)
Margareth Bomgosto de Almeida (FGE)
— Planejamento
José Carlos Chagas (CCE-1, Subsecretário)
Comentar
Compartilhe
Relações políticas entre Campos e SJB em destaque no Extra
23/01/2017 | 02h44
A coluna da jornalista Berenice Seara, do jornal Extra, deu grande destaque a articulações políticas no Norte Fluminense, em especial entre São João da Barra e Campos. Com o título “O nascimento de uma nova força no interior”, o assunto foi abordado na coluna da edição impressa do último domingo (22) e no blog da jornalista (aqui) nesta segunda-feira (23).
Confira:
“O governo do novo prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), foi apelidado por alguns moradores como a “República do Conhaque”.
A expressão é uma referência a um dos orgulhos do município vizinho, São João da Barra: a tradicional bebida de alcatrão que ficou famosa por levantar até defunto (inclusive morto político, dizem os engraçadinhos).
O fato é que, acostumada a ficar à sombra de Campos, São João da Barra vem ganhando cacife desde que começou a funcionar o mega-empreendimento Porto de Açu.
A prefeita da cidade, Carla Machado (PP), velha adversária da família Garotinho, indicou seis nomes para cargos no primeiro escalão de Diniz: quatro secretarias, inclusive a pasta da Saúde, maior orçamento do município; e duas diretorias.
As nomeações e a influência de Carla tornaram-se motivo de provocação mútua entre os moradores das duas cidades.
A turma diz, inclusive, que a moça foi rápida e cumpriu a primeira promessa com menos de um mês à frente da prefeitura. Afinal, o slogan da sua campanha eleitoral era: ‘São João da Barra vai voltar a sorrir’”.
Comentar
Compartilhe
Nomeados para Ordem Pública os anunciados por Carla para Guarda Municipal
21/01/2017 | 04h10
O Diário Oficial de São João da Barra deste sábado traz mais nomeações. A prefeita Carla Machado (PP) nomeou o major da Polícia Militar Maxwell de Araújo como secretário de Ordem Pública, com Rodrigo Machado como sub. Anteriormente, Carla chegou a anunciar os dois como comandante e sub, respectivamente, da Guarda Municipal. No entanto, o deputado estadual Bruno Dauaire (PR) informou a todos os prefeitos que os cargos na Guarda deveriam ser ocupados, por lei, por nomes do quadro efetivo. A Guarda, por sinal, está vinculada à secretaria de Ordem Pública, bem como a Defesa Civil.
Reprodução
Carla anunciou nomes para Guardo no ano passado / Reprodução
Na Saúde, Tulliane Nogueira de Aquino deixou a direção do núcleo de Controle de Zoonose e Vigilância Ambiental (FGE). Ela foi designada para a função de Gestor Administrativo (FGE) na Administração. Marcos Moreira Machado assume a direção (FGE) do núcleo de Controle de Zoonose.
O Diário Oficial trouxe outras nomeações. Confira:
— Ordem Pública
Camila Cortes da Silveira (CC-4)
Aécio Paes Rufino (CC-4)
Matheus Scotelaro de Oliveira (CC-4)
— Saúde
Nelia Almeida dos Santos (FG-1)
Carlos Eduardo Santos de Souza (FG-1)
Viviane Melo (CC-4)
Comentar
Compartilhe
Mudanças polêmicas aprovadas em São Francisco de Itabapoana
21/01/2017 | 12h37
Polêmica em São Francisco
Com maioria na Câmara, a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB), conseguiu anular e alterar leis importantes. As mudanças, porém, são cercadas de polêmicas. Ela anulou a lei que trata de eleições diretas para diretores de escolas com mais de 100 alunos. A medida foi sancionada pelo ex-prefeito Pedrinho Cherene (PMDB) ao apagar das luzes do governo, em dezembro do ano passado. Essa não foi a polêmica que ganhou mais destaque. A prefeita ainda alterou a chamada lei da “ficha limpa” municipal. Com a medida, pode nomear um assessor que tem antecedentes criminais e poderá ter em seu secretariado o marido dela, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, que está inelegível por ter tido a prestação de contas reprovada pelo legislativo municipal.
Verão
Os shows de Imaginasamba, neste sábado (21) às 19h, e da Banda Jamz, domingo (22) no mesmo horário, abrem a programação de verão no Balneário de Atafona. A realização é da iniciativa privada, sem recursos da Prefeitura.
Em SFI
As praias de São Francisco de Itabapoana também terão shows na alta temporada. O início da programação, previsto para este fim de semana, foi adiado para o próximo mês.
Repleto
O Diário Oficial de SJB, ontem, estava repleto de nomeações. Uma foi a da subsecretária de Educação Denise Machado, esposa do vereador Ronaldo Gomes (Pros). A maior parte dos 42 nomeados são conhecidos, ao menos pela postura atuante nas redes sociais durante a campanha.
Tributo
O Cine Teatro São João reabre as portas hoje, às 20h, com o espetáculo “Tributo a Cazuza”. Dirigido por Kadinho Laranjeira, artista sanjoanense, o musical é uma homenagem ao eterno ídolo do rock nacional. A entrada é franca.
Sem resposta
Passados mais de dois terços do mês, a Prefeitura de SJB ainda não resolveu a questão do vale transporte do servidor. As reclamações, justas, por sinal, são constantes.
Calendário
Correm boatos sobre uma possível mudança no calendário escolar de SJB. A medida adiaria o início do ano letivo. Sem confirmar, nem desmentir, a Prefeitura informou que se posicionará na próxima semana.
Oposição
Opositor da prefeita Carla Machado (PP) no mandato de 2009 a 2012, o vereador Franquis Areas (PR) mantém a mesma postura na legislatura que se iniciou neste ano, com Carla de volta à Prefeitura.
Contesta
Na última sessão extraordinária da Câmara, Franquis contestou projeto do governo que, segundo texto, anulou e criou cargos sem onerar os cofres públicos. Para ele, seria uma farsa, já que em um dos capítulos coordenadores de algumas secretarias são equiparados a secretários e subs.
Publicado na edição deste sábado (21) da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
SJB: Diário Oficial com 42 nomeações
20/01/2017 | 04h08
Divulgação
Prefeita Carla Machado e o vice Alexandre Rosa / Divulgação
O Diário Oficial desta sexta-feira (20) trouxe 42 nomeações para o governo Carla Machado (PP). Entre os nomes, Denise Machado de Souza Gomes, esposa do vereador Ronaldo Gomes (Pros), como subsecretária de Educação e Cultura. A maior parte dos nomeados foram na secretaria de Saúde, com 38 portarias
Confira todas as nomeações por secretaria:
– Educação e Cultura
Denise Machado de Souza Gomes – Subsecretária (CCE-1)
– Meio Ambiente
Plinio Alves Berto (CC-1)
– Procuradoria
Anie Cristini da Silva Vasconcelos (CC-2)
Thiago Silva de Souza Sá (CC-4)
– Saúde
Laura Monteiro Arêas Boechat (CCE-1)
Regina de Fátima Cursio (CC-5)
Nagib Jorge Felix Neto (CC-4)
Miriam Ribeiro Barbosa (CC-4)
Paulo Cesar Peçanha do Nascimento (CC-4)
Marcia Maria Abreu de Souza (FGE-1)
Helia Vargas Simões de Carvalho (CC-3)
Solange dos Santos de Souza Barbosa (CC-4)
Janaina Barbosa Magalhães de Azeredo (CC-4)
Miriam Gomes da Silva (CC-4)
Bernadete Barreto Gomes (CC-4)
Landa Maria Mendonça (CC-4)
Yuri Carneiro de Oliveira (CC-4)
Bianca Ernesto da Costa (CC-3)
Wagner Maciel Tavares (CC-3)
Pedro Junior Bastos dos Santos (CC-3)
João Filiphe da Silva Amaral (CC-3)
Edilamar Leitao Caldas (CC-3)
Alan Clair Moura da Silva (CC-1)
Iris Marize Bomgosto da Cunha (CC-2)
José Carlos Barcelos (CC-2)
Rita de Cassia Mota de Souza (CC-2)
Maria Anita Noronha Paes (CCE-1)
Luciane da Silva Paravidino (CC-1)
Ralph Amaro Rente Braz (CC-1)
Meirielly de Siqueira Corrêa Pedra (CC-1)
Luziane Azevedo Ambrosio Meireles (CC-1)
Helena Coelho Sant’Anna da Silva (CC-1)
Mariângela Aquino das Chagas Oliveira (FGE-1)
Roberto Fernandes Martins (FGE-1)
Flavio Dutra de Melo (FGE-1)
Cenilda Valiengo Melo (FGE-1)
Roberta Ribeiro Machado (FGE-1)
Eli Ferreira da Silva (FGE-1)
Cátia Maíza de Assis Rangel (FG-1)
Valter Rodrigues da Cruz (FG-1)
Carliana Nunes Moreira Barbosa (CC-4)
Marco Antônio R Oliveira (CC-4)
Comentar
Compartilhe