Prumo ganha prazo extra para resolver pendências de termelétrica
10/11/2017 | 03h29
A Prumo Logística recebeu um prazo extra para apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comprovantes de que resolveu pendências relacionadas ao projeto da termelétrica Novo Tempo, que a empresa adquiriu recentemente junto à Bolognesi e precisa estar em operação em 2020. De acordo com despacho da agência no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), a companhia terá até 24 de novembro para celebrar contratos de suprimento de gás, obter licenças devidas e fechar contratos de fornecimento e serviços para a usina.
A empresa responsável pelo projeto também deverá se responsabilizar, "inclusive financeiramente", pela realização de melhorias necessárias para o acesso da termelétrica ao sistema elétrico do país.
A companhia ainda deverá arcar com "custos de ressarcimento ao consumidor relativos a eventual falha no atendimento ao contrato devido a restrições de escoamento de energia para o sistema", segundo o despacho do órgão regulador.
Antes de vender o empreendimento, a Bolognesi avaliava que a termelétrica Novo tempo, com 1,2 gigawatt em capacidade, deveria receber investimentos de 3 bilhões de reais. A usina será implementada pela Prumo no Porto do Açu, em São João da Barra, e a empresa prevê iniciar obras em 2018.
Fonte: Extra
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Fila gigantesca para entrega de currículos no Açu; Prumo nega abertura de vagas
09/11/2017 | 12h35
A manhã desta quinta-feira (9) na praia do Açu, em São João da Barra, foi marcada por uma fila gigantesca para entrega de currículos. A informação, propagada nas redes sociais, é de vagas para a fase de construção da termoelétrica do Porto. A Prumo Logística, porém, já negou, por meio de sua página oficial no Facebook, que haja contratações imediatas. Os currículos estão sendo entregues ao Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Montagem e Manutenção (Sintramon), da cidade de Itaboraí, que está trabalhando para estender sua base até SJB. Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sticoncimo) nega a competência de atuação da outra associação de trabalhadores.
Para José Eulálio, presidente do Sticoncimo, essa movimentação do outro sindicato é “um golpe”. “Não existe nem meia vaga, que dirá a empregabilidade que eles estão informando. Eles estão aplicando isso para outra finalidade. Nós já acionamos o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho com as denúncias. A finalidade é usar esses currículos para fazer uma invasão de base ou outra coisa política”, afirmou.
Presidente do Sintramon, Paulo César Quintanilha não nega que esteja ampliando sua base para o município sanjoanense. Segundo ele, não caberia ao sindicato presidido por Eulálio atuação nesta área. Paulo César negou, porém, que tenha agendado a entrega de currículos. Acredita que esse movimento é por conta do alto índice de desempregados que com a chegada de um novo sindicata passam a ter a esperança de um emprego. “Existe uma empresa que atuou com a gente aqui na Comperj [Centro Petroquímico do Rio de Janeiro] que está indo pra lá [Porto do Açu]. Eu conversei com a empresa preocupado com a situação dos trabalhadores de SJB. Perguntei qual a possibilidade de priorizar o trabalhador de SJB, o trabalhador de Campos, evitando a chegada de pessoas na cidade para trabalhar”, disse.
A empresa responsável pelo Porto do Açu, a Prumo Logística, já havia emitido uma nota negando a abertura de vagas de emprego. como mostram as fotos que circulam nas redes sociais, a medida não surtiu efeito. Filas gigantescas foram formadas. Confira a nota do Porto: “O Porto do Açu esclarece que as informações veiculadas nas Redes Sociais sobre a abertura de vagas para a obra da termelétrica não procedem”. Nesta quinta, a Prumo voltou a afirmar que a informação não procede:
As filas gigantescas, com milhares de candidatos, foram formadas na rua Nestor Rocha da Silva.
A empresa Andrade Gutierrez, que é apontada como a que fará a obra da termoelétrica no Açu, também negou as contratações:
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Pezão e Hartung no Açu para parceria por ferrovia RJ-ES
08/11/2017 | 11h38
  • Governadores visitam Porto do Açu

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Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), estiveram no Porto do Açu, em São João da Barra, nesta quarta-feira (8) para celebrar uma parceria para o desenvolvimento do projeto da EF 118, ferrovia que ligará os dois estados, passando pelo complexo portuário sanjoanense. Eles assinaram uma carta, endereçada ao presidente Michel Temer (PMDB), reiterando a importância da instalação de um corredor ferroviário entre as cidades do Rio de janeiro e Vitória.
Pezão afirmou que ligou para Temer e o presidente agendou uma reunião na próxima terça-feira (14) para tratar do assunto. “A gente tem de ver se esses recursos serão destinados para cá. Vamos lutar juntos, os dois estados, e por isso a gente quer conversar com o presidente Michel Temer imediatamente para ver se a gente faz essa parceria e destina esses recursos dessa concessão pra fazer esse trecho. Vai ter uma parte pública e uma parte privada”.
Hartung, governador do ES, ressaltou a necessidade da parceria entre os dois estados. "Precisamos 'amarrar os bigodes'. Ao invés do Rio puxar pra lá e o Espírito Santo puxar pra cá; ao invés dos empresários cariocas puxarem para um lado e os empresários capixabas pro outro, a gente quer somar forças para ir ao presidente da República. Isso vai criar um pulmão de logística que não é para o Rio, não é para o Espírito Santo, é para o Brasil. Se ficarmos olhando para o próprio umbigo, vamos perder esse recurso", disse.
Autorizada pelo governo federal ainda em 2015, como parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff, a construção da linha férrea tem orçamento inicialmente previsto de R$ 5,5 bilhões e a concessão será por meio de Parceria Público Privadas (PPP). O Governo do RJ chegou a negociar com empresários chineses investimentos para o empreendimento.
Os prefeitos de SJB, Carla Machado (PP); de Campos, Rafael Diniz (PPS), e de SFI, Francimara Barbosa Lemos (PSB), além de vereadores e membros das administrações municipais e dos Estados, deputados estaduais e federais também estiveram no Porto do Açu para o evento.
A prefeita Carla Machado afirmou que a concretização da ferrovia que ligará os dois estados será de fundamental para o desenvolvimento da região. “Com certeza, a região Norte Fluminense, que detém um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, logo estará promovendo o desenvolvimento da nossa nação, sendo benéfico não só para nós aqui. O futuro é aqui em SJB, no norte do Estado”.
Para Rafael Diniz, a ferrovia “é mais uma luz que se abre não apenas para Campos, mas para toda região, que precisa repensar as cidades para além dos royalties”. O prefeito afirmou, ainda, que “esse caminho surge como uma das grandes chances de desenvolvimento da nossa região”.
Veja a carta que foi assinada pelos governadores e pelo presidente da Prumo Logística, empresa responsável pelo Porto do Açu, José Magela. O documento também foi assinado por entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Ação, entre outros:
Mais informações na edição desta sexta-feira (9) da Folha da Manhã.
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Terminal Multicargas do Porto do Açu recebe primeiro navio do tipo Panamax
11/09/2017 | 09h17
O Porto do Açu registrou mais um marco, com a atracação do primeiro navio Panamax no Terminal Multicargas (Tmult), na primeira semana deste mês. A embarcação White Whale, vinda de Vancouver, no Canadá, trouxe 39 mil toneladas de carvão para o Açu e foi descarregada com o apoio de 18 carretas que fazem o transporte de carga do cais para o pátio de graneis do terminal.
Panamax é o termo usado para as embarcações que alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá até 2016, quando o canal foi ampliado. O primeiro navio deste porte a atracar no terminal tem 225 metros de comprimento, 32 metros de largura e 10 metros de calado.
— É um orgulho para o nosso time do Tmult estar envolvido no registro de mais um marco para o empreendimento. A nossa missão é trabalhar para que toda a operação aconteça de forma segura e eficiente. Foi assim com o primeiro Panamax e será também com os próximos que virão — afirmou Marcelo Patrício, gerente geral de operações do terminal.
O Tmult, em operação desde junho de 2016, já movimenta bauxita, coque, carvão siderúrgico, carga de projetos e carga geral. Além disso, tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos, contêineres e veículos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o terminal conta com 160 mil m² de área alfandegada.
Fonte: Ascom
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Terminal Multicargas do Porto do Açu bate recorde de produtividade
23/08/2017 | 06h20
O Porto do Açu alcançou seu recorde de produtividade na movimentação de coque, realizada ao longo da última semana, no Terminal Multicargas (Tmult). O navio Themistocles, que estava carregado com 53 mil toneladas do granel, ficou em operação de quarta-feira à sábado, completando uma média de descarregamento de 16,3 mil toneladas por dia. A produtividade aumentou em 20,6%, se comparada ao último recorde registrado, em uma operação com carvão, em março deste ano.
A descarga do material foi otimizada pelo suporte de 18 caminhões basculantes na movimentação, que inclui o transporte da carga desde o cais até o pátio de granéis. Os veículos pertencem à Cooperlog, uma cooperativa de transporte de São João da Barra, que foi contratada pelo Porto do Açu para atuar também nas próximas três operações envolvendo granéis sólidos no Tmult. Estão previstas, até setembro, a chegada de mais 50 mil toneladas de coque e outras 100 mil de carvão.
A cooperativa sanjoanense, que já havia prestado serviço para outras empresas instaladas no Porto, está otimista com o resultado do primeiro trabalho no Terminal Multicargas. “Ter a oportunidade de atuar dentro do Porto do Açu, no nosso município, é essencial para a nossa cooperativa, que foi criada no último ano. Além deste contrato ser fundamental para nossos 23 cooperados, ele possibilita o trabalho perto de casa e das nossas famílias. Agora, nosso objetivo é nos estruturar ainda mais para atender novas demandas do Complexo Portuário”, afirmou Alberto Pereira Chagas, presidente da Cooperlog.
Multicargas
O Terminal Multicargas do empreendimento, em operação desde junho de 2016, já movimenta bauxita, coque, carvão siderúrgico, carga de projetos e carga geral. Além disso, o terminal tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos, contêineres e veículos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o Tmult conta com 160 mil m² de área alfandegada.
Bons ventos
O dia é de boas notícias envolvendo o Porto do Açu. Antes do recorde divulgado pela assessoria da Prumo, o blog havia informado (aqui) que está em andamento, já com audiência pública marcada, o licenciamento para implantação do terminal portuário de importação e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL).
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Licenciamento do terminal de regaseificação no Açu com audiência marcada
23/08/2017 | 11h03
A Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), da secretaria de Estado de Ambiente, já publicou a convocação para audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) com relação ao requerimento da licença prévia para implantação do terminal portuário de importação e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL). A audiência será no dia 14 de setembro, às 19h, no Grussaí Praia Clube.
A Gás Natural Açu (GNA), subsidiária da Prumo Logística, é a responsável pelo empreendimento. Neste mês, a GNA informou ao mercado a assinatura de contrato com a Siemens para desenvolvimento, implantação e exploração da UTE GNA I, do Terminal de Regaseificação do Açu e outros potenciais projetos no Complexo Industrial do Porto do Açu.
Desde o ano passado o Porto do Açu passou a ter como foco petróleo e derivados, aproveitando a localização estratégica no Norte do Rio de Janeiro, o que facilita a ligação do o empreendimento à malha de transporte e campos produtores.
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Sem crise: Açu é quarto maior terminal privado em movimento de cargas
13/08/2017 | 12h35
O cenário de crise que assola o país, felizmente, não parece atormentar o Porto do Açu, em São João da Barra. O jornalista Lauro Jardim, em seu blog no jornal O Globo, destaca que no primeiro semestre de 2017 o Açu “tornou-se o quarto maior terminal privado do Brasil em movimentação de cargas, de acordo com dados da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários]. Há um ano, era o oitavo”.
Veja a nota publicada no blog do Lauro Jardim:
Blog hospedado no jornal O Globo
Blog hospedado no jornal O Globo / Reprodução
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Questionado sobre propina envolvendo o Porto do Açu, Eike fica em silêncio
03/08/2017 | 06h14
Foto: Agência Brasil
O empresário Eike Batista foi questionado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio, sobre o pagamento de propinas para o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). Eike disse ao juiz que o relacionamento com o governo do Rio começou com os projetos para construção do Porto do Açu, no Norte do Estado, e do porto do Sudeste, na Baía de Sepetiba, ainda quando a ocupante do cargo era Rosinha Garotinho (atual PR). Quando Bretas, o juiz da Lava Jato no Rio, perguntou diretamente se houve algum acerto de propina para viabilizar esses empreendimentos, o empresário disse que pretende colaborar com a Justiça, que é seu dever — mas, por sugestão específica dos advogados, ia permanecer em silêncio. A postura reforça a tese de uma delação premiada do empresário.
No depoimento à Justiça Eike admitiu ter emprestado aeronaves ao ex-governador e reiterou querer “colaborar 100% com a Justiça”. O empresário afirmou que, quando tinha três aviões, as pessoas “sabiam que [os aviões] estavam parados” e pediam emprestado. “E é difícil dizer não ao governador. Mas na época do acidente disse que não emprestaria mais os aviões para políticos”, disse nessa segunda-feira (31).
Eike faz referência a um acidente ocorrido em junho de 2011, a queda de um helicóptero próximo à praia de Itapororoca, no distrito de Trancoso, na cidade de Porto Seguro, sul da Bahia. O dono do helicóptero, Marcelo Almeida, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, teria emprestado a aeronave para transporte de Cabral e convidados do ex-governador.
Flavio Godinho, que foi braço direito de Eike, também foi ouvido, mas preferiu o silêncio. Os dois estão cumprindo prisão domiciliar. Eles foram detidos em janeiro deste ano na operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato no Rio. Cabral foi preso em novembro do ano passado, no âmbito da Calicute, também um desdobramento da Lava Jato, e encontra-se em regime fechado na Cadeia Pública José Frederico Marques em Benfica, zona norte do Rio.
Com informações da Valor Econômico
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Porto do Açu assina contrato de parceria com o segundo maior porto da Europa
24/07/2017 | 09h13
A Prumo Logística, empresa que opera e desenvolve o Porto do Açu, divulgou nesta segunda-feira (24) ao mercado a assinatura de um contrato com o Porto de Antuérpia Internacional (PAI) — subsidiária da autoridade portuária da Antuérpia e segundo maior porto da Europa.
De acordo com o contrato, a PAI irá investir US$ 10 milhões na Porto do Açu SA, subsidiária da Prumo e responsável pela operação do Terminal Multicargas (Tmult) e aluguel de áreas no complexo portuário. Pelo investimento, a empresa irá deter 1,176% do capital social da Porto do Açu, além de contar com um assento no conselho de administração da subsidiária. O documento também prevê a opção de investimento de outros US$ 10 milhões, em até 18 meses, ampliando a participação do PAI para 2,352%.
Para José Magela, CEO da Prumo, a parceria confirma a grande atratividade do Porto do Açu. “Esta parceria é a união da experiência e do conhecimento na operação e no desenvolvimento de um complexo Porto Industria com a eficiência e as oportunidades oferecidas pelo Porto do Açu”, disse o executivo.
Jacques Vandermeiren, CEO do Porto da Antuérpia afirma: “Nós escolhemos investir no Porto do Açu, entre outros portos, devido à sua localização estratégica perto de campos de petróleo e gás, além de estar na região sudeste — principal área econômica do país. Além disso, o Açu é um exemplo de porto privado de sucesso e já operacional, desenvolvido por um parceiro confiável e com foco na sustentabilidade. Finalmente, é uma oportunidade única para o PAI participar do desenvolvimento de um porto, ao mesmo tempo em que aumenta a posição da Antuérpia na América Latina, tornando-o porto preferencial para o continente”.
A PAI é uma subsidiária da autoridade portuária da Antuérpia, e foi criada para participar e investir em portos no exterior e projetos relacionados a portos em regiões estratégicas como o Brasil. O Porto da Antuérpia está entre os maiores do mundo. Movimenta 210 milhões de toneladas no transporte marítimo internacional e possui área total de 120 km². Atualmente, o Brasil é o 6º maior parceiro comercial do Porto da Antuérpia, com cerca de 6,4 milhões de toneladas de frete trocadas anualmente.
Fonte: Assessoria
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Porto do Açu recebe visita de embaixador e de empresários da China
30/06/2017 | 06h51
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, acompanhado de uma comitiva de cerca de 20 empresários chineses, foi recebido pelo Porto do Açu, durante visita ao empreendimento, nesta sexta-feira. Dando seguimento a um primeiro encontro, realizado em São Paulo, no início de junho, os empresários estiveram “in loco” para conferir os potencias e as possibilidades de negócios do Complexo Portuário do Açu.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Prumo Logística, José Magela, e pelos diretores Fernando Henrique Schuffner e Marcelo Veloso. No encontro, Magela reforçou os benefícios que ambos os países podem ter com a maior sinergia entre o Porto e a China. “O Complexo Portuário do Açu reúne todas as condições para se tornar o Porto da China no Brasil. Temos localização privilegiada, área disponível e podemos receber embarcações de grande porte. A China é um dos principais parceiros estratégicos do Brasil, e tenho certeza que o Porto do Açu pode oferecer uma série de oportunidades de investimentos para as empresas chinesas”, garantiu Magela.
Durante a visita, a comitiva percorreu os terminais de Minério de Ferro (Ferroport), de Petróleo (Açu Petróleo) e Multicargas (T-MULT), além do Parque Industrial, onde ficam as empresas instaladas no Complexo Portuário. Um dos pontos destacados no encontro foi a localização estratégica do Porto do Açu para a indústria de O&G, além da capacidade do empreendimento de absorver novas indústrias de grande porte, de receber grandes embarcações e de movimentar variados tipos de carga, como petróleo, granéis sólidos em geral e carga de projeto.
Outro diferencial do empreendimento abordado no evento é o desenvolvimento de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio, destinada à instalação de empresas com 80% de sua produção voltada para a exportação. Instalada na retroárea do Porto, a ZPE será uma alternativa para empresas chinesas se instalarem no Porto do Açu e escoarem seus produtos para as Américas.
O embaixador da China no Brasil falou sobre as oportunidades de negócios que o Porto do Açu apresenta. “Nós ficamos muito impressionados com a dimensão do Porto do Açu. O empreendimento avançou muito rápido se comparado a outros portos do mundo. A visita de hoje foi importante para estreitarmos os nossos laços e tratarmos as possibilidades de cooperação entre as empresas chinesas e o Complexo Portuário. Tenho certeza de que temos potencial para futuros negócios”, afirmou Li Jinzhang.
Operacional desde outubro de 2014, o Porto do Açu já recebeu cerca de R$ 12 bilhões em investimentos realizados pela Prumo e pelas empresas que operam no local.
Fonte: Assessoria
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Arnaldo Neto

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