Eleitorado sanjoanense distrito a distrito
30/09/2016 | 17h45
urna-eletronica-nas-eleicoes-municipais-1347637951253_300x300Assim como em todo país, os eleitores sanjoanenses vão às urnas no próximo domingo para escolher o prefeito, vice e os vereadores que ficarão no cargo de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. São 37.631 eleitores aptos a votar em 2 de outubro, número que é superior ao da projeção do IBGE para a população de São João da Barra neste ano (confira aqui). São 112 seções eleitorais, divididas nos seis distritos do município. E qual o peso de cada um dos distritos sanjoanenses? Na sede do município, na “pedra”, o eleitorado é o maior: 9.325. São 27 seções divididas em quatro escolas: Alberto Torres, Cenecista, Ciep e Domingos Fernandes da Costa. O segundo maior eleitorado está no 5º distrito (Açu, Água Preta, Cazumbá, Estrada da Coruja, Mato Escuro, Palacete e Pipeiras). São 8.883 eleitores divididos em 30 seções. Candidato à reeleição, o prefeito Neco vota na seção 84, no escola João Coelho da Silva, em Cazumbá. A praia de Grussaí concentra a terceira maior fatia do eleitorado sanjoanense. São 6.891 cidadãos aptos a votar, espalhados em 19 seções. Logo depois aparece Atafona, com 6.287 eleitores cadastrados, distribuídos em 18 seções eleitorais. A candidata a prefeita Carla Machado (PP) vota na seção 2, no Colégio Estadual Dr. Newton Alves, de Atafona. Barcelos concentra 3.985 eleitores do município, que estão distribuídos em 11 seções. Já as localidades de Cajueiro/Degredo somam 2.260 eleitores, com sete seções eleitorais.
Comentar
Compartilhe
Campanha em SJB de tiro curto, mas com muitos comícios
30/09/2016 | 16h25
comicios Com uma campanha de tiro curto, muitos candidatos optaram em apostar nas caminhadas, reuniões com lideranças e diminuíram o ritmo intenso de comícios. Mas em São João da Barra não foi bem assim. As reuniões em praças públicas chegaram a acontecer de quarta a sábado em algumas semanas. No entanto, como determina a Justiça Eleitoral, nessa quinta (29) os comícios foram encerrados. Vestidos de azul, os correligionários do prefeito Neco (PMDB), candidato à reeleição, encerraram seus comícios na localidade da Cehab, em Atafona. De vermelho, os que apoiam a candidata Carla Machado (PP) fizeram seu último comício na praça São João Batista, na sede do município. Carla comentou sobre a campanha em seu perfil nas redes sociais. “Essa campanha só nos trouxe alegria, permitindo que estivéssemos juntinhos durante toda a nossa jornada, devolvendo a esperança ao nosso povo. A nossa luta é para que o sanjoanense volte a sorrir”. Neco também falou sobre a reta final da campanha. “Milhares de pessoas ouviram nossas propostas, as verdades. É preciso sempre esclarecer os fatos. Esta campanha mostrou que o bem vai vencer o mal”. A campanha em SJB foi bastante inflamada. Em alguns momentos, como no desfile cívico de 7 de Setembro e após o debate entre os candidatos no Instituto Federal Fluminense (IFF), os nervos estiveram exaltados. Nenhum caso grave de violência foi registrado. Daqui a dois dias, como rege a democracia, a vontade das urnas será soberana. Publicado na edição desta sexta-feira (30) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Vale Voto: habeas corpus do TSE não é da secretária de Rosinha
29/09/2016 | 16h13
[caption id="attachment_9673" align="aligncenter" width="300"]secretaria-policia-federal-1 Secretária foi presa na semana passada[/caption] Não é verídica a informação divulgada nesta quinta-feira (29) no programa de rádio “Fala Garotinho” sobre um habeas corpus concedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Ribeiro. Ela foi presa na última sexta-feira (23) durante a operação “Vale Voto”, da Polícia Federal. Além de Ana Alice, também foi presa Gisele Koch, coordenadora do programa Cheque Cidadão. Em seu blog, Garotinho informou que houve um “ruído de comunicação”: “Embora o jurídico da nossa campanha tenha afirmado em entrevista durante o meu programa de rádio que a questão relativa à secretária Ana Alice já estava resolvida, houve um equívoco, já que o deferimento pelo ministro Luiz Fux foi num caso praticamente idêntico, o que gerou esse ruído de comunicação. Portanto não houve ainda decisão do caso, nem favorável, nem contrária”. Após as prisões, o  delegado Paulo Cassiano Júnior comentou sobre o caso. “A investigação diz respeito ao descumprimento do fim público do Cheque Cidadão, que está sendo utilizado para a compra de votos em benefício de candidatos a vereador e candidato a prefeito apoiado pelo atual governo”, afirmou. Atualização às 16h25: A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que Ana Alice Ribeiro Lopes e Giselle Koch Soares estão no Presídio Nilza da Silva Santos, em Campos.
Comentar
Compartilhe
SJB paga servidores efetivos
29/09/2016 | 09h50
dinheiro_no_bolsoA Prefeitura de São João da Barra paga nesta quinta-feira  (29) o salário referente ao mês de setembro dos seus servidores efetivos. Ainda não há data definida para o pagamento dos contratados e comissionados, mas exite a expectativa de que seja feito até sexta-feira (30). A data do depósito do salário dos efetivos segue o calendário divulgado no início do ano.
Comentar
Compartilhe
Candidatos no Porto do Açu
28/09/2016 | 20h20
carla_1 Mesmo com a agenda apertada desta reta final de campanha, os candidatos a prefeito de São João da Barra Neco (PMDB) e Carla Machado (PP) devem comparecer nesta quinta-feira (29) ao Porto do Açu, durante a visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e de um grupo de deputados que integram a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal (confira detalhes aqui). O objetivo da visita é conhecer o porto e as características que o tornam apto a sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Os dois candidatos à Prefeitura sanjoanense sabem da importância do porto para livrar o município da dependência dos royalties.
Comentar
Compartilhe
Odebrecht vai desvendar apelidos dos beneficiários de propina
28/09/2016 | 10h18
odebrechtExecutivos da Odebrecht trabalham para identificar todos os apelidos dados a beneficiários de caixa dois e propina distribuída pelo grupo. Durante o trabalho para a construção do acordo de colaboração com o MPF, eles se debruçaram sobre o material e chegaram a uma conclusão. Como a seleção de nomes era feita individualmente, não de maneira coordenada, há casos de pessoas diferentes com o mesmo apelido e casos em que um mesmo beneficiário tem mais de um apelido. A Odebrecht tem 14 braços e cada um cuidava de dar os codinomes. A revelação dos apelidos numa reunião entre os executivos causou um momento de descontração em meio à tensão da Lava Jato, uma vez que um desconhecia a alcunha dada pelo outro. Em alguns casos, o comentário era: “Como eu não pensei nesse?”. Fonte: Coluna do Estadão
Comentar
Compartilhe
SJB: nota do MP fala em possíveis irregularidades com RPAs e contratações diretas
27/09/2016 | 19h48
IMG-20160927-WA0056O Ministério Público Eleitoral divulgou nota pública sobre as buscas e apreensões de documentos na Prefeitura de São João da Barra (veja mais detalhes aqui) nesta terça-feira (27). O e-mail é assinado pelo promotor eleitoral Matheus Rezende. Confira: “O Ministério Público Eleitoral, no exercício do poder de polícia de fiscalização nas eleições municipais de 2016, através da 37ª Promotoria Eleitoral, representou ao juízo da 37ª Zona Eleitoral pela busca e apreensão em órgãos da Prefeitura Municipal de São João da Barra com a finalidade de apurar inúmeras denúncias sobre a irregularidade nas contratações através de Recibos de Pagamentos a Autônomos – RPAs e contratação direta. O mandado foi cumprido nesta data (dia 27). As apreensões foram realizadas pela equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, que contou com o apoio do GAP – Grupo de Apoio aos Promotores. Os documentos serão analisados e encaminhadas ao juízo competente para apuração, em tese, da prática de abuso de poder político e econômico. A informação é de que haveria indevida motivação eleitoral de pré-candidatos aos cargos do Poder Legislativo Municipal com indicação das pessoas a serem contratadas para diversos setores na Prefeitura Municipal de São João da Barra em troca de apoio político e eleitoral. O Ministério Público Eleitoral reafirma o seu compromisso com a integridade e igualdade no processo eleitoral, a fim de que os eleitores possam exercer de forma livre o direito ao sufrágio”.
Comentar
Compartilhe
Ministro com visita ao Porto do Açu agendada para quinta
27/09/2016 | 15h37
marcos-pereira-prb-foto-douglas-gomesO Porto do Açu recebe, nesta quinta-feira (29) a visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e de um grupo de deputados que integram a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal. O objetivo é conhecer o porto e as características que o tornam apto a sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A previsão é que a ZPE, que será a segunda do estado do Rio de Janeiro, e a primeira da região Norte Fluminense, esteja constituída em 18 meses. As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. Segundo agendamento — A visita ao Porto do Açu chegou a ser agendada para o mês de julho (aqui), mas foi desmarcada por uma mudança na agenda do ministro.  
Comentar
Compartilhe
Prefeitura de SJB emite nota de esclarecimento sobre fiscalização do MP
27/09/2016 | 14h25
IMG-20160927-WA0056“A Prefeitura de São João da Barra esclarece que a presença de agentes do Ministério Público em secretarias municipais na data de hoje, 27 de setembro de 2016, foi motivada através de uma denúncia anônima feita junto ao Ministério Público Eleitoral, que obteve medida deferida pelo juízo da 37ª Zona Eleitoral de São João da Barra, determinando a busca e apreensão dos contratos de trabalho celebrados pelo Regime de Prestação Autônoma (RPA). O Promotor de Justiça Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que acompanha o cumprimento do mandado, esclarece que a denúncia foi feita em desfavor de alguns vereadores e pré candidatos ao cargo de vereador e que até o momento não há indícios contra o prefeito José Amaro Martins de Souza. Esclarece ainda que o Ministério Público atua de forma imparcial e com equilíbrio, não tendo nenhum objetivo em desestabilizar o procedimento eleitoral. Os nomes dos denunciados permanecem em sigilo de justiça”. Confira mais detalhes sobre a ação do MP, que apura supostas irregularidades em contratos da Prefeitura, aqui.
Comentar
Compartilhe
Carla: Neco atribui a mim tudo de errado em sua administração
27/09/2016 | 14h21
[caption id="attachment_9507" align="alignleft" width="300"]Carla_ Carla rebateu declarações do prefeito (Foto: Michelle Richa)[/caption] Adversária de Neco (PMDB) no pleito deste ano, Carla Machado (PP) disse não se surpreender com o fato de o prefeito atribuir a ela (aqui) a ação do Ministério Público na Prefeitura que apura possíveis contratações irregulares (confira aqui). Segundo Carla, o MP “deve investigar o uso da máquina administrativa no processo eleitoral”. Confira o posicionamento da candidata: — Não é novidade pra mim o prefeito me culpar sobre a ação do MP na Prefeitura, já que todas as coisas negativas da sua administração ele atribui a responsabilidade a mim. Acho que o meu adversário ao invés de arrumar culpados, deveria era ter feito uma administração melhor já que mais de 75% da população desaprova o seu governo. O Ministério Público deve investigar o uso da máquina administrativa no processo eleitoral, já que pessoas foram demitidas sem receber sequer  seus salários e a Prefeitura contratou outras centenas de pessoas através de RPA’s e mesmo na “crise” alegada por eles, nomeiam apadrinhados políticos quase que diariamente — afirmou Carla.
Comentar
Compartilhe
Neco atribui à adversária ação do MP para apurar possíveis irregularidades
27/09/2016 | 13h56
[caption id="attachment_9493" align="alignleft" width="300"]f90c43c152495da03ebd0887457017c2_390x293 Declaração foi publicada nas redes sociais (Foto: Michelle Richa)[/caption] O prefeito Neco comentou em seu perfil no Facebook sobre a ação de fiscalização do Ministério Público na Prefeitura de São João da Barra (confira aqui). Ele atribuiu o “ataque” como estratégia de sua adversária política. A disputa sanjoanense é polarizada, com o candidato à reeleição e sua ex-aliada e antecessora no cargo, Carla Machado (PP). Confira a mensagem do prefeito: — Venho chamar a atenção de todos vocês sanjoanenses! Minha adversária tentou me intimidar de todas as formas e não conseguiu. Agora partiu para o ataque administrativo me denunciando ao Ministério Público, denunciando os contratados para suprir carências nas escolas, postos médicos e todas as secretarias. Graças a Deus que não fizemos nada de errado, sempre respeitamos as leis! — escreveu no Facebook.
Comentar
Compartilhe
MP apura possíveis contratações irregulares na Prefeitura de SJB
27/09/2016 | 12h17
IMG-20160927-WA0056Uma operação da 37ª Promotoria Eleitoral em São João da Barra foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27) com o objetivo de apurar denúncias de possíveis contratações irregulares de funcionários de forma indevida, com motivação eleitoral, por suposta indicação de candidatos a vereador. A confirmação é da assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A ação cumpre mandados de busca e apreensão no setor de Administração e Folha de Pagamento da Prefeitura, bem como nas secretarias de Saúde; Transporte e Trânsito; Turismo, Esporte e Lazer; e Educação e Cultura. f90c43c152495da03ebd0887457017c2_390x293Neco: “Não fizemos nada de errado, sempre respeitamos as leis!” O prefeito Neco comentou em seu perfil no Facebook a ação de fiscalização do Ministério Público na Prefeitura de São João da Barra ele atribuiu o “ataque” como estratégia de sua adversária política. A disputa sanjoanense é polarizada, com o candidato à reeleição e sua ex-aliada e antecessora no cargo, Carla Machado (PP). Confira a mensagem do prefeito: — Venho chamar a atenção de todos vocês sanjoanenses! Minha adversária tentou me intimidar de todas as formas e não conseguiu. Agora partiu para o ataque administrativo me denunciando ao Ministério Público, denunciando os contratados para suprir carências nas escolas, postos médicos e todas as secretarias. Graças a Deus que não fizemos nada de errado, sempre respeitamos as leis! — escreveu no Facebook. (Atualização às 13h50) Carla_ Carla: “Todas as coisas negativas da sua administração ele atribui a responsabilidade a mim” Adversária de Neco no pleito deste ano, Carla Machado (PP) disse não se surpreender com o fato de o prefeito atribuir a ela a ação do MP na Prefeitura. Segundo Carla, o MP “deve investigar o uso da máquina administrativa no processo eleitoral”. Confira o posicionamento da candidata: — Não é novidade pra mim o prefeito me culpar sobre a ação do MP na Prefeitura, já que todas as coisas negativas da sua administração ele atribui a responsabilidade a mim. Acho que o meu adversário ao invés de arrumar culpados, deveria era ter feito uma administração melhor já que mais de 75% da população desaprova o seu governo. O Ministério Público deve investigar o uso da máquina administrativa no processo eleitoral, já que pessoas foram demitidas sem receber sequer  seus salários e a Prefeitura contratou outras centenas de pessoas através de RPA's e mesmo na “crise” alegada por eles, nomeiam apadrinhados políticos quase que diariamente — afirmou Carla. (Atualização às 14h16) Prefeitura sjb Prefeitura emite nota e diz que não há indícios contra o prefeito Neco: “A Prefeitura de São João da Barra esclarece que a presença de agentes do Ministério Público em secretarias municipais na data de hoje, 27 de setembro de 2016, foi motivada através de uma denúncia anônima feita junto ao Ministério Público Eleitoral, que obteve medida deferida pelo juízo da 37ª Zona Eleitoral de São João da Barra, determinando a busca e apreensão dos contratos de trabalho celebrados pelo Regime de Prestação Autônoma (RPA). O Promotor de Justiça Matheus Gabriel dos Reis Rezende, que acompanha o cumprimento do mandado, esclarece que a denúncia foi feita em desfavor de alguns vereadores e pré candidatos ao cargo de vereador e que até o momento não há indícios contra o prefeito José Amaro Martins de Souza. Esclarece ainda que o Ministério Público atua de forma imparcial e com equilíbrio, não tendo nenhum objetivo em desestabilizar o procedimento eleitoral. Os nomes dos denunciados permanecem em sigilo de justiça”. (Atualização às 14h33) Confira a cobertura completa na edição desta quarta-feira (28) da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
Neco faz comícios em Barcelos, sede e Cehab
27/09/2016 | 10h57
14444839_979280062182901_6999245801931357020_oA última semana de campanha eleitoral promete ser mais que que as anteriores em São João da Barra. Na reta final, com as últimas definições, os políticos sanjoanenses apostam na série de comícios de terça-feira (27) a quinta-feira (29), prazo limite pela lei eleitoral para realização desse tipo de evento. Os compromissos do candidato à reeleição Neco (PMDB), da coligação “Unidos por São João da Barra”, realiza comícios nesta terça em Barcelos, 6º distrito de SJB.  Na quarta-feira (28), o evento será realizado na na sede do município de São João da Bara, com comício na praça São João Batista. O encerramento será em Atafona, na localidade da Cehab. Todos os eventos estão marcados para as 19h. Quinta-feira é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Também será encerrada a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Comentar
Compartilhe
Carla Machado com comícios em Mato Escuro, Atafona e na sede
27/09/2016 | 10h54
14469726_895654320568991_2975981400108517286_nA última semana de campanha eleitoral promete ser mais que que as anteriores em São João da Barra. Na reta final, com as últimas definições, os políticos sanjoanenses apostam em série de comícios de terça-feira (27) a quinta-feira (29), prazo limite pela lei eleitoral para realização desse tipo de evento. Os compromissos da candidata Carla Machado (PP), da coligação “São João da Barra vai voltar a sorrir”, realiza comícios nesta terça na localidade de Mato Escuro, 5º distrito de SJB.  Na quarta-feira (28), o evento será realizado na praça Nossa Senhora da Penha, em Atafona. O encerramento será na sede do município de São João da Bara, com comício na praça São João Batista. Todos os eventos estão marcados para as 19h. Quinta-feira é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Também será encerrada a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Comentar
Compartilhe
SJB com mais duas pesquisas até o dia da eleição
26/09/2016 | 17h57
aereasaojoao_NovaNeste domingo, 2 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições municipais por todo país. Mas até a decisão da população nas urnas, algumas pesquisas serão divulgadas. Em São João da Barra, por exemplo, onde a decisão para prefeito acontece em turno único, duas novas sondagens poderão ser divulgadas até a véspera do pleito. A partir de 29 de setembro, o instituto Telescópio Pesquisa Inteligente está autorizado a divulgar uma sondagem realizada entre os dias 24 e 27 deste mês. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-03264/2016. O contratante é o próprio instituto. O instituto “Agora Pesquisa” tem uma sondagem registrada para divulgação no dia 1º de outubro. A pesquisa, com período de realização entre os dias 25 e 26, está registrada desde o domingo (25) no TSE com o protocolo RJ-04802/2016. O contratante também é o próprio instituto.
Comentar
Compartilhe
Ibope aponta Carla Machado com ampla vantagem em SJB
26/09/2016 | 13h02
IMG-20160925-WA0101A pesquisa Ibope em São João da Barra, encomendada pelo jornal macaense Diário da Costa do Sol, foi divulgada nesse domingo (25), como previsto. A candidata Carla Machado (PP) aparece com 69% das intenções de voto na consulta estimulada, ante 22% do atual prefeito, Neco (PMDB). Brancos e nulos somam 4%; já os indecisos representam 5%. Considerando apenas as intenções de votos válidas, com a exclusão dos brancos, nulos e dos que não responderam, Carla tem 76%, enquanto Neco chega a 24%. Na avaliação de intenção de voto espontânea, aquela sem a apresentação dos nomes dos candidatos, , mais uma vez Carla lidera com 65% das intenções, contra 19% para Neco. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 11% não souberam ou preferiram não opinar. A rejeição também foi aferida pelo instituto. Neco liderou com 66%, contra 19% de Carla (PP). Poderiam votar em todos 6% dos entrevistados. Não souberam ou preferiram não opinar, 10%. O Ibope ouviu 406 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro de 2016. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi contratada pelo Diário da Costa do Sol e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-02605/2016. Polêmica — A pesquisa Ibope em SJB foi denunciada pelo prefeito Neco como “fraudulenta” (aqui). A coligação dele chegou a recorrer à justiça Eleitoral para impedir a publicação da pesquisa. Entretanto, o juiz Leonardo Cajueiro d'Azevedo indeferiu o pedido de liminar. Pro4 — A última sondagem do Pro4 divulgada pela Folha apontou Carla com 79,2% dos votos válidos, conta 20,8% do prefeito Neco. Confirma mais detalhes aqui.
Comentar
Compartilhe
Caixa d'água de Atafona é interditada pela Defesa Civil
24/09/2016 | 19h22
[caption id="attachment_7987" align="alignleft" width="300"](Foto: Leandro caldas/Facebook) (Foto: Leandro caldas/Facebook)[/caption] A Defesa Civil de São João da Barra notificou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), sobre a interdição na última quinta-feira (22) da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atafona, localizada, na João Batista de Almeida (mais conhecida como a rua da Caixa d’água). No entanto, o abastecimento está garantido e vem sendo feito a partir de um poço aberto pela empresa, na chegada da praia. Após vistoria, técnicos do órgão municipal constataram que o reservatório desativado corre o risco iminente de desabamento, estabelecido no Código Brasileiro de Desastres. A estação, construída no final dos anos 60 foi ampliada com o crescimento populacional da praia com novos reservatórios, para dar suporte ao grande número de imóveis que começaram a surgir. Ela se encontra em área de erosão costeira classificada como área de risco muito alto, e vem sendo bastante castigada com as ressacas do mar ao longo dos anos. O coordenador de Defesa Civil municipal, Felício Valiengo, ressaltou que os responsáveis pelo imóvel terão um prazo de sete dias a contar da data de recebimento do termo de interdição para providenciar a demolição e a retirada dos entulhos. Eles também devem comparecer à Defesa Civil, para apresentação do laudo sobre as ações implementadas. — O não cumprimento do termo de interdição resultará em pena de ação coercitiva, que consiste em demolição e reparação pelo poder público municipal — explicou. Na Folha — Em matéria publicada no dia 20 de julho, a Folha da Manhã falou sobre a possibilidade de interdição e posterior demolição da caixa d'água de Atafona. Confira aqui.
Comentar
Compartilhe
SJB recebe royalties com queda de 9%
23/09/2016 | 18h56
PlataformaA Prefeitura de São João da Barra receberá R$ 6.053.262,95 nesta segunda-feira (26) referente aos royalties de petróleo do mês de setembro. O valor é 9,1% inferior ao repassado no mês passado, quando a administração pública recebeu R$ 6.658.764,50. Confira o valor dos royalties para todos os municípios da região aqui, na Folha Online, e na edição deste sábado (24) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Juiz nega liminar para suspender pesquisa Ibope em SJB
23/09/2016 | 09h53
[caption id="attachment_9579" align="aligncenter" width="214"]Prefeito apresentou fotos e vídeo que, na visão dele, configuraria fraude. Juiz não entendeu desta forma Prefeito apresentou fotos e vídeo que, na visão dele, configuraria fraudes. Juiz não entendeu desta forma[/caption] O juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo, da 37ª Zona Eleitoral, negou o pedido de liminar da coligação “Unidos por São João da Barra” para impugnar a pesquisa de intenções de votos do instituto Ibope registrada no município. Candidato à reeleição da coligação, o prefeito Neco (PMDB) denunciou em seu perfil nas redes sociais e também à justiça Eleitoral que a pesquisa teria “indícios de fraude que nitidamente tentam favorecer a candidata do Partido Progressista – PP”. Ainda de acordo com o prefeito, a sondagem era conduzida por “pessoa que é braço direito da minha adversária”. O juiz, no entanto, não entendeu desta forma: “As provas trazidas pela impugnante (a coligação) não são capazes de comprovar, em análise sumária e imediata, que houve manipulação de dados que caracterizem fraude na execução da pesquisa, apesar de sugerir a ocorrência de erros não amostrais que são passíveis de serem detectados pelos sistemas de controle e verificação do trabalho de campo. Acerca da existência de fraude ou erro não amostral melhor dirá a instrução”. A pesquisa Ibope pode ser divulgada pela contratante, uma vez que o juiz negou o pedido de liminar. A ação denunciada pelo prefeito, no entanto, continua em andamento. Neco pede, se comprovada a fraude, que seja cassado o registro de sua adversária, Carla Machado (PP). A denúncia de Neco (aqui) aconteceu após a divulgação da pesquisa Pro4 (aqui) que apontou Carla com 79,2% dos votos válidos, ante 20,8% dele. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-09108/2016. Neco aventou fraude nas pesquisas tanto do Pro4, quanto do Ibope, encomendada pelo jornal macaense Diário da Costa do Sol, prevista para divulgação a partir deste sábado (24). Os institutos de pesquisa rebateram as argumentações do prefeito (aqui), afirmando que existe um controle para evitar a contaminação da pesquisa.
Comentar
Compartilhe
Moro revoga prisão de Mantega
22/09/2016 | 12h53
Mantega_AgBrO juiz Sérgio Moro determinou a soltura imediata do ex-ministro Guido Mantega e revogou a prisão temporária (aqui). O despacho foi assinado por volta de meio dia e meia, por decisão de ofício, sem consultar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Moro afirma que as buscas já foram feitas. Ao decretar a prisão de Mantega, Moro não sabia sobre a cirurgia a que seria submetida hoje a mulher do ex-ministro. Fonte: O Globo
Comentar
Compartilhe
Secretário de Pesca é exonerado em SJB e dispara contra prefeito no Facebook
22/09/2016 | 11h16
O Diário Oficial da Prefeitura de São João da Barra trouxe nesta quinta-feira (22) uma mudança na secretária de Pesca. Joel Pinto Serra foi exonerado e para o seu lugar o prefeito Neco (PMDB) nomeou João Batista de Souza Vieira. Quem não gostou nada da mudança foi Joel. Como quase tudo que acontece em SJB vai parar nas redes sociais, dessa vez não foi diferente. Ele postou um longo texto, citando problemas que aconteceram na pasta ao longo de sua gestão. Segundo Joel, sua saída foi “forçada” por vereadores da base governista pelo fato de um dos seus filhos e duas noras declararem apoio a candidata de oposição, Carla Machado (PP). Confira a publicação: Joel_Face
Comentar
Compartilhe
Lava Jato em São João da Barra: um mandado de busca e apreensão
22/09/2016 | 09h13
aereasaojoao_NovaA 34ª fase da Operação Lava Jato, batizada “Arquivo X”, cumpre um mandado de busca e apreensão em São João da Barra. A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Federal de Curitiba, que deflagrou a ação nesta quinta-feira (22). Esta fase culminou com a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (aqui) e chegou a empresas do empresário Eike Batista, entre elas a OSX Construção Naval S.A. (que chegou a iniciar um empreendimento no Porto do Açu, em SJB). Existem também dois mandados a serem cumpridos em Cabo Frio: um de busca e apreensão e outro de condução coercitiva. Atualização às 11h27: De acordo com agentes da Polícia Federal em Campos, o mandado de busca e apreensão no Porto do Açu seria na Integra Ofsshore. No entanto, a empresa não teria mais sede no Porto, impossibilitando o cumprimento do mandado. Atualização às 17h45: Em nota, o Porto do Açu informou que “foi realizada hoje uma operação pela Policia Federal na área da Integra, joint venture formada pela OSX e Mendes Junior, que está localizada na área da OSX dentro do complexo portuário. A operação não envolve qualquer empresa do Grupo da Prumo Logística, que opera e desenvolve o empreendimento, tampouco o Porto do Açu ou outras empresas instaladas no local”. Além dos repasses por meio de contratos fraudulentos apurados pela Lava Jato, Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, prestou depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) e declarou que, em novembro de 2012, recebeu pedido de Mantega, então ministro e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões, no interesse do PT. Para operacionalizar o repasse da quantia, o executivo da OSX foi procurado e firmou contrato ideologicamente falso com empresa ligada a publicitários já denunciados na Lava Jato por disponibilizarem seus serviços para a lavagem de dinheiro oriundo de crimes. Após uma primeira tentativa frustrada de repasse em dezembro de 2012, em 19/04/2013 foi realizada transferência de US$ 2.350.000,00, no exterior, entre contas de Eike Batista e dos publicitários. Segundo o MPF, em julho de 2012 o Consórcio Integra Ofsshore, formado pelas empresas Mendes Júnior e OSX, firmou com a Petrobras contrato no valor de US$ 922 milhões, para a construção das plataformas P-67 e P-70 (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo voltadas à exploração dos campos de pré-sal). As consorciadas, que não detinham tradição no mercado específico de construção e integração de plataformas, viabilizaram a contratação pela Estatal mediante o repasse de valores a pessoas ligadas a agentes públicos e políticos. De um lado, colheram-se indícios de que cerca de R$ 7 milhões foram transferidos, entre fevereiro e dezembro de 2013, pela Mendes Júnior para um operador financeiro ligado a um partido político e à Diretoria Internacional da Petrobras, já condenado na Lava Jato. Os repasses foram viabilizados mediante a interposição de empresa de fachada. De outro lado, foi identificado repasse de mais de R$ 6 milhões pela Integra Ofsshore com base em contrato ideologicamente falso firmado em 2013 com a Tecna/Isolux. Conforme prova testemunhal e documental, o valor foi transferido no interesse de José Dirceu e de pessoas a ele relacionadas. Constatou-se ainda que, no período dos fatos, empresas do grupo Tecna/Isolux repassaram cerca de R$ 10 milhões à Credencial Construtora, já utilizada pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil para o recebimento de vantagens indevidas. Também foram identificados, entre março de 2013 e junho de 2014, repasses de mais de R$ 6 milhões da Mendes Júnior a empresas ligadas a um executivo do grupo Tecna/Isolux. Mais informações a qualquer momento.
Comentar
Compartilhe
Mantega é preso na Lava Jato em fase que chega a empresas de Eike Batista
22/09/2016 | 08h05
Mantega_AgBrPoliciais federais estão nas ruas desde a madrugada desta quinta-feira para cumprir mandados da 34ª fase da Operação Lava Jato. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso. Policiais foram até sua casa em São Paulo, mas ele estava no hospital acompanhando uma cirurgia da mulher. Mandados são cumpridos também em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal. Batizada de Arquivo X, as equipes policiais estão cumprindo 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão temporária e 8 mandados de condução coercitiva. São alvos desta fase, além do ex-ministro, executivos das empresas Mendes Júnior e OSX Construção Naval S.A. (que iniciou um empreendimento no Porto do Açu, em São João da Barra), assim como representantes de empresas por elas utilizadas para o repasse de vantagens indevidas. Segundo o MPF, em julho de 2012 o Consórcio Integra Ofsshore, formado pelas empresas Mendes Júnior e OSX, firmou com a Petrobras contrato no valor de US$ 922 milhões, para a construção das plataformas P-67 e P-70 (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo voltadas à exploração dos campos de pré-sal). Ainda de acordo com o MPF, as consorciadas, que não detinham tradição no mercado específico de construção e integração de plataformas, viabilizaram a contratação pela Estatal mediante o repasse de valores a pessoas ligadas a agentes públicos e políticos. De um lado, colheram-se indícios de que cerca de R$ 7 milhões foram transferidos, entre fevereiro e dezembro de 2013, pela Mendes Júnior para um operador financeiro ligado a um partido político e à Diretoria Internacional da Petrobras, já condenado na Lava Jato. Os repasses foram viabilizados mediante a interposição de empresa de fachada. De outro lado, foi identificado repasse de mais de R$ 6 milhões pela Integra Ofsshore com base em contrato ideologicamente falso firmado em 2013 com a Tecna/Isolux. Conforme prova testemunhal e documental, o valor foi transferido no interesse de José Dirceu e de pessoas a ele relacionadas. Constatou-se ainda que, no período dos fatos, empresas do grupo Tecna/Isolux repassaram cerca de R$ 10 milhões à Credencial Construtora, já utilizada pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil para o recebimento de vantagens indevidas. Também foram identificados, entre março de 2013 e junho de 2014, repasses de mais de R$ 6 milhões da Mendes Júnior a empresas ligadas a um executivo do grupo Tecna/Isolux. Além disso, Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, prestou depoimento ao MPF e declarou que, em novembro de 2012, recebeu pedido de Mantega, então ministro e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões, no interesse do PT. Para operacionalizar o repasse da quantia, o executivo da OSX foi procurado e firmou contrato ideologicamente falso com empresa ligada a publicitários já denunciados na Lava Jato por disponibilizarem seus serviços para a lavagem de dinheiro oriundo de crimes. Após uma primeira tentativa frustrada de repasse em dezembro de 2012, em 19/04/2013 foi realizada transferência de US$ 2.350.000,00, no exterior, entre contas de Eike Batista e dos publicitários. Com informações de O Globo e da assessoria de imprensa do MPF.
Comentar
Compartilhe
Ibope e Pro4 se posicionam sobre polêmica das pesquisas em SJB
21/09/2016 | 22h12
logo_ibope_inteligencia *Com informações da jornalista Daniela Abreu Os institutos de pesquisa apontados pelo prefeito Neco (PMDB) como responsáveis por sondagens “fraudulentas” (aqui) em São João da Barra comentaram as declarações e rebateram os argumentos apresentados pelos peemedebistas. O Ibope informou que os pesquisadores foram abordados por pessoas que se ofereceram para participar da pesquisa em São João da Barra e que a impossibilidade foi explicada a todos que se voluntariaram. Sobre a foto postado por Neco, o instituto garante que a entrevista foi logo encerrada, além de informar que existe um equipe de checagem dos procedimentos. Já o diretor do Pro4, Murilo Dieguez, disse que entende o posicionamento de Neco, mas lamenta que para isso tenha sido deturpada a imagem do instituto. “O prefeito Neco sabe não só da seriedade do Pro4, quanto do acerto do mesmo, visto que o Pro4 acertou a sua vitória e a composição da Câmara no governo dele”, afirmou. Já o Cartório Eleitoral da 37ª Zona Eleitoral informou que não houve suspensao de pesquisas desses institutos, mas os pedidos. Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Neco faz denúncia sobre pesquisas em SJB; Carla comemora resultado Pro4
21/09/2016 | 10h41
Os números da pesquisa Pro4 (aqui) em São João da Barra, divulgados nessa terça-feira (20) pela Folha, incendiaram ainda mais a já em combustão política sanjoanense. Com 79,2% dos votos válidos na sondagem, Carla Machado (PP) comemorou o desempenho e afirmou que a pesquisa aponta uma vitória com “a maior diferença de votos que existiu até hoje na política sanjoanense”. Neco (PMDB), que teve um desempenho melhor que na pesquisa anterior, chegando a 20,8%, usou seu perfil na rede social Facebook para desqualificar não só o Pro4, mas o Ibope, um dos institutos mais conhecidos no país. O Ibope tem levantamento registrado no município. Nos números da Pro4, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Carla tem 65,7% das intenções de voto na estimulada, ante 17,2% do atual prefeito. Declararam votar em branco e nulo 4,6%. Indecisos somam 12,5%. Já na espontânea, Carla tem 60,9% e Neco, 16,6%. Brancos e nulos somam 3,4%. Indecisos são 19,1%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 09108/2016, a pesquisa foi encomendada pelo próprio Pro4 Pesquisa e Mídia Ltda. As opiniões: Carla_“Estou muito feliz com o resultado das últimas pesquisas do Instituto Pro4 que nos deu 79,2 % dos votos válidos, o que representa 24.500 votos se as eleições fossem hoje. Essa pesquisa mostra que será a maior diferença de votos que existiu até hoje na política sanjoanense. Quase 70% da população deseja a mudança, então nós vamos promover essa mudança. Quero agradecer mais uma vez e dizer que sozinha não somos nada, cada um de vocês é importante nessa luta, para que SJB saia vitoriosa no dia 02 de outubro. Por isso minha responsabilidade é ainda maior. E podem ter certeza, nossa cidade vai voltar a sorrir.” Carla Machado (PP) f90c43c152495da03ebd0887457017c2_390x293 “Nem os correligionários da minha adversária acreditam nesta aberração. Chega a ser cômico. A Polícia Federal acolheu denúncia do Ministério Público e está investigando estas fraudes nas pesquisas da Pro4. Do Ibope já desmascaramos antes de ser publicada. O braço direito da minha adversária conduzindo a pesquisadora. E na casa dela bateu o Pro4 e o Ibope. Só pra lembrar que na possibilidade de fraude um dos custos para minha adversária pode ser a impugnação da candidatura. Agora você vê o que ela é capaz de fazer para tentar voltar ao poder, mas vai ficar só na tentativa.” Neco (PMDB) *Publicado na edição desta quarta-feira (20) da Folha da Manhã.  

No Facebook, Neco publica fotos e vídeo de denúncia

Em seu perfil no Facebook, o prefeito Neco fez graves denúncias quanto às pesquisas eleitorais em São João da Barra. Ele publicou fotos e vídeo do que aponta como fraude em pesquisa. Segundo Neco, “o jogo virou”. — Vejam quem está conduzindo a pesquisa. A pessoa que é braço direito da minha adversária. Como pode isso, como pode o Ibope se prestar a um papel desses? Isso mostra o desespero. Primeiro, quem diz que tem 80% das intenções de voto não vai a debate. Foi e se deu mal! Depois, quem tá na frente, não manipula pesquisa. Desespero! Quer tentar desestabilizar nosso grupo e buscar o voto dos indecisos que está todo migrando para votar 15. E que casa poderosa é essa? Todo pesquisador (Pro4 e Ibope) bate na casa 567. Pode isso? Isso sem contar com diversas notícias de que os pesquisadores estão procurando os militantes vermelhos — escreveu o prefeito, que diz ainda já ter entrado “com ação judicial no TRE/RJ e pedindo encaminhamento à Delegacia de Polícia Federal por conta de indícios de fraude que nitidamente tentam favorecer a candidata do Partido Progressista – PP, no caso do Ibope — escreveu o prefeito. Confira o post completo no Facebook clicando na imagem abaixo: Post_Neco      
Comentar
Compartilhe
Sérgio Moro aceita denúncia e Lula é réu na Lava Jato
20/09/2016 | 18h02
1023967-29042016-img_20160606_205523O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou nesta terça-feira (20) a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), na quarta (14), contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras sete pessoas. A denúncia abrange três contratos da OAS com a Petrobras e diz que R$ 3,7 milhões em propinas foram pagas a Lula. Também se tornaram réus na ação: -Marisa Letícia, mulher de Lula; -Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS; -Paulo Gordilho, arquiteto; -Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula; -Agenor Franklin Magalhães, ex-executivo da OAS; -Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos; -Roberto Moreira Ferreira, ligado à OAS. Fonte: G1
Comentar
Compartilhe
As próximas pesquisas em SJB
20/09/2016 | 17h58
Sem título Ibope em São João da Barra Enquanto a Pro4 divulgou nesta terça-feira, como mostra a matéria aqui, sua terceira pesquisa eleitoral em São João da Barra, nos próximos dias os números serão aferidos pelo Ibope, um dos institutos mais conhecidos em todo o país. A sondagem foi registrada no último domingo, 18 de setembro, e a divulgação está prevista para o próximo sábado, dia 24 de setembro. Quem encomendou foi o jornal Diário da Costa do Sol, de Macaé. Os entrevistadores já estão nas ruas do município. E não é só o Ibope, o instituto Promidia também está pelas ruas do município para aferir a intenção de votos do eleitorado. O Promidia tem duas sondagens registradas. Uma está autorizada para divulgação a partir do dia 22, enquanto a outra, no dia 25. A comparação entre os números com os divulgados ao lado será inevitável. Agora, qual seria o interesse de um jornal macaense em saber a tendência do eleitorado em SJB? Entrevistas A Folha entrevistou no último fim de semana os dois candidatos a prefeito de SJB: Neco (PMDB) e Carla Machado (PP). As respostas dos candidatos tiveram ampla repercussão entre os sanjoanenses. “Negocinho” Da entrevista de Neco, publicada sábado, um ponto foi muito explorado pelos seus aliados: quando ele afirma que a ex-prefeita pediu para que ele pagasse R$ 300 mil em um serviço que não foi realizado. Segundo Neco, Carla teria dito que aquilo seria um “negocinho para Márcio” (marido da candidata). Ela disse que vai à Justiça para que Neco prove o que disse. Números Na entrevista de Carla chamou atenção, e foi propagado pelos seus aliados, o fato de ela usar números para rebater os adversários. Neco disse que herdou dívidas da antecessora. Carla mostrou um documento do TCE, assinado pelo prefeito, no qual consta que houve superávit financeiro, dinheiro livre em caixa. Sem nome No debate entre Carla e Neco, promovido ontem pelo IFF São João da Barra, nenhum dos candidatos citou o nome do outro ao falar diretamente com ele. Resultado A Câmara de São João da Barra informa que o resultado final da primeira etapa do concurso público será divulgado na próxima sexta-feira, a partir das 18h, no site da Gualimp. Próxima fase Em seguida, começará a segunda etapa do certame, com prova de títulos (para os cargos de nível superior) e prova prática (para o cargo de motorista). Natureza Há muito tempo os moradores da Baixada, no Pontal de Atafona, não sofriam tanto com a variação das marés. Não foram as águas de março, mas as que subiram muito em setembro. Segundo a Defesa Civil, a situação começou a ser normalizada. Publicado na edição desta terça-feira (20) na Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Pro4: Armando tem mais de 50% dos votos válidos em Quissamã
20/09/2016 | 11h21
[caption id="attachment_9569" align="aligncenter" width="1048"]Quissama1 Armando lidera corrida eleitoral em Quissamã, segundo números da Pro4 (Infográfico de Eliabe de Souza, publicado na página 3 da edição desta terça da Folha da Manhã)[/caption] O candidato Armando Carneiro (PSB) venceria no dia 2 de outubro até mesmo se Quissamã pudesse ter uma disputa eleitoral em dois turnos. Isso é o que a pesquisa do instituto Pro4, realizada no dia 14 de setembro com 600 quissamaenses. Excluindo os votos brancos, nulos e os indecisos, da mesma forma como faz a Justiça Eleitoral na apuração, Armando tem 51,4% das intenções de votos. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de Quissamã, para ser eleito em turno único é preciso 50% dos votos mais um. Mas o cenário não pode ser considerado definido. A segunda colocada é Fátima Pacheco (PTN), com 41,4%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos, eles não estão distantes. Candidato à reeleição, Nilton Furinga (PSDB) tem 6,1%. Já Djamim Ferreira (PRTB) tem 1,1%. O Pro4 também revelou os números da pesquisa espontânea. Quando o nome de nenhum candidato é apresentado, Armando aparece com 37,7%. Fátima tem 30,3%. Depois aparece o atual prefeito com 5%, seguido por Djamim, com 0,7. Brancos e nulos somam 2,5% e não souberam ou não responderam, 23,8%. Na estimulada, Armando chega a 45,2%, seguido por Fátima com 36,3%. Furinga tem 6% e Djamim, 1%. Brancos e nulos somam 2,5% e não souberam ou não responderam, 9,7%. Furinga lidera na rejeição. O prefeito aparece com 48%, seguido por Armando com 12%, Fátima com 9,5% e Djamaim com 8,2%. Entre os entrevistados, 7,8% afirmaram que poderiam votar em todos, ante 3,2% que não votariam em nenhum. Não soube ou não respondeu sobre a rejeição, 11,2% dos entrevistados. [caption id="attachment_9568" align="aligncenter" width="716"]Armando lidera corrida eleitoral em Quissamã, segundo números da Pro4 (Infográfico de Eliabe de Souza, publicado na página 3 da edição desta terça da Folha da Manhã) Armando lidera corrida eleitoral em Quissamã, segundo números da Pro4 (Infográfico de Eliabe de Souza, publicado na capa da edição desta terça da Folha da Manhã)[/caption]
Comentar
Compartilhe
Carla Machado segue liderando com folga pesquisa Pro4 em SJB
20/09/2016 | 11h00
[caption id="attachment_9560" align="aligncenter" width="1154"]Pesquisa_setembro1 Carla segue com ampla vantagem na disputa eleitoral em SJB, segundo números da Pro4 (Infográfico de Eliabe de Souza, publicado na página 5 da edição desta terça)[/caption] O instituto Pro4 divulgou nesta terça-feira (20) sua mais recente pesquisa de intenções de votos. Carla Machado (PP) continua na liderança, com ampla vantagem sobre o adversário, o atual prefeito Neco (PMDB). Nas intenções de votos válidos, quando o instituto exclui os brancos, nulos e indecisos, Carla aparece com 79,9%, ante 20,1% de Neco. Apesar da expressiva vantagem nesta pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de setembro com 1090 entrevistados, os números mostram que houve uma queda da candidata do PP comparando com a sondagem do Pro4 feita em julho. Na ocasião, ela apareceu com 85,1% dos votos válidos. Na pesquisa estimulada, Carla caiu de 71,1% para 65,7% das intenções de voto, enquanto Neco subiu de 12,4% para 17,2%. Dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos, os eleitores que declararam votar em branco e nulo oscilaram pouco (os 3,1% de julho subiram para 4,6%), assim como os indecisos que não souberam ou quiseram responder: de 13,4% para 12,5%. Já a pesquisa espontânea deixou o claro que o número de indecisos em São João da Barra é muito pequeno. Caiu de 37,1% para 19,1% o número de eleitores que não souberam ou quiseram responder em quem votarão em 2 de outubro. A sondagem mostrou ainda que quando o entrevistador não apresenta as opções em quem votar no município, Carla subiu dos 50,2% em julho, para os 60,9% de setembro. Neco também cresceu, dos 9,9% para 16,6%. Brancos e nulos somam 3,4%. Nos próximos dias novas pesquisas devem ser divulgadas. O Promidia tem duas registradas, para divulgação nos dias 22 e 25 de setembro. Outro instituto nas ruas de São João da Barra é o Ibope. A previsão é que a pesquisa seja divulgada á partir de sábado (24). A matéria divulgada na edição desta terça-feira (20) na Folha da Manhã pode ser conferida aqui, no blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa. [caption id="attachment_9561" align="aligncenter" width="677"]Pesquisa_setembro2 Carla segue com ampla vantagem na disputa eleitoral em SJB, segundo números da Pro4 (Infográfico de Eliabe de Souza, publicado na capa da edição desta terça da Folha da Manhã)[/caption]
Comentar
Compartilhe
Carla e Neco trocam alfinetadas em debate
19/09/2016 | 21h32
debate Os candidatos a prefeito de São João da Barra Carla Machado (PP) e Neco (PMDB) participaram na noite desta segunda-feira (19) do primeiro debate político realizado no município. A iniciativa foi do campus local do Instituto Federal Fluminense (IFF). A não apresentação de propostas no primeiro bloco foi responsável, inclusive, pela suspensão do debate por alguns minutos. O mediador solicitou que os candidatos não fizessem durante o evento o que fazem em seus respectivos comícios, mas aproveitassem a oportunidade para apresentar projetos e propostas. A partir da interrupção, eles começaram a abordar algumas propostas, mas sempre fazendo um comparativo critico entre os governos de um e de outro. Nas considerações finais, Neco fez uma dura crítica: “Não dei continuidade ao governo que me antecedeu porque não apoio governo corrupto”. Carla rebateu: “O bom julgador por si julga o próximo. O desespero é tanto que tem tentar desconstruir a minha imagem. Gostaria de pedir desculpa a vocês, principalmente, por ter escolhido esse rapaz para me suceder”. Mais informações na edição desta terça-feira (19) da Folha da Manhã.   

Não assistiu ao debate? Veja nos links abaixo:

1º bloco 2º, 3º e 4º blocos Último bloco      
Comentar
Compartilhe
Debate dos candidatos a prefeito de SJB
19/09/2016 | 17h37
carla_1 Após as entrevistas à Folha da Manhã, Carla Machado (PP) e Neco (PMDB) estarão cara a cara pela primeira vez nessa campanha eleitoral. O debate entre os candidatos está agendado para as 18h desta segunda-feira (19) no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). A julgar pelo tom das entrevistas publicadas pela Folha, eles podem falar sobre acusações graves imputadas ao outro, além da proposição de metas para se forem eleitos. Assista aqui: 1º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=dF_8V2eytFo 2º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=oyf8ovodIGE 3º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=f-Plq2yH6Y4T Texto e título atualizados. O Grupo Folha transmitiu o debate ao vivo.
Comentar
Compartilhe
Ibope também registra pesquisa em SJB
19/09/2016 | 15h38
aereasaojoao_NovaO Ibope registrou no último domingo (18) uma pesquisa eleitoral em São João da Barra. Os entrevistadores do instituto, um dos mais conhecidos do país, já estão nas ruas do município. A previsão é que o resultado seja divulgado no próximo fim de semana. A pesquisa foi contratada pelo jornal macaense Diário da Costa do Sol. Pro4 — Os números da mais recente pesquisa do instituto Pro4 poderão ser divulgados a partir desta terça-feira (20). Mais duas — Além de Ibope e Pro4, mais duas pesquisas vão aferir a intenção de voto do eleitorado sanjoanense. O Promidia tem duas sondagens registradas. Uma está autorizada para divulgação a partir do dia 22, enquanto a outra, dia 25.
Comentar
Compartilhe
Carla e Neco cara a cara nesta segunda no IFF
19/09/2016 | 12h39
carla_1 Após as entrevistas à Folha da Manhã, Carla Machado (PP) e Neco (PMDB) estarão cara a cara pela primeira vez nessa campanha eleitoral. O debate entre os candidatos está agendado para as 18h desta segunda-feira (19) no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). A julgar pelo tom das entrevistas publicadas pela Folha, eles podem falar sobre acusações graves imputadas ao outro, além da proposição de metas para se forem eleitos. O Grupo Folha transmitirá o debate ao vivo na PlenaTVRádio Continental e na Folha Online. Se o leitor ainda não conferiu as entrevistas dos candidatos à Folha, publicadas nesse fim de semana, elas estão disponíveis aqui (Neco) e aqui (Carla).
Comentar
Compartilhe
Carla: “Vamos vencer com a maior diferença da história”
18/09/2016 | 11h10
Carla_ Prefeita de São João da Barra entre 2005 e 2012, Carla Machado (PP) tenta voltar ao cargo. Seu adversário é quem ela apoiou para sucedê-la, Neco (PMDB). A aliança entre os dois não durou muito tempo. Ela afirma que deixou recursos em caixa para atual gestão e faz críticas pela não continuidade de obras iniciadas na sua. Seu grupo político recebeu recentemente muitos que estiveram no grupo do atual prefeito até pouco tempo. Questionada se o fato poderia gerar ciúmes em seus aliados, disse que no momento certo saberá reconhecer quem tem competência e quem sempre foi “parceiro”. A necessidade de enxugar a máquina pública é outro ponto defendido pela candidata, que atribui ao ex-aliado um governo perseguidor. A campanha está acirrada, com troca de acusações e muitas discussões nas redes sociais. Ela acredita que o acirramento não se repetirá no voto: “As pesquisas mostram o banho de votos que vamos dar, a maior diferença de votos já ocorrida em SJB”. Confira a entrevista completa clicando aqui ou nas páginas abaixo. [caption id="attachment_9506" align="aligncenter" width="695"]Sem título-1 Clique na imagem para ler a entrevista completa[/caption]
Comentar
Compartilhe
Carla Machado: “O atual prefeito aprendeu a mentir muito rápido”
17/09/2016 | 17h25
[caption id="attachment_9500" align="aligncenter" width="913"]unnamed Carla Machado durante entrevista na Folha da Manhã (Foto: Michelle Richa)[/caption] Candidata a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP) foi entrevistada nesta quinta-feira (15) pelos jornalistas da editoria de Política da Folha da Manhã. Ela falou sobre as propostas para os próximos quatro anos, caso eleita, e também sobre a conjuntura política local. A entrevista completa você confere na edição deste domingo (18) da Folha, nas páginas 2 e 3. Abaixo, alguns trechos: — Neco terá em quatro anos, praticamente, o que eu tive em oito de receita. — O que me causa estranheza é que o atual prefeito aprendeu a mentir muito rápido. — Não só os que saíram, mas muitos que ainda estão lá votam Carla Machado. — Hoje se diz que tem transporte gratuito quando, na verdade, falta transporte. Os usuários vão para os pontos de ônibus, esperam 30 minutos, uma hora, duas horas, e esses ônibus sequer passam por lá. —Nós não desapropriamos (as terras do 5º distrito), a Prefeitura não desapropriou. O que nós fizemos foi transformar a área em interesse industrial. O que fez que elas passassem a ter um valor que não tinham anteriormente. Hoje essa questão é usada até mesmo pelo grupo político do meu adversário, enquanto foi ele como presidente da Câmara que assinou essa modificação. — Não sei o que me aguarda, qual o grau de endividamento do município. — Hoje faz de conta que tem leito de UTI em SJB, quando na verdade se tem unidades de pacientes graves. Saúde é coisa que não se brinca, independente de idade. Enquanto houver vida, nós temos que buscar o atendimento. — Alexandre (Rosa, atual vice de Neco e candidato a vice de Carla) na teve oportunidade de contribuir com o governo. Foi alijado da administração por ser meu amigo. — Vejo um governo tirano, perseguidor, que descumpre suas obrigações financeiras e políticas.
Comentar
Compartilhe
Neco: “Tenho certeza que o jogo está virando em SJB”
17/09/2016 | 11h10
f90c43c152495da03ebd0887457017c2_390x293 O prefeito Neco (PMDB) busca o segundo mandato consecutivo em São João da Barra. Com a arrecadação do município em queda, decretou emergência econômico-financeira neste ano:  “Não foi o governo Neco que criou a crise”, afirma. Sem negar dívidas, diz estar trabalhando para quitá-las, além de acreditar que terá aumento na arrecadação própria em breve, principalmente com impostos da operação do Porto do Açu.  Em sua gestão teve início um estudo para conter o avanço do mar em Atafona. Ele tornou prioridade concluí-lo, caso reeleito. Já a disputa eleitoral é polarizada. Do outro lado está sua ex-aliada Carla Machado (PP). Foi ela quem apostou no nome de Neco para sucedê-la, mas a aliança logo acabou: “Ela quis fazer de mim o que a oposição falava. Sou Neco, mas boneco não”. Sobre os que deixaram seu grupo e pularam para o outro, acredita ter faltado honestidade. Ele se mostra confiante ao afirmar que “até o dia 2 de outubro o jogo está virado”. Confira a entrevista completa clicando aqui ou nas páginas abaixo. [caption id="attachment_9490" align="aligncenter" width="800"]f17c1p02 (1) Clique na imagem para ler a entrevista completa[/caption]
Comentar
Compartilhe
Neco: “Minha adversária faz uma campanha agressiva e a população não aprova”
16/09/2016 | 17h25
[caption id="attachment_9483" align="aligncenter" width="978"]Neco_ Neco durante entrevista na Folha da Manhã (Foto: Michelle Richa)[/caption] O prefeito Neco (PMDB), candidato à reeleição em São João da Barra, foi entrevistado na tarde desta quarta-feira (14) pelos jornalistas da editoria de Política da Folha da Manhã. Ele falou sobre as propostas para os próximos quatro anos, caso reeleito, e também sobre a conjuntura política local. A entrevista completa você confere na edição deste sábado (17) da Folha, nas páginas 2 e 3. Abaixo, alguns trechos: — Eu não tive o direito de ter a transição de governo. Eu não estava sabendo o que estava acontecendo dentro da Prefeitura. Acreditava que estaria organizado realmente. — O que aumentou o nível acirrado da campanha em São João da Barra é a maneira que a minha adversária faz política. É uma maneira agressiva, que incentiva as pessoas a partir para agressão, para o confronto, para fazer manifesto e tentar prejudicar minha imagem e a do governo. A população de São João da Barra não é desse jeito. — Vamos comprar oito ônibus e a própria Prefeitura vai ficar responsável pelo transporte municipal. — Nossa arrecadação caiu de R$ 32 milhões por mês para R$ 17 milhões, mantendo os serviços básicos com qualidade. — Aos que pularam, eu acho que faltou a dignidade, a honestidade, a transparência deles. Dentro do meu governo eles não tiveram a oportunidade de fazer, talvez, o que fariam em outro governo. — Vamos transformar o Centro de Emergência em um hospital. — Os funcionários da Santa Casa fizeram protesto, mas todos estão com os salários em dia. — Tive que cortar temporariamente o cartão do servidor, mas nunca atrasei o salário. — Não foi o governo Neco que criou a crise.
Comentar
Compartilhe
Mais uma pesquisa registrada em SJB
16/09/2016 | 16h30
aereasaojoao_NovaNão é só o Pro4 que vai mostrar um panorama da disputa eleitoral em São João da Barra na próxima semana (aqui). Também foi registrada uma pesquisa do instituto Promídia. A previsão é que os números sejam divulgados a partir de 21 de setembro.
Comentar
Compartilhe
SJB: denúncia de apropriação previdenciária indébita
16/09/2016 | 15h57
Prefeitura sjbA maioria dos membros do conselho administrativo do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos de São João da Barra, o SJBPrev, protocolou uma queixa-crime no Ministério Público. A alegação é de apropriação indébita previdenciária. Segundo a denúncia, o município descontou o valor dos pagamentos de junho, julho e agosto dos servidores, mas não o repassou ao fundo de previdência. Além disso, salientam os denunciantes, a Prefeitura não estaria em dia com o repasse patronal e da alíquota suplementar desde abril, quando o SJBPrev passou a funcionar efetivamente. Os membros do conselho relataram ainda que reuniões entre os meses de agosto e setembro foram realizadas na tentativa de resolver o problema, além de acertos quanto a parcelamentos. No entanto, até o dia 13 de setembro, a Prefeitura não teria repassado os valores devido ao fundo previdenciário. A denúncia foi protocolada no Ministério Público no dia 14 de setembro. O valor da dívida até 31 de agosto era de R$ 5,8 milhões — sendo R$ 1,5 milhão de apropriação indébita (valor descontado do servidor) e R$ 4,2 milhões de dívida, por não ter repassado o valor referente as obrigações patronais. Em nota, a Prefeitura diz que “o município não tomou conhecimento do teor da possível denúncia. E informa que possui pedido de parcelamento de débito, junto ao SJBPrev, e que aguarda o posicionamento da autarquia”. Atualização às 17h — Inclusão dos valores.
Comentar
Compartilhe
SFI: Pro4 divulga pesquisa na próxima semana
16/09/2016 | 11h51
SFIO instituto de pesquisa Pro4 está nas ruas de São Francisco de Itabapoana e divulga na próxima semana a sua primeira sondagem sobre a corrida eleitoral no município. Estão no páreo os candidatos Francimara (PSB), Marcelo Garcia (PSDB) e Pedrinho Cherene (PMDB), na busca da releição. Mais uma - A "Editora Leia Tudo" também reristrou uma pesquisa de intenção de votos em SFI.
Comentar
Compartilhe
Lula diz “estar indignado com as coisas que estão acontecendo no país”
15/09/2016 | 14h51
coletiva_3 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (15), em entrevista coletiva em São Paulo, estar “indignado com as coisas que estão acontecendo no país”. Lula concedeu a entrevista um dia após ter sido denunciado (aqui) pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro dentro da Operação Lava Jato. — (Esta coletiva) É de um cidadão indignado com as coisas que aconteceram e estão acontecendo neste país. Penso que, neste país, tem pouca gente com a vida mais pública, mais fiscalizada que a minha — disse o ex-presidente. Ele iniciou o discurso elogiando os advogados de defesa e disse que a esposa, Marisa Letícia, não compareceu à coletiva porque os “filhos pediram para almoçar com ela”. Lula também elogiou o PT, partido do qual é um dos fundadores. “Tenho orgulho profundamente de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina”, disse. “Nós fomos elegendo prefeitos, vereadores e, com apenas 20 anos de existência, ganhamos as eleições (presidenciais) neste país. Era uma coisa inesperada”, acrescentou. O ex-presidente disse ainda que tentaram fazer com ele, em 2005, enquanto presidente da República, “o mesmo que fizeram com Dilma”, em referência ao processo de impeachment. “Inventaram uma mentira e tornaram essa mentira uma verdade aos olhos da opinião pública e fizeram com que deputados, em uma noite que nunca o Brasil esquecerá, recomendassem que a Dilma fosse passar pela admissibilidade do Senado. Sempre entendi que o Senado tinha um nível superior”, disse. “Eles conseguiram dar um golpe tranquilo e pacífico, sem militares nas ruas”, acrescentou. Lula comparou-se aos ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e João Goulart. “Juscelino foi vítima de mais inquéritos que eu. Não tenho a vocação de Getúlio para me dar o tiro, do Jango, para sair do Brasil. Portanto, se eles querem me tirar, vão ter que disputar comigo, na rua. Eles achavam que eu estava vencido. Não sangrei e fui reeleito em 2006 embaixo da maior baixaria eleitoral acontecida até então. Meu adversário com cara de santinho, estava nervoso. Eu me ‘quedei’ tranquilo e ganhei as eleições. Tenho consciência de que meu fracasso teria agradado meus adversários e não teria despertado tanto ódio com o PT. O que despertou a ira foi o sucesso do meu governo, a maior política de inclusão social desse país”, disse.
Comentar
Compartilhe
Neco e Carla nas páginas da Folha sábado e domingo
15/09/2016 | 13h49
Sem títuloCandidatos na Folha A Folha da Manhã continua nesta semana com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito da região. Neste fim de semana, será a vez dos nomes que disputam a Prefeitura de São João da Barra. A entrevista com o prefeito Neco (PMDB), que busca a reeleição, será publicada na edição do sábado (17). Ex-prefeita do município e candidata ao mesmo cargo, Carla Machado (PP) terá a entrevista publicada na edição de domingo (18). O mesmo espaço será destinado aos dois candidatos e a ordem de publicação foi definida em sorteio, previamente realizado e com a presença de representantes de ambos. Fortes revelações dos adversários estarão nas entrevistas, além, é claro, da apresentação de propostas de ambos para gerir o município de 2017 a 2020. Antes de SJB, a Folha já entrevistou candidatos de Campos, São Francisco de Itabapoana e Quissamã. Vale à pena conferir. carla_1 Pesquisa O instituto Pro4 volta às ruas de São João da Barra neste fim de semana para mais uma pesquisa eleitoral. A sondagem será realizada de sexta a domingo e o resultado será conhecido na próxima semana. É a primeira pesquisa após o início da campanha. Incendiou O ex-prefeito Betinho Dauaire (PR) foi comentar uma análise sobre a campanha eleitoral em SJB. Disse que vê com igualdade os eventos dos dois grupos. Com isso, incendiou o debate nas redes sociais. Campanha Carla Machado realiza comício hoje na Cehab e amanhã na Chatuba. Neco tem comício amanhã em Grussaí e sábado em Roças Velhas. Saída A delegada Madeleine Farias deixa a delegacia de SJB. Esta foi a segunda passagem dela pelo município. A popularidade da delegada é inegável. Ocupa o lugar o delegado Carlos Augusto. Sucesso A versão online do livro “O Tempo e a Restinga”, patrocinado pelo Porto do Açu, ultrapassou mais de mil acessos em menos de duas semanas de lançamento, realizado no Isecensa, no dia 30 de agosto. Além do lançamento da obra digital, foi realizada uma exposição de fotos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Caruara – criada voluntariamente e mantida pelo Porto, no entorno do empreendimento. Acesso O livro tem como autores o engenheiro florestal do Porto, Daniel Nascimento, responsável pelo desenvolvimento da área de preservação ambiental; os professores Maria das Graças Freire e Vicente Mussi-Dias e a especialista em fotografia Geisa Márcia Barcellos de Siqueira. A versão online está disponível no endereço: https://issuu.com/otempoearestinga. Colégio Que fim levou a mobilização para as obras no Colégio Estadual Dr. Newton Alves, em Atafona? Os alunos se mobilizaram, criaram campanha nas redes sociais. Até o deputado estadual Bruno Dauaire (PR) apareceu por lá, disse que entrou na briga, fez fotos com os alunos, mas nada de concreto foi anunciado até agora. Publicado na edição desta quinta-feira (15) na Folha da Manhã.  
Comentar
Compartilhe
SJB: IFF promove debate entre prefeitáveis
14/09/2016 | 22h02

carla_1

O Instituto Federal Fluminense - Campus Avançado São João da Barra - vai promover, na próxima segunda-feira (19), às 18h, um debate entre os candidatos à Prefeitura de São João da Barra. Carla Machado (PP) e José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), foram convidados a participar do debate.

O evento contará com a participação de representantes da comunidade interna e externa, divididos nas seguintes proporções: 10 representantes da Reitoria do Instituto Federal Fluminense; 40 servidores do Campus Avançado São João da Barra; 11 representantes do Grêmio Estudantil Meirelles Peixoto; quatro representantes da comunidade externa e dos alunos egressos, pertencentes ao Conselho de Campus; dois representantes da Prumo Logística; um representante do Conselho Comunitário de Segurança; um representante da Polícia Civil (145DP); um representante do 8° Batalhão de Polícia Militar; e os nove vereadores do município. Serão reservados 10 lugares para a imprensa e 210 lugares para alunos do IFF e seus respectivos responsáveis.

A ordem de pronunciamento dos candidatos será definida por sorteios, realizados pelo mediador do debate e professor do campus, Ângelo Gonçalves. O debate terá cinco blocos, sendo os primeiros quatro blocos com duração de 24 minutos, e o último com duração de quatro minutos, divididos da seguinte forma:

1° Bloco: Com temas livres, os candidatos farão perguntas entre si. Cada candidato fará duas perguntas de forma intercalada. Dessa forma, teremos totalizadas quatro perguntas e quatro respostas no bloco, com direito à réplica e à tréplica, caso os candidatos julguem necessário.

2° Bloco: Os candidatos responderão a quatro perguntas, de forma intercalada, formuladas previamente por representantes do Conselho de Campus, Grêmio Estudantil, pais e/ou responsáveis e servidores, nesta ordem.

3° Bloco: Serão quatro perguntas entre os candidatos, que deverão ser formuladas dentre os seguintes temas: Cultura/Lazer; Economia; Educação; Emprego e Renda; Moradia; Porto do Açu; Plano Diretor; Saneamento Básico; Saúde; Segurança; Sustentabilidade e Transporte. As perguntas serão feitas de maneira intercalada, por ordem de sorteio. Os temas serão sorteados pelo mediador.

4° Bloco: Quatro pessoas do auditório serão sorteadas para formularem perguntas acerca dos temas restantes do bloco anterior.

5° Bloco: Os candidatos terão dois minutos para suas considerações finais.

Comentar
Compartilhe
Madeleine deixa a 145ª Delegacia de Polícia de SJB
14/09/2016 | 16h48
[caption id="attachment_9451" align="aligncenter" width="980"]Delegada vai para 134ª DP, em Campos (Foto: Michelle Richa) Delegada vai para 134ª DP, em Campos (Foto: Michelle Richa)[/caption] A delegada Madeleine Farias Rangel não é mais titular da 145ª de São João da Barra. A assessoria da Polícia Civil confirmou a mudança. Ela agora assume como delegada adjunta na 134ª Delegacia de Polícia em Campos (Centro). Ao blog, a delegada contou que esse é um procedimento normal da Polícia Civil. — Sempre gostei muito de trabalhar em São João da Barra. É uma Delegacia que sempre nos dedicamos bastante. Tivemos grandes resultados, grandes investigações. Acho que a gente deixa um legado, esse apoio que a gente tem da população. Agora, novos desafios — afirmou Madeleine. Essa foi a segunda passagem de Madeleine pela delegacia de São João da Barra. A popularidade da delegada é tamanha que ela chegou a ter o nome indicado (aqui) como pré-candidata a prefeita no início deste ano. [caption id="attachment_9456" align="alignleft" width="300"]Cralos Carlos Augusto já é o responsável pela 145ª DP[/caption] Assume a delegacia de São João da Barra já nesta quarta-feira (14) o delegado Carlos Augusto da Silva.
Comentar
Compartilhe
Lava Jato: MPF denuncia Lula, Marisa Letícia e mais seis pessoas
14/09/2016 | 15h00
1023967-29042016-img_20160606_205523 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado à Justiça pela primeira vez no âmbito da Operação Lava Jato. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) responsável pela operação. A denúncia também inclui a esposa de Lula, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Os detalhes da denúncia ainda não foram divulgados. Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um tríplex em Guarujá (SP) feita pela empreiteira OAS. Segundo o MPF, a reforma foi oferecida a ele como compensação por ações do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras. A denúncia também inclui os nomes do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. Os outros quatro denunciados são pessoas ligadas à empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira. O MPF investiga ainda se as obras realizadas pela Odebrecht em um sítio frequentado pela família de Lula em Atibaia (SP) também consistem em vantagens indevidas recebidas pelo petista. No entanto, nenhum representante dessa empreiteira foi incluído na denúncia apresentada nesta quarta. Fonte: Agência Brasil
Comentar
Compartilhe
Neco cancela comício desta quarta em Água Santa
14/09/2016 | 13h38
14352575_970235389754035_3768736903524440291_o A equipe de campanha do prefeito Neco (PMDB) cancelou o comício previsto para esta quarta-feira (14) na localidade de Água Santa, na sede do município. A agenda prevista para sexta a domingo (aqui) continua mantida. O grupo político não informou o motivo do cancelamento, mas afirmou que vai agendar outro data na localidade.

Programação do fim de semana:

14362567_970235646420676_7837465664058521766_o
Comentar
Compartilhe
Ventos fortes derrubam cobertura de quadra esportiva em SJB
14/09/2016 | 08h28
[caption id="attachment_9435" align="aligncenter" width="300"]Estrutura desabou na noite dessa terça-feira (Foto: Elder Amaral/Parahybano) Estrutura desabou na noite dessa terça-feira (Foto: Elder Amaral/Parahybano)[/caption] Fortes ventos na noite dessa terça-feira  (13) derrubaram a cobertura da quadra poliesportiva Éder Teixeira Machado, na localidade de Água Santa, em São João da Barra. A estrutura, com aproximadamente 615 metros quadrados desabou por volta das 21h. Contudo, não foi só o vento o responsável pelo desabamento. A área foi interditada pela Defesa Civil em abril e teve o perímetro de isolamento ampliado um dia antes, segundo informações do site Parahybano (aqui), devido a problemas estruturais. Uma vistoria realiza pela secretaria de Obras em 27 de abril já teria identificado o risco de desabamento da estrutura metálica "tendo uma das tesouras entrado em colapso nos seus dois pontos de apoio, estando os restantes das tesouras com os apoios comprometidos devido a corrosão", conforme informou o site sanjoanense. MG_3638-300x200 Com informações e fotos do site Parahybano.
Comentar
Compartilhe
SJB: nova pesquisa Pro4 nas ruas neste fim de semana
13/09/2016 | 21h04
[caption id="attachment_7161" align="aligncenter" width="300"]aereasaojoao_Nova Registrada neste terça-feira, pesquisa será divulgada na próxima semana[/caption] O instituto Pro4 volta às ruas de São João da Barra neste fim de semana para a realização de mais uma pesquisa eleitoral. Esta será a primeira sondagem registrada realizada após o início da campanha eleitoral. O instituto realizou duas pesquisas no município neste ano. A primeira foi divulgada em maio (aqui) e a mais recente, em julho (aqui). Em ambas, a candidata Carla Machado (PP) aparece com expressiva vantagem sobre o candidato Neco (PMDB). Outro fato comum nas duas pesquisas foi o alto índice de eleitores indecisos na estimulada, superior a 1/3:  37,3% em maio, 39,4% em julho (somado os eleitores que votam branco, nulo ou que disseram não saber em quem votar). No cenário estimulado, quando apresentados os nomes de Carla e Neco, o número de indecisos cai bastante: eram 23% em maio, e 16,5% em julho. Com as campanhas nas ruas, o percentual de indecisos tende a ter diminuído. A pesquisa foi registrada nesta terça-feira (13), será realizada neste fim de semana e a divulgação deve ser realizada na próxima semana.
Comentar
Compartilhe
Pezão participa de encontro de governadores em Brasília
13/09/2016 | 18h14
[caption id="attachment_9428" align="aligncenter" width="580"]1044786-1_13.09.2016_pzzb-9351 Este é o primeiro compromisso oficial de Pezão desde que se licenciou para tratamento (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)[/caption] Licenciado do cargo desde março, para tratamento de um câncer, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), esteve nesta terça-feira (13) em Brasília junto a uma comitiva de governadores. A intenção foi tratar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de pautas que possam representar um aumento nas receitas dos cofres estaduais. Antes do encontro com Maia, os governadores falaram com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma pauta federativa relativa aos processos de interesse comum das unidades da Federação que tramitam no STF. É o caso da regra para a distribuição de royalties, por exemplo, de grande interesse para o Estado do Rio — em especial para os municípios do Norte Fluminense e Região dos Lagos. Mais informações na edição desta quarta-feira (14) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Carla divulga compromissos de campanha de quinta e sexta-feira
13/09/2016 | 17h39
14117787_885448708256219_5858224998938460686_nA coligação “São João da Barra vai voltar a sorrir”, encabeçada pela candidata a prefeita Carla Machado (PP) e pelo seu vice, Alexandre Rosa (PRB), tem programação definida para quinta-feira (15) e sexta-feira (16) desta semana. Na quinta-feira, o grupo político realiza comício na localidade da Cehab, em Atafona. Já na sexta, o comício será realizado na localidade da Chatuba, na sede do município. A coordenação da campanha deve divulgar nos próximos dias o complemento da agenda até o fim de semana.
Comentar
Compartilhe
Neco divulga programação da campanha de quarta a domingo
13/09/2016 | 17h06
14249975_967911603319747_322231848098888764_o Começa nesta quarta-feira (14), mais uma programação de eventos políticos da aliança “Unidos por São João da Barra”, formada pelo PMDB, PDT, Solidariedade, PT do B, PSDB, PTC, PMB, PMN, PRTB, PPL, PSL, DEM e PR liderada pelo prefeito candidato à reeleição, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), e a vice-prefeita Leide Cristina, a Tininha (PMDB). Na quarta, o comício será na Água Santa, sede do município, a partir das 19h. O prefeito Neco falou sobre a importância dos comícios durante a campanha. “Os nossos encontros estão cada vez mais cheios e com energia totalmente positiva. Os indecisos estão escolhendo o lado da verdade e isso nos fortalece muito nesta reta final”, ressaltou. A programação segue na sexta-feira (16) com comício no bairro Nossa Senhora Aparecida (do outro lado da Lagoa), em Grussaí. No sábado (17), Neco, Tininha e os candidatos a vereador estarão em Roças Velhas. Os dois eventos começam às 19h. No domingo (18), a partir das 9h, a caminhada será na Chatuba, sede do município. Segundo Tininha, esta será mais uma oportunidade para a população de São João da Barra conhecer a verdade. “Fica cada vez mais claro que o povo escolheu caminhar ao lado da verdade. Convido a todos munícipes a prestigiarem os nossos eventos desta semana”. Fonte: Assessoria
Comentar
Compartilhe
Câmara de SJB novamente sem quórum
13/09/2016 | 16h00
Fachada Câmara 3Mais uma sessão prevista e não realizada na Câmara de São João da Barra. Não houve quórum para a abertura dos trabalhos na Casa nesta terça-feira (13). A previsão é que os parlamentares — os noves na busca de um novo mandato para o mesmo cargo — se reúnam na manhã desta quarta-feira (14).
Comentar
Compartilhe
Eleição em SJB sem pendências: 112 candidaturas liberadas
13/09/2016 | 15h25
Sem títuloSem problemas A eleição em São João da Barra começa com tudo tranquilo, ao menos nas questões judiciais. Os 112 pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral foram deferidos — são dois candidatos a prefeito, com seus respectivos vices, e 108 candidatos a vereador. As informações estão atualizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a semana passada, dois registros para vereador estavam pendentes de julgamento. Agora, tudo foi regularizado. No mês passado, caíram em exigências os registros dos dois candidatos a prefeito: Carla Machado (PP) e Neco (PMDB). Em tempo hábil, eles apresentaram os documentos cobrados pela Justiça e tiveram seus registros deferidos. Ninguém concorre sub judice. Sem a judicialização, ao menos por enquanto, a decisão fica a cargo apenas do eleitor. Na conta A Prefeitura de SJB liberou ontem o pagamento dos funcionários comissionados e dos contratados. Ao contrário dos efetivos, eles não têm data fixa para o pagamento, mas os depósitos costumam ser realizados entre os dias 10 e 15 do mês seguinte ao trabalhado. Reajuste Causou espanto o reajuste nos subsídios do prefeito, vice, vereadores, secretários e subsecretários a partir do ano que vem. Mais do que os valores, reajustados em pouco mais de 9,5%, muitos ficaram pasmos pelo fato de a mudança não ter tido divulgação ampla antes de ser aprovada pelos vereadores. Valores A constar, a partir do ano que vem o prefeito do município passa a ganhar R$ 13.451,77 por mês, enquanto o vice terá subsídio mensal de R$ 8.967,84. Um secretário receberá R$ 11.998,06 por mês. Já o subsecretário terá salário mensal de R$ 9.604,59. Os vereadores ganharão mensalmente R$ 7.596. Exigência Os militantes da política de SJB cobram que todo mundo se posicione. Quem não quiser declarar apoio a um dos grupos da polarizada disputa, é visto com desconfiança em ambos os lados. E vira alvo de críticas dos dois também. Roupa O cidadão que não quer se envolver com a campanha tem de evitar até usar roupas azuis ou vermelhas, cores usadas pelos grupos político. Parece surreal, mas é SJB. Concurso O resultado preliminar do concurso da Câmara de SJB será divulgado na próxima sexta, a partir das 17h, no site da Gualimp. Eventuais recursos devem ser apresentados nos dias 19 e 20. O resultado final será divulgado no dia 23, a partir das 18h. Músicos As manifestações dos músicos de SJB nas ruas cessaram, mas nas redes sociais a cobrança continua grande. Eles ainda não receberam pelas apresentações em fevereiro deste ano.   Publicado na edição desta terça-feira (13) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Betinho Dauaire: “campanha está de igual para igual em SJB”
13/09/2016 | 14h30
betinhoPrefeito de São João da Barra de 1997 a 2004, Betinho Dauaire (PR) ficou fora do páreo desta vez e apesar de ter sido apontado como provável vice de Neco (PMDB) até pouco tempo antes das convenções, assumiu uma postura neutra na disputa majoritária. Ele fala que agora vai ficar apenas comentando sobre o cenário político sanjoanense. E foi o que fez no último sábado, gerando intensa discussão nos comentários. Segundo o ex-prefeito, a campanha entre Neco e Carla Machado (PP) está de “igual para igual”. Os que se enfrentam nas urnas neste ano, já tiveram Betinho como adversário. Em 2000, Carla enfrentou Betinho, então candidato à reeleição, e foi derrotada. Já no ano de 2008, Betinho e Carla duelaram novamente, mas quem levou a melhor dessa vez foi Carla. Na última eleição municipal, em 2012, Carla apoiou Neco que venceu Betinho. Betinho ponderou que será preciso ver se esse crescimento, aparente em eventos políticos, irá se refletir nas pesquisas de intenção de votos. E a próxima será publicada em breve. A jornalista Suzy Monteiro falou sobre o assunto em seu blog Na Curva do Rio.
Comentar
Compartilhe
Neco muda direção de três escolas a 19 dias da eleição
13/09/2016 | 11h54
3749_200315123529_unnamedO prefeito Neco (PMDB), de São João da Barra, continua a mexer em seu staff administrativo. A 19 dias da eleição, o prefeito, que é candidato à reeleição, ajusta peças de confiança em seu governo. Entre elas, mudou nesta terça-feira (13) a direção de três escolas da rede municipal: Domingos Fernandes da Costa (Zielma Rodrigues Rangel de Abreu - exonerada), Elysio de Magalhães (Rita de Cássia Aroeira Pinto - destituída) e Luiz Délio Mendonça (Jorge Luiz Custódio Nascimento - destituído). Mudança em direção de escola pode surtir efeito negativo ou positivo na comunidade escolar, dependendo da avaliação que é feita de cada gestor. Contudo, é uma atitude inesperada a tão pouco tempo do pleito. A ligação de alguns desses nomes com candidatos hoje na oposição é nítida. Neco ainda fez outras mudanças em cargos de confiança. No Diário Oficial desta terça o número de exonerações foi maior que o de nomeações.
Comentar
Compartilhe
Prefeitura de SJB paga contratados e comissionados
12/09/2016 | 19h30
dinheiro_no_bolsoA Prefeitura de São João da Barra liberou nesta segunda-feira (12) os salários dos funcionários contratados e os comissionados referentes ao mês de agosto. O valor já está na conta dos servidores. A Prefeitura não divulgou o valor da folha de pagamento. Atualmente, não existe uma data fixa para pagamento dos comissionados e contratados. O pagamento tem sido realizado entre os dias 10 e 15.
Comentar
Compartilhe
Carla Machado encerra agenda da semana com caminhada em Atafona
12/09/2016 | 19h02
AtafonaA coligação “São João da Barra vai voltar a sorrir”, que tem como candidata a prefeita Carla Machado (PP), encerrou os compromissos de campanha com uma caminhada nos bairros Cehab e Vila Esperança, em Atafona, na manhã de domingo (11). A semana foi intensa para os candidatos, que tiveram comícios de quarta-feira (7) a sábado (10). Água SantaNa quarta, após o desfile de 7 de Setembro, Carla participou da inauguração do  “comitê da Juventude. À noite, foi realizado um comício no bairro Água Santa, na sede do município. Quem também participou do comício foi o deputado estadual Jair Bittencourt (PP), que destacou o trabalho de Carla como prefeita de SJB e sua luta em sempre defender a cidade. “Na mesma época que Carla era prefeita de São João da Barra, eu era prefeito de Itaperuna, por isso pude ver várias vezes essa mulher guerreira defendendo o seu povo, sempre em busca de parcerias e benefícios para a população, portanto São João da Barra pode se sentir privilegiada em ter Carla Machado como uma grande liderança”, destacou o deputado. GrussaíNa quinta-feira (8) foi a vez de Roças Velhas, localidade do sexto distrito, receber o comício de Carla: “Agradeço ao povo amigo de Roças Velhas e Barcelos, que sempre nos deram grandes vitórias nas urnas, portanto tenho um pedido especial a vocês, quero sair daqui de Barcelos com um vitória de 95%, aqui nessas localidades que temos tanto carinho realizamos muito, Urbanizamos a Rua Principal, reformamos praças, construímos o CRAS, creche, calçamos ruas, trouxemos cursos técnico e fizemos o posto de saúde, que até hoje não tiveram a competência de terminar a obra”. Na sexta (09) foi a vez de Palacete, localidade do 5º distrito, recebeu o comício da coligação. “Palacete merece uma atenção especial, já fizemos muito pelo quinto distrito, quando entregamos para a população esse tapete preto que deu mais dignidade ao povo bom do quinto, esse asfalto facilitou a vida dos moradores e produtores daqui”. Já no sábado (10) o bairro Nossa Senhora Aparecida (outro lado da Lagoa) recebeu a caravana do 11. “Aqui em Grussaí, pra onde você olhar tem uma realização da nossa administração, fizemos muito aqui pela população de Grussaí, foram mais de 40 quilômetros de rede de água, urbanização da Avenida Afonso Nunes, reformamos a ponte que dá acesso ao bairro, Fizemos passarelas de acessibilidade, Polo Gastronômico, Creche, entre tantas outras realizações”. No discurso realizado na Vila Esperança, Carla Machado agradeceu aos militantes que acompanharam a caminhada e a receptividade dos moradores por onde passava. “Eu não poderia deixar de agradecer a militância que está aqui, de graça, alguns que vieram até do 5º distrito. Agradecer também as pessoas que abriram suas portas para nos receber. Pude sentir a energia positiva de cada um deles. Tem muita gente aqui na Vila Esperança que trabalhava na Usina de Reciclagem, que a gente tinha a honra de receber na nossa casa para fazer a grande festa de final de ano. A gente sempre tratou o próximo como irmão. Hoje a gente vê o descaso, o pessoal da usina não recebe mais, não falo só da questão de salário, mas a questão do amor”. Roças Velhas Roças Velhas1Água Santa1Atafona1                       Com informações e fotos da assessoria.
Comentar
Compartilhe
Neco encerra agenda da semana com caminhada em Cajueiro
12/09/2016 | 18h57
Foto1A aliança “Unidos por São João da Barra” encerrou as atividades de campanha com uma caminhada em cajueiro, 4º distrito do município. O candidato José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), e sua vice, Leide Cristina Soares, Tininha (PMDB), visitaram diversas residências, onde foram bem recebidos pelos moradores. Ele destacou a importância do voto para o 15 e para seus candidatos a vereador. Foto2— Peço que votem nos candidatos da aliança, para que possamos governar e colocar em prática nossas propostas voltadas para áreas como Educação, Saúde, Geração de Trabalho e Renda, Transporte e principalmente o social. Temos políticas públicas que asseguram a cidadania com dignidade para todos — declarou. A agenda contou ainda com comícios na sexta-feira (9) em Sabonete, 5º distrito, e na localidade do Carrapicho, em Atafona, no sábado (10). Em Sabonete, Neco falou sobre a composição da sua chapa, com um nome do 5º distrito e outro da sede. “Diferente da chapa adversária, a nossa campanha não prioriza apenas uma parte do município. Eu escolhi uma vice da Sede por eu ser do quinto distrito. Do nosso lado não existe preconceito. Lutamos sempre por uma São João da Barra melhor”, ressaltou. SabonetePara candidata a vice-prefeita, Leide Cristina, a Tininha, o mar azul está se espalhando pelo município e em Sabonete não poderia ser diferente. “É gratificante realizar um comício dessa proporção em Sabonete. Fica cada dia mais evidente que todo município está abraçando a causa do bem e da verdade”, disse. No Carrapicho, o prefeito, e candidato à reeleição, falou sobre o comprometimento de sua gestão com Atafona. “Fico muito a vontade de estar em Atafona e dizer que luto desde o início do meu mandato para resolver a questão do avanço do mar. Está tudo pronto com o INPH. E se não fosse a crise econômica, já teríamos iniciado esta importante obra para o nosso município”, ressaltou. CarrapichoCarrapicho2Sabonete2                                               Foto3                       Com informações e fotos da assessoria.  
Comentar
Compartilhe
Do lado de quem?
11/09/2016 | 12h01
pensando-1A política de São João da Barra é tão visceral que se alguém não veste azul ou vermelho, vão tentar pintar a cor da sua camisa. Quer um exemplo? Neste sábado (10), foi postado neste blog sobre o aumento dos subsídios do prefeito, vice, vereadores, secretários e subsecretários a partir de 2017. Um post informativo, apenas, sem opinião. Mas nos comentários, teve leitor que classificou o blog de imparcial por dois motivos: por “apoiar” a candidata do PP, Carla Machado; e por “apoiar” o candidato do PMDB, Neco. Então, é do lado de quem mesmo? Veja os comentários: coment Cabe destacar que nenhum deles, diferente de outros comentaristas do post, entrou no mérito da questão: o aumento é necessário? Em tempo - Os dois foram respondidos no post original (aqui).
Comentar
Compartilhe
SJB: Prefeito, vice, vereadores, secretários e subs com salários mais altos em 2017
10/09/2016 | 13h03
[caption id="attachment_7161" align="aligncenter" width="620"]aereasaojoao_Nova Eleitos neste ano terão salários mais altos em 2017[/caption] A Câmara de São João da Barra publicou no Diário Oficial deste sábado (10) os novos valores dos subsídios do prefeito, vice, vereador, secretários e subsecretários a partir de janeiro de 2017. O aumento foi superior a 9,5%. Em janeiro deste ano, o prefeito Neco (PMDB) chegou a cortar o próprio salário, do seu vice e dos seus comissionados alegando queda na receita. Confira os valores a partir do ano que vem:
Cargo Até janeiro de 2016* Valor atual* A partir de 2017
Prefeito R$ 13.608,68 R$ 12.247,81 R$ 13.451,77
Vice-prefeito R$ 9.072,45 R$ 8.165,20 R$ 8.967,84
Vereador R$ 6.931,29 R$ 6.931,29 R$ 7.596,00
Secretário R$ 12.138,01 R$ 10.924,21 R$ 11.998,06
Subsecretário R$ 9.716,61 R$ 8.744,96 R$ 9.604,59
  Servidor — Neste ano, o servidor público municipal não contou com o reajuste devido ao período de crise. Inclusive, a queda de arrecadação levou a um decreto de emergência econômico-financeiro publicado em maio deste ano. Mais informações na edição deste domingo (11) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Balanço da fiscalização eleitoral no 7 de Setembro em SJB
09/09/2016 | 21h03
20160907_115908 O dia da Independência foi marcado por manifestações (aqui) políticas em São João da Barra. A disputa polarizada entre Carla Machado (PP) e Neco (PMDB), únicos no páreo pelo comando da Prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2017, que contam com militâncias inflamadas. Além dos partidários de camisas vermelhas (Carla) e azuis (Neco), teve destaque a atuação da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo como Chefe de Cartório da 37ª Zona Eleitoral de SJB, Pedro Rocha Pimentel, “os ânimos estavam acalorados, mas não houve conflito ou problemas mais graves”: — Foram identificados ônibus que supostamente estariam transportando eleitores para os eventos, situações que estão sendo esclarecidas judicialmente. Houve também algumas placas e faixas irregulares, que foram imediatamente retiradas. Surgiram indícios de problemas quanto aos carros de som e sonorização fixa, no que diz respeito à distância que devem manter (200m) dos órgãos públicos e hospitais, mas a equipe de fiscalização atuou no local, conversando e orientando os representantes dos candidatos e o que foi solicitado pela Justiça Eleitoral foi prontamente atendido. Enfim, apesar de não ter sido um dia tranquilo, tudo correu bem e o povo soube se manifestar sem agressões, com pequenas exceções. Pedro explicou ainda que “a Justiça Eleitoral não aplica sanções de imediato quando encontradas irregularidades, visto que o poder de polícia do juízo eleitoral na fiscalização de propaganda tem a função exclusiva de inibir ou suspender as práticas irregulares, devendo ser elaborado relatório do ocorrido para encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral. O máximo que pode ser feito é a apreensão de veículos irregulares, para suspender a atividade ilícita, jamais a aplicação imediata de multa, conforme súmula 18 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral”.
Comentar
Compartilhe
Carla Machado altera agenda de campanha deste fim de semana
09/09/2016 | 15h51
A candidata a prefeita Carla Machado (PP) publicou nesta sexta-feira (9), em seu perfil no Facebook, que houve uma alteração na agenda de campanha deste fim de semana, divulgada aqui. Confira a programação válida: IMG-20160909-WA0040  

Neco também com compromissos no fim de semana

Candidato à reeleição, o prefeito Neco (PMDB) também tem compromissos de campanha neste fim de semana, como divulgado aqui. Confira a agenda: 14232032_965046216939619_1694182639255428306_o
Comentar
Compartilhe
Temer nomeia para AGU Grace Mendonça, 1ª mulher no ministério
09/09/2016 | 13h57
grace-mendoncaO presidente Michel Temer anunciou a substituição na chefia da Advocacia-Geral da União (AGU). O cargo será assumido pela advogada Grace Maria Fernandes Mendonça, servidora do órgão, no lugar de Fábio Medina Osório. A assessoria do Planalto não deu detalhes sobre os motivos que levaram à mudança, mas teria ocorrido após embates com o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. Grace é a primeira mulher advogada-geral da União. É também a primeira mulher a integrar o ministério de Temer. Grace Maria Mendonça é advogada da União desde 2001, tendo ocupado, na AGU, cargos como o de coordenadora-geral do Gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do Contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde fez sustentações orais em mais de 60 processos.
Comentar
Compartilhe
SJB bate em 2015 a meta para o Ideb 2017
08/09/2016 | 14h07
3749_200315123529_unnamedO ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. São João da Barra, que em 2013 havia ficado com a nota 4.9 entre os alunos do 1º segmento Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, saltou para nota 5 em 2015. Ainda assim, o município caiu da 46ª posição de 2013 para 48º em 2015, empatado com Campos e outros municípios. A meta do MEC para o município neste segmento foi superada (era de 4.7). A nota 5 é o planejado para 2017. Já entre os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental, 9º ano, a meta não foi alcançada. O município passou de 3.9 (2013) para 4 (em 2015), enquanto o esperado pelo MEC era 4.6. No país,  o retrato é o mesmo. No 1º segmento, o Brasil alcançou Ideb de 5.5 e bateu a meta que era 5.2. Entretanto, no segundo, mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4.7, ficando com Ideb de 4.5.
Comentar
Compartilhe
Ideb: Campos salta de antepenúltimo para 48º no Estado do Rio
08/09/2016 | 13h25
Edu_O ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Campos, que em 2013 havia ficado em antepenúltimo, com nota 3.9 entre os alunos do 1º segmento Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), saltou para nota 5 em 2015. Com isso, o município deixou a 88ª posição de 2013 e chegou a 48º em 2015. A meta do MEC para o município neste segmento foi superada, era de 4.3. Já entre os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a meta não foi alcançada. O município chegou a 3.6, enquanto o planejado era 4.2. No país,  o retrato é o mesmo. No 1º segmento, o Brasil alcançou Ideb de 5.5 e bateu a meta que era 5.2. Entretanto, no segundo, mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4.7, ficando com Ideb de 4.5. Atualizado às 13h48 — Correção no texto e no título
Comentar
Compartilhe
Funcionários da Santa Casa de SJB realizam protesto
08/09/2016 | 12h24
[caption id="attachment_9296" align="aligncenter" width="960"]Protesto foi realizado na manhã desta quinta devido o atraso de repasse da Prefeitura (Foto: Divulgação) Protesto foi realizado na manhã desta quinta devido o atraso de repasse da Prefeitura (Foto: Divulgação)[/caption] Funcionários da Santa de Misericórdia de São João da Barra realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (8) em frente à sede da instituição. O motivo é o atraso desde outubro do ano passado no repasse do convênio que a Prefeitura mantém com o único hospital da cidade. Em junho (aqui), o provedor da Santa Casa, Diogo Berto, chegou a falar que a centenária instituição poderia fechar as portas em agosto caso não fosse regularizado o débito da Prefeitura. Em um dos cartazes a mensagem é “Santa Casa não recebe da prefeitura desde outubro/2015. SOCORRO. Não há mais como honrar os pagamentos regulares! Desde 2005 que a Santa Casa não deixa um tostão sem ser pago em dia. E agora, prefeito?”. Em junho, a dívida da Prefeitura com a unidade chegava a R$ 4,1 milhões, de acordo com o provedor. Participaram do ato na manhã desta quinta cerca de 40 funcionários. O blog já pediu, por e-mail, um posicionamento da Prefeitura quanto à dívida e a possibilidade de pagamento. Se a resposta chegar, o post será atualizado. Mais informações na edição desta sexta-feira (9) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
Neco tem candidatura deferida
08/09/2016 | 10h32
[caption id="attachment_9292" align="aligncenter" width="980"]Neco_Deferido Deferimento foi publicado no sistema do TSE nessa quarta[/caption] O candidato a prefeito de São João da Barra Neco (PMDB), que disputa a reeleição, teve seu registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Também está deferida a candidatura de Tininha (PMDB), candidata a vice na chapa. A atualização no sistema do TSE foi publicada nessa quarta-feira (7). Com o deferimento dos pedidos de registros dos peemedebistas, as duas candidaturas lançadas à Prefeitura de São João da Barra estão aptas a concorrer. Na última segunda-feira (5), a Justiça Eleitoral deferiu (aqui) a chapa Carla Machado (PP) e Alexandre Rosa (PRB). A maioria dos candidatos a vereador já teve o deferimento dos registros. Dos 108 candidatos a uma cadeira na Câmara, 106 tiveram seus pedidos de registro deferido. Aguardam julgamento apenas dois, um da oposição e um do palanque governista: Professor Fernando Feú Lobato (PPS) e a ex-secretária de Saúde Denise Esteves (PDT). Não houve nenhum indeferimento até o momento.
Comentar
Compartilhe
SJB com militâncias no dia da Independência
07/09/2016 | 13h59
[caption id="attachment_9282" align="aligncenter" width="800"]20160907_115908 Momento mais acirrado foi ao término do desfile escolar[/caption] A rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho virou palco para uma das maiores manifestações políticas desta campanha à sucessão municipal. Divididos entre os que vestem azul e os que vestem vermelho, os grupos político se espalharam no Centro, em uma disputa tão acirrada como nos dias de folia, quando a rua vira a Avenida do Samba e recebe os desfiles de Congos e Chinês - uma disputa que faz os paralelepípedos tremerem. Provocações de ambas as partes, vaias e gritos de apoio ao seu respectivo candidato eram constantes. Ao término do desfile de cada instituição ou escola, os militantes de Carla Machado (PP), de vermelho, e Neco (PMDB), de azul, tomavam a rua principal. O momento mais tenso foi ao término do desfile. Partidários dos dois grupos se concentraram em frente à praça São João Batista e tinham que se deslocar para o ponto de concentração dos seus atos políticos agendadas para esta quarta-feira (7). Cara a cara, teve gente que se alterou e um pequeno tumulto chegou a acontecer. Logo a turma do “deixa disso”, de ambos os lados, entrou em ação e dissipou o princípio de briga. Em caminhada com um grande número de adeptos, os integrantes do “mar vermelho” seguiram para o Calçadão, onde foi inaugurado o “comitê da Juventude”. Carla e seu vice Alexandre Rosa (PRB) entraram em uma arena de debates, onde foram sabatinados pelos membros do seu grupo político sobre o planejamento de gestão, caso sejam eleitos. Também com um grande número de adeptos, os integrantes do “mar azul” se concentraram no comitê do PMDB, no início da rua principal, e vieram em caminhada com Neco, a sua vice, Tininha (PMDB), e candidatos a vereadores da coligação. Os dois grupos políticos voltaram a se encontrar, bem no meio da avenida. Houve mais uma vez provocações de ambas as partes, mas sem nenhum caso de violência registrado. A Justiça Eleitoral acompanhou de perto toda movimentação. Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atuaram por toda a extensão da principal rua da cidade. Mais informações na edição desta quinta-feira (8) da Folha da Manhã.   [caption id="attachment_9274" align="aligncenter" width="640"]Equipe de fiscalização do TRE atuando Equipe de fiscalização do TRE atuando[/caption] [caption id="attachment_9277" align="aligncenter" width="640"]Fiscalização em cima dos dois grupos políticos Fiscalização em cima dos dois grupos políticos[/caption] 20160907_112920 20160907_11574120160907_11574620160907_11293120160907_12191520160907_122550
Comentar
Compartilhe
Neco fecha programação da campanha de quarta a sábado
07/09/2016 | 10h16
O prefeito Neco (PMDB), candidato à reeleição, já fechou sua agenda de compromissos de campanha de quarta-feira (7) a sábado (10). Neste 7 de Setembro, os peemedebistas realizam uma caminhada na rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a principal da cidade, logo após as comemorações pela Independência do Brasil. A quinta-feira (8) não conta com atividades programadas. A agende é retomada com comícios na sexta e no sábado. Confira: 14207671_963550000422574_1102201543850706730_o
Comentar
Compartilhe
Carla Machado com compromissos de campanha de quarta a domingo
07/09/2016 | 10h14
Candidata a prefeita pela coligação “São João da Barra vai voltar a sorri”, Carla Machado (PP) já fechou sua agenda de campanha com compromissos de quarta-feira (7) a domingo (11). O primeiro evento acontece às 12h desta quarta, quando o “comitê da Juventude” será inaugurado no Calçadão do Centro da cidade. Confira a programação completa: 14225522_879919385475818_7142669554616453736_n
Comentar
Compartilhe
Dilma deixa o Alvorada e segue para Porto Alegre
06/09/2016 | 16h37
[caption id="attachment_9262" align="alignleft" width="300"]Manifestantes pró-Dilma se reúnem em frente ao Palácio da Alvorada para acompanhar saída da ex-presidentade residência oficial (Foto: José Cruz/Agência Brasil) Manifestantes pró-Dilma se reúnem em frente ao Palácio da Alvorada para acompanhar saída da ex-presidente de residência oficial (Foto: José Cruz/Agência Brasil)[/caption] A ex-presidente Dilma Rousseff deixou, na tarde desta terça-feira (6), o Palácio da Alvorada, onde residia desde janeiro de 2011. Ela seguiu para a Base Aérea de Brasília, de onde embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino a Porto Alegre, onde passou a residir. À saída da comitiva, Dilma deixou o carro onde estava para cumprimentar as centenas de pessoas, em sua maioria, mulheres, que a aguardavam desde cedo em frente ao palácio para se despedir dela. Quando Dilma passou, pétalas de rosas foram jogadas em sua direção. Acompanhavam a ex-presidente o ex-ministro José Eduardo Cardozo, que foi seu advogado no processo de impeachment, e os ex-ministros Kátia Abreu, Miguel Rossetto, Jaques Wagner e Ricardo Berzoini e alguns senadores petistas. Fonte: Agência Brasil
Comentar
Compartilhe
“Mar azul” e “Mar vermelho” se encontram após desfile em Atafona
06/09/2016 | 14h36
[caption id="attachment_9250" align="aligncenter" width="640"]Mar__ Militantes tomaram a rua após os desfiles[/caption] Como já foi anunciado neste blog (aqui), Carla Machado (PP) e Neco (PMDB) marcaram atos políticos na sede do município par esta quarta-feira (7), mas no desfile cívico de Atafona, na manhã desta terça-feira (6), já foi mostrado um “aperitivo” do que vai ser o encontro de amanhã. Houve muita gritaria de ambos os lados, os grupos se olharam de frente, mas — e tomara que continue assim — sem ocorrência de agressão física. 20160906_111807De azul, os militantes de Neco acompanhavam o desfile concentrados de um lado do palco. Alguns usavam faixas criticando a administração da ex-prefeita Carla Machado. Atual prefeito, Neco assistia ao desfile escolar no espaço destinado a autoridades. Com camisas vermelhas, os militantes e a candidata Carla Machado, acompanhada de seu vice Alexandre Rosa (PRB), assistiam ao desfile do outro lado. Era clara a divisão dos grupos políticos. As escolas que passavam eram aplaudidas, mas aos comentários que enalteciam a atual gestão eram rebatidos por vaias.20160906_111705 No mais nítido clima de Fla-Flu, da rivalidade que “treme os paralelepípedos” quando Congos e Chinês entram na avenida, houve provocações de ambos os lados, com vaias e gritos de incentivos aos candidatos. Quando os desfiles foram encerrados, Carla e seus correligionários seguiram para o comitê do PP, próximo ao local do desfile. Os correligionários de Neco, então fizeram um cerco no palanque onde o prefeito estava. E nesta quarta-feira tem mais. Críticas — Algumas pessoas que acompanhavam o desfile criticaram o clima de politização nas comemorações de 7 de setembro na praia de Atafona. Acreditavam que aquele não era o momento para manifestações políticas de ambas as partes. 20160906_111812 20160906_111818  
Comentar
Compartilhe
Dia da Independência e de manifestações políticas
06/09/2016 | 13h51
Sem títuloMar azul e vermelho Como tradicionalmente acontece em ano eleitoral, as forças políticas sanjoanenses vão se concentrar na principal rua da cidade, a Joaquim Thomaz de Aquino Filho, para acompanhar os desfiles militar, cívico e escolar deste 7 de setembro. Encerradas as comemorações da Independência do Brasil, o local virá palco da disputa eleitoral. Candidato à reeleição, o prefeito Neco (PMDB) marcou uma caminhada para amanhã às 11h.  Já a candidata Carla Machado (PP) marcou, no mesmo dia, a inauguração do “comitê da juventude”, localizado no Calçadão, às 12h. Com o nível da campanha acalorado do jeito que está, ao menos nas redes sociais, é prudente o reforço na segurança. Além disso, é necessário pedir sobriedade aos militantes, para que vença a democracia. As pessoas precisam saber respeitar o direito de escolha do outro. No mais, vale destacar que a participação de militantes no dia 7 de setembro funciona como um “termômetro” para o resultado nas urnas. Em SFI São Francisco de Itabapoana também tem tradição de reunir os políticos em um só local no dia 7 de setembro. Eles se reúnem na festa de Ponto de Cacimbas. Divisor O dia da Independência, inclusive, é um divisor de águas na campanha sanfranciscana. Para muita gente, o jogo começa a ser jogado agora. Resquícios O território que hoje pertence a São Francisco, era de SJB até 1995. Talvez por isso, deve ter ficado alguns resquícios da política visceral e costumes, como este de 7 de setembro. Concurso As provas objetivas do concurso público da Câmara de São João da Barra, com 895 candidatos inscritos, foram aplicadas no domingo. Nenhum incidente foi registrado. Os gabaritos já foram divulgados. Protesto Não só de política será marcado o 7 de setembro em SJB. Servidores públicos articulam mais um protesto. A cobrança, principalmente, é o retorno do cartão alimentação. Horários Continua um martírio a utilização do transporte público municipal ou intermunicipal. Os horários dificilmente são cumpridos. Resultado: carros sempre lotados. Deferido O registro de candidatura da chapa Carla Machado e Alexandre Rosa (PRB) foi deferido. Até o dia 12 de setembro, a chapa Neco e Tininha (PMDB) terá uma definição. A previsão é que isso ocorra bem antes. Reunião As pessoas convocadas para trabalhar no dia da votação participam de reuniões nos próximos dias. Hoje, das 13h às 19h, a reunião é com que foi convocado como secretário. Na quinta, no mesmo horário, são os segundos mesários.   *Publicado na edição desta terça-feira (6) da Folha da Manhã.
Comentar
Compartilhe
PMDB ou PP: quem quebrou o Estado, segundo militantes de SJB?
06/09/2016 | 10h17
pensando-1   A disputa eleitoral em São João da Barra reservou um confronto entre candidatos do PMDB (Neco) e do PP (Carla Machado) pela Prefeitura. No Governo do Estado, os dois partidos são aliados, já que a chapa eleita foi Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Francisco Dornelles (PP). Mas na terra de Narcisa Amália, tem gente esquecendo esse detalhe. Alguns que apoiam Carla criticam o Estado e classificam como “culpado” a administração de Pezão – licenciado do cargo para tratamento de saúde desde março. Já alguns dos que apoiam Neco atribuem a crise ao governador em exercício, Dornelles. O mais engraçado disso tudo é que no segundo turno das eleições de 2014 Neco e Carla apoiaram a chapa Pezão/Dornelles e, até que se prove o contrário, eles mantêm bom relacionamento com o governador e o vice. Resumo da ópera: tem gente que entra de gaiato em discussões, atirando para todo lado, sem nem fundamentar o debate.
Comentar
Compartilhe
Dia da Independência: Carla e Neco no mesmo horário e local
05/09/2016 | 19h53
carla_1 Como já era previsível, os políticos sanjoanenses vão tentar mostrar sua força política no dia da Independência.  Na principal rua da cidade, Carla Machado (PP) e Neco (PMDB) marcaram compromissos de campanha para o dia 7 de setembro. Às 11, Neco realiza uma caminhada na principal rua da cidade. Pouco depois, às 12h, Carla vai inaugurar o “comitê da juventude”, localizado no Calçadão da cidade. O encontro entre militantes dos dois candidatos é inevitável, pois estarão no mesmo local. Com o nível da campanha acalorado do jeito que está, é prudente o reforço na segurança. Além disso, é necessário pedir sobriedade aos militantes, para que vença a democracia. As pessoas precisam saber respeitar o direito de escolha do outro. No mais, vale destacar que a participação de militantes no dia 7 de setembro funciona como um “termômetro” para o resultado nas urnas.
Comentar
Compartilhe
Carla Machado com candidatura deferida
05/09/2016 | 11h48
[caption id="attachment_9233" align="aligncenter" width="971"]Deferimento foi publicado no sistema do TSE nesta segunda Deferimento foi publicado no sistema do TSE nesta segunda[/caption] A candidata a prefeita de São João da Barra Carla Machado (PP) teve seu registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Também está deferida pela Justiça Eleitoral a candidatura de Alexandre Rosa (PRB), candidato a vice na chapa. A atualização no sistema do TSE foi publicada nesta segunda-feira (5). Esta é a primeira chapa na majoritária a ter candidatura deferida. O prazo para que o juiz analise os pedidos é 12 de setembro. Neco (PMDB) e Tininha (PMDB) aguardam deferimento. A maioria dos candidatos a vereador já teve o deferimento dos registros. Outros aguardam julgamento, mas não houve nenhum indeferimento até o momento.
Comentar
Compartilhe
Neco dedica fim de semana de campanha à sede e Grussaí
05/09/2016 | 11h32
[caption id="attachment_9216" align="aligncenter" width="720"]Neco e seus correligionários caminharam pelo Loteamento do Renan no domingo Neco e seus correligionários caminharam pelo Loteamento do Renan no domingo[/caption] O prefeito Neco (PMDB), candidato à reeleição, e a vice Tininha (PMDB), iniciaram as atividades de campanha da última semana, no sábado (3) e encerrou no domingo (4). A agenda foi dedicada à sede e Grussaí, com a participação dos candidatos da coligação “Unidos por São João da Barra” de um comício, na praça São Pedro, e de uma caminhada em Grussaí, no loteamento do Renan. Nesta quarta-feira (7), dia da Independência do Brasil, os correligionários do peemedebista vão participar de uma caminhada após o desfile cívico. E provável, como acontece tradicionalmente, que os militantes da candidata Carla Machado (PP) também façam uma caminhada, embora ainda não há confirmação. [caption id="attachment_9218" align="alignleft" width="300"]Organização estimou a presença de mais de cinco mil pessoas no comício Organização estimou a presença de mais de cinco mil pessoas no comício[/caption] No comício da praça São Pedro, a organização estimou a presença de mais de cinco mil e quinhentas pessoas. O encontro contou com a participação do deputado estadual, Paulo Melo, ex-presidente da Alerj e secretário de Estado de Assistência Social. “Estou aqui para pedir o voto do sanjoanense para Neco porque ele é um batalhador assim como eu. Conheço Neco há bastante tempo e vejo nele uma garra incrível para lutar por São João da Barra. Por isso, não pensem duas vezes, confirmem o 15, no dia 2 de outubro”, ressaltou. [caption id="attachment_9217" align="alignright" width="300"]Tininha falou sobre a família no comício na praça São Pedro Tininha falou sobre a família no comício na praça São Pedro[/caption] Emocionada, a candidata a vice-prefeita, Leide Cristina, a Tininha, falou sobre a origem de sua família. “É uma sensação indescritível estar nesta praça lotada discursando para pessoas do bem. Jamais imaginei viver este momento onde meu pai e meu avô nasceram e foram criados. Tenho certeza que o bem vai vencer o mal. E o prefeito Neco pode acreditar que terá uma vice atuante, ajudando-o de verdade a governar nosso município”. O comício da aliança não contou com a utilização de transporte coletivo para a locomoção dos militantes, seguindo determinação da Justiça Eleitoral. [caption id="attachment_9219" align="alignleft" width="300"]Ex-presidente da Alerj participou do comício Ex-presidente da Alerj participou do comício[/caption] No domingo, a caminhada durou quase duas horas e percorreu praticamente todas as ruas do Loteamento do Renan. Os candidatos a prefeito e vice fizeram um breve agradecimento pela acolhida calorosa e aos militantes dos diversos partidos e dos candidatos a vereador. A ex-secretária de Educação do Município e candidata a vice, Tininha, ressaltou o compromisso do prefeito com a melhoria na qualidade do ensino, das condições de trabalho e a realização de um sonho da comunidade, que é a construção de uma escola, nos padrões do ministério da Educação. Já o prefeito, além de agradecer o apoio de toda São João da Barra, e a crescente e calorosa receptividade por todos os locais onde tem ido, foi enfático ao dizer que os ataques pessoais que vem recebendo são combustíveis para a campanha: — Eles não vão nos intimidar. Não é com mentiras que se ganha uma eleição. Nós temos propostas e projetos; nós administramos durante uma das maiores crises da história do nosso País e mesmo assim temos muito trabalho realizado. Vocês são a nossa força. Com informações e fotos da assessoria  
Comentar
Compartilhe
Carla encerra agenda da semana com caminhada na Chatuba
05/09/2016 | 11h31
[caption id="attachment_9210" align="aligncenter" width="720"]No domingo, militantes da coligação que apoia Carla Machado caminhou pela Chatuba No domingo, militantes da coligação que apoia Carla Machado caminhou pela Chatuba[/caption] A candidata a prefeita Carla Machado (PP) e seu vice Alexandre Rosa (PRB) tiveram uma longa agenda de campanha, de quinta a domingo. Os candidatos da coligação “São João da Barra vai voltar a sorrir” participaram de comícios de quinta (1º) a sábado (3) e encerraram as atividades com uma caminhada no bairro da Chatuba, na sede do município, na manhã de domigo. É provável, embora ainda não haja confirmação, que os militantes se reúnam nesta quarta-feira (7), dia da Independência, na sede do município. Tradicionalmente, os candidatos a prefeito acompanham o desfile na sede e em seguida realizam caminhadas pelo Centro. O prefeito Neco (PMDB), já confirmou que seu grupo vai participar do ato. [caption id="attachment_9211" align="alignleft" width="300"]No comício em Degredo, Carla recebeu a deputada estadual Enfermeira Rejane No comício em Degredo, Carla recebeu a deputada estadual Enfermeira Rejane[/caption] Na quinta-feira, o comício do PP esteve na localidade de Degredo. A partir desse dia, passou a ser seguida a orientação (aqui) de não utilização de ônibus para transporte de militantes em São João da Barra. A recomendação partiu do juiz eleitoral do município. “Diferente dos nossos adversários nós temos realizações em cada cantinho desse município, aqui em Degredo se estamos em cima de um asfalto fomos nós que fizemos, além disso deixamos pronta uma unidade de saúde para que funcionasse 24 horas em Cajueiro, mas nem isso o atual governo conseguiu fazer. Quero agradecer de coração a cada um de vocês que mesmo com as dificuldades estão aqui conosco e posso garantir a cada um de vocês que a partir do primeiro dia de 2017 seremos os maiores empregados do povo dessa terra, devolvendo assim a felicidade e qualidade de vida para cada sanjoanense”, disse Carla. O comício desta quinta contou com a presença da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB). [caption id="attachment_9212" align="alignright" width="300"]Sexta-feira, Grussaí recebeu comício do grupo político Sexta-feira, Grussaí recebeu comício do grupo político[/caption] Sexta foi a vez do grupo de oposição realizar um comício em Grussaí, no Loteamento do Renan. Depois da inauguração de dois comitês e uma caminhada pelas ruas da localidade, Carla Machado e Alexandre Rosa voltaram nesta sexta-feira, 02, ao terceiro distrito para a realização de um comício. “Durante minha gestão, diferente do atual prefeito, eu realizei diversas obras em Grussaí. Construí o Polo Gastronômico, calcei ruas, iniciei a construção de uma creche-escola que ele sequer teve coragem de terminar, mesmo com os recursos que deixei em caixa", lembrou Carla, não deixando de citar algumas de suas propostas para a população, como a bolsa para estudantes de Pós Graduação, investimentos na saúde e qualificação da mão de obra local. [caption id="attachment_9213" align="alignleft" width="300"]Sábado o comício foi no Carrapicho, em Atafona Sábado o comício foi no Carrapicho, em Atafona[/caption] No sábado, a coligação realizou seu comício na localidade do Carrapicho, em Atafona. “Atafona foi outra localidade que também recebeu muitas obras no meu governo. Reformei o posto de saúde, escola, calcei várias ruas, além da construção de creche e praça. E novamente no meu próximo governo nós vamos continuar olhando com carinho para Atafona, onde sempre fomos bem recebidos por esse povo acolhedor”, afirmou Carla. A maratona terminou no domingo, com uma caminhada pelas ruas do bairro da Chatuba, na sede do município. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês que nos acompanharam nessa caminhada, debaixo desse sol escaldante. A cada uma das pessoas que nos abriram as portas, que nos receberam com carinho e pude ver no rosto de cada um o sentimento de mudança. Podem ter certeza, no meu governo São João da Barra vai voltar a sorrir”, concluiu Carla.
Comentar
Compartilhe
Proposta dos prefeitáveis de Campos para o esporte a partir de terça na Folha
05/09/2016 | 11h12
Ponto-final1   Fidesc delibera sobre debate O Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) se reúne hoje, às 10h, na sala de reuniões Oswaldo Martins do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), a fim de discutir a proposta para realização de um debate público com os candidatos a prefeito da cidade de Campos. Integram o Fidesc IFF, UFF, Uenf, UFRRJ, Ucam, Estácio de Sá e Isecensa. No pleito de 2012, o Fidesc chegou a realizar o debate.   Propostas dos prefeitáveis A Folha da Manhã está realizando uma série de entrevistas segmentadas com os seis candidatos a prefeito de Campos. As matérias tomam por base a série “Princípios para Campos”, que apontou sugestões para as mais diversas áreas a partir de análises de especialistas. Na semana passada, os prefeitáveis mostraram suas propostas para a Cultura. A partir de amanhã, serão abordadas as sugestões dos postulantes à sucessão de Rosinha Garotinho (PR) para os esportes.   Base sólida O presidente Michel Temer disse ontem que, com uma base sólida, o governo vai conseguir aprovar questões “aparentemente difíceis”. A declaração foi feita após o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, cobrar, em entrevista ao jornal O Globo, uma ação de Temer sobre o PMDB para que o partido abandone o que chamou de vícios da convivência com o PT. Aécio afirmou que Temer precisa ter uma “DR” com o PMDB. Temer, que está cumprindo agenda na China, disse que uma das coisas a que o governo mais tem se dedicado a fazer é “discutir a relação”.   Novas eleições As manifestações contrárias ao processo de impeachment e a posse do presidente Michel Temer não cessam desde a segunda-feira. Ontem, o protesto foi organizado pelos movimentos Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular, contando com a participação de políticos. A mobilização pede a saída imediata de Temer e exige novas eleições para presidente do país.   Crise hídrica Circula nas redes sociais um vídeo que já teve mais de 35 mil visualizações e mostra a situação deplorável do rio Muriaé, em Itaperuna. Praticamente seco, o leito do rio serve de pastagem para animais e até uma eventual pelada. Não é de hoje que o Muriaé tem sofrido com a seca. E o reflexo atinge também o Paraíba, já que o rio com nascente em Minas é afluente do velho rio que corta a planície goitacá.   Ameaça Não são só a campanha eleitoral e os compromissos como atual prefeito que têm preocupado Joedyr Orçai (Pros), de Miracema. O blog do Nino Bellieny, hospedado na Folha Online, informou ontem que o prefeito esteve na delegacia para prestar queixa de ameaça de morte. Em um áudio que circula por WhatsApp, uma pessoa afirma que se o candidato fizer comício em um dos morros da cidade, sem revelar qual, serão disparados tiros nos participantes.   Dourado O câncer infantil é a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce. O alerta é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que promove a campanha “Setembro Dourado” no intuito de ampliar a conscientização em prol da causa.   Publicado na edição desta segunda-feira (5) da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
No primeiro comício de Campos, Chicão fala em vitória no 1º turno
04/09/2016 | 20h34
[caption id="attachment_9205" align="aligncenter" width="999"]No reduto dos Garotinho, Chicão fez o primeiro comício desta campanha em Campos No reduto dos Garotinho, Chicão fez o primeiro comício desta campanha em Campos (Foto: Rodrigo Silveira)[/caption] O candidato a prefeito de Campos pela coligação "Frente Popular Progressista”, Dr. Chicão (PR), foi o primeiro dos seis prefeitáveis do município a realizar um comício. O evento aconteceu ontem, no bairro da Lapa, e contou com a participação da prefeita Rosinha Garotinho (PR), do secretário de Governo Anthony Garotinho (PR), do deputado federal Paulo Feijó, do deputado estadual Bruno Dauaire (PR) e outros integrantes do grupo rosáceo. Chicão voltou a dizer, como fez em entrevista à Folha, que acredita na vitória em primeiro turno. “Alguns dizem que nossa cidade está quebrada, que vendemos o futuro. Se a cidade está quebrada e sem futuro, por que querem pegar? Quero dar continuidade ao que fizemos”, afirmou Chicão. Mais informações na edição desta segunda-feira (5) da Folha da Manhã
Comentar
Compartilhe
Vereador morre após sofrer infarto durante comício no Noroeste Fluminense
04/09/2016 | 15h22
[caption id="attachment_9196" align="aligncenter" width="973"]Registro do vereador no site do TSE Registro do vereador no site do TSE[/caption] Um vereador morreu após passar mal durante um comício na noite deste sábado (03) em Porciúncula, Noroeste Fluminense. Jorge Ailton Zanirati — o Jailton —, de 58 anos, que era candidato à reeleição, havia acabado de discursar quando passou mal. Ele foi levado para um Posto de Urgência (PU), que fica próximo ao local onde era realizado o comício. O vereador morreu em uma ambulância, na qual seria transferido para o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Jorge Ailton Zanirati já foi vice-prefeito do município. O corpo foi velado e sepultado na localidade de Santa Clara. As informações são do SF Notícias (aqui).
Comentar
Compartilhe
Candidatos guardam dinheiro à moda antiga
04/09/2016 | 11h13
Ponto-final1   Dinheiro na mão Muitos candidatos a prefeito declararam à Justiça Eleitoral que guardam dinheiro à moda antiga. Em Campos, Dr. Chicão (PR) declarou ter R$ 250 mil em espécie, enquanto em sua conta corrente tinha apenas R$ 100. Já Rafael Diniz (PPS) informou ter em espécie R$ 90 mil. Os outros candidatos não declararam ter em mãos o chamado dinheiro vivo. Nenhum dos campistas, porém, chegou perto de Chico Machado (PDT), candidato a prefeito de Macaé. Ele declarou guardar “debaixo do colchão” nada menos que R$ 2,3 milhões.   “Especialistas” de ocasião O advento das redes sociais deu voz a muita gente especializada que nem sempre tinha espaço na mídia convencional para opinar sobre assuntos dos quais é profundo conhecedor. No entanto, deu voz também a muitos “especialistas” de ocasião. Como acontece com o futebol em época de Copa do Mundo, o assunto agora é política. Na democracia irrefreável das redes sociais foi possível ler boçalidades após o impeachment de Dilma Rousseff tanto para expressar contrariedade, quanto comemoração.   Pesquisas sem registro Também nas redes sociais, tem muita gente anunciando possíveis pesquisas eleitorais sem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Realizar pesquisas internas é prática recorrente entre candidatos e partidos, mas a divulgação delas é proibida. Vale lembrar que está registrada no site do TSE mais uma pesquisa do Instituto Pro4 sobre a sucessão municipal em Campos. É a primeira realizada após o início da propaganda eleitoral e será divulgada pela Folha da Manhã nos próximos dias.   Coisas de SJB A disputa política em São João da Barra é polarizada e visceral, quase obriga o cidadão a tomar partido. Mesmo os mais comedidos são taxados por estar de um lado ou de outro. Essa paixão com clima de Fla-Flu, dos tradicionais “abelhas” contra os “marimbondos”, na mesma atmosfera da rivalidade entre Congos e Chinês, acaba por render histórias que podem se classificadas, no mínimo, como pitorescas.   Manhã, tarde e noite Na sexta-feira, por exemplo, o prefeito Neco (PMDB) tinha um locutor no seu programa eleitoral gratuito em rádio. À tarde, o locutor anunciou nas redes sociais que estava deixando o governo, mas repeliu comentários de que havia passado para o grupo de oposição. Horas depois, no comício da candidata de oposição Carla Machado (PP), o mesmo locutor estava no palanque. Em apenas um dia, ele apoiou o governo (manhã), passou a ser neutro (tarde) e foi para a oposição (noite).   Greve A greve dos bancários é tão previsível no mês de setembro, que praticamente já faz parte da rotina do cidadão. E a partir da terça-feira, a categoria cruza os braços. Tão previsível quanto a greve, são os problemas que ela traz. Um deles é ao comércio varejista, que sofre o impacto da queda de circulação de dinheiro em espécie. Prejuízos de consumidores que tiverem seus débitos com vencimento no período da paralisação também são constantes.   Orientação O Procon-Campos orienta ao consumidor a procurar outras formas de pagamento, como casas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Se não for disponibilizada outra forma de pagamento que não seja nas instituições bancárias, o consumidor não poderá ser penalizado com multa e juros. É importante manter alguma prova da tentativa de pagamento. O Procon auxilia nesse processo.   Risco Contudo, existe um risco. A superintendente do Procon-Campos, Rosangela Tavares, recorda que no ano passado a Justiça Federal não reconheceu o direito dos consumidores, que nos casos das contas vencidas na Caixa, tiveram que pagar multa e juros ao fim da greve. O mais prudente é, se tiver o dinheiro, antecipar o pagamento.   Publicado na edição deste domingo  (4) da Folha da Manhã. 
Comentar
Compartilhe
Francimara: “Meu sogro e marido já tiveram a chance. Agora é a vez da mulher”
03/09/2016 | 19h09
[caption id="attachment_9188" align="aligncenter" width="999"]Francimara Francimara é candidata pelo PSB em São Francisco de Itabapoana[/caption] Candidata à prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara (PSB) encerra a série de entrevista da Folha da Manhã com os postulantes a ocupar o mais alto cargo do município em 2017.  Perguntas e respostas foram trocadas por e-mail. A publicação, como informado aqui, da entrevista de Francimara será na edição deste domingo (4). Confira alguns trechos da entrevista: — Fui eleita pelo povo a melhor gestora de todos os tempos. — Tenho personalidade própria. Quem me conhece sabe, respeito meu marido e meu sogro, cada um teve a sua oportunidade. — A saúde está um caos! Não existe remédio na farmácia, os acadêmicos que atendem a demanda estão sobrecarregados. — Sou a única candidata que pode olhar nos olhos do eleitor nas ruas, e estou fazendo isso todos os dias. — Ainda existem famílias no município que não têm banheiro em casa, difícil de acreditar. Outros — Nesta sexta (2), a Folha trouxe (aqui) a entrevista de Pedrinho Cherene (PMDB). No sábado (3), foi a vez (aqui) de Marcelo Garcia (PSDB).
Comentar
Compartilhe
Carla Machado e Neco com comícios em Atafona e na sede do município
03/09/2016 | 13h39
carla_1 A campanha eleitoral em São João da Barra está a todo vapor. E neste sábado (3) é dia de comícios dos dois candidatos a prefeito do município: Carla Machado (PP) e Neco (PMDB). Carla, que iniciou a agenda de campanha na quinta-feira, vai com seus candidatos a vereador na localidade do Carrapicho, em Atafona, a partir das 19h. O prefeito Neco, que é candidato à reeleição, vai com seus correligionários à praça São Pedro, na sede do município. O comício está marcado, também, para ter início a partir das 19h. Vale destacar que, por determinação da Justiça Eleitoral (aqui), estão suspensos ônibus para levar militantes aos comícios, bem como o uso de fogos de artifício nos eventos.
Comentar
Compartilhe
Locutor da campanha de Neco deixa governo, vai a comício de Carla e é exonerado
03/09/2016 | 12h40
[caption id="attachment_9181" align="aligncenter" width="1296"]14188399_877350809066009_8092014510530664993_o Higor participou do comício de Carla na sexta (Foto: Divulgação)[/caption] Quando você pensa que a política de São João da Barra não trará mais surpresas, se engana. Locutor da campanha de Neco (PMDB), que chegou a apresentar a propaganda eleitoral peemedebista deste sábado (3), a chamada “rádio 15”, Higor Ferraz anunciou na tarde de sexta-feira (2), em seu perfil no Facebook, que estava “deixando o governo”. Como o município vive uma disputa polarizada, correligionários da candidata a prefeita Carla Machado (PP) saudaram o locutor pela escolha pelo “11”, mas ele chegou a negar que tivesse “pulado” para a oposição. Contudo, da tarde para noite tudo mudou. Higor apareceu no comício de Carla, realizado em Grussaí, e chegou a discursar. No Diário Oficial deste sábado, ele foi exonerado. Era assessor, símbolo CC-3, na secretaria de Assistência Social. O fato de Higor ter apresentado o programa no sábado não quer dizer que tenha retornado ao grupo peemedebista. Como de costume, os programas que vão ao ar no fim de semana são gravados nos dias úteis.
Comentar
Compartilhe
Justiça Eleitoral “fecha o cerco” na fiscalização em Campos
03/09/2016 | 11h21
Ponto-final1 Fechando o cerco  A fiscalização da Justiça Eleitoral tem sido rigorosa, como deve ser, nas eleições deste ano em Campos. De domingo até ontem foram três operações de expressão. No domingo, fiscais do TRE apreenderam fichas com cadastro de eleitores, incluindo número do título eleitoral, durante reunião em um galpão utilizado para campanha do PR. No dia seguinte, os fiscais prenderam em flagrante o vereador Ozéias (PSDB), com dinheiro e anotações, sob suspeita de compra de votos. Agora, em operação conjunta com o Ministério Público, os fiscais foram à Prefeitura.   Cheque Cidadão Na secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe de fiscalização da Justiça Eleitoral, em parceria com o MP, apreendeu documentos. O objetivo é apurar possíveis indícios de abuso de poder político e econômico envolvendo recursos do programa Cheque Cidadão em Campos. Nas anotações de Ozéias, o benefício também era citado. O desenrolar das investigações vai apontar se houve ou não crimes. A judicialização do pleito iminente e tudo indica que, mais uma vez, a eleição de Campos pode não terminar com a divulgação do resultado das urnas.   Estranhíssima Até a ex-presidente Dilma Rousseff considerou “estranhíssima” a votação separada do seu impeachment no Senado, que a condenou à perda de mandato por crime de responsabilidade, mas manteve seus direitos políticos. A votação fatiada, segundo Dilma, não atenua nem agrava a sua cassação. As declarações foram em entrevista à imprensa internacional, na qual a ex-presidente mais uma vez classificou o impeachment como “golpe parlamentar”.   Mal acostumados O deputado estadual André Ceciliano (PT), um dos autores do projeto de lei aprovado na Alerj para melhorar a eficiência dos municípios para arrecadação de tributos, foi taxativo ao falar sobre os prefeitos do estado. Acredita que eles ficaram “mal acostumados com a receita dos royalties, deixando de lado a arrecadação de IPTU, ISS e outras taxas municipais”. Não é difícil encontrar exemplos no Norte Fluminense.   Petiscos Sucesso em todas as edições, o Festival de Petiscos do Farol de São Thomé começou ontem. Ao todo, 10 restaurantes participam do evento, com pratos à base de peixes e frutos do mar, no valor único de R$ 15. O evento é promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). O Festival de Petiscos segue amanhã e a expectativa é de mais uma edição de sucesso.   Concurso As provas objetivas do concurso público da Câmara de São João da Barra, com 895 candidatos inscritos, serão aplicadas amanhã, de manhã e à tarde, no Ciep Gladys Teixeira e na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. Os gabaritos estão previstos para serem divulgados no dia 4, a partir das 18h, no site da Qualimp.   Rola a bola O Campos entra em campo hoje, às 15h, finalmente, para a disputa do Triangular Final do Campeonato Estadual da Série B, quando serão definidos os dois clubes que subirão para a Série A em 2017. Antes da punição do Americano, que foi eliminado da competição, havia a certeza de ao menos uma equipe campista na Série A no ano que vem. Agora, o Roxinho tem que mostrar força no Triangular. O adversário de hoje é o Nova Iguaçu. O Itaboraí também está na disputa. A Rádio Continental de Campos (AM 1270 - radiocontinentalam.com.br), do Grupo Folha, transmite o jogo ao vivo.
*Publicado na edição deste sábado (3) da Folha da Manhã 
Comentar
Compartilhe
SJB: fogos de artifício e ônibus proibidos em campanha eleitoral
02/09/2016 | 19h20
aereasaojoao_NovaEm seu perfil na rede social Facebook, a candidata a prefeita de São João da Barra Carla Machado (PP) informou que em reunião com representantes da Justiça Eleitoral ficou proibido o uso de fogos de artifício e de ônibus para transporte de militantes para os comícios na campanha deste ano. Por óbvio, a determinação vale para todas as coligações que disputam a Prefeitura neste ano, assim como os candidatos a vereador. Além de Carla, o atual prefeito, Neco (PMDB), está na disputa sanjoanense. Na quinta (aqui), a suspensão dos ônibus já havia sido comunicada.
Comentar
Compartilhe
Marcelo Garcia: SFI cansou das duas famílias no poder há 21 anos
02/09/2016 | 19h09
[caption id="attachment_9168" align="aligncenter" width="1152"]Garcia Vereador é candidato a prefeito em São Francisco de Itabapoana[/caption] O vereador Marcelo Garcia (PSDB) é o segundo candidato a prefeito de São Francisco de Itabapoana entrevistado na série da Folha da Manhã.  Perguntas e respostas foram trocadas por e-mail. A publicação, como informado aqui, da entrevista de Garcia será na edição deste sábado (3). Confira alguns trechos da entrevista: — Duas famílias governam São Francisco por 21 anos e hoje somos a cidade mais podre do Estado. Não temos nem um metro de saneamento básico. — Minha campanha nasce com o propósito de defender uma renovação na forma de governar a cidade. — A ponte (da integração) é fundamental para o desenvolvimento de São Francisco e de extrema importância para o sucesso do distrito industrial que vamos criar. — O Garotinho é o maior líder político em São Francisco e sua trajetória política o credencia a ocupar esta posição na cidade. — Precisamos de uma saúde mais humana. O Hospital Municipal Manoel Carola não pode continuar funcionando como um posto de saúde ampliado. Outros — Nesta sexta (2), a Folha trouxe (aqui) a entrevista de Pedrinho Cherene (PMDB). No domingo (4), será a vez de Francimara (PSB).  
Comentar
Compartilhe
SJB classificada como cidade com “pouca eficiência”
02/09/2016 | 13h49
Ferramenta inédita lançada pela Folha de S. Paulo em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F) leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569. Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. [caption id="attachment_9159" align="aligncenter" width="1111"]SJB-REM Nota de São João da Barra no ranking do REM-F[/caption] São João da Barra não se saiu bem no índice, aparece como cidade com “pouca eficiência” no levantamento, na linha de divisão com as cidades “ineficientes” do Estado do Rio. Dos 92 municípios, aparecem como ineficientes Quissamã (último colocado no ranking estadual), Porto Real, Rio das Ostras, Guapimirim, Queimados, Teresópolis e Parati. Na sequência, como municípios pouco eficientes aparecem São João da Barra (0,397), Macaé (0,401) e Campos (0,407). São Francisco de Itabapoana aparece como cidade com alguma eficiência, com índice em 0,499. [caption id="attachment_9160" align="aligncenter" width="1111"]Comparação_ Comparação entre SJB e a vizinha São Francisco de Itabapoana, território que até 1995 era sanjoanense[/caption] Confira o resultado da sua cidade e faça comparativos com outros municípios aqui, na Folha de S. Paulo.
Comentar
Compartilhe
Debate com candidatos a prefeito de Campos na pauta do Fidesc
02/09/2016 | 13h13
Ponto-final1   Debate em Campos O Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) vai discutir nesta segunda-feira a proposta para realização de um debate público com os candidatos a prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes. No pleito de 2012, o Fidesc realizou um debate no Instituto Federal Fluminense (IFF). No encontro desta segunda, representantes do IFF, UFF, Uenf, UFRRJ, Ucam, Estácio de Sá e Isecensa, instituições que compõem o Fidesc, vão deliberar sobre a realização do evento novamente.   Registro de candidatura Os políticos que vão concorrer a cargo eletivo aguardam a decisão da Justiça Eleitoral sobre o deferimento ou não de seus registros. Isso não impede, porém, que a campanha siga seu curso, já que foi liberada desde 2016. Em Quissamã, como mostra matéria na página 2 desta edição, o Ministério Púbico Eleitoral (MPE) recomendou a impugnação do candidato a prefeito Armando Carneiro (PSB) e do vice na chapa de Fátima Pacheco (PTC), Marcelo Batista (PMDB).   Judicialização O juiz eleitoral da cidade é quem decide. Caso não corrobore a decisão do MPE, tudo segue tranquilamente nas eleições da cidade. Do contrário, os candidatos possivelmente vão interpor recursos e tentar solucionar a situação até o dia da eleição. Em Quissamã, a judicialização do pleito já começou.   Consignado As financeiras que tenham convênio com o Estado para fornecer empréstimo consignado com desconto em folha não poderão negativar o nome de servidores e inativos, quando o motivo da inadimplência for comprovadamente por falta de pagamento dos salários. É o que determina o projeto de lei do deputado Edson Albertassi (PMDB), aprovado ontem, em segunda discussão, pela Alerj. O projeto segue para a sanção de Francisco Dornelles (PP), em até 15 dias úteis.   Arrecadação municipal A Alerj também aprovou, ontem, em segunda discussão, o projeto de lei 507/15, que cria um programa de apoio técnico para melhorar a eficiência dos municípios para arrecadação de tributos. O projeto busca auxiliar as prefeituras através da qualificação da gestão pelo Executivo estadual. Um dos principais objetivos é melhorar a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), um dos principais tributos municipais. A proposta também cria uma linha de financiamento para as cidades modernizarem a arrecadação dos seus impostos.   Sem comunicação Os moradores de Atafona passaram por transtornos ontem. Pela manhã, um pouco chuvosa, o fornecimento de energia elétrica estava comprometido, assim como o sinal de telefonia móvel. Parecia até que a praia sanjoanense estava ilhada do resto da sociedade, devido à dificuldade de comunicação. O problema com energia persistia desde o dia anterior, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou desligamentos de linhas de transmissão de Furnas, por causa ainda não determinada.   Expediente Mas não foi só no litoral sanjoanense que a falta de energia elétrica, ou a constante oscilação, causou transtornos. Na sede do município, a Prefeitura encerrou o expediente mais cedo pelo mesmo problema. A sede do Executivo, desde o decreto de emergência econômica, funciona de 9h às 14h. Ontem, baixou as portas por volta das 12h.   Greve O indicativo de greve dos bancários não traz nenhuma novidade. Já virou parte da rotina do brasileiro essa paralisação no mês de setembro. Inclusive, esta coluna falou sobre essa tendência nessa terça-feira. Vale salientar que a decisão dos bancários atinge em cheio o comércio varejista, devido à diminuição de dinheiro em espécie circulando na cidade.
Comentar
Compartilhe
Pedrinho Cherene: relação sólida com PMDB, mas gratidão à família Garotinho
01/09/2016 | 19h09
[caption id="attachment_9146" align="aligncenter" width="480"]Cherene Prefeito e candidato à reeleição em São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene[/caption] Prefeito de São Francisco de Itabapoana e candidato à reeleição, Pedrinho Cherene (PMDB) abre a série de entrevistas da Folha da Manhã com os postulantes à Prefeitura neste ano. Perguntas e respostas foram trocadas por e-mail. A publicação, como informado aqui, da entrevista de Cherene será na edição desta sexta-feira (2). Confira alguns trechos da entrevista: — Ao mesmo tempo em que algumas pessoas saem, outras entram, outras saem e retornam. Isso é natural em uma campanha eleitoral. — É claro que faz diferença você ter nas ruas mais pessoas propagando o seu nome e os aspectos positivos de sua administração. — Nós temos hoje a melhor equipe técnica e de especialistas que esse município já viu. Mas sabemos que quando se trata de saúde nunca é suficiente. — A agropecuária é a nossa principal base de sustentação econômica e pretendemos investir fortemente no setor. — A nossa relação com o partido (PMDB) é tranquila e sólida. Quanto à família Garotinho, eu sou muito grato pelo apoio que recebi em 2012 e que continua agora, em 2016.
Comentar
Compartilhe
SJB: juiz orienta pelo não uso de ônibus para militantes em comícios
01/09/2016 | 18h36
urna-eletronica-nas-eleicoes-municipais-1347637951253_300x300O juiz da 37ª Zona Eleitoral de São João da Barra, Leandro Cajueiro d’Azevedo, orientou pelo não uso de ônibus para transporte de militantes para os comícios no município. No entendimento do magistrado, pode ser configurado abuso de poder econômico no futuro. A informação foi compartilhada nas redes sociais pela candidata a prefeita Carla Machado (PP), que realiza um comício às 19h30 desta quinta-feira (1º) em Degredo. Segundo Carla, a orientação do juiz foi repassada pelo chefe de cartório no fim da tarde desta quinta. A determinação do juiz será cumprida pelas coligações até que, se for o caso, eles consigam reverter o cenário. Além do comício desta quinta, Carla realiza outros nesta semana: sexta-feira (2) em Grussaí, no loteamento do Renan; e sábado (3) em Atafona, no Carrapicho. Prefeito e candidato à reeleição, Neco (PMDB) tem comício agendado para este sábado na praça de São Pedro, na sede do município. Atualização às 18h48: Correção no título e texto
Comentar
Compartilhe
Supermercados lotados com a liberação do cartão “Viver Melhor”
01/09/2016 | 14h26
ViverO prefeito de São João da Barra, Neco (PMDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (1º) a liberação do cartão “Viver Melhor”, programa de transferência de renda municipal que concede aos beneficiários R$ 250 para compras no comércio local. Pouco depois de a informação se propagar, apesar da dificuldade de comunicação (aqui) que o município enfrentou nesta quinta, os principais supermercados da cidade estavam lotados. Todo mês existe a dúvida quanto à liberação do benefício social e a Prefeitura não se posiciona oficialmente sobre os motivos quando cartão está bloqueado. Porém, quando recursos dos royalties caem na conta, existe uma movimentação para liberação. É provável que seja esse o acontecido neste mês, já que a Prefeitura recebeu nesta semana (aqui) R$ 6,7 milhões.
Comentar
Compartilhe
Atafona: sem energia, sem telefonia móvel, sem comunicação
01/09/2016 | 14h10
comunicacao Apesar de vários assuntos a serem abordados pela manhã desta quinta-feira (1º), este blog não pode ser atualizado. Atafona amanheceu com problemas no fornecimento de energia elétrica e no sinal de telefonia móvel, o que acarretou em muitos transtornos para os moradores. Na sede do município de São João da Barra, o problema se repetiu. A Prefeitura chegou a fechar as portas mais cedo, dispensando todo o pessoal antes das 12h. Os problemas com energia elétrica começaram na quarta-feira (31), mas em várias localidades do município se arrastaram pela quinta-feira. Sobre o problema de energia da quarta-feira, o Operador Nacional do Sistema (ONS) Elétrico informou que às 14h54 ocorreu o desligamento automático de duas linhas de transmissão em 500 kV, de Furnas, em Adrianópolis, Nova Iguaçu. Em nota, o ONS informou que, em sequência, ocorreram desligamentos em diversos circuitos da rede de operação em 138kV, pertencentes às distribuidoras de energia Light e Ampla. Com isso, houve a interrupção de cerca de 2,3 mil MW de carga (cerca de 37% da carga total do Estado do Rio de Janeiro no momento, 6,1 mil MW). Segundo informações preliminares, foram atingidos consumidores das regiões dos lagos, norte e noroeste fluminense e alguns bairros da capital. Nesta quinta, equipes da Ampla estavam trabalhando em vários pontos da cidade.
Comentar
Compartilhe
Candidatos a prefeito de São Francisco nas páginas da Folha de sexta a domingo
01/09/2016 | 13h57
Sem títuloPrefeitáveis entrevistados A Folha da Manhã realizou na última semana uma rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Campos. Esta semana será destinada aos postulantes à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A ordem da publicação foi definida na última segunda-feira (29), quando representantes dos candidatos participaram de um sorteio. As perguntas foram enviadas a todos por e-mail. O primeiro entrevistado, com a publicação nesta sexta-feira (2), é o prefeito Pedrinho Cherene (PMDB), candidato à reeleição. No sábado (3), será a vez do vereador Marcelo Garcia (PSDB). Na edição de domingo (4), a entrevista é com a candidata Francimara (PSB). Além de planos de governo, as alianças políticas e a conjuntara dos bastidores, especialmente no período pré-eleitoral, também entraram na pauta. A todos os candidatos será dedicado o mesmo espaço: página inteira.   SJB Os candidatos a prefeito de São João da Barra também serão entrevistados pela Folha da Manhã. A ordem de publicação já foi definida em sorteio, realizado no mesmo dia que o de SFI. A entrevista com Neco (PMDB) será publicada no próximo dia 17. Já a de Carla Machado (PP), no dia18. Pagamento A Prefeitura de São João da Barra pagou ontem aos seus servidores efetivos. Parte deles recebeu logo pela manhã, mas houve reclamação de alguns que só tiveram o dinheiro na conta à tarde. Em breve, o município deve anunciar a data para pagar comissionados e contratados. Todos... A Câmara de São João da Barra vive uma situação atípica. Desde o pleito de 1996, o primeiro após a emancipação de São Francisco de Itabapoana. Este é o primeiro em que todos os parlamentares de mandato são candidatos ao mesmo cargo. ...na disputa Em 2012, por exemplo, os quatro vereadores mais votados em 2008 não disputaram à reeleição. Neco e Alexandre Rosa formaram a chapa que saiu vitoriosa na majoritária. Gersinho Crispim (hoje Solidariedade) foi vice de Betinho Dauaire (PR). Já o vereador Caputi (atual PTC) decidiu não se lançar candidato. Mais Chegou a circular pela Câmara um projeto para aumentar para 11 ou 13 o número de cadeiras. No entanto, o projeto foi barrado pela maioria na Casa, permanecendo o número de parlamentares em nove. Segredo Duas pesquisas eleitorais em São Francisco de Itabapoana foram registradas e estariam autorizadas para divulgação desde domingo. No entanto, os números seguem sob mistério. Não foram divulgados até o fechamento desta coluna, na noite de ontem. Conclusos Os registros de candidatura de Carla e Neco chegaram a cair em exigências. Ambos, vale destacar, regularizaram a documentação em tempo hábil. Agora aguardam o posicionamento final sobre o registro. Até a noite de ontem, a situação era de “autos conclusos”. Em breve o juiz dará sua decisão sobre os registros deles. Transporte Só foi resolvido no fim da tarde de ontem a questão do passe universitário e do vale transporte dos servidores de SJB, não entregues no período previsto. A maioria deles inicia o mês sem o benefício e tem que regularizar a situação hoje. Justificativa A empresa de transporte assumiu a culpa, disse que a não distribuição ocorrei por um problema no sistema. No entanto, quem foi ao guichê tentar retirar o passe ou vale ouviu outra história. Dúvida Será que até o dia 2 de outubro, data da eleição municipal, a Câmara de São João da Barra vai conseguir realizar em uma semana as duas sessões ordinárias que são previstas? Desde a volta do recesso parlamentar, em agosto, isso só aconteceu uma vez.
Comentar
Compartilhe