Um bate-papo sobre Telejornalismo
08/06/2019 | 13h31
Giannino Sossai, Mozarth Dias e Antônio Filho
Giannino Sossai, Mozarth Dias e Antônio Filho / Wellington Cordeiro - Divulgação
Na noite desta sexta-feira (7), tive a honra de participar da última mesa da 29ª Semana da Imprensa, promovida pela Associação de Imprensa Campista (AIC), que completa, este ano, 90 anos. No bate-papo sobre Telejornalismo, realizado no auditório do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), tivemos um encontro de gerações, mediado pelo professor Mozarth Dias. Junto do professor Gianinno Sossai, falei sobre o cenário do jornalismo de TV, em Campos.
Profissional de rádio e jornal, Giannino foi o primeiro jornalista contratado para atuar na TV Norte Fluminense, de propriedade do saudoso deputado federal Alair Ferreira, inaugurada em 1981. Nesse tempo, o professor foi o primeiro âncora de telejornais e, também, o primeiro diretor de jornalismo do canal. Foi uma noite incrível, ouvindo relatos do grande mestre da nossa TV, dono de uma voz marcante, através da qual muitas notícias foram divulgadas, na telinha, por décadas.
Finalização da 29ª Semana da Imprensa
Finalização da 29ª Semana da Imprensa / Divulgação
Aproveito o registro para agradecer ao presidente da AIC, Wellington Cordeiro, o convite para participar deste evento tão tradicional, vivendo a alegria de visitar a universidade na qual me formei em Jornalismo, em 2007.
Compartilhe
Evaristo Costa e William Waack na CNN Brasil
04/06/2019 | 13h25
Evaristo Costa e William Waack
Evaristo Costa e William Waack / CNN Brasil - Divulgação
A CNN Brasil prometeu, nesta segunda-feira (3), ao lançar perfis em redes sociais, que divulgaria novidades sobre seu conteúdo. Hoje (terça-feira, 4), como prometido, o canal começou a anunciar detalhes de seu projeto e divulgou os nomes de Evaristo Costa, 42, e William Waack, 66, como os primeiros da lista de apresentadores.
Waaak vai comandar um jornal no horário nobre e Evaristo apresentará um programa direto de Londres. A CNN ainda não anunciou sua data de estreia, muito menos os números de canal que ocupará, nas listas das operadoras de TV por assinatura.
Compartilhe
CNN Brasil cria perfil no Twitter
03/06/2019 | 14h33
Primeira postagem da CNN Brasil no Twitter
Primeira postagem da CNN Brasil no Twitter / Reprodução
Com estreia prevista para os próximos meses, a CNN Brasil inaugurou, nesta segunda-feira (3), sua conta no Twitter. Na primeira postagem, a equipe anunciou que, em breve, mostrará detalhes da chegada ao Brasil do maior canal de notícias do mundo. O sinal, segundo informações de críticos de TV, deverá estar em todos os pacotes de TV por assinatura, facilitando a popularização do conteúdo.
Compartilhe
Silvia Poppovic estreia nesta segunda na Band
25/05/2019 | 16h13
Luis Ernesto Lacombe e Silvia Poppovic
Luis Ernesto Lacombe e Silvia Poppovic / Kelly Fuzaro
Buscando novo vigor para o espaço da manhã, a Rede Bandeirantes exibe, a partir desta segunda-feira (27), o “Aqui na Band”, ao vivo, às 9h, com apresentação dos jornalistas Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe, sob a direção de Vildomar Batista. O projeto é grandioso e surge para concorrer com a Globo e a Record TV, que já exibem atrações parecidas, no horário.
Silvia está fora da TV há algum tempo. Quem tem mais de 30 anos, seguramente se lembra dos programas que ela comandava, na Band, nos anos 1990, no período da tarde, com temas variados, no estilo que foi utilizado, anos depois, nos programas “Márcia” e “Casos de Família”, exibidos pelo SBT, com adaptações para um formato mais popular, sempre criticado da jornalista. 
Companheiro de Silvia, no projeto, Lacombe é outro grande jornalista, acumulando mais de 30 anos de profissão. Juntos, eles irão receber diversos colunistas, abordando temas variados. No time de comentaristas está Veruska Boechat, viúva de Ricardo Boechat.
Compartilhe
Campos começa a receber o sinal da Rede Vida
07/05/2019 | 15h00
Rede Vida
Rede Vida / Reprodução
A Rede Vida de Televisão começou a transmitir seu sinal digital, em Campos, no canal 34.1, nesta terça-feira (7). No ar desde 1995, a emissora, com sede em São José do Rio Preto-SP, é uma das mais importantes do segmento católico, com uma programação voltada para a família. 
Para ter acesso ao sinal, basta refazer a busca de canais, em seu televisor.
Compartilhe
TV Brasil ganha nova identidade visual
10/04/2019 | 10h32
Nova logo da TV Brasil
Nova logo da TV Brasil / Divulgação
A nova TV Brasil entra no ar nesta quarta-feira (10). A emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de acordo com informações de sua assessoria, exibirá programação com mais acessibilidade, mais educação, cultura e serviços para a população.
A marca da TV é uma alusão ao mapa do Brasil, com a união de seus pontos extremos. Segundo dados enviados pela emissora, a logo reflete a missão de alcançar todos os brasileiros com informação, conteúdo de interesse essencialmente público e para todas as idades.
Compartilhe
BandNews completa 18 anos e ganha nova redação
20/03/2019 | 11h10
BandNews ganha novo visual
BandNews ganha novo visual / Reprodução
O BandNews TV, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, inaugurou, nesta quarta-feira (20), suas novas instalações. Ontem (terça-feira, 19), o canal festejou 18 anos no ar. No novo projeto, cenários modernos prometem dar agilidade ao trabalho de cobertura das notícias do Brasil e do mundo, na redação chefiada pelo jornalista Henri Karam. O ambiente apresenta um visual totalmente diferente de tudo aquilo que foi visto, nas últimas duas décadas, no canal. 
Hoje cedo, o governador de São Paulo, João Doria, participou da inauguração do novo estúdio, na capital. 
Rafael Colombo entrevista João Doria
Rafael Colombo entrevista João Doria / Reprodução
Compartilhe
Band Folia registra último dia de festa em Salvador
05/03/2019 | 14h38
Patrícia Maldonado
Patrícia Maldonado / Band - Divulgação
Em Salvador, o Carnaval 2019 começou há bastante tempo. Diferente de boa parte do país, a folia baiana teve início na ultima quinta-feira (28). Nesta terça-feira (5), às 22h, entrará no ar o último dia do “Band Folia”, trazendo o último dia da passagem dos trios elétricos.
Patrícia Maldonado, festejando 10 anos de apresentação da cobertura, vai comandar a transmissão, no estúdio montado no camarote Planeta Band, junto da cantora Ju Moraes.
Compartilhe
Grupo Especial domingo e segunda na Globo
03/03/2019 | 16h50
Alex Escobar e Fátima Bernardes
Alex Escobar e Fátima Bernardes / Globo - João Cotta
O trabalho que consumiu meses de esforço, nos barracões, enfim vai ganhar a avenida. Neste domingo (3) e nesta segunda-feira (4), a Globo transite o desfile das escolas do Grupo Especial, ao vivo, direto da Marquês de Sapucaí. Fátima Bernardes e Alex Escobar irão apresentar a cobertura, acompanhados de Milton Cunha e Pretinho da Serrinha, no novo Estúdio Globeleza, na dispersão da passarela. Domingo, a exibição será após o "Fantástico" e, na segunda, depois do “BBB 19”. 
Ordem dos desfiles - Neste domingo, o desfile acontece na seguinte ordem: Império Serrano, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.
Na segunda, tem São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Portela, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.
Compartilhe
Carnaval Globeleza começa nesta sexta-feira
28/02/2019 | 18h08
Pedro Bassan e Mariana Gross
Pedro Bassan e Mariana Gross / Globo - João Cotta
A partir desta sexta-feira (1º), a Globo vai dedicar grande parte da sua grade de programação à cobertura do Carnaval 2019. Nas noites de sexta e sábado (2), os jornalistas Pedro Bassan e Mariana Gross comandam a transmissão dos desfiles da Série A, direto da Marquês de Sapucaí, tendo como comentaristas o carnavalesco Leandro Vieira e a porta-bandeira Lucinha Nobre.
Domingo e segunda-feira, dias 3 e 4 de março, Fátima Bernardes e Alex Escobar se juntam para comandar, pelo terceiro ano consecutivo, a transmissão dos desfiles do Grupo Especial, ao lado dos comentaristas Pretinho da Serrinha e Milton Cunha. Uma novidade desse ano, é a localização do Estúdio Globeleza, na Sapucaí. Agora ele estará ainda mais perto dos desfiles, ao lado do portão de encerramento, na dispersão.
 Alex Escobar e Fátima Bernardes
Alex Escobar e Fátima Bernardes / Globo - João Cotta
Na quarta-feira, Mariana Gross vai transmitir, ao vivo, a apuração dos desfiles do Rio de Janeiro, depois de “O Álbum da Grande Família”. A cada nota anunciada, aumentará a emoção dos membros das escolas e, é claro, das torcidas.
Compartilhe
Sobre o autor

Antonio Filho

[email protected]

Antônio Filho é jornalista. Desde 2004, apresenta e produz programas de TV. Autor do livro "Telejornalismo Campista", pesquisa sobre mídia televisiva há 10 anos. No Blog, bastidores, novidades e comentários sobre o universo da televisão serão os destaques.