GloboNews comemora 21 anos no ar
15/10/2017 | 14h51
No dia 15 de outubro de 1996, entrava no ar a GloboNews, primeiro canal brasileiro de notícias da TV por assinatura. A primeira transmissão apresentou um telejornal que marcou a estreia dos apresentadores Eduardo Grillo e Renata Vasconcellos. A partir de então, iniciava-se uma interessante jornada em busca da notícia em tempo real para ser oferecida ao assinante.
Maria Beltrão no cenário novo do Estudio I
Maria Beltrão no cenário novo do Estudio I / TV Globo - Divulgação
O time de apresentadores revelou grandes nomes do telejornalismo, como André Trigueiro, Maria Beltrão, Sérgio Aguiar, Christiane Pelajo, Marcio Gomes, Leila Sterenberg, Luciano Cabra, Sandra Coutinho e tantos outros.
Com o passar dos anos, programas temáticos surgiram, debatendo economia, literatura e política, na série “Espaço Aberto”, tendo como pioneiros Pedro Bial, Miriam Leitão e Alexandre Garcia. A cada hora, era apresentado o “Em Cima da Hora”, hoje “Jornal GloboNews”.
No dia 3 de fevereiro de 2013, depois de consolidar programas de qualidade e um constante noticiário de extrema precisão na divulgação dos fatos, a emissora entrou na era do Higt Definition, com o lançamento da GloboNews HD.
Atualmente, a emissora apresenta sua segunda geração de jornalistas, revelando talentos como Murilo Salviano, Andréia Sadi, Erick Bang e Nilson Klava.
Murilo Salviano e Nilson Klava
Murilo Salviano e Nilson Klava / Divulgação
Compartilhe
Plena TV exibe matéria sobre o Ano Nacional Mariano
12/10/2017 | 18h27
O telejornal "Folha 1", informativo da Plena TV, exibiu, nesta quarta-feira (11), uma reportagem com registros de celebrações do Ano Nacional Mariano, em Campos. Foram diversos momentos de emoção, celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Veja a matéria:
Compartilhe
Celebração de Aparecida será transmitida em tempo real
11/10/2017 | 18h33
O encerramento do Ano Nacional Mariano, nesta quinta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, será marcado por diversas celebrações, no Santuário Nacional. Todas as ações serão exibidas, ao vivo, na TV Aparecida. Em Campos, a emissora está nas operadoras NET (canais 695 e 195), Ver TV (canal 16) ou parabólicas com o sinal digital.
300 anos da aparição de Nossa Senhora
300 anos da aparição de Nossa Senhora / Divulgação
Conforme divulgado pelo site da TV Aparecida, desde bem cedo, no Dia da Padroeira do Brasil, a emissora irá exibir as celebrações diretamente do Santuário Nacional e conteúdos especiais, dentro das comemorações do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul. A interação pelas redes sociais, se dará com a #Aparecida300anos.
Às 5h, acompanhe a primeira celebração do dia: Missa de Aparecida com o Terço dos Homens e das Mulheres. Logo às 07h30, a Missa de Aparecida será com a participação das crianças, já que 12 de outubro é também o Dia da Criança. Às 9h30, todas as atenções se voltam para a Missa Solene dos 300 anos.
No período da tarde, às 15h, reze com a TV Aparecida a Consagração a Nossa Senhora. Em seguida, às 16h30, assista ao documentário “Aparecida do Brasil”, produzido em parceria com o History Channel e apresentado pelo jornalista Rodrigo Alvarez. Às 17h15, você acompanha a Procissão Solene e às 19h, a Missa de encerramento do Jubileu.
Para fechar as festividades, assista ao Festival da Padroeira, ao vivo, com grandes nomes da música brasileira, a partir das 20h40.
Compartilhe
Globosat em Campos para transmitir Goytacaz e América
30/09/2017 | 13h47
A Globosat está em Campos neste sábado (3), para transmitir, no canal SporTV 2, o jogo Goytacaz x América, pela decisão do título da Série B1, a partir de 15h, no Ary de Oliveira e Souza. A empresa montou uma grande estrutura, administrada através de uma unidade móvel com a tecnologia 4K, utilizada recentemente nas transmissões dos shows do Palco Mundo, no Rock in Rio. As imagens são geradas em Full HD, para todo o país, através de operadoras que transmitem os canais SporTV.
Transmissão conta com a tecnologia 4K
Transmissão conta com a tecnologia 4K / Antônio Filho
O jogo será transmitido com sete câmeras. De acordo com o coordenador de operações da transmissão, Anderson Proença, a unidade utilizada na transmissão é uma das mais modernas do mercado. A estrutura faz parte de um grupo de outras três unidades que a Globosat utiliza, no eixo Rio-São Paulo, em todos os seus canais.
Unidade móvel da Globosat
Unidade móvel da Globosat / Antônio Filho
Compartilhe
Cinco anos sem Hebe Camargo
29/09/2017 | 02h15
Nesta sexta-feira (29), a morte da rainha da TV brasileira, Hebe Camargo, completa cinco anos. Mulher criativa, elegante e divertida, Hebe foi, até o final de sua vida, aos 83 anos, um exemplo de alegria. De origem humilde, estudou até a quarta série do antigo primário. A comunicadora que levou um sofá para a tela da televisão, marcou seu nome na arte de fazer TV.
Hebe foi a maior apresentadora da TV brasileira
Hebe foi a maior apresentadora da TV brasileira / SBT - Arquivo
Hebe iniciou sua carreira no rádio, como cantora. Mas, na TV, estaria sua missão. Ela participou da implantação da TV Tupi, em 1950. Em 1955, apresentou, na emissora, “O Mundo é das Mulheres”, com direção de Walter Forster.
A apresentadora passou por muitas emissoras, com destaque para as TVs Record e Bandeirantes. Em 1981, quando estrou na Band, Hebe estava de volta à TV, depois de 10 anos fora do ar. Insatisfeita, deixou o canal, em 1985.
Em 1986, foi para o SBT, emissora na qual viveu o auge de sua carreira. No programa “Hebe”, o Brasil conheceu novos artistas, debates sobre sociedade e política e muito humor. As noites de segunda eram especiais. A atração era exibida ao vivo.
Além de ter servido para mostrar a força da mulher e a importância de seu espaço na mídia, Hebe participou de diversas ações de caridade. Madrinha do TeleTon Brasil, criado em 1998, foi fundamental para que a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), conquistasse o espaço, no SBT.
Depois de décadas de sucesso na emissora de Sílvio Santos, Hebe saiu do ar, em 2010. No ano de 2011, estreou na RedeTV!.
Em 2012, a saúde da rainha deu sinais de fragilidade, iniciando um doloroso processo de internações. Ainda naquele ano, exibindo extremo vigor na luta contra o câncer, Hebe anunciou a notícia que Brasil esperava, dizendo que estava voltando para o SBT. A informação foi divulgada em 27 de setembro. Dois dias depois, o país perdeu a maior estrela da história da televisão. O tempo passará, mas Hebe Camargo jamais será esquecida.
Compartilhe
Multishow inicia transmissão dos últimos dias do Rock in Rio
21/09/2017 | 12h58
Com a maior e mais completa cobertura ao vivo de todas as edições do Rock in Rio, o Multishow retoma as atividades nesta quinta-feira (21), às 15h, direto da Cidade do Rock, com todos os detalhes da festa.
Glass Studio da transmissão ao vivo no YouTube
Glass Studio da transmissão ao vivo no YouTube / Serendipity Inc - divulgação Multishow
Na semana passada, o canal garantiu a liderança do horário nobre da Pay TV nos três primeiros dias do evento. Aproximadamente 10 milhões de pessoas passaram pelo canal entre sexta e domingo, levando a um acréscimo de 18% de audiência no horário nobre em relação a 2105.
Guilherme Guedes, Didi Wagner, Dedé Teicher, Rodrigo Pinto, Luisa Micheletti, Titi Müller, Laura Vicente, Dani Monteiro, Bruno De Luca, João Gordo, China, Jimmy e Didi Effe se revezam na apresentação das atrações e nas entrevistas com os artistas durante o evento.
Compartilhe
Humor para entender a desastrosa política brasileira
18/09/2017 | 21h57
A série “Filhos da Pátria”, que estreia nesta terça-feira (19), promete uma interessante análise do que seria o “começo” da corrupção política do Brasil, contando, a partir do dia 8 de setembro de 1822, a nova formatação que a Independência tentou trazer ao país.
A família Bulhosa
A família Bulhosa / Globo - Estevam Avellar
Parecia ser a solução de todas as mazelas que atingiam a antiga colônia e, ao mesmo tempo, marcava a origem da identidade brasileira. Conforme divulgado pela TV Globo, “Filhos da Pátria” é uma crônica cotidiana sobre o Brasil do século XIX, sob a ótica da família Bulhosa, de classe média: pessoas comuns, anônimas, situações que os livros de história não contam, que acompanham a formação da nossa essência e refletem o que somos hoje.
A série tem criação e redação final de Bruno Mazzeo, direção artística de Mauricio Farias e direção de Mauricio Farias e Joana Jabace. Assim como em “O Quinto dos Infernos”, de Carlos Lombardi, exibida em 2002, a nova série mostrará, com humor, nossa trágica “novela” política.
Compartilhe
O adeus a Marcelo Rezende
16/09/2017 | 19h58
Famoso por apresentar noticiários policiais, Marcelo Rezende morreu na tarde de hoje (sábado, 16), aos 65 anos, em São Paulo. Rezende lutava contra um câncer descoberto no mês de maio e teve falência múltipla dos órgãos. Seu último trabalho foi o comando do “Cidade Alerta”, na Record TV, iniciado em 2012.
Reprodução - Record TV
O apresentador passou por grandes emissoras, como Globo, Band e RedeTV!. Em 2013, lançou o livro “Corta pra Mim: os Bastidores das Grandes Investigações”.
Compartilhe
Multishow fará ampla cobertura do Rock in Rio
14/09/2017 | 21h01
Famoso pela cobertura ampla do Rock in Rio, o canal Multishow, da Globosat, está pronto para mais uma jornada de registro do festival. Na TV e no Multishow Play, a transmissão será ao vivo, desde a abertura dos portões até o encerramento do último show. O projeto terá início nesta sexta-feira (15), às 15h.
Rock in Rio será destaque no Multishow
Rock in Rio será destaque no Multishow / Divulgação
Com mais de 70 horas de transmissão, um time formado por nomes como Guilherme Guedes, Didi Wagner, Dedé Teicher, Rodrigo Pinto, Luisa Micheletti, Titi Müller, Laura Vicente, Dani Monteiro, Bruno De Luca, João Gordo, China,Jimmy e Didi Effe se reveza na apresentação das atrações e nas entrevistas com os artistas durante o evento.
Ainda de acordo com informações enviadas pelo Multishow, o canal aposta cada vez mais em formatos multiplataforma. A segunda tela vem com novidades e inovações, através de conteúdos exclusivos para o site do Multishow e todas as redes socais, como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.
Pela primeira vez no evento, o Multishow terá um estúdio panorâmico de vidro, o Glass Studio, localizado no meio da Cidade do Rock, onde ficarão influenciadores digitais como Dani Russo, Felipe Castanhari, Mauricio Meirelles, PC Siqueira, Boca Rosa, Maicon Santini, Cid do Não Salvo, Lucas Inutilismo e Foquinha.
Estrutura – Nesta edição, o Multishow faz a captação do Palco Mundo em 4k e conta com uma mega estrutura para levar o Rock in Rio 2017 para todo o Brasil. São mais de 50 câmeras, três estúdios fixos (o Glass Studio, além de um localizado próximo ao Palco Mundo e outro, ao Palco Sunset).
Compartilhe
Globo divulga cobertura do Rock in Rio
13/09/2017 | 00h16
Combinando música e informação, a Globo se prepara para a cobertura da sétima edição brasileira do Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (15). A apresentação fica a cargo de MariMoon, que vai mostrar algumas atrações ao vivo, além de comentar os melhores momentos do festival.
MariMoon apresenta a transmissão do Rock in Rio
MariMoon apresenta a transmissão do Rock in Rio / Globo/Divulgação
Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Globo, os shows do Palco Mundo serão transmitidos ao vivo, depois do “Programa do Bial”, na quinta-feira, dia 21, e nas sextas-feiras, dias 15 e 22. Aos sábados, dias 16 e 23, a transmissão vai começar após o “Zero1”; e aos domingos, dias 17 e 24, depois do “Domingo Maior”.
A previsão é exibir mais de três horas de música por dia. A transmissão dos shows, utilizando o que há de mais moderno em termos de captação de imagens, tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Mario Meirelles.
Compartilhe
Sobre o autor

Antonio Filho

antoniofilhojm@gmail.com

Antônio Filho é jornalista. Desde 2004, apresenta e produz programas de TV. Autor do livro "Telejornalismo Campista", pesquisa sobre mídia televisiva há 10 anos. No Blog, bastidores, novidades e comentários sobre o universo da televisão serão os destaques.