Dezenas de empresas já confirmaram presença na 5ª Feira de Oportunidades
20/09/2022 | 02h34
Dezenas de empresas já confirmaram presença na quinta edição da Feira de Oportunidades, que será promovida pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) nos dias 4 e 5 de outubro, com o objetivo de reunir empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho.
O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, ressalta que todas as empresas que possuem interesse na contratação de novos profissionais estão vendo a Feira de Oportunidades como um momento importante para contatos promissores. “Os estudantes e egressos do IFF e de outras instituições de educação superior de Campos têm a oportunidade de estar com um conjunto de grandes empresas que estão em processo de contratação”.

Durante a Feira, as empresas da região podem apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e stands para exposição, além de apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas, disponíveis à programação.
Jefferson afirma que as empresas estão unânimes em relação ao plano de contratação. “Essas instituições estão buscando profissionais devidamente qualificados para poder exercer suas funções e enfrentar os desafios que cada uma das empresas tem. Então, eu acredito que é um momento muito importante das pessoas irem à Feira para poder se apresentar e conhecer as diferentes oportunidades de empregabilidade”, ressalta o reitor.
Empresas que já confirmaram presença no evento: Obra do Salvador; Conecta Soluções Elétricas e Automação; Vast Infraestrutura; Angloamerican; Baker Hughes; CNA; Dome; Evolk RH; Forte Telecom; KN; Consórcio Geração Açu II; Gás Natural Açu (GNA) e associadas; Fototerra; Solução Ambiental; Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); BRZ Schlumberger; Ferroport; Vertv; Porto do Açu; Bport; Ecoplan Soluções; Firjan; Corcovado; Oceânica; Reserva Caruara; Inmetro; Nursing Care Home; Grupo Imne.
A concessionária Águas do Paraíba também confirmou participação na 5ª Feira de Oportunidades, inclusive com apoio financeiro e doação de camisas para os estudantes voluntários. A Prefeitura de Campos, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jornal Mania de Saúde e o Grupo Folha de Comunicação também são apoiadores da 5ª Feira de Oportunidades. “Agradecemos muito por essa articulação e intermediação”, finaliza Jefferson.
 
Comentar
Compartilhe
Complexo do Açu marcará presença na Feira de Oportunidades
19/08/2022 | 08h31
Complexo do Açu
Complexo do Açu / Divulgação
Maior empreendimento da região, o Complexo Portuário do Açu também marcará presença na quinta edição da Feira de Oportunidades, a ser realizada nos dias 4 e 5 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, com expectativa de atrair 20 mil pessoas por dia. Com estandes lado a lado, a Porto do Açu Operações, Dome, Ferroport, GNA e Vast vão apresentar os negócios em andamento no complexo portuário em São João da Barra, ramo de atuação das empresas, informações sobre processos seletivos e canal para acesso às oportunidades.
A Porto do Açu destaca que faz questão de participar de eventos como esse, por se tratar de um caminho ideal para estreitar a relação entre escola, empresa e comunidade, criando um espaço de integração, promovendo troca de conhecimento e experiências entre o maior complexo porto-indústria do país e comunidades portuária e acadêmica.
As empresas do complexo portuário também promoverão palestras e minicursos por meio do Conexão Açu, que é um projeto que tem como missão estreitar ainda mais o relacionamento do Porto do Açu com potenciais clientes e parceiros, além da comunidade acadêmica e portuária, em um intercâmbio de conhecimento e experiências com o seu time.
Em 2019, o Porto do Açu também participou da Feira de Oportunidades, que foi um sucesso e teve público aproximado de 20 mil visitantes.
— Como maior projeto estruturante em desenvolvimento na região, entendemos a importância de estarmos presentes em eventos acadêmicos como esse, de apoiarmos a formação profissional dos jovens e de oferecermos oportunidades aos talentos locais. Nosso objetivo é compartilhar informações sobre o complexo, o setor portuário e o mercado de trabalho em geral. Através dessas interações, temos ainda a possibilidade de identificar potenciais profissionais, já que a contratação na região é uma prioridade das empresas instaladas no complexo, que hoje emprega 7 mil pessoas, sendo 70% mão de obra local — ressaltou a gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu, Viviane Menini.
Pelo menos 20 empresas já confirmaram presença na Feira de Oportunidades, promovida pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) com o objetivo de reunir empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Campos, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.
Comentar
Compartilhe
Parceria entre TJRJ, empresários e Estado garante oportunidade para jovens que cumprem medidas socioeducativas
10/12/2021 | 07h21
TJRJ assina protocolo com Governo do Estado, Rio Indústria e Asserj
TJRJ assina protocolo com Governo do Estado, Rio Indústria e Asserj / Divulgação - TJRJ
Com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego a jovens que cumprem medidas socioeducativas, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou nessa quinta-feira (9) protocolo de intenções com o Governo do Estado, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e a Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Rio Indústria) para encaminhar e contratar esses jovens em supermercados, no modelo Jovem Aprendiz.
O sistema de encaminhamento vai funcionar da seguinte forma: adolescentes com bom comportamento internados nas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) serão selecionados e vão passar por uma audiência de reavaliação na Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas (Vemse). Em seguida, atuarão em supermercados. Inicialmente, 30 jovens já estão aptos para serem inseridos.
O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a rapidez com que a parceria foi firmada. Das reuniões iniciais à assinatura do protocolo, realizada em cerimônia no Salão Nobre da Presidência, foram apenas 15 dias. “A rapidez na formulação do projeto é prova do compromisso de todos. Nós estamos fazendo uma ação especial porque estamos cumprindo nossa missão de bem cuidar da sociedade, de olhar para quem precisa ser olhado, de ajudar a educar e ressocializar”, disse o magistrado.
O segundo vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, foi um dos primeiros a projetar o protocolo de intenções com o Poder Executivo e o setor produtivo. “Essa iniciativa será fundamental para a ressocialização dos adolescentes”, avaliou.
Responsável pelas audiências que serão feitas com os jovens do Degase, a juíza Lucia Glioche comemorou a assinatura do protocolo. “Ao magistrado, sempre existe uma dor na hora de internar um adolescente. Então, é com grande satisfação que a Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas pode dar a mão ao jovem que se internou e dizer a ele que existe uma real chance de ser empregado e com um futuro de vida diferente”.
Setor produtivo pretende ampliar ações
Pelos empresários, a ideia é de que o protocolo assinado vá além do que está no papel. O presidente da Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Duarte, anunciou que os familiares dos jovens poderão ser contemplados com cursos e oportunidades no mercado de trabalho. Ele admitiu que algumas empresas e a própria sociedade têm dificuldades em contratar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, mas anunciou que está fazendo um levantamento das demandas do setor para poder empregar não apenas os internos do Degase.
O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, Fabio Rossi de Queiroz, disse que a intenção é de que os 413 jovens do Degase façam cursos de capacitação. “Vamos acompanhar cada jovem e seu parente. Essa é uma ação genuína e capaz de dar acolhimento às famílias. Queremos ampliar o projeto e treinar todos os jovens, enchendo de conhecimento e esperança”, afirmou.
Governo do Estado destaca importância da iniciativa
Representando o Governo do Estado, o diretor do Degase, Victor Poubel, classificou o projeto como um “momento ímpar”. “A socioeducação é o melhor caminho para os jovens em conflito com a lei. A segurança pública não pode apenas ser empregada pelo viés repressivo, mas também pela ressocialização e acolhida”.
Já o secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, Sergio Luiz Azevedo Filho, disse que a Faetec vai contribuir para capacitar os jovens do Degase. “Esses jovens de hoje serão adultos amanhã. Precisamos dar oportunidades agora a todos eles, com educação profissionalizante”.
O protocolo também foi assinado pelas Secretarias Estaduais do Trabalho e da Educação. A cerimônia contou com a participação de magistrados, empresários e representantes do Governo do Estado.
Fonte: TJRJ
Comentar
Compartilhe
Petróleo pode gerar 26 mil empregos diretos no estado até 2024
28/09/2020 | 06h40
A retomada dos investimentos na indústria do petróleo no estado do Rio de Janeiro promete gerar milhares de empregos nos próximos anos, como aponta o Anuário do Petróleo no Rio 2020, que acaba de ser lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento destaca 200 novos poços em áreas licitadas a partir de 2017 em águas fluminenses, com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões até 2024. Somente com a expectativa de investimentos de R$ 2 bilhões em infraestrutura e refino em Campos, cerca de 26 mil empregos diretos devem ser gerados até 2024.
O relatório aponta que para cada R$ 1 bilhão investido em empreendimentos de refino petrolífero devem ser gerados 13,4 mil empregos diretos e 879 indiretos no estado.
— O petróleo tem e terá um papel importante na retomada econômica do estado do Rio de Janeiro. O Governo do Estado tem o papel de estimular ações que possam garantir emprego e renda para a população, além do desenvolvimento econômico de nosso estado — afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.
De acordo com o estudo da Firjan, a produção de óleo no Rio de Janeiro no ano passado cresceu, alcançando a marca de 81% da produção nacional em julho de 2020. Mesmo com a pandemia, a produção de óleo cresceu, em média, 23% no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. O Rio de Janeiro respondeu por 45% dos empregos na cadeia fornecedora de petróleo; e entre 2019-2020 o parque de refino fluminense ficou em 70%.
Os investimentos de R$ 2 bilhões em Campos devem gerar arrecadação de R$ 300 milhões em ICMS, a partir da internalização do Repetro Industrialização, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
De acordo com o estudo da Firjan, aquelas empresas que foram capazes de traçar estratégias e firmar parcerias, mesmo durante a pandemia da Covid-19, estão conseguindo colher resultados.
Um grupo de trabalho foi criado recentemente pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de estudar mecanismos que possam favorecer a atração de mais investimentos, bem como a criação de polos industriais que aproveitem o gás natural, tanto na cadeia produtiva, como na geração de energia elétrica.
— É preciso acelerar o aproveitamento econômico do petróleo e do gás disponíveis ao mesmo tempo em que temos que promover mudanças na matriz energética do Rio, incentivando a maior participação das energias renováveis. Já estamos trabalhando nisso — avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lopes.
De acordo com Lopes, o grupo de trabalho contará com a participação de diversos agentes do mercado. “Convocaremos empresas operadoras, fornecedoras, associações e entes governamentais”, acrescentou.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a expectativa é de investimentos de US$ 10 bilhões por ano para o Brasil, sendo 90% para o Rio de Janeiro. O mercado de óleo e gás responde por 40% do PIB do estado.
Fonte: Governo do Estado RJ
Comentar
Compartilhe
Witzel autoriza concurso para a Polícia Civil
11/11/2019 | 04h37
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, autorizou, nesta segunda-feira (11), a realização de novo concurso para a Polícia Civil. Ao todo, serão abertas 864 vagas, para diversos cargos da corporação. O anúncio foi feito na tarde desta segunda, nas redes sociais do governador.
De acordo com a publicação, serão 597 vagas para inspetor de polícia, 118 para investigador de polícia, 54 para perito legista, 47 para delegado de polícia, 20 para perito criminal, 16 para técnico policial de necropsia e 12 para auxiliar de necropsia. 
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Joseli Matias

[email protected]