Meu Prefeito - Coluna Comentários 26.08.2016
26/08/2016 | 10h16
[caption id="attachment_10657" align="aligncenter" width="1500"]CLIQUE PARA AMPLIAR CLIQUE PARA AMPLIAR[/caption]
Comentar
Compartilhe
Eleições 2016: registro de pesquisas deve vir acompanhado da nota fiscal da empresa contratante
25/08/2016 | 00h52

Pesquisas eleitorais

A partir destas eleições, o registro das pesquisas eleitorais deverá vir acompanhado da cópia da nota fiscal emitida por quem contratou o instituto de pesquisa. A mudança foi introduzida pela Lei n° 12.891/2013 na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, art. 33, inciso VII) e está prevista naResolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.453/2015, que disciplina os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública para as Eleições Municipais de 2016.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, está permitido o registro de pesquisas de opinião pública relativas às eleições  ou aos seus candidatos, para conhecimento público. Esse cadastro deve ser feito por meio do PesqEle – Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, ainda que as empresas o tenham efetuado em pleitos anteriores. Até às 17h desta quarta-feira (24) foram registradas 1.623 pesquisas relativas ao pleito deste ano.

Segundo a legislação, o registro de cada pesquisa deve ser feito com, no mínimo, cinco dias de antecedência da sua divulgação. Além disso, deve vir acompanhado das seguintes informações: contratante da pesquisa e seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; e metodologia e período de realização da pesquisa.

Também é necessário que a empresa apresente, junto com o registro, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado, nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados.

Outros dados que devem ser informados são: sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; quem pagou pela realização do trabalho e seu número de inscrição no CPF ou no CNPJ; cópia da respectiva nota fiscal; nome do estatístico responsável pela pesquisa e o número de seu registro no Conselho Regional de Estatística competente; e indicação do município abrangido pela pesquisa, bem como dos cargos aos quais se refere.

É importante lembrar que a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação. Qualquer questionamento referente às pesquisas deve ser feito por meio de representação, que será analisada pelo juiz eleitoral da localidade em que a pesquisa foi realizada. Em resumo, a Justiça Eleitoral só agirá caso seja provocada.

As pesquisas poderão ser divulgadas até o dia da eleição, conforme prevê o Calendário Eleitoral.

Acesso às pesquisas

As pesquisas podem ser consultadas no Portal do TSE, na opção Eleições 2016 – Pesquisas Eleitorais. Nesse link, estão disponíveis as informações de cada pesquisa de acordo com o município registrado. É possível fazer a busca pelo nome da cidade.

Fonte: site TSE
Comentar
Compartilhe
CARDOSO MOREIRA: MAIS UMA GRANDE FESTA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA
24/08/2016 | 20h17
Enviado em meu email.

Sem sombras de dúvidas, Cardoso Moreira, município vizinho a Campos e com pouco mais de 12.500 habitantes, desde sua emancipação instalada em 1992 com a primeira eleição, sempre teve um histórico de disputas eleitorais muito acirradas, marcadas ao longo de décadas por muitas polêmicas.

No pleito atual, o que temos visto é um cenário  um tanto diferente quanto a acirração, porém também recheado de polêmicas e ataques partindo de um dos grupos político que está em disputa.

Conseguimos ver muitos ataques e ofensas verbais, tanto durante seus eventos quanto pela internet partindo da oposição e sendo direcionadas ao atual prefeito e candidato a reeleição Gegê Cantarino (PMDB) e seu grupo, que segundo publicação do jornal “Folha da Manhã”, vem liderando as últimas pesquisas.

Contudo, em meio a esses problemas, vemos o candidato caminhando juntamente com o seu grupo, sem proferir qualquer injuria ou difamação, sem precisar denegrir as imagens de seus adversários, e promovendo com seu grupo grandiosas festas políticas, como o comício realizado ontem, terça-feira (23/08), no Conjunto Habitacional São José, onde houve apoio maciço da população, que está comprometida em manter o que é bom para o bem-estar político e administrativo de Cardoso Moreira.

Assessoria do candidato Genivaldo da Silva Cantarino

Comentar
Compartilhe
Lewandowski nega recurso de Dilma para anular pronúncia do impeachment
23/08/2016 | 21h02
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do processo de impeachment, Ricardo Lewandowski, rejeitou hoje (23) recurso da defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff para anular a votação da fase de pronúncia da denúncia por crime de responsabilidade, no Senado. No recurso, entre as alegações, a defesa afirmou que houve “violação do devido processo legal e a seu direito de defesa” no julgamento de questões preliminares arguidas pela presidenta afastada. Ao decidir a questão, o ministro entendeu que a votação das preliminares em bloco não trouxe prejuízo para Dilma. "Com efeito, não vislumbro nenhuma nulidade na decisão de pronúncia proferida pelo Senado Federal. É que o fato de as prejudiciais e preliminares terem sido votadas em bloco não trouxe qualquer prejuízo à acusada”, decidiu. Julgamento O início do julgamento definitivo de Dilma Rousseff está marcado para começar na quinta-feira (25), às 9h, no plenário do Senado. Para afastar definitivamente a presidenta do mandato, serão necessários dois terços dos votos, ou seja, o apoio de, no mínimo, 54 dos 81 senadores. Se esse cenário se confirmar, o presidente interino assume definitivamente o cargo e a petista fica inelegível por oito anos. Se o mínimo necessário para o impeachment não for alcançado, ela retoma o mandato e o processo no Senado é arquivado. Fonte: EBC
Comentar
Compartilhe
Em Cardoso Moreira: população varre o lixo da política
22/08/2016 | 11h11
IMG_20160820_225059Nenhuma ação marca mais uma eleição, que um grande comício. A impressionante a quantidade de famílias que se deslocam de suas casas, para estar   num  comício,  em um município pequeno com pouco mais de 11.000 eleitores;  já  vimos presença menos significativa em outros   muito maiores.  Também impressiona as  falas educadas e o   discurso ameno  dos candidatos a vereador e dos candidatos a prefeito e a vice,   adversários do atual prefeito. Um palanque diferente, de política boa, de convencimento, sem agressões e ofensas aos adversários, é  bom receber esta boa dose de esperança, saber que existe   política  partidária nos municípios menores, onde  ainda pode se perceber  que existe projeto,  proatividade, construção e decência. Screenshot_2016-08-22-14-35-34Foi uma festa bacana, onde se viu  muita empolgação, mas também  harmonia  e absoluta tranquilidade;  completamente diferente de um realizado  um dia antes,  no mesmo local, pelo grupo do prefeito instalado,  onde se teve notícias de muitas agressões verbais, brigas e baderna. O evento no Sábado a noite,  seria só uma amostra, o mais e o maior veio depois de finalizado o evento político.  Famílias inteiras de moradores locais,  armados de vassouras e pás, sacolões para lixo, literalmente tiraram  da rua,  copos,  pratos de papel, guardanapos,  bingas de cigarros e muito papel picado, resíduos deixados pelas dezenas de barraquinhas, carrocinhas e,  pelo próprio evento foram varridos e retirados pelos cidadãos. Screenshot_2016-08-22-14-36-19Dois detalhes a se mencionar:  as famílias trabalharam até ás 02h00 da manhã, sem uma reclamação sequer, e tem mais o seguinte, todos simpatizantes do grupo dos  ex prefeitos Gilson Siqueira e Renato Jacinto. De verdade, um belíssimo exemplo vindo dos Cardosenses,  uma lição cidadã: Screenshot_2016-08-22-14-36-19"não se deve  deixar o  lixo  que você produziu, causar incômodo ou transtorno aos demais cidadãos.  Principalmente o lixo descartado pelos atos, fatos e ações políticas".   Zé Armando
Comentar
Compartilhe
Coluna COMENTÁRIOS 19/08/2016
19/08/2016 | 19h09
murilo
Comentar
Compartilhe
Nildo: registro não está informado no site do TSE
17/08/2016 | 14h54

Screenshot_2016-08-17-14-33-30Também o registro da candidatura a prefeito de Campos dos Goytacazes do vereador Nildo Cardoso, não aparece no site do Tribunal Superior_TSE.  Os nomes de outros quatro candidatos estão regularmente informados no DivulgaCand, ferramenta oficial de divulgação das candidaturas do TSE.

Em consulta ao próprio candidato, nos foi informado que todo os procedimentos do registro já foram feitos: "a aliança na majoritária provocou um pequeno atraso no processo, chegaram vários novos nomes do PP na proporcional, que causou um pouco, mas está tudo OK e vai estar no sistema a qualquer momento". Afirmou Nildo.

O candidato se prontificou em enviar ao Blog da Coluna, documentos que confirmem o registro.   Logo que chegar será compartilhado.
Atualização às 15h26 Documento enviado pelo candidato a prefeito Nildo Cardoso.  [caption id="attachment_10613" align="aligncenter" width="960"]Via Wats App, o documento de abertura de conta com informação do CNPJ do candidato a prefeito Nildo Cardoso. Via Wats App, o documento de abertura de conta com informação do CNPJ do candidato a prefeito Nildo Cardoso.[/caption]
Comentar
Compartilhe
Pudim: registro não está informado no site do TSE
17/08/2016 | 10h17

Screenshot_2016-08-17-09-04-56O registro da candidatura a prefeito de Campos dos Goytacazes do deputado Geraldo Pudim, não aparece no site do Tribunal Superior_TSE.  Os nomes de outros quatro candidatos estão regularmente informados no DivulgaCand, ferramenta oficial de divulgação das candidaturas do TSE.

Em contato com a assessoria do candidato, recebemos a informação que o registro está regular: " pode ter acontecido algum erro no sistema do TSE, a situação do registro é absolutamente regular. Os documentos que comprovam, lhes estou enviando. Disse Leandro Nunes.

Atualização às 11h:11.
Abaixo os documentos recebidos da assessoria do candidato. 
[gallery ids="10601,10600"]
Comentar
Compartilhe
Análise pesquisa PRO4 - Sexta Feira, 12 de Agosto de 2016
12/08/2016 | 13h23
[caption id="attachment_10593" align="aligncenter" width="1500"]Clique na imagem para ampliar Clique na imagem para ampliar[/caption]
Comentar
Compartilhe
Cassação Cunha em plenário no dia 12 de setembro
10/08/2016 | 22h59
Cassação de Eduardo Cunha será votada no dia 12 de setembro
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para o dia 12 de setembro a votação em Plenário do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.

O parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomenda a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar foi lido em Plenário na segunda-feira (8).

São necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício para determinar a perda do mandato de um parlamentar.

Fonte: Agência Câmara

Comentar
Compartilhe
Candidaturas definidas em Italva
08/08/2016 | 20h16

Nesta Sexta(05/08), encerrou-se o prazo para que os partidos políticos realizassem  suas convenções e confirmassem suas candidaturas para as próximas eleições.  Pelo Noroeste, aparentemente tudo está definido.  Vamos informar aqui em   nosso espaço como    ficaram definidas as alianças partidárias nos municípios da região e quais serão as opções do eleitor. 

[caption id="attachment_10580" align="alignright" width="313"]Da esquerda para direita. Filipe Pereira( ex Dep. Est) Léo Pelanca(PSC) Adson da Crisroli (PSDC) e Antonio Marcos ( prefeito de Casemiro de Abreu) Da esquerda para direita. Filipe Pereira( ex Dep. Est),  Léo Pelanca(PSC), Adson da Crisroli (PSDC) e Antonio Marcos ( prefeito de Casemiro de Abreu)[/caption]

Começamos por Italva, onde o PSC (20) confirmou  Léo Pelanca como candidato a prefeito, seu vice será o empresário Adson de Souza; na aliança com o PSC, somam  os partidos PSDC, PRB, PSB, DEM, PRP, PRÓS, PMB e PSD.   O PP(11) vai  de Margareth do Joelson,  numa aliança com PSL, PTN, PPS, DEM, PSDB, PDT, PT do B, PC do B e o PV  que indicou  Bruno Souza para vice.

[caption id="attachment_10583" align="alignleft" width="313"]Da direita para equerda: Margarete do Joelson(PP) ,Bruno(PV), Joelson(pres do PP) , Walbinho (PPS) Da direita para esquerda: Margarete do Joelson(PP) ,Bruno Souza(PV),  Joelson(pres. do PP) , Walbinho (pres. do PPS)[/caption]

Já  o PMDB (15) confirmou a candidatura à reeleição do Prefeito  Léozinho e para  vice  Romildo da Mata(PTB),  o SOLIDARIEDADE fecha a coligação.  O PHS (31) vai de chapa 'puro sangue'  João Matos prefeito e Ancelmo do São Caetano, vice.

Todos terão  até o dia 15/08 para os necessários registros.   A campanha será  a partir de  16/08.

Foi solicitado nos emails dos partidos,  informados no site do TSE, o envio de imagens das Convenções.    As  assessorias dos candidatos Léo Pelanca(PSC) e Margarete  do Joelson           retornaram.

Zé Armando Barreto

Comentar
Compartilhe
Italva precisa de um milagre
07/08/2016 | 11h16
"Italva está carente de tudo;  Zé, só Deus pra resolver, a gente precisa ter fé".  Esta foi a resposta que recebi da dona Fátima, uma nossa conhecida lá de Italva, quando lhe perguntei sobre o que sua cidade estava precisando. "Conheço a situação de Italva, é mesmo a que relatou .   Beira o caos.  As esperanças de 2012, foram transformadas em decepção e tristeza.  Talvez a história possa ser transformada  em Outubro, é preciso ter muita fé,  iluminação e definivamente acertar no nome dos que poderão operar o milagre...    Respondi-lhe exatamente da forma, que compartilho aqui e, digo mais, são muitos os municípios de nossa região necessitados de um milagre que possa devolver a dignidade aos seus cidadãos.   Resta saber se desta vez, a fé é a esperança serão mais fortes,  que os 'estômagos' sendo abastecido pela hipocrisia e pelas  ações eleitoreiras. Só Deus pra resolver! Zé Armando
Comentar
Compartilhe
Mosquito eleitoral - Sexta Feira, 05 de Agosto de 2016
05/08/2016 | 11h36
[caption id="attachment_10567" align="alignright" width="1500"]Clique na imagem para ampliar Clique na imagem para ampliar[/caption]
Comentar
Compartilhe
Anomal(PT) também na lista negra do TCE-RJ
03/08/2016 | 19h44

Screenshot_2016-08-03-16-55-27Anomal na lista

Representante do PT, na disputa pela prefeitura de Campos o sindicalista, e até ontem pré candidato Hélio Anomal  está citado na lista do TCE-RJ, que o coloca como "Ficha suja".  O processo é de 2009  foi julgado em 2012.  

No tabuleiro

Pode ser  que no PT Campista, não se tivesse conhecimento da situação de "gestor irregular" do companheiro Anomal. O lançamento de um nome nestas condições, seria temerário, ainda mais, nestes tempos negros da legenda. Sem a necessária regularidade eleitoral, a estratégica serviria apenas para inserir  um PT, enfraquecido e esvaziado de seus companheiros, no tabuleiro político.

Valorou

Independente das intenções por trás desta pré candidatura, o objetivo foi alcançado,    deu aquela "valorada" no Partido dos Trabalhadores,  que agora, mesmo sem nenhuma outra liderança poderosa, irá render boas estórias e novas  alianças.

Zé Armando

Comentar
Compartilhe
Ex Prefeitos: eminências pardas
01/08/2016 | 22h33
Já contam  11 ou mais casos escândalosos  de corrupção desde o mensalão.
Pobre País...
Vamos lá: Mensalão Tucano, Máfia dos Sanguessugas, Operação Satiagraha, "Atos secretos" do Senado, Mensalão do DEM, Caso Erenice, Escândalo do PR( Ministério dos Transportes), Caso Cachoeira, Máfia do ISS, Cartel do Metrô de São Paulo(PSDB) e,  a Operação Lava Jato que envolve empresários, empresas, doleiros, banqueiros  e  políticos de uma enorme gama de partidos, entre estes o PMDB, PP e PT.  Tome Corrupção e escândalos.. Pobres de nós  Às vésperas de mais um período de embates eleitorais e atentos que  nas altas esferas, escândalos proliferam  e  a corrupção impera,  é preocupante perceber, que em nível regional  não existe cenário melhor.    Campos dos Goytacazes não oferece boas referências; a  prefeita Rosinha já foi afastada diversas vezes,  pelas mais diversas situações de irregularidades, mantém-se numa gestão constantemente discutida e contestada mas,  não podendo ser reeleita, oferece a cidade um  salvador da pátria. A  vizinha Natividade,   teve o prefeito retirado  do cargo por fraude em licitação, este  porém, articula  nos bastidores o sucessor, detalhe:  no mesmo imbróglio mesmo  está envolvido o empresário e  atual prefeito de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino, que deve disputar a reeleição;  voltando a Campos, o  ex prefeito Arnaldo Viana segue não podendo ser candidato a nada,  por conta disso, insurge-se como uma segunda opção seu,  dito por ele mesmo, inexperiente  herdeiro;  em Italva o ex prefeito Joelson também não  pode, tem restrições, apresenta ao eleitorado  uma estratégica segunda opção, lançará sua esposa  para ocupar o espaço deixado por estar  obstruído judicialmente. "Data Máxima Venia",  são muitos os municípios   onde a situação se repete,   ex prefeitos  com impedimentos eleitorais,  lançando como solução para suas impossibilidades  legais,  mágicas segundas opções.      Como se dizia em outros tempos: " é de dar nó na garganta". O que é certo, é que o  Brasil precisa mudar!  Os municípios precisam mudar! Nós eleitores precisamos mudar!   Mudar de verdade.  Recebido via Wats App
Comentar
Compartilhe
Dez municípios no estado do Rio poderão ter 2º turno
01/08/2016 | 07h16
No estado do Rio, dez municípios têm mais de 200 mil eleitores e podem ter 2º turno em 30 de outubro: Rio de Janeiro (4.898.045), São Gonçalo (686.207), Duque de Caxias (628.164), Nova Iguaçu (583.636), São João de Meriti (368.991), Niterói (370.958), Campos dos Goytacazes (359.323), Belford Roxo (328.777), Petrópolis (244.648) e Volta Redonda (223.240).
Pela Constituição Federal, em municípios com mais de 200 mil eleitores, deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo. Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados. Em todo o Brasil, 92 municípios podem ter segundo turno. Nas últimas eleições municipais, em 2012, 83 municípios tinham mais de 200 mil eleitores. Agora, outras nove cidades atingiram esse número no eleitorado e passam a contar com a possibilidade de segundo turno. São elas: Boa Vista (RR), Caucaia (CE), Caruaru (PE), Governador Valadares (MG), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Praia Grande (SP), Suzano (SP), Taboão da Serra (SP). Fonte: TRE-RJ
Comentar
Compartilhe