Chequinho: Thiago Virgílio e Vinicius Madureira também condenados
18/01/2017 | 15h02
Folha da Manhã
Thiago Virgílio / Folha da Manhã
Folha da Manhã
Vinicius Madureira / Folha da Manhã
O juiz Eron Simas condenou mais dois eleitos acusados de envolvimento no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos: Thiago Virgílio (PTC) e Vinicius Madureira (PRP).
Com a decisão eles ficam inelegíveis por oito anos, além de terem seus votos anulados. Por envolvimento na distribuição irregular do programa social, Thiago não foi diplomado e, consequentemente, não foi empossado. O juiz Eron Simas ratificou a decisão de não expedir o documento, que na situação de Madureira foi cassado.
Na semana passada, Roberto Pinto (PTC), Jorge Rangel (PTB) e Ozéias (PSDB) também foram condenados no que o juiz classificou como “um dos maiores e mais audaciosos esquemas de compra de votos de que se tem notícia na história recente deste país. Pior: tudo às custas de dinheiro público”. Nessa segunda-feira, também foram condenados Jorge Magal (PSD) e Miguelito (PSL). Nessa terça, foram conhecidas as condenações de Linda Mara e Cecília Ribeiro Gomes.
A Câmara emitiu nota nessa terça informando que ainda não foi comunicada sobre as decisões da Justiça. O posicionamento oficial não traz muitas novidades, já que é bem parecido com que o procurador da Casa, Robson Maciel Júnior, já havia informado à Folha. Marcão fala sobre possível retotalização dos votos e novo quociente eleitoral. Já o advogado João Paulo Granja informou ao blog que “o entendimento hoje predominante no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é de que nas hipóteses, como a dos autos, de ocorrência de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, os votos são válidos, vindo a ser destinados ao partido ou coligação do candidato que teve seu registro cassado”.
Dos onze eleitos já julgados, faltam as sentenças de Thiago Ferrugem (PR) e Kellinho (PR).
Comentar
Compartilhe
Linda Mara condenada por distribuição fraudulenta do Cheque Cidadão
17/01/2017 | 19h42
/
Eleita vereadora, mas não diplomada por decisão da Justiça Eleitoral, Linda Mara (PTC) foi condenada nesta terça-feira (17) por envolvimento no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Com a decisão ela fica inelegível por oito anos, além de ter seus votos anulados. Por envolvimento na distribuição irregular do programa social, ela não foi diplomada (aqui) e, consequentemente, não foi empossada. O juiz Eron Simas ratificou a decisão de não expedir o documento. A vereadora Cecília Ribeiro Gomes também foi condenada. Cabe recurso.
Na semana passada, Roberto Pinto (PTC), Jorge Rangel (PTB) e Ozéias (PSDB) também foram condenados no que o juiz classificou como “um dos maiores e mais audaciosos esquemas de compra de votos de que se tem notícia na história recente deste país. Pior: tudo às custas de dinheiro público”. Nessa segunda-feira, também foram condenados Jorge Magal (PSD) e Miguelito (PSL).
Linda Mara chegou a ser presa em uma das fases da operação “Chequinho”. Ela foi encontrada pela Polícia Federal em Copacabana no dia 31 de outubro, cinco dias após o mandado de prisão ser expedido. Então vereadora eleita, ela foi encontrada após denúncia anônima (aqui).
A Câmara emitiu (aqui) nota nesta terça-feira informando que ainda não foi comunicada na decisão da Justiça. O posicionamento oficial não traz muitas novidades, já que é bem parecido com que o procurador da Casa, Robson Maciel Júnior, já havia informada à Folha em matéria (aqui). Marcão fala sobre possível retotalização dos votos e novo quociente eleitoral. Já o advogado João Paulo Granja informou ao blog que “o entendimento hoje predominante no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é de que nas hipóteses, como a dos autos, de ocorrência de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, os votos são válidos, vindo a ser destinados ao partido ou coligação do candidato que teve seu registro cassado”.
Já foram julgados e aguardam sentenças Thiago Virgílio (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Vinicius Madureira (PRP), Thiago Ferrugem (PR) e Kellinho (PR).
Atualizado às 16h02 — Inclusão da condenação de Cecília Ribeiro Gomes
Comentar
Compartilhe
Ginásio de Esportes interditado em SJB
17/01/2017 | 14h52
Ginásio de SJB /
Devido ao telhado apresentar risco iminente de desabamento e deslocamento, provocados pelos fortes ventos, a Defesa Civil de São João da Barra interditou o Ginásio Poliesportivo Arlindo Aquino, desde a última quarta-feira (11). A iniciativa visa proteger quem utiliza ou passa pelo local.
De acordo com de Defesa Civil Adriano Assis, o espaço não recebe nenhum tipo de manutenção desde o ano de 2012. “Sem manutenção, a solução foi interditar o local até que esteja seguro para funcionamento. A estrutura metálica está comprometida e as telhas galvanizadas soltas, corroídas, enferrujadas e furadas. Além disso, os vestiários e sanitários se encontram em condições precárias com lavatório e teto de gesso quebrado, entre outros”, avaliou.
Nos últimos anos, a falta de estrutura na quadra poliesportiva é alvo constante de reclamações , especialmente nas redes sociais.
O subsecretário de Obras Paulo Cézar Fontoura, por medida de segurança, iniciou os serviços de recolhimento das telhas soltas e relatou que será feita uma planilha orçamentária para reforma geral do Ginásio, e posteriormente abertura de licitação para execução dos serviços.
Espaço para atividades — Enquanto o Ginásio estiver interditado, os jogos de futsal podem ser realizados na quadra do Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Já as partidas de vôlei podem ser realizadas na quadra do Ciep, conforme informou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de SJB, Analiel Vianna. “Os atletas interessados em utilizar os espaços disponibilizados estão sendo atendidos mediante a apresentação de ofício com a solicitação”, disse o secretário, que está recebendo os pedidos na secretaria de Turismo, agora ao lado da secretaria de Educação, na BR 356.
Com informações da Secom
Comentar
Compartilhe
Semana quente nos bastidores da política campista
16/01/2017 | 14h46

/

Os próximos

A semana começa quente nos bastidores da política campista. Como as três primeiras sentenças do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos já são conhecidas, a expectativa agora é por quais serão as próximas e quando serão proferidas. Os acusados de envolvimento no caso e que foram eleitos, já julgados, temem condenação igual às de Jorge Rangel (PTB), Ozéias (PSDB) e Roberto Pinto (PTC). Nessas sentenças, o juiz conclui que 39 candidatos a vereador do grupo rosáceo foram beneficiados com a distribuição fraudulenta do programa social custeado com recursos da Prefeitura.

Condenações

Os três políticos até agora condenados estão inelegíveis por oito anos, além de terem seus votos anulados. Roberto Pinto teve o diploma e, consequentemente, o mandato cassados. Por decisão judicial anterior, minutos antes da cerimônia de diplomação no ano passado, Jorge Rangel e Ozéias nem chegaram a receber o documento. A não expedição do diploma foi mantida, além da inelegibilidade e anulação dos votos. Todos já informaram que vão recorrer.

Ordem de julgamento

As três primeiras sentenças foram as dos três acusados julgados primeiro. Caso a lógica seja mantida, serão concluídos os julgamentos na seguinte ordem: Jorge Magal (PSD), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL), Thiago Virgílio (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Vinicius Madureira (PRP), Thiago Ferrugem (PR) e Kellinho (PR). Desses, como Ozéias e Rangel, Linda Mara, Miguelito e Virgílio também não receberam diploma.

Mais alto

Vereadores de Campos que ainda nem esquentaram a cadeira, uma vez que os trabalhos na Câmara só começam efetivamente no mês que vem, já pensam em voos mais altos na eleição de 2018. Na Casa, com bancadas ainda instáveis devido à expectativa pelos julgamentos da “Chequinho”, já existe articulação para candidaturas a deputado estadual e federal.

No escuro

Muda o ano, o governo, até o nome da concessionária muda, mas o problema é o mesmo de sempre. Veranistas de Atafona, em especial na praia de Chapéu de Sol, reclamam de longos períodos sem fornecimento de energia elétrica. Com o significativo aumento de consumo, já que muita gente passa toda a alta temporada no litoral sanjoanense, a rede não suporta. Já passou da hora de a concessionária, agora Enel, melhorar o serviço naquela região. Não dá para deixar o povo três dias no escuro, como relatou um veranista ontem.

Desordem

A Prefeitura de São João da Barra iniciou nesse fim de semana a operação “Orla Segura”, com o objetivo de coibir o tráfego de veículos na areia da praia. A medida tem como objetivo oferecer maior segurança aos banhistas, além da proteção ao meio ambiente. Onde os fiscais estavam presentes, tudo funcionava. No entanto, longe dos olhos deles, a bandalha continuou.

Protesto

A praia mais conhecida do mundo foi palco de um protesto ontem. Em frente ao Copacabana Palace, um grupo realizou uma manifestação contra as condições de trabalho e morte dos policiais militares do estado. Cruzes e bonecos com fardas sujas de sangue foram espalhados pela areia da praia. Somente neste ano, 11 policiais militares já foram assassinados no Rio.

Online

A atualização do CPF pode ser feita, a partir de hoje, pela internet. No site da Receita Federal está disponível um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor. O novo serviço é gratuito. Até então, o contribuinte que desejava atualizar o CPF precisava ir a uma unidade dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil e pagava R$ 7 de tarifa de serviço.

Publicado na edição desta segunda-feira (16) da Folha da Manhã

Comentar
Compartilhe
Políticos em romaria a Santo Amaro
15/01/2017 | 14h44
[caption id="attachment_11699" align="alignleft" width="789"]Missa Festa de  Santo Amaro 15-01-2017 Foto Marcos Gonçalves (82) Bispo de Campos celebrou missa solene com a presença de políticos da região (Foto: Marcos Gonçalves)[/caption] Tão tradicional como a festa do padroeiro da Baixada campista é a romaria dos políticos para participar dos festejos de Santo Amaro. De diferentes correntes políticas, e também de outras cidades da região, eles disputaram espaço na missa solene celebrada pelo bispo diocesano dom Roberto Francisco Ferrería Paz na manhã deste domingo (15). Para a maior parte deles, o momento era mais de agradecer do que pedir. Prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS) esteve na solenidade. Com 15 dias no governo, ele afirmou que foi agradecer ao santo e também pedir forças nesse início de mandato. Rafael ainda destacou a revitalização dos festejos do padroeiro, da cultura local: [caption id="attachment_11698" align="alignright" width="300"]IMG_4925 O prefeito Rafael Diniz, a vice Conceição Santana, deputados, vereadores de Campos e outros políticos da região estiveram nas festividades (Foto Marcos Gonçalves)[/caption] — Sem dúvida nenhuma o momento é primeiro de agradecer a Santo Amaro pelo ano de 2016 que nós tivemos e pedir toda luz dele para esse ano de 2017, que já se inicia com muito trabalho, muitas dificuldades que já estamos enfrentando. Nosso objetivo é devolver a cidade para a população campista. Estamos revitalizando a nossa festa de Santo Amaro, já tenho ouvido da população que o clima está diferente. Vamos valorizar nosso artista local, nossa cultura, nossa cavalhada e, sem dúvida nenhuma, estando aqui próximo para pedir as bênçãos de Santo Amaro. Os deputados estaduais Bruno Dauaire (PR) e João Peixoto (PSDC) compareceram as festividades. Com a esposa e um grupo de devotos de Cardoso Moreira, o vice-prefeito Renato Jacinto (PSDB) manteve a tradição de visitar a Baixada campista no dia do padroeiro. Da Câmara de Campos, participaram da missa os vereadores Marcão Gomes (Rede) — presidente do Legislativo —, Fred Machado (PPS), Abu (PPS), José Carlos (PSDC), Claudio Andrade (PSDC), Álvaro Oliveira (SD) e Thiago Ferrugem (PR). Em tempo — Apesar do olhar político que o post pede, não tem como passar despercebido a fé da população no padroeiro da Baixada campista. A todo momento tem fiéis pagando promessas, praça cheia, já que o templo não é tão grandioso, ônibus de outras cidades chegando para as homenagens ao santo. Uma verdadeira demonstração de fé em Campos.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Arnaldo Neto

[email protected]

BLOGS - MAIS LIDAS

  • Blog do Arnaldo Neto

    Chequinho: Thiago Virgílio e Vinicius Madureira também condenados Há 57 min

    Blog Nino Bellieny

    Equipe de Notáveis Visita o Presídio Há 39 min

    Preto no Branco

    Estado promete pagar salário de dezembro da Segurança Há 49 min