Carnaval ... Delícia! Delícia!
18/02/2012 | 22h00
 

            O brasileiro é realmente um privilegiado em termos de festividades, pois, logo após as comemorações de final de ano e o início das férias de verão, vem o carnaval que pode ser considerado a maior festa popular ao ar livre do mundo. Tendo como “comissão de frente” a incorrigível alegria de nosso povo, ele se apresenta como um autêntico abre-alas da indústria de turismo e garoto-propaganda das nossas exportações. O carnaval, a arte e o mundo dos negócios são destaques do mesmo carro alegórico.

            O processo de evolução do nosso carnaval fez com que ele transcendesse o conceito de ópera de rua, para consolidar-se como uma das mais criativas e democráticas organizações de artes do planeta.      

            O carnavalesco, protagonista do núcleo de criação da escola de samba, está comprometido com a verdade ao associar a arte às circunstâncias históricas e geográficas. A imaginação e a emoção simbolizam o corpo e a alma do artista. Da mais famosa passarela, a Marquês de Sapucaí, a mais simples viela, a nossa musicalidade desfila a sua maior riqueza – a diversidade de seus ritmos - como o samba, originário do batuque africano. Ao lado da música, a literatura se faz presente com o samba-enredo que pode reescrever o nosso descobrimento ou relembrar os ciclos do nosso desenvolvimento e a pintura, retratar o colorido da nossa flora e da nossa fauna. Esculturas, carros alegóricos e fantasias homenageiam nossa cultura, nossos poetas, nosso povo e as celebridades. As artes plásticas transformam o lixo em luxo e a dança exibe todo o nosso “gingado e a nossa musicalidade”. O carnaval, que possui magia de transformar artistas em passistas e passistas em artistas, é responsável pelo mais abrangente acervo da nossa cultura popular.              

              

      Se olharmos a nossa história e a associarmos ao carnaval, constataremos que tudo tem sido captado pela sensibilidade dos carnavalescos que, da tradição à globalização ou da tragédia à comédia, têm retratado nossos usos e costumes – festa para os mais diversos meios de comunicação. Diante disso, é essencial ressaltar também que, além de ser uma grande festa, o carnaval tem sido um ótimo destaque no campo empresarial devido ao seu formato empreendedor de gestão. Ele faz da ousadia, da criatividade e da empregabilidade – soma das competências e habilidades – o tripé de um modelo exemplar de organização competitiva. O mundo dos negócios ainda tem que se conscientizar que somente um ambiente de trabalho prazeroso poderá produzir a excelência. O prazer, no seu mais refinado conceito, é a energia insubstituível que gera vencedores.

            É curioso perceber  que a Escola de Samba é um fenômeno de gestão, pois em sua organização mantém uma das estruturas mais fantásticas de satisfação do cliente, tendo uma equipe integrada e altíssimos índices de motivação individual. Esse fenômeno, que encanta tanto o brasileiro como os estrangeiros - a escola de samba - pode ser visto como um processo de estruturação coletiva e individual da alegria, que é contagiante e enche os nossos sentidos de encantamento.

            Atualmente, um dos resultados que as empresas mais buscam nos seus sistemas de gestão continua sendo uma fórmula para encantar ou satisfazer o cliente. E que ao mesmo tempo crie um clima interno de coesão grupal e comprometa seus colaboradores de forma criativa e com entusiasmo. Ou seja, associando os interesses coletivos e individuais de maneira satisfatória e produtiva, para ambos. Vale destacar que a escola de samba não é uma organização que funciona apenas no carnaval. Ela gera empregos, desenvolve sistemas, estimula a criatividade e, simultaneamente, exige um alto grau de gerenciamento e estruturação ao longo de todo ano. O magnífico espetáculo que assistimos na Sapucaí, combinando luz, cores, coreografia e som, é o resultado de muito trabalho, competência e dedicação.

 

 Então, desejo que você caia na folia... Uma folia de alegria, de reunir amigos, de relembrar os corsos e mascarados sujos... Lembro-me bem  de quantas vezes saí fantasiada de mascarado, e do quanto era bom brincar com as pessoas, dançar, caminhar pelas ruas de Grussaí. Uma folia onde a bebida não precisa ser a atração principal. Que não nos escondamos e nem tenhamos a "alegria ilusória" que ela traz. Mas que a música, a arte do encontro, as lembranças da infância nos levem a dançar, a curtir as ruas, a embalar nossos dias e noites! Que saibamos "ver" e aproveitar a lua que aparece todos os dias para abrilhantar a nossa noite. Que saibamos sentir o sol, que nos aquece gratuitamente e com isso, possamos passar calor humano a quem está ao nosso lado... Que os mergulhos no mar possam nos energizar para o ano que estamos começando... Aproveite estes dias para cultivar em sua alma a alegria interior, a festa que deve acontecer dentro de nossa alma, cultuando os nossos sonhos, que nos trazem o sabor da juventude... Uma boa folia para todos nós e até a próxima!!!

Delícia! Delícia... Ai se...

Com   afeto,

Beth  Landim

 

Comentar
Compartilhe
Delícia...
15/02/2012 | 12h42

Até o Pato Donald e a Margarida estão cantando...

Ai se...

Delícia...

Vale a pena assistir o vídeo!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bU92YPKjnvg[/youtube]

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Por do Sol...
09/02/2012 | 13h08

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UPBp-FRZiHs[/youtube]

Enfim... voltando a este espaço que tanto me dá prazer!

Deixo pra vocês um por do sol, que aprendi pela força da necessidade (meus banhos de mar são sempre ao cair da tarde) a admirar e descobrir os mistérios e prazeres do mar ao entardecer e principalmente sob o luar...

Como é bom sentir o prateado da lua invadir o mar e banhar nosso corpo.... o pensamento vai longe... muito longe... me deixa sempre feliz..... e é muito bom sermos felizes com as coisas simples da vida...  nos redescobrir a cada dia, torna a vida deliciooooooooosaaaaaaaa!!!

O silêncio da praia nesta hora, é outro diferencial que nos faz escutar através do barulho das ondas do mar, nosso coração e o de quem amamos... nadar ao luar então.... é MARAVILHOSO....

Mergulhar...  submergir.... emergir....  no mar e na vida  são práticas saudáveis que limpam a alma e nos dão ânimo para seguir em frente...

Deixo então este pedacinho da lua e esta praia maravilhosa pra você  se inspirar e se encantar com a  vida....

E como nos diz a música...

É um vento que passa e que leva Raia o brilho de cor amarela Planta o pé no chão O amor dando volta na terra Arco íris de luz aquarela Banda coração

Vamos ver o pôr do sol Me dê a mão Uma estrela só Não é constelação Sem destino vamos juntos Passear feito nuvens no céu Derramar a tinta colorir papel

E amanhecer nós dois Perfume, bem me quer Tem biscoito, queijo, bolo Leite no café

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Elizabeth Landim

[email protected]