ASSOBIE.....
30/12/2010 | 12h15

A chegada do ano novo geralmente é precedida por alguns momentos de reflexão sobre a nossa caminhada. É uma época em que a maioria das pessoas efetua o seu balanço pessoal, profissional e social. Faz-se uma retrospectiva da vida que se tem tido e se esse percurso está de acordo com as nossas expectativas, objetivos e sonhos. Simultaneamente planeja-se um aperfeiçoamento desse rumo ou mesmo uma mudança de paradigmas, visando um outro estilo de vida, ou uma melhor qualidade de vida. Costuma-se dizer, nesta época de passagem de ano, "Ano Novo, Vida Nova", mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa vida? Será que com a entrada de um novo ano podemos dizer que teremos uma vida nova? Criamos expectativas, esperanças e sonhos em cima da chegada de um novo ano. Planejamos mil mudanças, imaginamos situações diferentes das que vivemos anteriormente e não gostamos, sonhamos com tudo aquilo que ainda não conseguimos realizar. Entretanto, quando chega o final do ano e percebemos que tudo aquilo que idealizamos não se concretizou, nos frustramos. Esperamos que o ano em si traga mudanças. Não percebemos que para que tenhamos uma vida nova, não precisamos da chegada de mais um ano. As mudanças podem ocorrer a qualquer momento, pois não é o ano que faz as mudanças acontecerem, mas sim o nosso interior, os nossos  pensamentos, a nossa determinação e força de vontade. É a conscientização do nosso interior que transforma as nossas vidas! É essencial entender que não é a vida que é cheia de mudanças, mas sim nós mesmos, afinal somos totalmente responsáveis pelas escolhas que fazemos em nossas vidas... porque nós somos as somas das nossas decisões...

Nossas opções não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido.

A caminhada é longa e o tempo é curto. Preste atenção, algo dentro de você deve, de verdade, decidir que você vai mudar. O que acontecerá no seu próximo ano, acredite, não vai depender da cor da sua roupa, não vai depender do que você vai comer, de uvas, lentilhas, lacinhos, flores, velas... Vai depender de quem você escolherá ser por dentro. Vai depender da sua coragem de abandonar pensamentos e atitudes negativos, que vem lhe fazendo mal, vai depender da sua criatividade em se permitir ser maior, vai depender da sua ousadia de arriscar ser alguém diferente do conhecido e ir para além da mera repetição. Que as marcas de 2010 nos tragam aprendizado e sejam impregnadas de amor e crescimento. Que o ódio e os sentimentos pequenos não façam morada em nosso coração.  Olhe para o Ano que passou... veja todos os obstáculos que superou... Faça um balanço de tudo que ganhou x perdeu + aprendeu =... Olhe para a frente... não fique parado... continue... Se cair, levante...se chorar, seque as lágrimas... SE DOER... ASSOBIE...

Estabeleça metas e sonhos... tenha planos e projetos... Corra atrás... prossiga com firmeza... não desista nunca... Aprenda a linguagem que fala o seu coração e ouça o que ele diz... Mantenha puros os seus pensamentos, sentimentos e emoções...  Pois o teu amanhã, será o resultado deles hoje... Não deixe os gritos mudos estraçalharem o teu “EU” interior... Nem troque a esperança de amor, felicidade e prosperidade... Pelas de magoa, desilusão, solidão, desespero e pobreza... Aprenda a se amar e respeitar, para saber e poder amar... A entender as mil palavras que um só silencio é capaz de te dizer... Olhe para o lado, estenda a mão e socorra quem precisa de você...

Mas também tenha a humildade de pedir ajuda quando precisar... Perceba as pequenas coisas do dia-a-dia que aparentemente são tão insignificantes... e aprenda a valorizá-las... Pois é a soma delas que nos fazem rir e sonhar... E mostram o caminho para a felicidade nos encontrar... Não deixe de falar com o mar e nem de suspirar para a lua... Encontre tempo para fazer um pedido a uma estrela cadente... E não esqueça de dar... um olhar carinhoso... um aperto de mão... um sorriso rasgado... um abraço apertado... um beijo demorado... E mais que tudo... aprenda a agradecer... falando com "DEUS"... o tempo todo... todo o tempo... por tudo... e por nada... Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina... Sinta esse "DEUS" que olha por você em todos os dias de sua vida... Onde há uma vontade, há um caminho... Onde há boa vontade, há muitos caminhos. E SE DOER... ASSOBIE... Um generoso e sábio 2011 para você!!!

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Tempo de agradecer!
28/12/2010 | 11h09

Quando mais um ano chega ao final, mais nos voltamos para o novo que está chegando, repleto de expectativa de que seja um ano bom e, muitas vezes, nos esquecemos de agradecer as coisas boas que aconteceram conosco no ano que passou. Se pensarmos bem, sempre exigimos coisas boas: ter uma vida boa, saúde, dinheiro, amor... Estamos tão acostumados a pedir que muitas vezes nos esquecemos de agradecer tudo o que temos, o que aprendemos e o que conquistamos ao longo do ano.

É maravilhoso agradecer o ano que passou. Fazer uma reavaliação de tudo que ocorreu em nossas vidas nestes doze meses e ver que tudo foi aprendizado, nos tornando seres humanos melhores. Ao final do ano, temos muitos motivos para agradecer... pois, se caímos durante o percurso, também nos levantamos...se choramos, também sorrimos...se perdermos, muito mais ganhamos, porque temos a oportunidade abençoada de recomeçar a cada amanhecer.

Quero agradecer pelo sorriso diário, de peito aberto, de alma explosiva e entusiasta… Hoje, quero parar e agradecer, a cada um e a todos que fizeram, fazem e farão sempre parte de minha história!

Assim, convido a todos a agradecer a Deus pelo ano que passou, por tudo que aprendemos e acreditamos.... vamos agradecer por estarmos recomeçando e entrando em um Novo Ano... Com certeza, Deus está olhando por cada um de nós.

Aprendi que nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco! Obrigada a cada um que embelezou minha vida ao longo deste 2010! Ao reavaliar o percurso que fizemos ao final do ano e pensar no ano novo que se aproxima com o bater das badaladas, constatamos que, a cada dia, com cada decisão, com cada gesto e cada  atitude, vamos construindo a nossa história sem que ela possa ser refeita. Por isso, devemos concentrar nossas energias em processos construtivos, pois a vida não tem rascunho, se ceifarmos coisas boas, teremos boa colheita!

Que a esperança e o amor estejam dentro de cada um de nós, para um Ano Novo muito melhor... Que as diferenças não justifiquem problemas, mas que mostrem soluções diferentes. Que nesse ano, a força seja das boas palavras, e que as palavras sejam ouvidas, que o poder não derrube paredes sobre as pessoas, mas que destrua barreiras entre elas.

Que tenhamos nossos corações sempre aquecidos  pelo mistério  do amor, da admiração ao outro, dos sonhos que vislumbramos, pois quando queremos muito alguma coisa, "até o universo conspira a favor "....

Agradeço a todos que me lêem, que me enriquecem com seus comentários, e aos que mesmo no silêncio me ensinam cotidianamente...

Deixo para vocês William Shakespeare:  "O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores..."

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Meu presente pra você...
23/12/2010 | 12h16

Um clima de sonho se espalha no ar..., pessoas se olham com brilho no olhar, é Natal, é tempo de amor, de amizade, de bondade, de rever nossa criança interior. Pois a criança traz em si a pureza, o amor genuíno!!! É tempo de amor, todo mundo é igual!!!

É tempo de milagre concretizado no nascimento de Jesus. Ele, com toda a certeza, deseja muita paz e que todos façam de suas vidas e de seus testemunhos de fé, milagres cotidiano. O céu se ilumina em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias... E que bom se a gente pudesse fazer com que fosse Natal todo dia... É preciso sentir o Natal cotidianamente em nosso interior, porque o milagre do Natal está no sorriso do dia-a-dia, na gentileza para com o outro, na compaixão dos sofrimentos, na alegria dos filhos, amigos, família, na sinceridade dos sentimentos... Ser sincero é sentir nossa “alma lavada” sempre em paz... Os velhos amigos irão se abraçar, se reencontrar, juntando-se aos novos e formando uma só família. Os desconhecidos irão se falar, e quem for criança vai olhar pro céu, fazendo pedido pro Velho Noel... E como nos diz a música: “Se a gente é capaz de espalhar alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia, fazer com que fosse Natal todo dia! Um jeito mais manso de ser e falar, mais calma, mais tempo pra gente se dar... Me diz porque só no Natal é assim? Que bom se ele nunca tivesse mais fim!!!”

Desejo que o Natal perdure em nossos corações, que seja pra todos, sem distinção! Que tenhamos sempre um gesto, um sorriso, um abraço, o que for, o melhor presente é sempre o Amor!!! Neste Natal, abrace seu filho, seu namorado, marido, pai e mãe, abrace os amigos... Abrace a você! Pois nós merecemos, e em primeiro lugar devemos nos amar, só então poderemos amar o próximo!

Há quanto tempo você não realiza seus próprios desejos? Se presenteie! Você merece! Olhe pra dentro de você, pense nos seus desejos, vá no fundo de sua alma e busque, busque com muita intensidade a Felicidade! Porque a felicidade não está em outras pessoas, (pois quando isso acontece nos tornamos refém do “outro”) a felicidade faz morada dentro da gente! Perdoe as desavenças, seja flexível, dê aquele telefonema, nem que seja apenas para matar a saudade... Mas faça, faça tudo que seu coração deseja! Relativize, não seja tão duro com você mesmo! Às vezes, somos nosso maior carrasco... Inverta a ordem das coisas, improvise, aproveite, busque sua PAZ e sua Felicidade.

Natal é tempo de celebrar o Nascimento de Jesus! E não importa sua religião, pois como diz o Dalai Lama: “A melhor religião é aquela que te leva a Deus”.  Encontrar Jesus, conversar com Ele, pedir, agradecer, enfim, REZAR!!! Para que o mundo possa ter mais PAZ e menos GUERRAS, que as pessoas sejam honestas e sinceras.

Desejo neste Natal que você  encontre Jesus em seu coração. E, à frente de qualquer palavra que expresse seu desejo de um Feliz Natal, O encontre em suas ações. Que você encontre Jesus no momento em que pegar nas mãozinhas delicadas de seu filho, lembrando-se das mãozinhas pedintes, quase sempre sujas da calçada, que só sabem o que significa rudeza. Que você O encontre no abraço de um amigo, lembrando-se dos tantos que só têm a solidão como companheira. Que você O encontre na feição do idoso da sua família, lembrando-se daqueles que tanto deram de si a alguém, e hoje são esquecidos até pela família.  Que você encontre Jesus na bênção de sua mesa farta e no aconchego de sua família, lembrando-se daqueles que mal alimentam-se do pão e sequer um lar têm. Que você O encontre não apenas no presente que troca, mas principalmente na vida que Ele lhe deu como presente. Que você lembre-se, então, de agradecer por ser uma pessoa privilegiada em meio a um mundo tão contraditório! Esse é o real sentido do Natal: a celebração do nascimento de Jesus, a Sua vinda a esta terra, como Salvador.

Neste natal, sinta-se convidado a conhecê-lo melhor e sintonizar-se com Ele, através de todas aquelas pessoas que compartilham vida, experiências e esperanças com você. Além disso, aproveite para perdoar e reconciliar-se com aqueles que te magoaram ou a quem você magoou. Natal também é tempo de reconciliação, de compreensão, de amor incondicional e de libertação interior.

Nesta época de tantos presentes... Desejo a todos um presente muito especial: que Jesus seja presença real e significativa em seus corações, transformando espiritualmente as dores em amores, as tristezas em alegrias, a doença em saúde, o conflito em PAZ  INTERIOR e em FELICIDADE PROFUNDA!

“Se a gente é capaz de espalhar alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia, fazer com que fosse Natal todo dia”!

Sinta o perfume no ar! Que a magia do Natal impregne sua alma, sua família, seus amigos!!!

Porque o melhor presente é o AMOR!!! Então, receba com todo o carinho, meu amor por você...

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Emocionante!!!!
18/12/2010 | 11h04

Emocionante!! Indescritível!!  Há dois anos o ISECENSA (professores, alunos e direção) realiza um trabalho acadêmico junto a Comunidade Tamarindo, na Rua Formosa. O Projeto Universidade Bairro alia alunos, professores e direção, num caminho  de mão dupla, porque ao ensinarmos quem mais aprende somos nós.

Iniciamos o projeto em 2009 com o curso de Administração, realizando um Censo socioeconômico com todos os moradores das 51 casas daquela Vila. Hoje sabemos quem são, onde moram, onde trabalham, seus sonhos e desejos. Após o Censo realizado em março /2009, iniciamos o atendimento com o curso de Fisioterapia, realizado semanalmente, todas as quartas-feiras, no domicílio de cada paciente. Que aprendizado! O toque das mãos dos fisioterapeutas não cura somente as dores do corpo, mas as da alma, pois eles se sentem protegidos e cuidados por profissionais zelosos e altamente competentes.

O curso de Enfermagem iniciou suas atividades na comunidade, a partir da disciplina Saúde Coletiva, realizando diagnostico situacional e intervenções de saúde baseados nos princípios e problemas levantados. Foram realizados coleta de exame de fezes de todos os moradores, e tratamento individual, além do trabalho no trato de pediculose, da higiene e noções de saneamento, do cuidado e limpeza dos alimentos, curativos, etc, ... semanalmente.

Os professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo visitaram todas as 51 casas da vila e elaboraram as plantas de todas elas, pois em 2011 e 2012 faremos a intervenção nas residências, em trabalho conjunto com toda a comunidade do ISECENSA, para colocação de telhados (um dos maiores problemas dali), pois a chuva causa infiltração e muito mofo, o que prejudica a saúde, principalmente de crianças e idosos. Iremos também fazer a pintura de todas as casas, bem como a reforma dos banheiros e cozinhas. Os professores de Arquitetura já realizaram a primeira intervenção através da planta e reforma da nossa sede, inaugurada ontem, na Vila Tamarindo, num clima de total emoção. Como disse nossa Diretora Geral Ir. Suraya Chaloub: “Hoje a comunidade do Auxiliadora/ISECENSA e a comunidade da Tamarindo são uma só comunidade. Mais do que abrir os portões da nossa sede, abrimos o nosso coração, para juntos escrevermos uma nova história nesta Vila.”.

O curso de Pedagogia já trabalha com 18 crianças com dificuldade   de aprendizagem e terá ali atendimento para todas as crianças, bem como abrirá a alfabetização e letramento para os adultos. Além disso, montou todo o acervo da biblioteca para pesquisa, contação de história e trabalhos pedagógicos com as crianças, com duas pedagogas, todos os dias, em nossa sede.

O ISECENSA já adquiriu uma máquina que se encontra em nossos laboratórios de Engenharia de Produção e será instalada em nossa sede, para fabricação de vassouras ecológicas, a partir de garrafas pet.

N ão contive as lágrimas ao ver Dona Gessiléa, moradora da comunidade, chorando de emoção ao entrar na biblioteca (um lugar mais do que especial para mim). Ver o brilho nos olhos das crianças navegando na internet, percorrendo o nosso espaço, viajando no mundo dos livros, recebendo os presentes de Natal (arrecadados por nós junto aos alunos e professores) compensou todos os esforços. Ver a gratidão das famílias recebendo suas cestas personalizadas de Natal foi muito gratificante. Foram lágrimas doces de alegria, de alma lavada, de quem sonha, projeta e vê a concretização de seus sonhos, realizados através de várias mãos.  Mãos que se unem para escrever uma nova história da Vila Tamarindo.

Uma história carregada de carinho, alegria, bondade e competência de todos os profissionais e alunos que ali trabalham já há dois anos, e agora com a sede inaugurada, com uma biblioteca com acervo de 400 títulos de livros e mais de 150 revistas de educação, apoio psicopedagógico para as crianças com dificuldade de aprendizagem, um consultório que irá atender semanalmente com um médico clínico geral, um pediatra, fisioterapeutas e enfermeiros, e um centro com cinco computadores com internet e softwares educacionais.

Finalizo dizendo que é indescritível a emoção de estarmos ajudando a construir e escrever a história junto com os moradores da Vila Tamarindo, para que sejamos um país digno, autônomo, responsável, onde o trabalho é valorizado e produz frutos de independência social,onde cada conquista tem o suor de cada profissional e morador daquela Vila! Agradeço a  todos professores, coordenadores, alunos, irmãs salesianas, comunidade tamarindo por acreditar  em nosso trabalho, nos oportunizando a realização de projetos ousados e libertadores! Retomaremos as atividades em nossa sede no retorno das férias, no dia 10 de fevereiro.

Que venham mais Vilas Tamarindo!!! Que nossos corações estejam sempre abertos para o trabalho responsável, mas acima de tudo, que possamos enxergar todo o trabalho realizado sempre com “os olhos da alma”! Porque a cidade está no homem...

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS...
15/12/2010 | 23h08

O amor é como uma borboleta. Por mais que tente pegá-la, ela fugirá.  Mas quando menos esperar, ela está ali do seu lado. O amor pode te fazer feliz, mas às vezes também pode te ferir.  Mas o amor será especial apenas quando você tiver o objetivo de se dar somente a um alguém que seja realmente valioso. Por isso, tenha sabedoria para escolher.

Amor não é se envolver com a "pessoa perfeita", aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas! Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. Nunca diga "te amo" se não te interessa. Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem. Nunca toque numa vida, se não pretende romper um coração. Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar em lágrimas por causa de ti.

O amor não te faz dizer "a culpa é", mas te faz dizer "me perdoe".

Compreender o outro, tentar sentir a diferença, se colocar no seu lugar.

De acordo com um ditado popular: um casal feliz é aquele feito de dois bons perdoadores. A verdadeira medida de compatibilidade não são os anos que passaram juntos; mas sim o quanto nesses anos vocês foram bons um para o outro. Um AMOR assim dura o tempo que você deseje que ele dure, e ele perdurará o tempo que você permitir.

Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com franqueza... aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida....

Lembre-se que eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....pois quando experimentamos o verdadeiro amor ,ele se torna único e inesquecível, pois nem mesmo o tempo e a distância serão capazes de apagá-lo,  porque longe é um lugar que não existe ...

Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável... Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples... Um dia percebemos que o comum não nos atrai... Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom.

Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você... Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso... Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...

Enfim... Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito...

O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todos os nossos sonhos. Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação. Luto sempre, não me acomodo no conformismo!

Fernando Pessoa aquece os nossos corações quando nos diz que: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Por tudo isso...AME!!! AME MUITO!!! Não tenha medo... lance-se... busque... insista... lute e acima de tudo acredite!

Devemos, portanto, a cada dia, a cada oportunidade, exercitar sim, o verdadeiro amor, mas nunca perder de vista o que nos faz crescer, o que nos faz pessoas melhores, o que nos faz felizes, o que nos realiza, o que acalenta a nossa alma. Devemos lutar com muita intensidade pela nossa verdadeira felicidade e alcançarmos que este já é um grande passo para tornarmos o outro feliz.

Finalizo deixando um pensamento de Saint Exupéry para você refletir: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Papai Noel existe?!
13/12/2010 | 21h59

O mês de dezembro é sempre um mês de término. Término do ano, término de ciclos de trabalho, término de alguns projetos... Mas todo “término” vem acompanhado de um “início”, um “renovar”, um “repensar”, um “recomeçar”. O mês de dezembro traz o mistério e a magia com ele, pois celebramos o maior acontecimento de todos os tempos: o nascimento de Jesus!

Você já sentiu o cheiro do Natal?  O cheiro do Natal tem sabor de família, de almoços que entram tarde adentro, de risos, encontros com primos, tios, avós, amigos... de lembranças da infância.... O cheiro de Natal nos remete também as luzinhas das árvores, das casas  enfeitadas, luzes que querem ser como faróis a iluminar nossos pensamentos, nossa vida. Luzes que nos fazem refletir nossos atos,  nossa postura frente à vida, iluminando nossa caminhada com um "que"  de esperança, de sonhos....

A noite de 24 de dezembro vem com cheiro de Papai Noel, da bondade que o bom velhinho nos inspira, coração mais emotivo, do mistério da chaminé,  da viagem das renas, da presença dos  nossos anjos da guarda (amigos e família), da oração agradecendo a VIDA de JESUS, e de tudo que Ele fez, faz e fará  SEMPRE por nós. É perfume no ar!!! Mas nem todos tem a oportunidade de sentir este perfume.

No ano passado tive a oportunidade de vivenciar e experimentar um Natal diferente, que me fez aprender e refletir sobre a vida! Através de um trabalho desenvolvido por Eleonora Martins com os moradores de rua. Passamos todo o mês de dezembro dedicando os nossos fins-de-semana aos nossos convidados, conversando e convidando-os para o nosso almoço, uma verdadeira celebração da vida! Quanto aprendizado tivemos nestes dias! Sempre saíamos com nossos filhos em dois carros, parávamos, conversávamos, ouvíamos suas historias de vida, dávamos o que tínhamos: um pouco de atenção e carinho, um lanche, pois para muitos deles aquela era a única refeição do dia.

E... quanto aprendizado! Quantas histórias de vida! Muitos estão na rua devido ao alcoolismo, outros por problemas psíquicos, outros pelo desequilíbrio social e assim por diante. Não sabíamos se todos iriam comparecer ao almoço no dia 25, ficava sempre a dúvida, pois os laços de quem mora na rua trazem sempre muita desconfiança...

Mas qual não foi a nossa surpresa! No dia 25 estávamos lá, na descida da ponte João Barcelos Martins, no largo da rua Barão de Miracema. Eleonora e seus filhos, eu e minha família, meus pais,Paulo Renê e Martha (que fizeram a comida) e  vários professores do ISECENSA que aderiram a esta campanha de amor ao próximo. E quando estávamos nos últimos preparativos para nos encontrarmos no local combinado, Rafaela, uma das minhas filhas, me ligou eufórica: “Mamãe, estão todos aqui e trouxeram seus amigos, alguns até que não conhecemos!”.

Que felicidade! Nos reunimos, rezamos um Pai Nosso de mãos dadas, agradecemos a Jesus e pedimos por cada um que estava ali. Beth Rocha levou o seu teclado e fizemos questão de cantar, de servi-los, de conversar e interagir com eles, dando um pouco da nossa atenção, e o mais importante: ouvi-los!

Cheguei até a ouvir de uma pessoa: “De que adianta fazer isso em um mês apenas, em um almoço por um dia?” Respondi apenas, que para muitos que estavam ali, aquele era o único dia no ano que tiveram “apenas aquele almoço, aquela celebração”! E nós fomos os mais beneficiados pela grande oportunidade de servir, pois saímos do conforto das nossas casas para visitar um mundo muito diferente da nossa realidade. Levamos os corações cheios  de amor e trouxemos uma intensa sensação de paz e harmonia dentro de nós. Existem momentos que vivenciamos que deixam em nós uma grande sensação de bonança, e esse com certeza premiou a todos nós envolvidos nesta celebração.

Dali fomos para o Lixão da CODIN e mais uma vez tivemos a oportunidade de nos confraternizar com os moradores de uma comunidade que sobrevive com a colheita do lixo de nossa cidade. São famílias inteiras de catadores de lixo, que criam seus filhos do que arrecadam do lixo das nossas casas. Quanta emoção!

As crianças cantaram, rezaram... tivemos um dia de aprendizado e partilha! Foi excepcional! Ver a alegria estampada no rosto de cada um foi de emocionar!

Natal é isso! Se parássemos de falar e criticar e tivéssemos mais atitude, talvez esse não fosse o “único” dia para alguns! Não falo de assistencialismo, pois não comungo desta forma de ajudar! Falo da atenção, de mover as pessoas para que possam reencontrar seu rumo de vida! Falo de doação de tempo, de carinho, tão em falta nos dias de hoje. Falo de não pensar em Natal de presentes materiais apenas, mas de presentes espirituais, humanísticos, que podemos dar tirando de dentro da gente!

Este ano vamos fazer este almoço novamente! Faremos também uma campanha para o Hospital Manoel Cartucho. Estamos coletando material de higiene pessoal para os 120 internos desta instituição. Quem quiser colaborar pode deixar suas doações na portaria do ISECENSA, pois DOAR NÃO DÓI! Cada um de nós pode fazer diferente neste Natal!

Quando doamos recebemos um aprendizado intenso, partilhamos algo nosso, e isso é recompensador!

Cada um de nós pode fazer diferente! Junte sua família, seus amigos, reze, ajude, pense que podemos ajudar a quem precisa: um asilo, um hospital, um orfanato, um morador de rua...

Porque as palavras passam, mas os exemplos perduram... se eternizam... fazem história dentro de nós...

Jesus se doou por nós! É Natal! É tempo de doação. Um tempo que deveria ser todos os dias... Mas que tal começar agora? Porque Papai Noel existe! Ele está dentro de cada um de nós!

Um bom dezembro para todos e de preferência com o nosso trenó de Papai Noel repleto de carinho, de doação e de partilha!

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Direito Portuário atrelado ao Porto do Açu
09/12/2010 | 15h26

O palestrante sendo recepcionado por mim, pelo Presidente da OAB 12º Subseção,  Dr. Filipe Estefan,  e pelos coordenadores do ISECENSA.

Um porto representa uma importante ponte de conexão do Brasil com  o restante do mundo, sendo uma das principais vias logísticas de importação e exportação de bens manufaturados. Em noticias jornalísticas desta semana, constata-se que o Porto de Santos/SP teve recorde de movimentação em 2010, com o tempo médio para liberação de contêineres saltando de 11 para 17 dias, ou seja, apesar de haver potencial de operação, gargalos já começam a surgir. Este cenário se estabelece, dentre outros fatores, pela desvalorização mundial do dólar (que tem alavancado as importações), pela disponibilidade de crédito e pelo satisfatório crescimento econômico do Brasil no cenário internacional. Assim, investimentos como o Porto do Açu e indústrias satélites que se instalam em seu entorno, como a siderúrgica chinesa Wisco e possíveis indústrias de tecnologia como uma fabricante do tablet Ipad, da Apple, se tornam um importante instrumento para desenvolvimento regional e nacional, através do aquecimento econômico e da geração de emprego e renda.

Sendo o conhecimento a moeda mais importante do mundo globalizado, os Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA, sempre na vanguarda,  pensando no melhor para a qualificação dos profissionais de nossa região, para que os mesmos "não fiquem a ver navios", mas participem ativamente como sujeitos desta nova história que escrevemos no município, promoveram a palestra da aula magna do curso de Pós Graduação em Direito Portuário  intitulada: " O tribunal  marítimo: competência, julgamento e composição", proferida pelo professor doutor Marcelo David Gonçalves, Juiz do Tribunal Marítimo e vice-presidente da Corte.

Dr.  Marcelo David, altamente competente e didático, doutor em Direito Internacional  pela UMSA/Argentina, mostrou de forma clara e dinâmica a importância do Tribunal Marítimo (único no país ), com sede no Rio de Janeiro  e de sua importância não só para a economia nacional, mas também para toda uma gama de profissionais que trabalham em cidades portuárias.

Em suas palavras, Dr. Marcelo externou sua satisfação de estar proferindo a palestra magna: "Parabenizo o ISECENSA por pensar a frente dos tempos, pela estrutura e organização  da Instituição. Estou surpreso por encontrar em Campos uma instituição deste porte acadêmico."

Na referida aula, o Professor Marcelo, dentre outros assuntos, salientou a relevância de um curso desta natureza em Campos dos Goytacazes, tendo em vista a instalação do porto do Açu e as recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal. Tais eventos propiciarão oportunidades de negócios antes nunca vistas em nossa região. Nesse contexto, faz-se necessário a formação de profissionais do direito qualificados para atuarem administrativamente e juridicamente com as empresas ligadas a tais negócios. As obrigações, contratos, responsabilidades e demais âmbitos das relações jurídicas que se estabelecerão, serão campo fértil para profissionais que atuem em nível de excelência. O professor, a título de ilustração da importância do Tribunal  Marítimo onde atua e por conseguinte do Direito Portuário,  afirmou que um navio, por exemplo, da TRANSPETRO, custa cerca de 160 milhões de reais e, nesse sentido, podemos supor a real dimensão dos contratos que envolvem a operação de tal navio, contratos como o de seguro por exemplo.

Colocou o Tribunal Marítimo a disposição dos alunos para visita técnica, prática que temos em todos os cursos, para que possamos sempre fazer a intercessão entre teoria e prática, proporcionando ao aluno uma visão holística e real  do conhecimento,  para que possam fazer a diferença no mercado de trabalho.

O Porto do Açu diversificou a vocação regional de nosso município, do município de São João da Barra e cidades vizinhas, proporcionando um leque de novos profissionais que devem estar qualificados para esta nova demanda. Esta oportunidade pode não estar sendo visível aos olhos de muitos, no momento em que o porto ainda não está em operação, porém o momento de se preparar e qualificar é agora. O profissional que não estiver apto para as novas demandas não encontrará lugar neste mercado de trabalho.

Fica o registro de que o conhecimento é a mola propulsora do desenvolvimento. O Porto do Açu  já é presente. Quem não estiver qualificado estará perdendo  a oportunidade  de crescimento de nossa região, portanto "mãos a obra "!!!!

Com afeto,

Beth Landim

Dr. Marcelo David Gonçalves, o palestrante desta noite, sendo recebido no ISECENSA.

O palestrante visitando as instalações do ISECENSA.

Comentar
Compartilhe
PERFUME NO AR.....
06/12/2010 | 23h03

Você já sentiu o cheiro do Natal? Ou o cheiro das férias?

Ou o cheiro do ser amado?

É como nos  diz a música de Ivete Sangalo:

"Quando você passa eu sinto seu cheiro, Aguça meu faro ... O tempo inteiro a te admirar...

Perco o tino paro de pensar ... Me abraça e me beija, Me chama de meu amor... Me abraça e deseja, Vem mostrar pra mim o seu calor...

Eu vejo em seus braços Um laço perfeito ... Me veste de beijos ... Me cobre de beijos..."

As emoções para mim sempre vêm misturadas ao cheiro  da alegria, da liberdade das férias, da paixão que aguça a vontade de estar o tempo todo perto do nosso amor!

É o perfume da VIDA!

O cheiro do Natal tem sabor de família, de almoços que entram tarde a dentro, de risos, encontros com primos, tios, avós, amigos... de lembranças da infância.... O cheiro de Natal nos remete também as luzinhas das árvores, das casas  enfeitadas, luzes que querem ser como faróis a iluminar nossos pensamentos, nossa vida. Luzes que nos fazem refletir nossos atos,  nossa postura frente a vida, iluminando nossa caminhada com um "que"  de esperança , de sonhos ....

A noite de 24 de dezembro vem com cheiro de Papai Noel, da bondade que o bom velhinho nos inspira, coração mais emotivo, do mistério da chaminé,  da viagem das renas, da presença dos  nossos anjos da guarda (amigos e família), da oração agradecendo a VIDA de JESUS, e de tudo que Ele fez, faz e fará  SEMPRE por nós.

O cheiro de férias nos  traz  a liberdade no ar! Relógio fora do pulso, sem hora para acordar ou dormir é o primeiro sinal! Não fazer nada ou fazer muita coisa que a tempo queremos fazer como viajar, ler, ir a praia, ao cinema ... Tudo isso nos traz o sentido de férias. Para mim férias significam  MUDANÇA,  PAUSA,  REORGANIZAÇÃO DOS PENSAMENTOS,  se dar ao DIREITO de desfrutar o ÓCIO!!  Hora de esvaziar  os pensamentos para preenchê-los novamente, com mais energia, criatividade, desejos,  enfim, com outro olhar.... O olhar do repensar, do ver o outro ângulo, do olhar livre dos pré-conceitos que o corre-corre do dia-a-dia muitas vezes nos impõem.

O cheiro de férias tem gosto de "estrepolia",  palavra antiga usada  por minha avó, que traz com ela o gosto  da levadice, do improviso, das brincadeiras escondidas, do doce "roubado" antes do almoço, de subir no pé de jambo e desfrutar quietinha esta fruta maravilhosa e em seguida arremessar o caroço nas janelas e se deliciar vendo todo mundo  correr até a janela para saber o que foi aquele barulho!! Parece até que ouço a voz de minha avó falando: "Elizabeth olha a estrepolia!!!!"  Pois quem nunca fez uma "estrepolia"???

O cheiro de férias também traz

o sabor da varanda cheia de

amigos , da casa sempre aberta,

do "aumentar o feijão"

pois os amigos são sempre

bem vindos... pois não existe

férias sem amigos!

Nos lembra ainda a pelada e o vôlei jogado na areia ou simplesmente uma saída para explorar um lugar desconhecido, com um piquenique a postos ou um passeio de lancha sem rumo com direito a um mergulho em alto mar para nadar...

O cheiro do ser amado impregna a alma! Vem junto com o olho no olho,  com a voz suave que reconhecemos a distância de quilômetros, aguçando  nossos sentidos e saudades .... Da paz que enche o coração mesmo quando ele está em ebulição ... É Perfume no AR!!!

E assim nossas emoções se misturam ao delicioooso Perfume da Vida!!!

Porque a vida é simplesmente deliciooosa..... Sinto o perfume no Ar!!!

E você, sente este perfume?

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Você viveria num buraco?
02/12/2010 | 23h06

Existem buracos e buracos...

Quantos buracos encontramos em nossa caminhada?

Mas o importante é não só sair do buraco, mas transpor o aprendizado do buraco em crescimento de vida...

...Pois existem as pessoas que fazem as coisas acontecerem ... as que olham as coisas acontecendo.... e as que ficam se perguntando o que foi que aconteceu...

Fazer acontecer, superar, inovar, ter feeling, com certeza torna “o buraco” diferente como nos mostram as fotos! Muitas vezes a saída não está em sair do buraco, mas saber fazer do buraco um ambiente de crescimento e aprendizado!

Ficam as fotos para o olhar e reflexão de cada um!!!

Porque para quem sabe ler um pingo é letra!!! E um buraco é sempre uma oportunidade.....

Com afeto,

Beth Landim

Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Elizabeth Landim

[email protected]