Júlia Alves
14/05/2025 18:09 - Atualizado em 14/05/2025 18:18
Foto: Rodrigo Silveira
A Folha tem recebido denúncias de moradores do bairro Jardim Boa Vista, em Guarus, relatando situações de perigo para a população em relação à fiação do local. As queixas são sobre a falta de manutenção da fiação, curto-circuito frequente, postes em estado precário, entre outras.
Na última quarta-feira (14), dois homens morreram após serem atingidos por fios de alta tensão na calçada da Creche Escola Municipal Bruno da Silva, no bairro. As vítimas foram identificadas como Rodrigo da Silva Rodrigues, de 25 anos, e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro, de 36 anos.
A moradora Luciana Souza gravou um vídeo nessa terça-feira (13) para mostrar a situação da fiação do bairro.
“Olha a situação do poste daqui da rua de casa. Olha que monte de fio. Isso aqui, há poucos minutos atrás, aconteceu uma faísca e como se tivesse um curto se iniciando, mas eu não estava filmando. Está até uma parte mais escura ali, que provavelmente foi onde teve o problema. Lá embaixo, naquele muro azul, aconteceu a tal tragédia por causa do fio há quase uma semana. Olha que monte de fio embolado”, comentou a moradora.
Luciana destacou ainda outra situação de perigo presenciada nessa terça. “Uma criança de quatro anos estava brincando em frente à casa dela, e eu estava conversando com a mãe dele na minha sacada de casa mesmo. Quando deu um clarão e fogo junto, a mãe do menino correu, pegou ele e foi para dentro de casa. E eu também fui para dentro da minha”, relata.
Confira o vídeo:
Em nota, a Enel informou que equipes da companhia realizam nesta quarta (14), em parceria com a Defesa Civil do município, uma série de serviços no bairro Parque Boa Vista, incluindo ações de podas e substituições de postes de madeira, que dão suporte exclusivamente a cabos de telecomunicações.
“Para a execução dos serviços, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de energia em alguns pontos programados. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no fim do dia. Com relação à creche do local, a Enel Rio informa que realizou ontem (13), com a supervisão da diretora da unidade de ensino e de um líder comunitário local, uma inspeção técnica em que confirmou que não há riscos ou problemas de fornecimento de energia relacionados à rede elétrica sob responsabilidade da Enel. Durante a vistoria na instituição, foram constatados problemas internos que são de responsabilidade do cliente”, disse a nota enviada pela concessionária.
Foto: Rodrigo Silveira
Na segunda-feira (12), a equipe da Folha esteve no bairro e constatou que os postes estão em estado precário, o que pode levar riscos à população. Após a tragédia que vitimou dois homens, moradores relataram que vivem essas situações há muito tempo e, que sempre tentam retorno da Enel, empresa responsável pelo serviço, mas alegam que o problema não é resolvido.