Greve dos servidores sem impacto nos serviços
18/05/2022 08:36 - Atualizado em 18/05/2022 08:36
Os servidores municipais de Campos entraram em greve por tempo indeterminado, na terça-feira (17), contudo, segundo a administração municipal, a adesão do primeiro dia não implicou a interrupção de serviços. O movimento começou bem cedo, com um piquete em frente à Prefeitura. Representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep) ficaram concentrados no local para incentivar a participação dos profissionais. A greve foi definida em assembleia da categoria, na sexta-feira passada. Há sete anos sem reajustes, a mesa de negociação entre sindicalistas e governo teve início na segunda-feira (16), mas sem avanços. O governo propõe a retomada de um diálogo sobre a pauta em agosto, mas o Sindicato acredita ser pouco provável que isso ocorra por ser ano eleitoral.
O município de Campos tem em torno de 20 mil servidores, entre ativos e aposentados. O Siprosep diz que pelos números do Portal da Transparência, o município teria condições de reajustar salários em até 15%, mas que aceitam outro percentual.

Quanto a adesão, a presidente do Siprosep, Elaine Leão, destaca que até a Guarda Municipal aderiu ao movimento, respeitando os 30% de contingente para atender à população, o mesmo ocorrendo na área da Saúde.

“A adesão vai crescendo ao longo dos dias. Já tem algumas escolas que pararam, esperamos que amanhã a paralisação aumente ainda mais. O serviço de saúde está funcionando 30% para que a população não seja prejudicada. O movimento de greve é assim: ele vai crescendo ao longo dos dias. A greve do INSS mostra isso, começou com 20% de adesão e está em 95%. Os servidores vão entendendo a necessidade e vão tomar coragem de não respeitar ameaças”, destaca.

- Ontem (segunda-feira) em reunião, eles (representantes do Governo Wladimir Garotinho) falaram em conversar em agosto. Eu falei que é ano de eleição, e depois de 8 de julho não será possível. E se é a vontade de conceder a reposição a partir de setembro, pode ser lançada a proposta, que os servidores aceitam - informa Elaine.

Na reunião de segunda, entre os dados apresentados ao Siprosep, estão que o valor da folha de pagamento do mês de abril, incluindo servidores inativos e encargos é de R$ 93.527.231,79, e que os valores utilizados para a folha não podem ultrapassar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e deve respeitar o TAG, que veda a partir de 2025 a utilização de royalties para pagamento de servidores.
- Neste sentido, qualquer discussão acerca de recomposição salarial, neste momento, deve-se ater às fontes próprias de arrecadação, não podendo, em hipótese alguma, condicionar aos cálculos a arrecadação dos recursos royalties, que é uma fonte variável - diz o secretário de Administração, Wainer Teixeira.

Até o fechamento da edição, a Folha não conseguiu novo contato com o Siprosep para pegar o balanço do primeiro dia. Já o município em nota informou: “A secretaria de Administração e Recursos Humanos tem acompanhado o funcionamento das repartições para garantir a prestação dos serviços municipais à população, ao mesmo tempo que respeita o direito de greve.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS