Covid: casos em alta, filas para testes, vacina e volta às aulas
Dora Paula Paes - Atualizado em 29/01/2022 08:43
Procura por testes de Covid tem aumentado
Procura por testes de Covid tem aumentado / Rodrigo Silveira
Em sete dias, o município de Campos registrou 14 óbitos em decorrência da Covid-19, em um total de 1.742, e no mesmo período 833 novos casos. A população já se avoluma em filas para testes e ocupaçãodos leitos de UTIs (pública e privada) chegou a 60%, nesta sexta-feira (28). Na nova onda do vírus, acentuada pela variante Ômicron, o governo do prefeito Wladimir Garotinho resolveu antecipar para a próxima segunda-feira (31), a reunião do Comitê que traça diretrizes. Dentre as medidas, Wladimir já anunciou a criação de “um grande centro de testagem com capacidade para mil testes por dia”.
No caso da procura por testes, filas foram registradas em laboratórios da rede privada e do município. Na UBSF Patronato São José, na área central, a fila começou a se formar por volta das 4h30 da madrugada desta sexta-feira. Em laboratórios, como Plínio Bacelar, no meio da tarde a fila ainda era grande de pessoas esperando para a testagem.Os sintomas basicamente são os mesmos: dor de cabeça, febre e dor no corpo.
A secretaria municipal de Saúde, através da assessoria, não confirmou a criação do centro de testagem ampliado já anunciado pelo prefeito, no seu Facebook, porém, o Colégio Salesiano informou em uma publicação que vai liberar suas quadras para o município realizar testagem, sem prejuízo para seu alunado e oferecendo melhores instalações para a população.
A pasta da Saúde de Campos esclarece: “Há um aumento significativo de casos de síndrome gripal na cidade, o que levou à maior procura por testes da Covid-19 na rede pública e, consequentemente, registro de filas em nossos Centros de Referências para Covid-19.”
Segundo a nota, atualmente, o município dispõe de três Unidades Básicas de Saúde para a realização dos testes, que são o Centro de Saúde de Guarus (CSU), a UBSF Patronato São José e a UBS da Penha.Nesse período do verão, a secretaria de Saúde ainda disponibilizou um polo de testagem no Farol de São Tomé, cujo atendimento acontece de segunda a domingo, na escola municipal Farol de São Tomé. Cada unidade realiza uma média diária de 40 testes de swab e 25 sorológicos.
Também são feitos testes por agendamento através do Telecovid, nos seguintes telefones: (22) 98179-3377; (22) 98175-1355; (22) 98168-6852; (22) 98179-4848; e (22) 98179-3666. O Telecovid chega a registrar 300 ligações diárias. A secretaria recomenda que a população siga as medidas de higiene pessoal, como o distanciamento e o uso de máscara sempre.
Quanto ao atendimento no Polo de Testagem da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é voltada, exclusivamente, aos alunos e profissionais do ensino e passará a funcionar todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, mediante agendamento, como já ocorre atualmente.
Gabinete da crise se reúne na próxima segunda
O avanço de casos de coronavírus em todo o estado do Rio e o impacto da expansão da variante Ômicron levaram o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, a antecipar a reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (31), a partir das 9h, no formato eletrônico, transmitida a partir do Centro Administrativo José Alves de Azevedo.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destaca que a reunião do Gabinete de Crise, criado por Wladimir em seu primeiro dia de governo em janeiro de 2021, é uma ferramenta vital para a estratégia de enfrentamento da Covid.
Na 25ª reunião do Gabinete de Crise e a primeira de 2022, realizada em 10 de janeiro, o município retornou à Fase Verde de restrições do Plano de Retomada das Atividades Econômicas. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, lembrou que a variante Ômicron é cinco vezes mais transmissível que a Delta, que já tinha 97% mais de capacidade de ser disseminada que a cepa original (SARS-COV-2).
Volta às aulas: recomendação ao MP é por vacinação completa
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) recomendou às escolas públicas ou privadas que exijam a carteira de vacinação completa, incluindo-se a vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. A nota técnica apresenta subsídios para a atuação do Ministério Público acerca da imunização contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.
O CNPG diz que a exigência do cartão vacinal completo deve ser feita no ato de matrícula ou rematrícula e para frequência em sala de aula. No entanto, em caso de recusa dos pais, a exigência não pode significar a negativa da matrícula ou a proibição de frequência à escola.
Em Campos, a vacinação infantil passará a contar com mais dois postos a partir desta segunda (31), quando serão vacinados os meninos de 6 anos sem comorbidades. Na terça-feira (1º) será feita repescagem para aqueles que têm 5 e 6 anos. A aplicação acontece das 8h30 às 13h, através de agendamento online e também por distribuição de senhas de acordo com a capacidade de aplicação de cada posto. A vacinação para comorbidades e deficiências será por livre demanda e comprovação.
Para a vacinação foram disponibilizados os seguintes postos: Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e Centro Saúde Guarus, além das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Parque Prazeres, Poço Gordo, Custodópolis, Conselheiro Josino, Ponta da Lama, Lagoa de Cima, Santo Amaro, Parque Imperial, Parque Rodoviário, e as UPH de Travessão e Morro do Coco. É preciso apresentar a caderneta de vacinação, RG, CPF, ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS