OAB programa ato em solidariedade à advogada baleada enquanto trabalhava
27/01/2022 19:42 - Atualizado em 27/01/2022 19:49
Em
Reunião na sede da Seccional da OAB
Reunião na sede da Seccional da OAB / Divulgação - OAB
 na tarde desta quinta-feira (27), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OABRJ), Luciano Bandeira; o da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira; o presidente da Subseção de Campos dos Goytacazes, Filipe Estefan; e o da Comissão de Prerrogativas local, Eduardo Costa Linhares, decidiram promover um ato em solidariedade a Nayara Gilda Gomes Acha Prestes, advogada baleada por um cliente dentro do escritório durante seu exercício profissional. A manifestação ocorrerá após a vítima receber alta hospitalar.
A OABRJ informou que vem prestando assistência jurídica e pessoal a Nayara e a sua família desde a primeira hora. Estefan e membros da Comissão de Prerrogativas local estiveram com o marido de Nayara no registro da ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia (Campos) — o caso foi, então, entregue à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). “A Ordem vai acompanhar a audiência de custódia do acusado e se oferecerá para patrocinar os interesses da colega na assistência de acusação, pressionando o Judiciário para que o caso ganhe um desfecho célere e condizente com a gravidade”.
De acordo com o relato da advogada, o cliente é parte em um processo de inventário ajuizado por ela, que está em fase de finalização. Na intenção de não pagar à Nayara os honorários previstos em contrato, o homem revogou a procuração. “A advogada, por sua vez, executou o contrato, satisfazendo um direito básico da advocacia: a remuneração pelo serviço prestado”.
Foi com esse assunto que o cliente a abordou à mão armada. Durante a discussão, ele disparou diversas vezes. Mesmo ferida, a advogada conseguiu correr para pedir socorro.
O presidente da OABRJ reafirmou o repúdio ao ato praticado contra a advogada no exercício de sua profissão. “O que mais machuca é o questionamento do cliente quanto ao pagamento dos honorários. A bravura da advogada me sensibilizou. Lutou pela vida dela e pela profissão. Elogio a atuação da OAB/Campos no pronto atendimento à advogada, o que prova que a advocacia do estado é protegida onde quer que esteja pelas subseções, que atuam em parceria com a Seccional”, afirmou o presidente.
Estefan também repudiou a violência sofrida pela colega e reiterou o apoio à Nayara e à família. “Este caso é chocante e inadmissível. A subseção e a Seccional serão parceiras na assistência à Nayara e à família dela. O caso extrapola a advocacia de Campos e atinge toda a classe”.
Fonte: OABRJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS