Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 volta a aumentar na região
Mário Sérgio Junior 27/01/2022 10:14 - Atualizado em 27/01/2022 12:54
Coronavírus Rio de Janeiro
Coronavírus Rio de Janeiro / Divulgação
Com o novo avanço dos casos de Covid-19, os leitos de UTI voltaram a ficar completamente ocupados em alguns municípios da região. É o caso de Miracema, que atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento do coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado nessa quarta-feira (26), o município soma 5.101 casos confirmados de Covid-19, 133 mortes confirmadas e cinco em investigação. Além de Miracema, outras cidades estão com a taxa de ocupação de UTI elevada.
Em toda região Noroeste Fluminense são 76 leitos de UTI voltados para o tratamento da Covid-19, que estão distribuídos em apenas três municípios. Bom Jesus do Itabapoana é a cidade que possui maior número, com 60 leitos. Desse total, somente cinco estão desocupados, o que representa 92% da taxa de ocupação. Em Miracema são apenas seis leitos de UTI e todos estão ocupados. Já em Itaperuna, dos 10 leitos de UTI abertos, sete estão ocupados.
Em relação ao leitos de enfermaria para Covid, o Noroeste soma 113 acomodações. O alerta de ocupação deste tipo de leito está voltado, neste momento, para Santo Antônio de Pádua que até essa quarta tinha apenas uma vaga disponível na enfermaria.
Já na região Norte Fluminense, o total de leitos de UTI para Covid-19 é de 153. Em Campos, a taxa de ocupação, até essa quarta, era de 77%. Dos 31 leitos de UTI, apenas sete estavam desocupados. A situação piora na vizinha Quissamã, que é a cidade com maior taxa de ocupação de UTI na região. Dos cinco leitos disponíveis, quatro estão ocupados. Já em Macaé, que é a cidade que tem mais leitos de UTI para Covid, a taxa de ocupação é de 30%.
No Norte Fluminense, a situação é mais preocupante com os leitos de enfermaria para Covid-19. Em Cardoso Moreira, por exemplo, não há mais vagas para este tipo de leito. Já em São João da Barra, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 88%. Quissamã também apresenta um percentual elevado, com 71% dos leitos ocupados.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que acionou o Plano de Contingência para Covid-19 e, desde o último dia 7, foram abertos 13 polos de testagem contra a Covid-19. "Nas duas últimas semanas, foram revertidos 338 leitos para tratamento da doença, sendo 117 de UTI. A previsão é que mais 64 leitos sejam revertidos até o dia 4 de fevereiro, sendo 20 deles de UTI. As cirurgias eletivas foram temporariamente suspensas".

Já a Prefeitura de Quissamã informou que está aumentando em 100% o número de leitos de UTI e em 80% os leitos de enfermaria. "Estamos atentos ao avanço da pandemia de Covid-19, orientando o planejamento de nossa secretaria de Saúde de acordo com a evolução dos números. Mas passamos esses dois anos de pandemia adaptando o nosso hospital municipal para atendimento integral de nossa população, de modo que, assim como antes, podemos tranquilizar os quissamaenses. Embora tenha aumentado a ocupação, como ocorre em todo o país, já estamos contratualizando novos leitos, pois, dispomos de condições administrativas e orçamentárias para enfrentar essa nova fase crítica da pandemia. Quissamã está preparada para oferecer leitos em quantidade suficiente, tanto na enfermaria quanto na UTI, obedecendo as diretrizes de nossos médicos e demais profissionais da linha de frente. Na última semana, implementamos o sistema de testagem da população, garantindo ainda mais segurança para a saúde de nossos munícipes", informou a nota.
As prefeituras de Miracema, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna também foram procuradas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS