Anvisa recomenda restrição para voos de seis nações africanas
- Atualizado em 27/11/2021 18:25
A ômicron (B.1.1.529), nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul, já foi detectada em nove países e territórios países até o momento. A informação, neste sábado (27), é que várias nações já restringem voos devido à nova cepa, entre eles o Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a restrição para voos de seis nações africanas: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A manifestação foi enviada ao Ministério da Casa Civil, que anunciou que passará a valer em 29 de novembro.

Já foram constatados casos na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Botsuana, Hong Kong, Israel, Itália, Reino Unido e na República Tcheca.


A variante preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike"(a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).O virologista Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, que anunciou a descoberta da nova variante na quinta-feira (25), afirma queaômicroncarrega uma "constelação incomum de mutações" e é "muito diferente" de outros tipos que já circularam.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS