Em meio à pandemia, estudantes fazem primeira etapa do Enem
Folha1 17/01/2021 12:33 - Atualizado em 17/01/2021 12:36
  • Primeiro dia do Enem em Campos

    Primeiro dia do Enem em Campos

  • Primeiro dia do Enem em Campos

    Primeiro dia do Enem em Campos

  • Primeiro dia do Enem em Campos

    Primeiro dia do Enem em Campos

Apesar da alta nos casos de Covid-19 em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo aplicado neste domingo (17). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova. O exame só não irá acontecer no estado do Amazonas, que suspendeu o processo devido à pandemia. Neste domingo, acontece o primeiro dia de prova da versão impressa. O segundo dia será 24 de janeiro. Já a versão digital do Enem acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
A estudante Maria Eduarda Grigolate, de 19 anos, contou que não é a primeira vez que faz o Enem, mas a pandemia trouxe ainda mais receios e dúvidas.
— É sempre uma jornada muito difícil, de muita ansiedade, ainda mais por causa da pandemia e incertezas de como vai ser este ano. Também fiz o vestibular para a Unicamp, que é um dos mais concorridos do país. É muito complicado você se preparar mentalmente para um processo assim, ainda mais com estudo remoto ao qual muitas pessoas não estão tendo acesso. Este ano vai ser muito complicado para muita gente, e as nossas expectativas estão sendo bem baixas — relatou a jovem.
Neste domingo, a prova será aplicada para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, sem contar os mais de 160 mil estudantes que farão, no próximo mês, a prova no Amazonas. Serão disponibilizadas 5h30 para que os concorrentes produzam uma redação e respondam a 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No próximo domingo (24), serão 5h para as questões de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS