Mesmo com medidas restritivas, aglomeração é registrada em Farol
Folha1 16/01/2021 10:28 - Atualizado em 17/01/2021 09:35
  • Aglomeração na orla de Farol

    Aglomeração na orla de Farol

  • Aglomeração na orla de Farol

    Aglomeração na orla de Farol

Mesmo com barreira sanitária e outras medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19, a praia de Farol de São Thomé, em Campos, ficou lotada. Imagens que circulam em redes sociais mostram pessoas aglomeradas na orla da praia, principalmente no período da noite. A Prefeitura informou que as aglomerações nessa sexta-feira foram isoladas.
Além do desrespeito ao distanciamento social, preconizado neste período de pandemia, muitas pessoas não usavam máscara de proteção, como é recomendado pelos órgãos de Saúde, e até uma briga entre dois homens e duas mulheres foi flagrada.
Segundo a secretaria de Segurança Pública, as aglomerações na orla da praia do Farol de São Thomé na noite dessa sexta-feira (15) foram isoladas. “O trabalho de fiscalização continua, com apoio da Guarda Civil Municipal, da subsecretaria de Posturas e da Polícia Militar, e as ações são intensificadas nos finais de semana. Nesta sexta-feira (15), a operação integrada resultou na remoção de 4 motocicletas, um quadriciclo e um automóvel. Os proprietários foram notificados após serem enquadrados no Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, que fala sobre perturbar o sossego alheio. A população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%”, diz a nota emitida pela Prefeitura.

Na última terça-feira (12), o poder público municipal chegou a decretar novas medidas restritivas para coibir as aglomerações em Farol. Dentre elas, foi implantada a Barreira Sanitária na entrada da praia campista para medição de temperatura, medidas educativas e adoção de vigilância (informação sobre locais de testes e atendimento). Além disso, segundo o decreto, o acesso à praia será restrito nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), exceto para moradores mediante comprovante de residência ou visitantes que apresentarem teste para o Covid negativo nos últimos 14 dias, ou com imunidade para o vírus (IgM negativo e IgG positivo).
Devido ao aumento de casos e à ocupação de leitos pela Covid, o município retroagiu para a fase amarela no plano de retomada de atividades econômicas e sociais no dia 30 de novembro e nela permanecerá pelo menos até o 18 de janeiro. As autoridades orientam a população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS