Prova do Enem acontece neste domingo
Folha1 - Atualizado em 16/01/2021 09:18
Mesmo com o número crescente de casos de coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 irá acontecer neste domingo (17). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova. O exame só não irá acontecer no estado do Amazonas, que suspendeu o processo devido à pandemia. Apreensivos com o atual cenário de transmissão do vírus e a dificuldade de acesso ao ensino, os candidatos defendem um novo adiamento.
Neste domingo acontece o primeiro dia de prova da versão impressa. O segundo dia de prova será no dia 24 de janeiro. Já a versão digital do exame acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O estudante Luís Felipe Carvalho Rocha, de 17 anos, contou que teve algumas dificuldades para se adaptar a se preparar em casa, por conta do isolamento social. “Bom, esse último ano foi bem atípico né? Eu senti bastante dificuldade, justamente por ser o meu último ano e tenho tentado fazer o melhor que eu posso de casa, tenho refeito os exames anteriores e alguns simulados”, comentou ao ressaltar que não está seguro para fazer a prova diante do risco de transmissão do coronavírus: “Com relação à pandemia, não me sinto seguro para fazer a prova, mas é inevitável. Vou fazer, mas com muita preocupação e medo. Isso se intensifica pois já perdi familiares para a Covid e tenho pessoas do grupo de risco em casa”.
Ele defendeu o adiamento do Enem mais uma vez. “Acho que o exame deveria ser adiado novamente sim, pois estamos num momento de alto risco e acredito falta pouco tempo para a vacina chegar aos brasileiros”, disse.
Já a candidata Sarah Mascarenhas, de 33 anos, vai fazer o Enem pela segunda vez. Ela contou que está com medo devido à pandemia. “É uma prova que reúne milhões de pessoas, em um período de alta de mortes no estado do Rio de Janeiro. Ainda que as pessoas usem máscara, levem álcool, e sigam os protocolos de segurança, essas medidas servem apenas para mitigar e não anular a transmissão”, opinou ao ressaltar que o isolamento dificultou sua preparação por ter gerado muita ansiedade.
Quem ajudou muitos alunos a se preparar para o Enem também defendeu o adiamento da prova. A professora Karine Vasconcellos destacou o momento atípico que vive a Educação. “Em um momento tão atípico sem dúvida os alunos que farão o Enem desse ano estão enfrentando dificuldades, além das já conhecidas. O aprendizado por ensino remoto, por mais que tenho havido empenho e dedicação por parte de professores e alunos, não se equivale ao ensino presencial. Quando falamos em alunos das redes públicas essas dificuldade são ainda mais acentuadas”, disse ela que chegou a criar um canal no Youtube para ajudar seus alunos.
Sobre adiar o Enem, ela foi enfática: “Eu sou sim a favor de um adiamento. Estamos vivendo uma nova onda de aumento de casos de Covid-19, expor esses 6 milhões de jovens nesse momento não me parece prudente”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS