Professor Selmo Ribeiro morre aos 66 anos, vítima da Covid-19
15/01/2021 17:23 - Atualizado em 16/01/2021 10:32
O professor universitário Selmo Eduardo Pires Ribeiro morreu, nesta sexta-feira (14), aos 66 anos, em consequência da Covid-19. Selmo estava internado há cerca de um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Doutor Beda.
Amigos, alunos, ex-alunos e colegas de trabalho lamentaram a perda do professor. “Selmo me deu aulas de física, além de ser meu padrinho de casamento há 25 anos. Portanto, tínhamos um estreito relacionamento, uma relação muito fraterna. É mais uma perda irreparável, mais um amigo que se vai levado por este vírus maldito e terrível. E ainda há os que ignoram esta pandemia, formando aglomerações ou dispensando máscaras de proteção”, disse o economista José Alves de Azevedo Neto. 
O advogado Nicholas Esteves destacou a legião de amigos que Selmo construiu ao longo da sua existência. “Ele era um cara super do bem, carismático, uma pessoa super querida. As manifestações nas redes sociais mostram o quanto ele era querido. Foi uma perda prematura porque ele, apesar de aposentado no IFF, nunca deixou de trabalhar, era um casa bem ativo, prestativo, bastante requisitado e sempre pronto para servir”, afirmou.
José Vitor Silva, assessor de Relações Institucionais da Câmara Municipal de São João da Barra, foi aluno de estatística de Selmo na Universidade Cândido Mendes. “Ele era muito querido, de uma generosidade incrível e incapaz de cometer uma indelicadeza com alguém. Uma cara de uma alegria e de uma leveza extraordinária. Como professor também era uma pessoa compreensiva, sabia entender as dificuldades de aprendizado do aluno e sempre estava pronto a ajudar. Foi uma perda enorme”, lamentou.
A ex-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, afirmou que “Selmo era uma pessoa afável, alegre, professor por vocação, ótimo colega. Trabalhamos juntos no Liceu. Muita luz para ele”.
E o desrespeito às medidas de segurança sanitária é alvo de críticas em meio à perda de pessoas queridas. “Isso é muito triste. Pessoa muito boa, sempre muito alegre. Infelizmente, é mais um que se vai, vítima da Covid. E as pessoas ainda continuam achando que isso não é sério. Morre um monte de gente e as pessoas não acordam. A gente passa em Grussaí, o povo está na praia e ninguém de máscara. Do outro lado da lagoa, ninguém usa máscara. Na cidade, a mesma coisa. As pessoas estão brincando com a doença. Infelizmente, nós vamos perder muito mais pessoas”, protestou Tito Inojosa.
A professora Guiomar Valdez homenageou o amigo pelas redes sociais: "E o companheiro Selminho se foi...Mão tenho dúvidas de que já se encontra nos braços de Paizinho do céu! Mais uma vítima da Covid-19...Meus sinceros sentimentos de pesar a todos os seus familiares".
A jornalista Vânia Cruz afirmou que Selmo foi um grande guerreiro. "Agora é o seu descanso verdadeiro, amigo querido. Deixa-nos mergulhados na saudade, nas boas recordações, na fraternidade de tantos amigos que construiu em vida. Ao lado de sua mãezinha que te esperou nos céus, todo mistério da morte se dissolve na paz e na luz merecidas", declarou. 
Professor de Estatística Básica e Aplicada à Engenharia e Geometria Descritiva nos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) e ex-professor do Instituto Federal Fluminense, Selmo era graduado em Ciências (Matemática) pela Faculdade de Filosofia de Campos, em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS