Medalhista olímpica do voleibol, Janina leva equipes do Bittencourt à final do JERJ
Dora Paula Paes 22/07/2025 10:54 - Atualizado em 22/07/2025 16:00
Reprodução
A jogadora de vôlei e medalhista olímpica Janina Conceição, técnica da modalidade do Colégio Bittencourt, em Campos, embarca nesta terça-feira (22), com meninos e meninas da equipe de voleibol para a fase estadual dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) 2025. As partidas (semifinal e final) acontecem nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), na capital fluminense. As duas equipes venceram a final do embate regional no último dia 21 de junho, em São Fidélis. Em um jogo apertado, sobretudo com muitos revés, a equipe masculina venceu por 3 x 2, a equipe do Centro de Estudos, também de Campos.
A competição estudantil, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, tem apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj) e busca incentivar a prática esportiva entre alunos de instituições públicas e privadas. No ano passado, o JERJ reuniu 5.177 estudantes das cinco regiões do estado. Participam estudantes de 11 a 17 anos da rede básica de ensino.
Animada para levar seus alunos à competição estadual, a treinadora destaca que a jornada está sendo conquistada desde o primeiro dia do JERJ, já nos treinamentos. "Fomos campeões regionais com objetivo de chegar na Estadual. Vamos estar viajando com o feminino e o masculino para mais uma conquista, mais um passo, a conquista de estar em uma final do Estadual, no Rio de Janeiro. Só do Colégio Bittencourt estar em uma semifinal e uma final, nossa, já é um salto de qualidade muito grande. Nosso objetivo é passar pela semifinal e passar para a final", disse.
Quanto a garotada que entra em quadra, na avaliação da técnica Janina, ela encontrou um grupo de alunos do Bittencourt esse ano muito focado no voleibol, principalmente os meninos que gostam de jogar todas as modalidades, o que difere do feminino sempre muito voltado para o voleibol. De acordo com ela, conseguiram desenvolver um bom trabalho.
"De uma maneira geral, o voleibol vem crescendo nas regiões Norte e Noroeste, nós temos encontrado grandes adversários, tivemos grande dificuldade para poder passar, mas o que importa é que o voleibol está sendo difundido de uma maneira bem harmônica e técnica e isso é bom para todo mundo que gosta do voleibol", analisa.
Para as novas gerações que apreciam o voleibol, Janina é referência internacional. Ela teve sua primeira convocação para a seleção brasileira em 1994, encerrando sua participação no ciclo olímpico em 2000, quando conquistou a medalha de bronze pela seleção brasileira na Olimpíada de Sydney 2000. Hoje, ela reside em Campos, e além de atuar no Colégio Bittencourt, concursada pela Prefeitura de Aperibé (Noroeste) e permutada para Campos, e conta que sua relação com a cidade é maravilhosa.
"Temos um projeto lindíssimo na Vila Olímpica do Esplanada no voleibol para descobrir talentos e no Colégio Bittencourt trabalhando como treinadora esportiva. Gosto muito de trabalhar com esporte, ainda mais com o voleibol", disse.

Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro contam com 20 modalidades esportivas. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e a chance de representar o estado em competições nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e os Jogos da Juventude, promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS