Aberta a temporada de homenagens aos nomes campistas do xadrez
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 05/07/2022 17:22
Começa na noite desta terça-feira (5) o circuito Eduardo Duarte ‘Piolho’ na Academia de Xadrez de Campos (AXC). Essa será a primeira de quatro rodadas do mês de julho: e definirá o campeão de Xadrez Rápido do primeiro semestre de 2022. O evento seguirá as regras gerais da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e terá início às 20h30 na sede da AXC, localizada no Shopping Boulevard, próximo ao Superbom.
A participação do torneio será gratuita para atletas federados ao clube e com mensalidade em dia, mas cobrará uma taxa de R$15 para a inscrição dos demais. A ideia da presidente da AXC e vice-presidente do interior da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj) Fernanda Toledo é homenagear um atleta local do esporte por mês. Ao final, os três primeiros classificados do torneio vão receber uma medalha.

– O propósito dessa homenagem a um atleta diferente por mês, sendo ele filiado ou não, é trazer um pouco da história do xadrez da região para o público geral. Campos, querendo ou não, tem uma grande história no esporte e é isso que queremos celebrar – comentou Fernanda.

O primeiro homenageado é o professor Eduardo Duarte, o “Piolho”. Cria do Cefet, ele já deu aula em pelo menos 30 escolas distribuídas entre Campos, São João da Barra e Italva e é um dos campistas mais vitoriosos no esporte – colecionando três títulos regionais, feito que, por coincidência ou não, apenas três campistas alcançaram.

Piolho contou um pouco de sua história para a equipe de reportagem da Folha da Manhã:

– Comecei a jogar por volta dos anos 2000, no antigo Cefet e, graças a bons amigos e instrutores, como Henrique da Hora (hoje presidente do TecCampos) e Davi Vasconcelos, consegui ganhar interclubes, campeonatos estaduais, regionais e municipais, mesmo sem nascer com qualquer talento ou habilidade especial para esse esporte. Como tudo na vida é dedicação, estudei durante nove anos para conseguir ganhar o primeiro torneio importante da minha vida. De lá para cá, acumulei mais e mais conquistas – lembrou Eduardo 'Piolho', buscando incentivar um número crescente de pessoas a procurar o esporte milenar.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS