Americano recebe Sampaio Corrêa pela estreia na Taça Corcovado
Matheus Berriel - Atualizado em 21/06/2022 18:31
Tinoco, técnico do Americano
Tinoco, técnico do Americano / Pedro Siqueira/AFC
Novamente escolhido pelo Americano como substituto de um técnico durante a Segundona do Campeonato Estadual, assim como na última temporada, o técnico Flávio Tinoco agora terá mais jogos para quem sabe alcançar o objetivo de levar o clube à primeira divisão. Se em 2021 ele assumiu na quarta rodada, restando apenas três partidas, e não obteve êxito na tentativa do acesso, desta vez serão seis compromissos, começando pelo desta quarta-feira (22), às 15h, contra o Sampaio Corrêa. O jogo acontece no Ferreirão, em Cardoso Moreira, com transmissão da Cano TV, no YouTube.
No cargo após pouco mais de duas semanas, Tinoco teve uma curta “intertemporada” para apresentar ao elenco o seu estilo de jogo. A preparação incluiu o empate por 1 a 1 com o Estrela do Norte-ES, no último dia 11, com derrota nos pênaltis no amistoso, válido pelo Troféu Camilo Cola. Desde então, foram mais 10 dias focando exclusivamente na estreia no segundo turno da Série A2.
— Estamos desenvolvendo um ótimo trabalho até aqui. Aguardamos a chegada de um último reforço; já tivemos a chegada do (meia-atacante) William Amendoim, que é canhoto e estávamos com esta carência, e vamos avaliando se vai haver mais alguma necessidade durante a competição. Mas, a princípio, são estes dois atletas — comentou na semana passada o treinador, falando sobre reforços.
Na visão de Tinoco, o plantel possui qualidade suficiente para brigar não somente pelo título da Taça Corcovado, como também pela única vaga na Série A do Estadual, destinada ao campeão da Segundona.
— O Americano, com toda essa tradição, é uma equipe que vai brigar pelo título e pelo acesso. Nós queremos colocar um modelo de jogo em cima disso, levando alegria para nosso torcedor — enfatizou o treinador.
O primeiro teste será contra uma equipe que no primeiro turno foi semifinalista, eliminada pelo Macaé Esporte em empate por 3 a 3. Um dos titulares do Americano enquanto Ney Barreto esteve como treinador, o lateral-direito Paulinho não prevê vida fácil nesta quarta-feira.
— (Será) um confronto difícil contra o Sampaio. Neste segundo turno, não vai ter jogo fácil. Mas, estamos focados e treinando bastante para conseguirmos chegar à final, e colocar o Americano na primeira divisão — afirmou o atleta.
Vice da Santos Dumont, Macaé mantém foco
Outro representante do Norte Fluminense na Série A2 do Estadual, o Macaé Esporte passou perto de dar um importante passo rumo ao acesso. Na última quarta-feira (16), o time comandado por Paulo Henrique ficou com o vice da Taça Santos Dumont ao perder de virada para o Volta Redonda, por 2 a 1, no estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Mas, a derrota não tirou o ânimo do grupo, que agora vira as atenções para o returno da competição.
Nesta quarta-feira, o Macaé volta ao Elcyr Resende, mas para enfrentar o Artsul, às 15h. A rodada de abertura da Taça Corcovado também conta com America x Friburguense, Cabofriense x Gonçalense/Petrópolis e Angra dos Reis x Maricá, todos nesta quarta, às 15h, além de Olaria x Volta Redonda, quinta-feira (23), no mesmo horário.
Com o título da Taça Santos Dumont, o Volta Redonda já garantiu vaga na decisão da Série A2 contra quem vencer a Corcovado. Se conquistar também o returno, terá o acesso automaticamente, desde que nenhum outro clube faça melhor campanha geral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS