Governador em Campos para assinatura do termo de compromisso com o Projeto Fênix
11/01/2022 17:22 - Atualizado em 11/01/2022 18:19
divulgação governo do Estado
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, estará em Campos neste sábado (15), para a assinatura do termo de compromisso com o Projeto Fênix. A cerimônia está marcada para as 9h, na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor). Neste mesmo dia, comemora-se Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista e Castro deverá cumprir agenda política, uma tradição, principalmente, em ano eleitoral. 
O Projeto Fênix prevê ações necessárias e indispensáveis, por meio da retomada do agronegócio: vocação histórica da planície goitacá. No dia 6 de agosto do ano passado, as 22 páginas que traçam esse caminho foram entregues nas mãos do governador do Estado, Cláudio Castro.

O governador, ao lado de seu secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar, recebeu o documento base das mãos dos principais autores e formuladores do projeto: Diva Abreu Barbosa, diretora e presidente do Grupo Folha; Tito Inojosa, presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan); Ronaldo Bartholomeu, presidente do Sindicato Rural de Campos; Adelfran Lacerda, professor e jornalista, representando a coordenação do Projeto Fênix; além do prefeito e vice-prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD) e Frederico Paes (MDB), respectivamente. Castro deixou sua análise e execução a cargo de Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Energia do Estado.

O Projeto Fênix nasceu das discussões formuladas em 11 painéis publicados pela Folha no blog Opiniões, do diretor de redação Aluysio Abreu Barbosa, entre julho e setembro de 2020, ouvindo 34 representantes da sociedade civil organizada sobre a crise financeira de Campos. A intenção era buscar uma alternativa econômica e os entrevistados apontaram para a agricultura e pecuária; vocações que sempre moveram Campos, desde o século XVII, mas que foram sucateadas no final dos anos 90 com a bonança dos royalties do petróleo da Bacia de Campos.
Outra agenda - O governador ainda na cidade estará inaugurando a sede do projeto "Segurança Presente", às 10h, em uma residência na Rua do Ouvidor. 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS