Diretor do Festival de Cinema debate parceria com prefeito Wladimir
- Atualizado em 23/05/2025 09:39
Divulgação
O diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, Fernando Sousa, reuniu-se com o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, na terça-feira (20). O encontro na prefeitura foi para apresentar e discutir como a primeira edição do evento poderá fortalecer os setores cultural, turístico e da economia criativa da cidade. Também participaram da conversa a secretária de Turismo de Campos, Patricia Cordeiro; o ex-reitor da Uenf e secretário de Agricultura de Campos, Almy Junior Cordeiro; e o produtor do seminário de audiovisual, Vinicius Ribeiro.

O festival é produzido pela Quiprocó Filmes, acontecerá entre 19 e 24 de agosto e recebeu 793 inscrições de filmes de todas as regiões brasileiras e de diversas partes do mundo, incluindo territórios indígenas e quilombolas. Serão selecionadas cerca de 50 obras, com expectativa de atrair visitantes à cidade, movimentando setores como hotelaria, comércio, turismo e serviços.

Durante o encontro, foram debatidas formas de colaboração, com foco nos impactos positivos do evento para o município. A proposta é que o festival de cinema vá além da exibição de filmes e se consolide como um meio de desenvolvimento regional.

“Campos tem um imenso potencial cultural e turístico, e o festival chega justamente para valorizar essa riqueza. Mais do que um evento, ele é uma plataforma de desenvolvimento, que movimenta a economia local, gera oportunidades e projeta a cidade para o Brasil e o mundo inteiro”, destacou Fernando Sousa.

Esta é a primeira vez que Campos sediará um festival de cinema, apesar da longa relação da cidade com o audiovisual. 

O prefeito Wladimir comentou sobre a importância do evento para a cidade:

“É uma excelente iniciativa, a prefeitura vai ser parceira desse grande evento que vai movimentar nossa cidade, diversificar a nossa economia e também gerar um novo mercado em Campos, porque Campos já foi terra do cinema e tem tudo para voltar a ser”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

A programação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema ainda inclui um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). Conta com a parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Unimed Campos. Tem a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.
Fonte: Assessoria do Festival

ÚLTIMAS NOTÍCIAS