Verba para restauração do Arquivo Público na conta da Uenf
25/01/2022 17:00 - Atualizado em 25/01/2022 18:50
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, divulgou em suas redes sociais, na tarde desta terça-feira (25), que o recurso necessário para a restauração completa do Arquivo Público Municipal de Campos e digitalização do seu acervo já está na conta da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
“Certamente é o maior e mais importante marco cultural da história recente da nossa cidade. Gratidão ao presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), André Ceciliano, por atender ao meu pedido e ao deputado Bruno Dauaire pela articulação interna na casa de leis. O recurso, no montante de 20 milhões, foi aprovado pelo plenário por unanimidade”.
— Em relação aos próximos passos, a gente tem que criar um grupo de trabalho para, inicialmente, entender bem o processo, qual caminho vai ser tomado em relação à licitação dessas obras que vão ser realizadas em todo o processo de recuperação do Arquivo. A partir daí, a gente terá um direcionamento de qual vai ser a metodologia de trabalho. Pessoalmente, acho que, a partir do final de fevereiro, início de março, a gente já possa ter o edital na rua e, de repente, já com algumas obras em andamento. Isso é resultado de um trabalho do prefeito, da reitoria da Uenf, do deputado Bruno Dauaire e do presidente da Alerj, André Ceciliano. Com isso, a gente conseguiu que a Alerj conseguisse transferir uma quantidade de recurso suficiente para fazer a restauração do Solar dos Jesuítas, aqui em Campos, e da casa principal da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. Ambos os projetos são muito importantes para a Uenf, porque restauram prédios de grande importância histórica para as cidades e para a região em que estão inseridas as cidades. Especificamente o projeto do Solar dos Jesuítas, com o Arquivo Público Municipal, a restauração do prédio também vai permitir, além do arquivo, que a gente possa desenvolver naquele prédio também um programa de agroecologia. Por outro lado, com a possibilidade de restauração de uma série de documentos, a gente também vai poder restaurar, fazer fotocópias com diferentes acervos existentes na Villa Maria, usando toda a estrutura que vai ser colocada ali no Arquivo Público Municipal. Para além disso, a gente tem diferentes pesquisas de pesquisadores da Uenf, da UFF, de toda a região, que vão procurar literatura e fundamentação literária no Arquivo Público Municipal. Lá no arquivo há documentos com importância inclusive nacional — ressaltou o reitor.
De acordo com ele, no caso específico da Fazenda Campos Novos, o projeto pretende colocar no primeiro andar do prédio um museu da ciência, por ser o único prédio ainda em pé onde Darwin pernoitou na sua visita ao Rio de Janeiro.
— Então, destinar aquele lugar à figura do Darwin e da ciência nos parece fundamental. Já no segundo andar, a gente vai colocar a Escola de Extensão da Uenf, especificamente com cursos para a área de agroecologia, economia solidária, cursos que realmente ajudem a alavancar a parte empreendedora das pessoas que têm mais necessidade. Então, é fundamental também aquele prédio para a gente, e significaria talvez um ponto de partida da presença da Uenf na Região dos Lagos. Mais uma vez, estamos realizando projetos de interesse coletivo, de inclusão e dedicados à ciência, todos em conjunto, possivelmente com resultados muito bons para todas as instituições envolvidas nesse processo — disse Palacio.
A Alerj aprovou, na sessão do dia 16 de dezembro de 2021, o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Especial do próprio Legislativo para três projetos da Uenf, incluindo a obra de reforma do Arquivo Público. Também fazem parte do pacote a criação de um museu e uma escola de extensão na casa sede da Fazenda Campos Novos em Cabo Frio.
Um dos coautores da lei foi o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), que participou da entrega do projeto e destacou a importância da revitalização do Arquivo Público. “Essa obra no Arquivo Público de Campos é uma conquista histórica para toda a região. É um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio histórico que precisa de reforma e eu sabia que o presidente André Ceciliano, junto com os demais deputados, não deixaria esse importante instrumento cultural de fora do apoio da Alerj. Queria parabenizar ainda o prefeito Wladimir Garotinho, que também foi incansável na busca por esses recursos, assim como o reitor da Uenf Raul Palacio”, afirmou Dauaire.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS