Lágrimas e desabafos na posse dos aprovados na Câmara
18/08/2017 | 19h04
Cinco anos de espera chegaram ao fim hoje, quando tomaram posse os aprovados no concurso de 2012 para Câmara de Campos.
A cerimônia acabou se tornando mais que um simples ato de posse, deixando verbalizar em discursos e lágrimas todo o tempo em que os aprovados tentaram fazer valer seus direitos, sendo barrados pela administração passada.
O presidente da Casa, Marcão Gomes, deu boas vindas aos novos funcionários, destacando que a luta vinha sendo por eles desde a legislatura passada e lembrou que, desde os primeiros dias à frente do Legislativo, vinha se recebendo os concursados. Destacou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo procurador Robson Maciel, para desatar o nó jurídico e permitir a posse.
Ex-presidente da Câmara, que abriu o edital para o concurso, Nelson Nahim havia chegado do Rio, onde acompanha a esposa que está em tratamento de saúde, agradeceu a Marcão por ter "feito justiça". E disse que era uma vergonha a Câmara nao, à época, um contador, não ter um advogado, não ter um jornalista... Infelizmente, por causa da questão eleitoral, não foi possível chamar e ficou para o sucessor, que não chamou. Vocês não têm ideia de minha felicidade", concluiu, aconselhando: "honrem a Câmara Municipal de Campos. Aqui é que tudo acontece".
Líder do governo, Fred Machado destacou a luta antiga, dizendo que o momento era um dos mais felizes da história da Câmara. Ele disse que acompanhou bem de perto toda a situação e destacou que chegou a fazer parte da Comissão para acompanhar o concurso: "A esperança nunca pode acabar e vocês são prova disso".
Vereador de oposição, Thiago Ferrugem também se pronunciou, dizendo da importância da presença dos aprovados no concurso. "Este dia precisa ser comemorado. Vocês são o verdadeiro patrimônio do Legislativo".
Procurador do Município, afastado para tomar posse, José Paes Neto falou em nome dos colegas e se emocionou, e ao público, ao pedir desculpas aos aprovados e seus familiares pela disputa política que atrasou em cinco anos a posse deles.
"Foram cinco anos de angústias, de muitas frustrações. E agora momento de vitória. Antes dos agradecimentos, presidente, quero pedir, sinceramente, a cada um de vocês desculpas por todo este transtorno. Talvez eu e o ex-presidente Nelson Nahim saibamos muito bem o que foram estes cinco anos. Vocês (se dirigindo aos aprovados) foram vítimas de uma disputa política que não era uma disputa de vocês. Foram vítimas de uma perseguição, que não era dirigida a vocês. Mas que causou muito estrago na vida de cada um.Vocês foram vítimas da submissão de um político a um chefe que, infelizmente, faz de tudo e mais um pouco para passar por cima de seus adversários. Mas, felizmente, este momento acabou. Ele não consegue mais passar por cima de seus adversários. E hoje são seus adversários que estão aqui de maneira democrática empossando e garantindo o direito de todos vocês. Eu gostaria de pedir desculpas, também, aos pais e familiares de vocês. A gente sabe que muito mais que a dor de cada um de nós, foi a dor deles. É muito triste, muito duro não conseguir resolver o problema de um filho, não conseguir dar uma solução concreta".
Compartilhe
Diocese de Campos e MPF vão debater corrupção e compra de votos
18/08/2017 | 12h59
Corrupção e compra e venda de votos são os temas que o bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, e o Procurador da República, Stanley Valeriano da Silva, debatem, em Campos, em 19 de dezembro. O evento é iniciativa da Pastoral da Cidadania da Diocese de Campos e acontecerá a partir das 9h, no Centro Diocesano de Pastoral em Campos.
Em setembro, a Pastoral lança Campanha em favor do Projeto de Emenda Constitucional de Combate a Corrupção. O Padre Márcio André dos Santos Ribeiro está convocando para a assinatura do documento que será encaminhado ao Ministério Público.
Compartilhe
Secretaria de Educação com concurso para remoção de professores
18/08/2017 | 03h24
A secretaria municipal de Educação abriu inscrições para concurso de remoção de professores. 
As inscrições constam no Diário Oficial desta sexta-feira.
Compartilhe
Campos ganha amanhã delegacia da Jucerja
17/08/2017 | 13h19
Mais de 15 anos de luta e Campos dos Goytacazes recebe amanhã a primeira Delegacia Regional da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), trazendo mais agilidade e desburocratizando processos para o registro empresarial.
 
– Essa conquista contabiliza mais de 15 anos de reinvindicação das classes empresarial e contábil do município. Só podemos esperar benefícios, tanto para o município quanto para o estado, que incentiva a desburocratização e a descentralização – afirmou o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso.
 
A expectativa é que, a partir da instalação da delegacia, o processo de abertura ou legalização de empresas levará até 48 horas – antes o prazo poderia se estender por até 15 dias devido aos processos necessitarem, obrigatoriamente, serem encaminhados para a sede da Junta na capital.
O convênio para implantação da delegacia foi assinado em abril pelo presidente da Jucerja e o prefeito Rafael Diniz. 
Compartilhe
CPI das Rosas vai convocar diretor de licitações do governo Rosinha
17/08/2017 | 12h34
CPI das Rosas realizou na manhã de hoje (17), importante reunião onde foi definida a convocação do diretor do setor de licitações da PMCG na época da gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, para explicar para os vereadores como foi realizado o contrato com a empresa EMEC.
As informações serão de extrema relevância partindo do princípio de que a relatoria precisa ter certeza de que o certame licitatório vencido pela EMEC transcorreu dentro dos ditames legais e sem qualquer ingerência capaz de macular a prestação de serviços.
Algumas diligências sigilosas também foram determinadas e divididas entre os integrantes da CPI para que o andamento dos trabalhos seja o mais célere possível.
Suzy Monteiro
Compartilhe
José Paes deixa Procuradoria do Município
17/08/2017 | 03h44
O advogado José Paes Neto deixará, provisoriamente, a Procuradoria Geral do Município.
Amanhã, dia 18, ele toma posse na Câmara Municipal, para a qual foi aprovado em 1 lugar no concurso de 2012.
O concurso chegou a ser extinto na gestão passada. Este ano, o presidente do Legislativo Marcão Gomes pediu análise jurídica de sua própria Procuradoria e, vencidos os trâmites judiciais, convocou os aprovados.
Antes - Em maio do ano passado um membro do primeiro escalão do governo Rosinha, o então secretário de Fazenda Roberto Landes foi nomeado após recorrer à Justiça para garantir vaga no concurso, também de 2012, mas para a Prefeitura. Ele chegou a ser exonerado para assumir a vaga. (Lembre aqui e aqui)
Compartilhe
Juiz nomeia novo advogado dativo e dá mais 10 dias para alegações finais
16/08/2017 | 18h17
O juiz da 100ª Zona Eleitoral Ralph Manhães nomeou um novo advogado dativo para atuar na defesa do ex-governador Garotinho, suspeito de liderar um esquema que envolveu uso político do programa social Cheque Cidadão.
A decisão do magistrado foi tomada depois que o primeiro advogado dativo, Amyr Moussallem, renunciou à defesa.
Manhães destacou que "O referido causídico, depois de ter contato físico com os autos por 11 dias, informou, dois dias após ter devolvido aqueles autos sem as alegações finais, que não tinha condições de cumprir o seu compromisso, culminado com a renúncia nesta data, curiosamente o mesmo destino dos outros patronos do réu".
E acrescentou: "Fica nomeado o Dr. Antônio Carlos Guzzo, OAB-RJ 146.961 como Defensor Dativo do réu em substituição ao Dr. Amyr Moussalem que não cumpriu a sua função, devendo o novo patrono ser intimado imediatamente para apresentação das alegações finais no prazo de 10 dias, ressaltando-se que as demais questões processais já estão preclusas neste caso, bem como que já se findou toda a instrução neste feito, não havendo fato novo a inovar, devendo, ser apresentado a peça técnica de defesa denominada alegações finais".
Os autos já foram retirados pelo novo advogado dativo.
Compartilhe
Advogado dativo de Garotinho renuncia
16/08/2017 | 15h56
O advogado dativo Amyr Hamden Moussallem renunciou à defesa do ex-governador Anthony Garotinho.
Amyr havia sido nomeado pelo juiz da 100ª Zona Eleitoral, Ralph Manhães, para defender  Garotinho no caso Chequinho.
Os autos estão conclusos no gabinete da 100ª Zona Eleitoralpara decisão.
Compartilhe
Ponto biométrico em Campos valerá para concursados, comissionados e temporários
15/08/2017 | 13h55
O sistema de ponto biométrico, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Rafael Diniz, vai valer para todos os servidores da Prefeitura, sejam concursados, comissionados ou temporários.
As especificidades relativas à Lei Lei 8765/17 serão publicadas em decreto do prefeito.
O objetivo, segundo o procurador José Paes Neto, é "ganhar mais eficiência do serviço público, valorizando aqueles servidores que, em sua maioria, efetivamente cumprem suas obrigações".
Ainda de acordo com o procurador, uma licitação será realizada para escolha da empresa que ficará responsável pela implementação do sistema. "Em breve será publicada a licitação para a escolha da empresa que vai gerenciar o sistema", explicou José Paes.
Compartilhe
Jorge Rangel toma posse
15/08/2017 | 12h39
Último dos vereadores que foram eleitos em outubro passado, mas não diplomado em dezembro, Jorge Rangel tomou posse na manhã de hoje, no gabinete do presidente do Legislativo Marcão Gomes (Rede).
Com a entrada de Jorge Rangel, quem deixou a Câmara foi a suplente Joilza Rangel e que vinha exercendo as funções desde janeiro.
Compartilhe