Empresário de Itaperuna Ganha Prêmio da Petrobras
20/10/2017 | 21h10
Na maior cidade de Illinois-USA, onde passa essa semana,  Marcos Bartholazzi Timbozão, acompanhado pela esposa Suzy Chequer, recebeu prêmio da Petrobras por ser o maior vendedor de lubrificantes de toda a rede BR Distribuidora no país inteiro.
É Itaperuna se destacando no cenário econômico nacional.
 
 
Compartilhe
Coluna William Souza
20/10/2017 | 20h55
Por William Souza
INAUGURAÇÃO
 
Coquetel de Inauguração da nova Loja Donna Lilly Boutique foi um sucesso no centro da Cidade Carinho no dia, 13 de outubro, lotado de clientes, amigos e gente antenada no mundo da moda. Todos prestigiando a inauguração da loja que atende também em Italva, oferecendo roupas de qualidade e extremo bom gosto à pessoas elegantes. Peças exclusivas, sofisticadas e marcantes, prontas para vestir bem homens e mulheres. Com marcas renomadas como Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco, Farm, Missbella e Melissa no feminino e John John, Ellus 2nd Floor, Foxton e King & Joe no masculino. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
60 ANOS DE GILDO 
 
Foi com o tema: De repente 60, que Gildinho Berriel Monção, reuniu familiares e amigos no dia, 14 de outubro, para festejar 60 anos de vida, no Salão de Festas do Dirceu Talon. A noite recheada de alto astral teve comes e bebes da melhor qualidade com direito ao tradicional "Parabéns pra você", rápido discurso e muitas risadas. Destaque para o jantar delicioso e a música ao vivo com o cantor Beto Sereno.
 
 
 
 
 
 
 
DESFILE MODA PRIMAVERA & VERÃO
 
A Loja R&A Kids, realizou no sábado, 14 de outubro, o Desfile Moda Primavera & Verão, com baixinhos e  altinhos da Cidade Carinho no Sítio Irmãos Papaleos, em São Joaquim, Cardoso Moreira-RJ. A família R&A agradece a todos os que participaram do desfile e também aos clientes e amigos que prestigiaram o evento.
 
 
 
FELICIDADES
Felicidades para o amigo Felipe Medeiros, que aniversariou nesta terça-feira, 17 de outubro e comemorou ao lado da esposa Alini Figueiredo, da cunhada Rayra e da filha Clarice na Pizzaria Mama Rosa em Rio das Ostras.
 
 
 
 
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
A coluna deseja um feliz aniversário e muitos anos de vida para: Bruno Henrique, Fátima Menezes, Alex Campaneli, Wilton Campelo, Denner Carvalho, Lara Cosendey, Mariana Nunes, Vitor Lima, Diego Benites, Kelly Maiolino e Ana Beatriz Siqueira.
 
 
DICA WS PARA O FINAL DE SEMANA
 
 
 
Um forte abraço e até a próxima semana com mais WS!
Compartilhe
Como contar a própria morte sem ter morrido
20/10/2017 | 20h23
Ele trabalhou em O Globo por muitos anos e em vários outros grandes veículos como O Fluminense e a Folha da Manhã. Ontem, virou notícia sem ser fato, morreu sem ter morrido e bem-humorado como sempre, narra o acontecido-que-não-aconteceu:
MINHA MORTE
Por Paulo Freitas

Ontem (19/10, véspera de meu aniversário oficial), eu morri, recebi homenagens e não fui enterrado nem entregue no CCM da UFF, como é meu desejo.
Uma emissora de rádio de Campos/RJ noticiou às 6h da manhã que eu havia falecido em Niterói. Pior: a rádio é dirigida por meu filho André, conferindo tal legitimidade e não restando dúvidas quanto ao óbito.

Que maravilha as redes sociais, onde um morto pode dizer que está, vivinho da Silva (frase do colega Direnna)!

Minha irmã Neuza, que ouvia a rádio, entrou em desespero e aos prantos foi desesperando os demais, contando para todos e recebendo sentidas condolências. Funerárias do Rio e Niterói chegaram a receber pedidos de flores para meu enterro.

Colegas do Globo ligam pra minha casa querendo dados para uma notinha num cantinho qualquer.
Fisicamente eu não morri.

Mas a mentira ganhou maior dimensão. Alguém postou no Facebook e o restrito ao universo de Campos dos Goitacázes ganhou mundo. Tenho milhares de seguidores nas redes sociais. Amigos dos Estados Unidos, parentes e amigos da Europa, manifestaram-se na minha página, com sinceras homenagens, lembranças e tudo mais.

O estrago foi grande. Mas tão grande que por um instante minha mulher duvidou que eu não tivesse morrido mesmo, que escondiam dela e passou a aceitar os pêsames numa boa.

E eu (tadinho de mim!) estava numa sessão de hemodiálise, com o telefone desligado, para dormir até acabar. Só religuei o aparelho ao meio-dia, quando meu filho André me fez sabedor que eu morri.

Tive muita pena dele, coitado. Em ultima análise, como diretor da emissora, é o responsável por tudo que lá sucede... E virou avestruz. Atuei para que entendesse que as barrigas podem acontecer.. ainda mais no rádio.

No meu tempo de repórter, vi Chacrinha, Pelé e Garrincha morrerem muitas vezes; fui a dois enterros de Brizola e Luiz Gonzagão. Sou cascudo nisso, não noticio morte sem confirmar, estupro e suicídio. Jamais.
Teve um lado positivo: sou a única pessoa em vida física ficou sabendo antecipadamente como repercutirá minha morte nessa encarnação...

Levei um tempão apagando isso na minha página (pode ser que tenha mais).

O restante do dia passei tranquilizando parentes e amigos movidos por pensamentos horríveis contra o radialista.

Uma coisa é fato: ninguém dá o que não tem. Responsabilidade com a ciência da comunicação é para poucos.

Vou descansar em paz! A vida continua.
Compartilhe
Tiroteio na Escola. O Brasil segue moda mortal
20/10/2017 | 14h07
Goania. A sexta-feira 20 de outubro de 2017 entra para a história mundial dos tiroteios escolares, Um garoto com raiva pelo bullyng diário, pega uma arma em casa e dispara, matando 2 meninos de 10 a 12 anos, fere outros 5, se vingando das zombarias sofridas. 
O atirador tem 14 anos e é filho de militares. A tragédia foi no  Colégio Goyases, no Conjunto Riviera, na capital de Goiânia.
Compartilhe
Itaperuna tem Torneio de Tiro ao Alvo
20/10/2017 | 12h41
Compartilhe
Nada Inocente, em Tudo Letal: Câncer de Mama
20/10/2017 | 00h58
O QUE É AFINAL O CÂNCER DE MAMA?


O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula. Esta doença acontece quase exclusivamente em mulheres, porém existem casos de homens com câncer de mama também.

Algumas mutações possuem a capacidade de fazer com que uma célula apenas se divida, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos, estes são chamados de tumores benignos ou não cancerosos.

Para uma célula ser considerada cancerígena é necessário que ocorram mutações no material genético de uma ou mais células e estas adquiram a capacidade não só de se dividir, mas também de evitar a morte celular. Este seria o ciclo normal de vida de qualquer célula do organismo, contudo quando elas invadem os tecidos adjacentes, a doença se instala.

É necessário ficar atenta aos sintomas, fazer o check-up anual para os exames preventivos e fazer o tratamento assim que a doença for descoberta.

Sintomas do câncer de mama

O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de se descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O exame de toque também é importante, ao notar qualquer alteração na mama, agende uma consulta médica.

Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama. Quando há presença destes indícios, é possível que a doença esteja em um nível avançado.
Fique de olho em alguns sintomas:

Dor ou inversão do mamilo
Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio
Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axilas, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos
Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não
Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja
Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável
Um caroço na mama não significa necessariamente câncer. Grande parte dos nódulos mamários são cistos e adenomas benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima, é essencial ser consultado rapidamente.

Autoexame de mama
É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama. O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.

O autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode ser imperceptível ao toque. Por isso, é indicado visitar anualmente o ginecologista e/ou mastologista para fazer os exames necessários, como a mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética.


Como fazer o autoexame da mama

Para realizar o autoexame é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada:

Frente ao espelho
Deve-se ficar nua em frente ao espelho e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Autoexame em pé
Em pé, o melhor momento é quando a mulher está no banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares. Repita este passo para a mama do lado direito.

Ao se apalpar é necessário que a mulher faça com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Autoexame deitada
Nesse caso é preciso deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocando uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ficar mais elevado e mais confortável. Apalpe a mama esquerda com a mão direita e depois faça o mesmo procedimento com a direita.

Fatores de risco e complicações no câncer de mama
Afeta as chances de se adquirir alguma doença, como por exemplo, o câncer. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento da doença, a maioria não a causa diretamente.

Ter algum fator de risco, não significa que você vai ter a doença. O câncer de mama é, em partes, decorrente de uma série de fatores de risco como, por exemplo, gênero, idade, fatores genéticos, histórico familiar e pessoal, raça e etnia, mamas mais densas, doenças benignas na mama, menstruação e radioterapia no tórax. Estes são alguns dos fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença.

Alguns fatores são relacionados ao estilo de vida, como por exemplo: ter o primeiro filho após os 30, não ter filhos, o uso de pílulas anticoncepcionais aumenta o risco de câncer de mama, reposição hormonal após a menopausa, amamentação, obesidade e uso de álcool estão claramente associados a um aumento do risco de se desenvolver câncer de mama.

Exames e Diagnóstico do câncer de mama

O autoexame é um procedimento mensal que se deve fazer sozinha. Contudo, anualmente é necessário a realização de um check-up com seu mastologista ou ginecologista. Após análise de seu histórico, o médico irá pedir uma ultrassonografia, uma mamografia 2D, mamografia 3D (tomossíntese) ou mesmo uma ressonância magnética. O diagnóstico de câncer de mama somente pode ser estabelecido quando é realizado uma biópsia na área suspeita por um patologista e assim sendo laudada como um câncer ou não.

O rastreamento e a investigação diagnóstica de um nódulo palpável é feita com base na mamografia. Quando o médico pede o ultrassom das mamas, é para dar complemento à mamografia, ajudando na diferenciação de cistos e nódulos.

Já a ressonância magnética é recomendada para o rastreamento apenas de mulheres com alto risco, pacientes com uma história familiar confirmada ou suspeita, pacientes sabidamente predispostas geneticamente ao câncer ou que já tiveram um primeiro câncer de mama.

Tratamento do câncer de mama

Após a detecção da doença com os exames necessários para o diagnóstico do câncer de mama, é necessário iniciar os tratamentos. Há dois possíveis tratamentos para o câncer de mama, um clínico e um cirúrgico.

Os cirúrgicos envolvem a retirada da mama, a mastectomia, ou parte dela. Os clínicos envolvem vários tipos de medicamentos, como os quimioterápicos, os hormonais e também a radioterapia, que deve ser empregada logo após o tratamento cirúrgico.

Após o tratamento é possível fazer a reconstrução da mama, com o próprio mastologista ou cirurgião plástico, colocando implantes mamários, que naturalmente influenciarão na autoestima da mulher e consequentemente na parte psicológica feminina.

Prevenção do câncer de mama

O câncer de mama ainda não tem prevenção. O diagnóstico precisa ser realizado o mais cedo possível, utilizando-se para isto todos os exames de imagens possíveis. É necessário que façam o autoexame das mamas uma vez ao mês.

E quando a mulher chegar aos 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença. É recomendado que seja feito pelo menos uma vez por ano.

O melhor modo de prevenção da doença é estar em dia com os exames, para que não ocorra a detecção tardia com a doença em estágio avançado.

Câncer de mama tem cura?
Todo o câncer de mama é tratável, porém nem todos são curáveis. É preciso identificar a fase em que o tumor foi diagnosticado, para encontrar os melhores procedimentos para tratar a paciente.

O tratamento curativo se aplica aos tumores que estão localizados na mama ou até mesmo com metástase axilar, mas que não atingiram outros órgãos. Sendo assim, o foco é na cura do paciente.

O médico utilizará para o tratamento oncológico a cirurgia, a quimioterapia, a hormonioterapia e a radioterapia. Todos são tratamentos utilizados para o restabelecimento da saúde do paciente.
FONTE: clinicadamama.com.br
Compartilhe
Varre-Sai Enfrenta a Longa Seca
19/10/2017 | 12h25
O município de Varre-Sai está em Situação de Emergência desde ontem. Racionamento de água, prejuízos na agropecuária e em outras atividades, por causa da longa seca, motivaram a prefeitura a decretar a emergência.
Outros municípios do Noroeste devem seguir o mesmo caminho. Santo Antônio de Pádua foi o primeiro.
Compartilhe
Escola Tradicional de Itaperuna vai ter Ensino Profissionalizante
19/10/2017 | 11h43
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) divulgou uma lista das escolas públicas que passarão a ter ensino em tempo integral e profissionalizante a partir de 2018. Serão 45 em todo o estado, com carga horária aumentada para as disciplinas de Português, Matemática e Inglês, e curso de Empreendedorismo. Dessas, 14 instituições ficam em municípios do interior do Rio.
Parte da iniciativa será por meio do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em uma parceria com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o novo modelo de educação é alinhado à proposta do novo Ensino Médio e, também, na formação profissional dos estudantes.
As matrículas para as novas escolas estarão abertas no dia 31 de outubro. As inscrições deverão ser feitas por meio do link na página da Seeduc no Facebook ou diretamente pelo site Matrícula Fácil.

OUTRAS NO INTERIOR DO RIO
Região dos Lagos
Colégio Estadual Miguel Couto – Cabo Frio, bairro Centro
Ciep 457 – Doutor José Elias Mello dos Santos – Iguaba Grande, bairro Centro
Ciep 148 – Professor Carlos Élio Vogas da Silva – Araruama, bairro Parque Maturana
Ciep 384 – Gonçalves Dias – Araruama, bairro São Vicente de Paulo
Ciep 252 – João Baptista Caffaro – Tanguá, bairro Centro

Região Norte
Colégio Estadual Benta Pereira – Campos dos Goytacazes, bairro Jardim Carioca
Ciep 393 – Prefeito Carlos Emir Mussi – Macaé, bairro Aroeira
Colégio Estadual Baltazar Carneiro – Cardoso Moreira, bairro Centro
Colégio Estadual de São Fidélis – São Fidélis, bairro Centro

Região Noroeste
Colégio Estadual Deodato Linhares – Miracema, bairro Centro
Colégio Estadual Dez de Maio – Itaperuna, bairro Centro
Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão – Porciúncula, bairro Boa Vista

Região Serrana
Ciep 280 – Professor Vasco Fernandes da Silva Porto – Carmo, bairro Ulisses Lengruber
Fonte-G1
Compartilhe
Dia de Vacina Antirrábica nos distritos de Itaperuna
18/10/2017 | 11h19

A Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Sanitária de Itaperuna, realiza no próximo sábado, 21 de agosto, das 08 às 16h, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal nas localidades de Boa Ventura,Córrego da Chica, Nossa Senhora da Penha,Aré, Retiro do Muriaé, Comendador Venâncio e Raposo.



--
Compartilhe
Mais Mudanças de Secretários
17/10/2017 | 13h31
Exclusiva
Está no forno a mudança de mais um titular de secretaria em Itaperuna. Vem assando a muito tempo. Diante das 2 mais recentes trocas na Saúde e no Ambiente, há quem ache que agora acontece a terceira.
Ou não.
Compartilhe
Sobre o autor

Nino Bellieny

[email protected]