Aumento de Custos para o Itaperunense
22/06/2017 | 13h00
EXCLUSIVO
Um bem precioso para o itaperunense pode aumentar o custo consideravelmente nos próximos dias.
Ou não.
A decisão está nos pratos da Justiça.
Compartilhe
MEC Continua Descobrindo e Punindo Irregularidades
21/06/2017 | 14h33
Foi identificada situação de “terceirização da oferta de cursos superiores” sob o formato de programas de extensão universitária, ofertado por IES credenciadas pelo MEC em parceria com entidades não credenciadas para a oferta de educação superior.

Saiba mais: https://goo.gl/DLszmt
Ouça pelo SoundCloud: https://goo.gl/imseHf
Compartilhe
Instalação de Perícia Médica para Servidores Estaduais em Itaperuna
21/06/2017 | 13h53
Depois da inauguração em Itaperuna de uma agência do Rioprevidência, mais uma boa notícia para o Noroeste Fluminense.

Em um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio de seu secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Alcantara, confirmou-se a instalação da perícia médica para os servidores da região, um serviço que funcionará no 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna.

Tanto a vinda da agência do Rioprevidência, quanto do polo de Perícia Médica, resultaram de indicações de Jair Bittencourt quando na Alerj. Atualmente licenciado, JB ocupa a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio.
Compartilhe
Veterano Dá Aulas de Como Ser Vereador
21/06/2017 | 10h31
O vereador de mais idade na Câmara de Itaperuna é também um dos destaques. Jaime Ferreira-PSDB, tem sido firme em suas declarações na tribuna e em alguns momentos, parece até líder de governo, tamanha segurança e conhecimento de causa. Tem dado aulas, principalmente aos mais jovens e sido uma atração nas sessões de segunda e quarta-feiras.
Vereador Jaime
Vereador Jaime / Jornal Comércio de Itaperuna
Exemplo de coerência foi quando alertou sobre o perigo dos quebra-molas, quando se trata de ambulâncias ou viaturas do Corpo de Bombeiro em rota de socorro e deparam-se com um deles na pista. Considerou mais seguro e produtivo os pardais eletrônicos.
A experiência e a sabedoria encontraram um espaço preferido na presença do vereador Jaime. Que continue assim.
Compartilhe
MEC Suspende Instituições de Ensino Por Supostas Irregularidades
20/06/2017 | 07h49
DEU NO G1
Publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), um despacho anuncia a suspensão parcial de algumas atividades em quatro instituições de ensino superior situadas no Rio Grande do Sul, por supostas irregularidades.
Ao todo, o texto, assinado pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori de Almeida Prado, cita 27 faculdades e institutos espalhados por todo o país.
Despacho do MEC foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19)
O MEC explicou que todas as instituições citadas no despacho estão sendo investigadas por suposta oferta irregular de educação superior, a partir das conclusões dos trabalhos realizados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
O MEC sustenta, porém, que os alunos não serão prejudicados, já que trata-se de uma medida cautelar. As medidas não afetam os cursos ou turmas regulares em andamento. Apenas processos administrativos envolvendo as instituições e o governo federal estão interrompidos.
A decisão cita quatro instituições no estado do Rio Grande do Sul: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), Faculdade Ecoar (FAECO) e Faculdade Santo Augusto (FAISA). O MEC, no entanto, não informou quais seriam as práticas irregulares das faculdades gaúchas.
O caso começou com uma denúncia de um grupo de estudantes em Pernambuco e foi levado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que fez uma denúncia a respeito.
A CPI identificou quatro tipos de irregularidades: faculdades oferecendo cursos superiores sem possuir a permissão do MEC, universidades que utilizam indevidamente instalações físicas da rede pública estadual e municipal, além da comercialização de diplomas e de instituições de ensino que ministram cursos de extensão como se fossem de graduação. Há ainda aquelas que terceirizam os serviços de ensino.
Por ser uma medida cautelar, conforme o MEC, as aulas nos locais continuam normalmente, ao menos até sair uma decisão definitiva. As instituições seguem sob investigação da pasta, e poderão apresentar recurso em relação às medidas impostas, oportunidade em que será analisada a manifestação das IES e a continuidade ou não das medidas de supervisão.
Caso as irregularidades sejam confirmadas, as instituições poderão ser penalizadas.
Contraponto
Procurado pelo G1, o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), com sede em Caxias do Sul, disse que houve um “equívoco” com a inclusão da instituição na lista e busca esclarecer que não cometeu nenhuma irregularidade.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a FSG já havia sido notificada pelo MEC sobre a investigação da CPI, em setembro do ano passado, mas o setor jurídico apresentou documentos e comprovou a legalidade dos processos.
"A gente entende que não é parte legítima desse processo. Esclarecemos ao MEC, que solicitou comprovações e achávamos que havia sido encerrado. Nos surpreendeua a portaria", afirmou o reitor Adriano Pistore. Ainda conforme a FSG, o jurídico está agindo para ratificar o erro.
Já a Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), localizada no Noroeste do estado, disse desconhecer a decisão do MEC e também nega irregularidades na instituição.
O G1 tentou contato por telefone e e-mail com a Faculdade Santo Augusto (FAISA), na mesma região, e Faculdade Ecoar (FAECO), situada em Passo Fundo, no Norte, mas não obteve retorno.
A LISTA
Veja a relação das instituições de ensino superior com atividades parcialmente suspensas pelo MEC: AQUI
Compartilhe
Como Foi a Nossa Itaperuna no Prog. da Fátima Bernardes
19/06/2017 | 14h35
Clique e veja AQUI como a professora Cláudia Boechat transformou a vida e a escola para receber autistas.
 
Compartilhe
Vereadores em Alta em Itaperuna
19/06/2017 | 11h43
Os vereadores Nandi, Cazalito, Moreira, Jaime, Wellignton do Frango, Sinei Torresmo, Marquinhos de Retiro e a presidente da CMI, Amanda da Aidê, são os nomes mais comentados e admirados pelo povo itaperunense nesses meados de junho, pela postura no plenário, elegância pública, discrição nas redes sociais, bom uso da tribuna e proposição e indicações úteis.
A juventude de alguns com a experiência de outros dando resultado, mas há quem espere mais e acredite em um rendimento maior.
Afinal, restam 3 anos e meio....
Compartilhe
Sistema Novo no Plantio e Colheita de Arroz em Italva
19/06/2017 | 11h32
COLHEITA DE UNIDADES DE PESQUISA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA CONFIRMA TÉCNICA E ECONOMIA APLICADAS NA REGIÃO NOROESTE
 
 
Várzeas de arroz e feijão como Unidades de Pesquisa da Pesagro-Rio confirmam viabilidade do sistema rotacionado em Italva
 
 
A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da Pesagro-Rio, em parceria com a Emater-Rio, realizou, no mês de maio, a colheita de duas Unidades de Pesquisa Participativa com as cultivares de arroz irrigado, a EPAGRI-109 e BRS TROPICAL, na Microbacia Valão Carqueja, no município de Italva-RJ.
 
O trabalho demonstrou a viabilidade técnica e econômica do sistema rotacionado das culturas do arroz e do feijão em várzeas do Noroeste Fluminense. Nas Unidades de Pesquisa, foram adotadas todas as recomendações técnicas para a cultura: escolha da área, análises de fertilidade do solo, preparo do solo, irrigação, densidade de semeadura, controle de invasoras, espaçamento entre linhas, época ideal de colheita e secagem dos grãos.
Compartilhe
Equipe da Rede Globo Grava Entrevista com Família de Itaperuna
14/06/2017 | 20h07
EXCLUSIVA
Uma equipe de jornalismo da InterTv-Campos-RedeGlobo, saiu de Itaperuna agora há pouco, onde entrevistou a professora Cláudia Boechat sobre seu longo e benéfico trabalho com a Síndrome do Espectro Autista.
Outras profissionais do Caci-Clínica Médica da Faculdade Redentor participaram da gravação.
Reportagem será mostrada na próxima segunda-feira no Programa da Fátima Bernardes da TV Globo.
Compartilhe
Secretários Municipais do Silêncio
14/06/2017 | 09h46
Longe dos holofotes, trabalham bem sem alarde
Os secretários de Gabinete e Procuradoria Geral de Itaperuna, respectivamente Oliver Trajano e Demétrio Pillar, ocupam cargos internos, que exigem muita dedicação.
Estão indo bem, cada qual no seu setor, sem alarde mas muito profissionalismo e ajuda de uma boa equipe.
Quando atuam juntos em alguns casos, mostram harmonia e objetividade.
O município precisa disso.
Compartilhe