Apape festeja 23 anos com lançamento da pedra fundamental de novo espaço e evento no Trianon
- Atualizado em 23/06/2022 10:00
Os 23 anos de fundação Associação de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro (Apape) serão comemorados com uma programação especial no próximo dia 30, em Campos. Quando estivemos visitando recentemente a instituição, a presidente Naira Peçanha já tinha nos adiantado com seria parte da programação, que agora agente traz completa para vocês aqui no nosso blog.
Afinal, a Apape tem muito que comemorar, mas também a conquistar. A gente sempre gosta de ressaltar a história desta importante Organização da Sociedade Civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho de um grupo de pessoas que tinham em sua trajetória de vida, experiências diretas e indiretas com pessoas com deficiência mental, física, intelectual e sensorial e, que sonharam com a possibilidade de um mundo melhor, voltado para a inserção social das famílias “excluídas” da sociedade.
Como sempre gosta de enfatizar Naira e toda a sua equipe, “a família é uma unidade de referência, fortalecendo os vínculos internos e externos de solidariedade. E uma força social que tem influência na determinação do comportamento humano e na formação de personalidade, sendo definida como uma unidade significativa, inserida na comunidade imediata e na sociedade mais ampla, independente dos formatos e medidas que assume, onde a Apape atende 389 famílias de pessoas com deficiência que recebem o atendimento pela equipe transdisciplinar, sendo que desse quantitativo, 221 usuários têm Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
E nestes 23 anos da Apape e também 8 anos do Centro de Referência do Autismo, a instituição tem ainda mais motivos para comemorar, pois neste ano obteve a tão sonhada cessão de um terreno, através do Projeto de Lei Municipal nº 9.135, de 30 de março de 2022, do prefeito Wladimir Garotinho e, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, onde poderá ampliar suas ações com uma área especializada ao atendimento do TEA.
Para marcar esta conquista, no dia 30, às 9h, haverá com um Culto de Gratidão, seguido pelo Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Referência do Autismo, com presença prevista do prefeito. Já às 17h, acontecerá a 1ª Mostra de Neurodiversidade , seguida, às 18h, pela Noite Musical, apresentando os talentos da Apape no Teatro Municipal Trianon.
Recentemente Naira também esteve conosco no Programa Papo Cabeça, na Folha FM, quando também ressaltou a importância de contar com a colaboração de toda sociedade, já que os desafios passam a ser ainda maiores diante da necessidade de angariar recursos para construção da nova sede.
Veja a Programação:
I Momento:
Celebração Cristã
9h - Abertura - Palavra de boas-vindas;
- Oração; - Louvor; - Ministração do Pr. Sandro Reis; - Louvor com dança da dupla: usuária e assistente social;
- Oração; - Palavra da 1ª Dama Tassiana Oliveira e do prefeito Wladimir Garotinho;
- Lançamento da Pedra Fundamental.
II Momento:
17h- 1ª Mostra de Neurodiversidade.
- Exposição de Artes: construção dos usuários dos grupos avançados “na utilização de materiais sustentáveis”; - Exposição dos painéis retratando “A Neurodiversidade potencializando a Biodiversidade”;
- Exposição dos recursos ludopedagógicos;
-Exposição dos cientistas: experiência vivencial com os recursos dos 04 elementos da biodiversidade;
- Exposição das medalhas e troféus dos atletas dos Jogos Internos, Natação e ações extramuros, em parceria com a Fundação Municipal de Esporte (FME);
- Exposição dos Jogos Internos: iniciação esportiva, modalidade esportiva;
- Mostra de Poesia: integrante da APAPE.
18h - Noite Musical com talentos
- Coral de vozes da Igreja Batista do Flamboyant; - Coral dos usuários da APAPE;
Banda da equipe técnica da APAPE;
- Apresentação solo dos usuários: música e dança; - Interação da equipe técnica da APAPE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.