Iniciação Científica e Tecnológica reúne Uenf, IFF e UFF em congresso
Fabiano Rangel - Atualizado em 15/06/2022 16:46
Não é de hoje que a Ciência desempenha um papel vital para toda a humanidade, talvez mais evidenciado nestes últimos tempos. Se tem uma coisa de que podemos nos orgulhar em Campos é de um forte trabalho de pesquisas desenvolvidas nas nossas universidades, algumas referenciadas internacionalmente.
Sabemos que nem sempre os incentivos são suficientes para a Ciência, mas as conquistas dos pesquisadores são em disparada uma resposta à inércia de alguns agentes públicos.
Se separadamente as universidades públicas de Campos já se destacam, imagina quando se juntam para realizarem o XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que este ano tem como tema “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”.
O evento, que reúne a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), começa nesta segunda-feira (20) e segue até sexta (24), no formato online.
Para bater um papo sobre este encontro, vamos receber, inclusive, no programa Papo Cabeça deste sábado (18/06), na Folha FM, a professora e pesquisadora da Uenf Maria Cristina Gaglianone.
A participação no evento é aberta a todos os interessados, mas a submissão de trabalhos é restrita aos estudantes das universidades. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. O evento é gratuito e oferece a possibilidade de inscrição em até dois cursos igualmente gratuitos, desde que os horários das atividades não coincidam.
A abertura oficial do Congresso será realizada na terça-feira (21), às 9h, com a participação dos reitores das três instituições participantes. A conferência de abertura ocorrerá às 16h30. Na ocasião, o professor Roberto Leher, da UFRJ, abordará o tema “Darcy Ribeiro e o projeto autopropelido de nação”.

Além da apresentação de trabalhos dos estudantes, o evento contará com minicursos, palestras, conferências e atividades culturais. Na quarta-feira, (22), haverá palestra sobre o tema “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”.
A palestra será ministrada pela professora Andrea Da Poian, da UFRJ. E na quinta, às 16h30, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da UFES, ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”.
Todas as atividades ocorrerão na Plataforma Galoá. Veja mais informações no site do evento AQUI.
*Com informações da Ascom da Uenf.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.