Resultados de testes do MEC mostram impactos da pandemia em alunos
Fabiano Rangel 20/05/2022 10:15 - Atualizado em 20/05/2022 10:21
Reprodução
Que a pandemia impactaria a Educação isso nunca foi dúvida para a gente que trabalha diretamente na área. Na verdade, impossível imaginar que alguém pudesse achar que manter as escolas fechadas por tanto tempo não traria sérios danos ao desenvolvimento pedagógico e ao emocional dos estudantes, cerceados do convívio presencial com educadores e amigos.
Que a conta iria chegar, já sabíamos. Agora, os primeiros testes do Ministério da Educação (MEC), divulgados nessa quinta-feira (19) no Jornal Nacional, mostram em números o impacto da pandemia.
Dados de uma avaliação aplicada em alunos do ensino médio das redes pública e privada no ano passado, pela primeira vez, reforçam um quadro preocupante que vem sendo apontado e discutido por especialistas em educação nos últimos anos.
Os resultados mostraram que os mais de 3,2 milhões alunos do ensino médio que fizeram o teste acertaram apenas 27% das questões sobre habilidades básicas em matemática, como cálculos simples com números decimais.
A reportagem divulgada no JN revelou também que os estudantes acertaram pouco mais da metade das questões básicas de língua portuguesa, como as que tratam de interpretação. Nas questões que diferenciam fato e opinião, por exemplo, o nível de acerto foi de apenas 50%.
Nesta sexta-feira (20), o MEC ficou de apresentar os resultados da avaliação feita pelos alunos do ensino fundamental. Assim que saírem, atualizamos aqui. Porém, não temos dúvidas, mais uma vez, de que os índices serão tão desanimadores como os do ensino médio.
O nosso trabalho nunca foi tão desafiador, mas disposição para quem ama e acredita na educação não falta. Será na troca de experiências, no aprendizado diário e afastando qualquer acomodação que vamos vencer. A Educação sempre vence...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.