Reabertura do Sesc de Grussaí é uma conquista da comunidade
- Atualizado em 20/04/2022 09:58
Sesc-MG, em Grussaí fechou as portas em maio de 2020
Sesc-MG, em Grussaí fechou as portas em maio de 2020 / Folha da Manhã
Foi com extrema satisfação que recebi a notícia da reabertura do Sesc Grussaí, quepassará a ser ligado à Fecomércio do Rio de Janeiro e não mais de Minas Gerais. Desde o fechamento da unidade no litoral sanjoanense, compartilho com ex-colaboradores e moradores da praia a tristeza de ver um empreendimento de tamanha importância sem funcionamento.
Como já compartilhei com vocês aqui no Blog,tive o prazer atuar como coordenador administrativo do Sesc Mineiro de Grussaí por mais de um ano e meio, entre e 2011 e 2013, função que deixei de ocupar para me dedicar exclusivamente ao sonho de ter a nossa própria escola.
Quem teve a oportunidade visitar aquele espaço ou trabalhar sabe quanta falta faz e sua inegável importância para a economia, por meio do turismo e da geração de emprego.
Antes do Porto do Açu ser instalado no litoralde São João da Barra, foi o Sesc de Grussaí o responsável por grande parte de empregos diretos e indiretos naquela região. Sem contar na visibilidade que dava ao município desde a sua inauguração em 1979.
As festas e toda a parte de recreação e estrutura atraiam gente do Brasil todo. Que saudade! Quando trabalhei lá,junto com a minha equipe, tive o prazer de organizaralgumas das tradicionais festas juninas, além de passeios inesquecíveis na Maria Fumaça, cujas locomotivas, infelizmente, vimos ser retiradas do Sesc de Grussaí.
Não sabemos ao certo como será esta retomada das atividades e nem quando especificamente. O que temos de notícia veio do próprioSesc RJ ao comunicar que "ganhará em breve mais uma unidade: a de Grussaí. A informação, segundo a nota, é do presidente do Sistema Fecomércio e do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior".
O Sesc Grussaí tem 1,8 milhão de metros quadrados e uma capacidade de hospedagem de 2.500 pessoas. Com a reabertura do espaço, "o Sesc RJ infirmou que quer dar mais uma opção de turismo e lazer acessível aos trabalhadores fluminenses assim como contribuir com a economia local, severamente atingida com o fechamento do empreendimento. Além de turismo e lazer, a instituição realizará atividades de Educação, Cultura, Saúde e Assistência à população".
Esperamos que toda esta retomada aconteça o quanto antes. Quero também parabenizar a todos envolvidos na luta pela reabertura do Sesc.
Uma das primeiras postagens que fizemos aqui no Blog, no fim de outubro de 2021, foi justamente mostrando o movimento de moradores de Grussaí, muitos ex-funcionários, que fizeram o ato “Devolvam nosso Sesc”. Eles fizeram uma manifestação que apoiamos também através do nosso programa Papo Cabeça na Folha FM, que apresentamos todos os sábados, ao vivo, às 10h.
Que os bons ventos continuem a favor do Sesc e que a vigilância seja constante para que, em breve, possamos comemorar na prática a reabertura deste grandioso empreendimento!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.