Solenidade em SJB expõe 'racha' entre Prefeitura e Câmara
- Atualizado em 18/06/2022 12:47
Cenário mais tranquilo
A política de São João da Barra sempre rendeu cenas quentes para o noticiário, mas o quadro campista, em permanente combustão, parece ter intimidado o município vizinho, que, nessa sexta-feira (17), comemorou 172 anos de elevação à categoria de cidade. As autoridades, como de praxe, estavam separadas. Durante o desfile cívico, no palco oficial, a estreante prefeita Carla Caputi (sem partido), sempre acompanhada da ex-prefeita Carla Machado (PT), que renunciou em abril e figura como pré-candidata a deputada estadual, e os vereadores da base. Do outro lado da rua, vereadores do G5, deputado e pré-candidatos não aliados.

Presidente não convidado
A divisão é natural, afinal, são grupos políticos distintos. Porém, pouco antes, no hasteamento das bandeiras, chamou a atenção o fato de o presidente da Câmara, Elísio Rodrigues (PL), não ser convidado para participar da solenidade com a prefeita. Um representante da Capitania dos Portos e outro do 8º Batalhão de Polícia Militar. Elísio foi eleito no palanque das “Carlas” em 2020, mas figura como possível pré-candidato a prefeito em 2024 e fez parte do movimento que impôs uma derrota ao governo na Câmara, ao eleger Alan de Grussaí (Cidadania) presidente do próximo biênio, a despeito do combinado com a ex-prefeita.
Hasteamento das bandeiras no Dia da Cidade, em SJB
Hasteamento das bandeiras no Dia da Cidade, em SJB / Paulo Pinheiro

Racha entre poderes
O desejo de Carla Machado era fazer do seu líder do governo, Chico da Quixaba (PP), presidente no próximo biênio. Não consegui, reuniu o grupo para falar de política, depois renunciou ao mandato e está articulando sua pré-candidatura. Caputi enfrenta uma Câmara com maioria de oposição, e a prova de fogo vem em breve, com as discussões sobre o percentual de remanejamento em 2023. Não chamar o presidente da Câmara para hastear as bandeiras chamou mais atenção para o racha com o Legislativo. Fosse o presidente convidado para a cerimônia, talvez o fato das divisões partidárias até passasse despercebido.
Prefeita citou os vereadores de oposição e fez foto com alguns deles
Prefeita citou os vereadores de oposição e fez foto com alguns deles / Paulo Pinheiro


União do G5
Apesar de não chamar para a cerimônia, Caputi citou nominalmente os vereadores presentes — da base, ou não. Para Elísio, não foi desprestígio o fato de ele não participar do hasteamento da bandeira. Diz ter sentido falta de um representante do Legislativo, que, segundo ele, poderia ser a vereadores Sônia Pereira (PP), vice-presidente da Casa e parte da base governista. No desfile, o G5 — que além de Elísio e Alan conta com Analiel Vianna (Cidadania), Franquis Areas (PSC) e Kaká (Podemos) — se manteve sempre unido e parecia mandar um recado para o palanque da prefeita, que estava do outro lado da rua.
Vereadores do G-5 em SJB durante o desfile
Vereadores do G-5 em SJB durante o desfile / Reprodução
Presenças e gafes
Em ano eleitoral, os políticos marcam presença. Estiveram por SJB o ex-prefeito Betinho Dauaire, o deputado estadual Bruno Dauaire (União), pré-candidato à reeleição, Márcio Nogueira (Podemos), 2º colocado na disputa a prefeito em 2020 e pré-candidato a estadual — assim como Bruno Vianna (PSD, vereador de Campos) e Dimisson Nogueira (Podemos) —; além de Marcão Gomes (PL), pré-candidato a federal. Nas redes, o senador Romário (PL) foi homenagear SJB, mas usou uma foto de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. A gafe virtual, depois corrigida, também foi cometida pelo deputado estadual Max Lemos (Pros).


Empate técnico
A pesquisa Exame/Idea divulgada nessa quinta-feira (16) confirmou a tendência atual de empate técnico na disputa ao Governo do Rio de Janeiro entre o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado Marcelo Freixo (PSB). Eles têm respectivamente 24% e 23%. Na sequência, estão os ex-prefeitos Marcelo Crivella (Republicanos), do Rio, com 10% e Rodrigo Neves (PDT), de Niterói, com 8%, Felipe Santa Cruz (PSD) tem 3%; Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Paulo Ganime (Novo), 2% cada um. Já Eduardo Serra (PCB) e Milton Temer (Psol), 1% cada. Ao todo, 8% disseram não votar em ninguém, branco ou nulo e 17% não sabem.

Sem Crivella
No cenário sem Crivella, também há empate técnico: Castro tem 29% e Freixo, 25%. Neves tem 10%. O quarto colocado é Santa Cruz, com 3%. Ganime, Larangeira e Garcia têm 2% cada um. Serra e Temer, 1%. Brancos, nulos e eleitores que não votariam em ninguém somam 9% e 16% afirmam não saber. A pesquisa não incluiu o nome do ex-governador Anthony Garotinho (União). Em um eventual segundo turno, Cláudio Castro aparece com 38%, contra 32% de Freixo. Brancos, nulos e ninguém somam 13%, enquanto 17% não sabem. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-02458/2022.

Programação da Expo
Não realizada nos últimos dois anos devido à pandemia, a Exposição Agropecuária de Campos estará de volta entre 04 e 07 de agosto. Mais uma vez, o evento será realizado pela Fundação Rural de Campos (FRC), em parceria com a Excess Produções. A grade com todas as atividades ainda está sendo concluída, mas a programação de shows foi divulgada pela Excess, com artistas de peso no cenário nacional. A festa contará com Gustavo Lima no dia 04 de agosto (quinta); Pixote e Barões da Pisadinha (sexta); Jorge e Matheus (sábado); e encerrando a programação, no domingo, Zé Vaqueiro. Os ingressos começarão a ser vendidos em breve.
*Publicado na edição deste sábado (18) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]