SJB adere ao consórcio da FNP para adquirir vacinas contra Covid
Folha1 04/03/2021 14:32 - Atualizado em 04/03/2021 15:09
Carla Machado, prefeita de SJB
Carla Machado, prefeita de SJB / Foto: Paulo Pinheiro
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), anunciou na tarde desta quinta-feira (4) que o município vai aderir ao consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a Covid-19, com o objetivo de oferecer suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional. Carla, observou, ainda, que isso não significa a aquisição imediata dos imunizantes, visto que sequer a oferta no mercado. Salientou, também, que é mais uma tentativa de se antecipar, mediante ao quadro de enfrentamento da pandemia.
— Nós iniciamos o processo de vacinação no município com as doses que temos recebido pelo Plano Nacional de Imunização e precisamos buscar todas as formas e recursos para tentar acelerar o cronograma. Neste momento os números apresentam queda em São João da Barra, mas a situação é grave em todo o país e temos que seguir lutando para preservar vidas. O objetivo é a vacina para todos — disse a prefeita.

O secretário de Saúde de SJB, Sávio Saboia, informou que já confirmou a adesão de São João da Barra ao FNP:

— Nesta sexta-feira (5) teremos o protocolo de intenções e a minuta do projeto de lei disponibilizados para todos os municípios que quiserem aderir ao consórcio. Com isso, além das duas vacinas do PNI, teremos a possibilidade de adquirir mais vacinas que já estão aprovadas.
Em fevereiro, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. A medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do PNI pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

O consórcio da FNP leva em conta a possibilidade de acelerar o processo de vacinação no país, para a retomada segura das atividades e da economia. Os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. A ideia inicial é trabalhar sem gastos para os municípios que aderirem à iniciativa.
Região — A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM), também já anunciou que aderiu ao consórcio nacional (aqui). Em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) bate o martelo ainda nesta quinta (aqui), após uma reunião virtual que tratará do tema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]