Fechamento de um ciclo
02/01/2023 | 14h33
A primeira nota de 2023 é, também, a última do blog ainda hospedado no Folha 1, portal do jornal Folha da Manhã. Depois de pouco mais de oito anos (a primeira nota do blog foi no dia 28 de novembro de 2014), muito aprendizado e troca de informações, chegou o momento de fechar este ciclo.
A você, leitor, junto ao desejo de um ano novo de sucesso, saúde e realizações, o agradecimento por tudo. A sua confiança no nosso trabalho fez este blog figurar sempre entre os mais lidos do portal Folha 1. Não é uma despedida. Só um até breve, já que o Blog do Arnaldo Neto logo estará de volta, trilhando caminhos próprios.
Ao Grupo Folha de Comunicação, o agradecimento pela confiança ao longo desses quase nove anos. Como repórter, função da qual nunca o jornalista de redação deve deixar de lado, escrevi para todas as editorias do impresso. Como editor, passei por Geral, Esporte e Política, além de ter sido colunista, escrever artigos de opinião e integrar o time de responsáveis do Ponto Final. Desde maio de 2018, a convite do diretor de redação da Folha, Aluysio Abreu Barbosa, estava como editor-geral do jornal.
Ainda no Grupo, tive a honra de ser convidado para integrar a bancada do Folha no Ar, principal programa da grade da Folha FM, que alcançou rapidamente um sucesso indiscutível. Estive na bancada no dia 28 de março de 2019, primeiro dia da emissora no ar, e fiz a última participação como titular no dia 30 de dezembro de 2022. Foram incontáveis horas de entrevistas, e só posso agradecer pela oportunidade e o aprendizado adquirido neste período.
Aos colegas de redação e rádio ao longo de todos os anos, o agradecimento pela troca de conhecimento e informações — e o pedido de desculpa por algum exagero também nesse período, já que fechamento de jornal não é tarefa das mais tranquilas. Jornalista não “sobrevive” se não tiver fontes. A todos os amigos que ao longo desses anos nos ajudaram com as informações relevantes para a sociedade, fica também um agradecimento especial (e um pedido para que não nos abandone).
Inicialmente, pensei em não escrever esse texto de despedida, por correr o risco de ser piegas. No entanto, acredito que não seria justo com você, leitor, nem com o Grupo Folha, com os quais sempre terei o maior respeito e gratidão.
Um ciclo termina, logo outros começam.
Muito obrigado por tudo! E até breve.
Compartilhe
Bruno Dauaire é convidado por Castro para assumir nova secretaria
30/12/2022 | 19h20
Castro com Bruno
Castro com Bruno / Divulgação
O deputado estadual Bruno Dauaire (União) foi convidado pelo governador Cláudio Castro (PL) para assumir uma nova secretaria estadual. A conversa entre os dois avançou nessa quinta-feira (29), e Dauaire sinalizou ter aceitado o convite. Ele será secretário de uma nova pasta, a de Habitação. Bruno será o responsável pela política de construção dos conjuntos habitacionais, as conhecidas casas populares, no estado do Rio de Janeiro. A sua pasta vai incorporar a Companhia Estadual de Habitação (Cehab).
Na primeira gestão Castro, Bruno chegou a ser secretário de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, entre dezembro de 2020 e junho de 2021. Na montagem do próximo governo, antes do convite para a nova pasta da Habitação, seu nome chegou a ser especulado como titular da secretaria de Ciência e Tecnologia.
Compartilhe
Câmara de SJB aprova projetos do Executivo em sessão extraordinária
27/12/2022 | 13h52
Nesta terça-feira (27), a Câmara de São João da Barra aprovou três projetos de lei de autoria do Executivo, apreciados em sessão extraordinária. O primeiro (132/2022) autoriza o Executivo a realizar o pagamento de premiação, em dinheiro, aos vencedores e/ou participantes das diversas provas, competições, concursos, atividades artísticas, culturais, educacionais e esportivas promovidas no município, na programação de eventos. Os valores a serem pagos deverão ser encaminhados e aprovados pelo Legislativo.

O segundo PL (133/2022) altera a redação do caput do artigo 17 da lei municipal nº 833/2021 e acrescenta o parágrafo 3° ao mesmo. A alteração visa permitir a celebração de convênios de adesão com entidades fechadas de previdência complementar, instituídas por ente público, sob a forma de fundação pública de direito privado sem fins lucrativos, para o atendimento ao disposto no artigo 40 da Constituição Federal, independentemente da prévia realização de processo seletivo público com a participação de outras entidades de previdência complementar, consoante manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro.

O último projeto (134/2022) destina-se à autorização para abertura de crédito adicional especial, no orçamento do Executivo, no valor de R$ 3.162.753,49, com o objetivo de possibilitar o atendimento de um auxílio financeiro para atender à Santa Casa de Misericórdia de SJB, conforme solicitação feita via ofício (158/2022).
Compartilhe
Câmara de SJB realiza sessão extraordinária nesta terça
26/12/2022 | 18h44
Prédio da Prefeitura e da Câmara de SJB
Prédio da Prefeitura e da Câmara de SJB / Divulgação

Os vereadores de São João da Barra se reúnem nesta terça-feira (27), às 10h, para reunião extraordinária. Eles interrompem o recesso do Legislativo para que possam votar três projetos enviados pela prefeita Carla Caputi (sem partido).
O primeiro projeto trata do pagamento, pelo Executivo, de diversos eventos esportivos e culturais. O outro versa sobre alteração na lei que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos municipais. O último dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro à Santa Casa de SJB.
Compartilhe
Natal com clima de pacificação política
24/12/2022 | 09h39
O período de Natal costuma mexer com os sentimentos de muita gente. Coincidência ou não, foi a mesma época na qual a “pacificação política” ganhou forma na planície. Ninguém passou a se declarar melhor amigo de ninguém, nem se faz de esquecido depois de tantas polêmicas, mas as principais forças políticas da cidade no momento resolveram selar um acordo de paz. Talvez o principal mediador tenha sido o governador Cláudio Castro (PL). Mesmo com todas as confusões envolvendo os Garotinho e os Bacellar, ele conseguiu manter ao seu lado o prefeito de Campos, Wladimir (sem partido), e Rodrigo (PL), deputado estadual reeleito e atual secretário de Governo. Um reflexo dessa harmonia entre adversários políticos foi visto no início da semana, após o rompimento do dique na XV de Novembro. Enquanto não surgir uma nova polêmica, especialmente na Câmara, que terá Marquinho Bacellar (SD), irmão de Rodrigo, como presidente, não parece haver motivos para abalar a pacificação.
Para quem acompanha a política campista, é impossível não lembrar das inúmeras trocas de farpas, que algumas vezes até ultrapassaram a linha da vida pública e chegaram a questões pessoais. Nem tem como esquecer a tensão no lançamento das obras do Parque Saraiva, quando a presença de Castro não foi suficiente para arrefecer o clima. Muito menos apagar toda confusão no Legislativo, com eleição anulada, pedido de destituição de Mesa, processos de cassação da oposição, entre outros episódios. Nas redes sociais, as alfinetadas entre “torcedores” de um grupo e do outro continuam. E é claro que políticos também não deletam a história da memória, mas a proposta deles, ao menos até agora, é deixar tudo no passado para que alianças sejam traçadas para o bem de Campos.
Na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos do Rio de Janeiro, no último dia 16, uma foto foi símbolo dessa pacificação. Wladimir e Rodrigo juntos, ao lado dos deputados estaduais reeleitos Bruno Dauaire (União) e Chico Machado (PSD), como mostrou a Folha no último sábado. A jornalista Berenice Seara, do Extra, que também cobre os bastidores da política fluminense, chegou a destacar que “quem está com a presidência da Alerj nas mãos, não quer guerra com ninguém”. Bacellar costura, tendo o apoio de Castro, sua candidatura como única a presidente do Legislativo estadual. Ainda secretário estadual de Governo, ele afirma que é preciso acabar com a confusão em Campos.
— Eu entro no Palácio às 7h, sem hora para ir embora, e aí eu não posso ficar com essa questão de Campos pendente. Então, pedi ao meu irmão lucidez do Poder Legislativo de Campos; conversei com o Wladimir. Estamos tentando ter esse diálogo para o bem de Campos. Se a gente não consegue torcer para o mesmo time, que um seja Flamengo e o outro seja Vasco, mas que saibam se sacanear na hora do jogo, na vitória de um e na derrota de outro, mas depois sentar, conversar, tomar uma cerveja, brincar, e aí respeitar aquilo que faz com que estejamos onde estamos, que é o voto da população. A população não quer mais briga, não quer mais conflito, porque quem perde é ela. É com esse mesmo espírito que o governador Cláudio Castro trouxe para a gente no Rio de Janeiro que a gente está tentando fazer em Campos também — afirmou Rodrigo.
Wladimir destacou a harmonia entre lideranças políticas e lembrou de conquistas alcançadas com o apoio de Castro: “O clima hoje, entre todos os representantes, é de pacificação, respeitando as diferenças, respeitando as opiniões contrárias, mas o clima é de pacificação. Temos um governador que atende às nossas demandas. Campos foi a cidade que mais apresentou projetos, e por isso tem muitas obras em andamento, já licitadas. Na última semana, deu ordem de serviço em mais duas obras grandes na cidade, no formato Bairro Legal, ali no Parque Novo Mundo, Santa Clara, Rio Branco, Bela Vista, Jardim das Acácias, enfim. Acho que o caminho agora é de união, pacificação, para a gente avançar ainda mais”, pontuou.
O cenário de diálogo aberto entre grupos opositores facilitou, por exemplo, a interlocução da Prefeitura de Campos e do Governo do Estado. Na terça-feira (20), manhã seguinte ao rompimento do dique na XV de Novembro, Rodrigo e Wladimir contaram que estavam em constante diálogo para buscar uma solução para o caso. O secretário estadual de Governo relatou o envio de uma equipe técnico para acompanhar a situação. À noite, coube ao prefeito anunciar o início das obras no dia seguinte, com apoio do Governo do Estado.
O clima de pacificação não significa necessariamente na união dos grupos no palanque eleitoral. Aliás, essa nem é uma possibilidade levantada por nenhum interlocutor dos Garotinho, nem dos Bacellar. Ao retornar as sessões do Legislativo, a partir de fevereiro, é provável que divergências voltem, inclusive, a ganhar destaque. “Discordância é normal, não pode é ter clima de guerra. Guerra não faz bem a ninguém”, disse Wladimir.
Teste de fogo será com retorno da Câmara
Quem conhece os bastidores da política de Campos sabe que o retorno das sessões na Câmara, a partir de 15 de fevereiro, será essencial para saber a validade do clima de pacificação. Aliás, só foi possível chegar a esse momento da política campista após o governo aceitar a derrota na eleição da Mesa Diretora, com a oposição flexibilizando o percentual de remanejamento do Orçamento de 2023 — Castro, mais uma vez, participou dessa interlocução.
O Legislativo será comandado por Marquinho Bacellar. Para Wladimir, pelo bem da cidade, precisará ser mantida a harmonia dos poderes:
— O diálogo vai ter que ser maior, é natural. Eu acho que todo mundo amadureceu muito. Marquinho está no primeiro mandato, com certeza amadureceu em dois anos. Eu também, com meu primeiro mandato à frente do Executivo. Tive algumas conversas reservadas com ele também, e a pré-disposição dos dois lados é de diálogo. Não adianta o Legislativo tentar construir projeto sem conversar com o Executivo, porque às vezes não tem como ser cumprido; e também não adianta querer entubar no Legislativo projetos prontos. Estou muito confiante para o próximo ano.
Após vencer a disputa pela Mesa, o líder da oposição na Câmara afirmou que apesar das divergências com o prefeito, sua gestão não será responsável por atrapalhar o governo. “Quem espera uma Câmara atrapalhando o prefeito, brigando o tempo todo, está enganado. A gente brigou porque foi necessário brigar, foi necessário subir o tom, foi necessário às vezes baixar o nível na Câmara, porque a gente estava buscando respeito”, declarou Marquinho, em recente entrevista ao Folha no Ar.
Com a experiência de quem presidiu a Câmara em um período muito conturbado, Fábio Ribeiro (PSD), também em entrevista ao programa da Folha FM, falou o que deseja ao novo presidente: “Desejo ao Marquinho muita luz, mais paz do que eu tive (risos)”.
Compartilhe
Wladimir Garotinho anuncia shows de janeiro na praia do Farol
22/12/2022 | 20h33
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (sem partido), também divulgou nesta quinta-feira (22) mais shows do período de verão no Farol de São Thomé. Como já havia sido divulgado no último dia 6, o Réveillon ficará por conta do Grupo Clareou e o primeiro sábado, dia 7, tem Akatu, às 21h. Nos três sábados seguintes, sempre às 21h, se apresentam no palco oficial Bom Gosto (dia 14), Maria Rita (21) e Vitor Kley (28). Na publicação, que também traz eventos para Lagoa de Cima, o prefeito agradeceu ao Sesc RJ pela parceria.
As apresentações das sextas serão no Lagamar e começa no dia 6. A atração é o “Adora Campos” com Sarah Beatriz, às 21h. O horário é o mesmo para o show do Rastapé (dia 13), Rebeka Monteiro (20) e Angeli Guerra (27).
Também vai ter trio elétrico na orla, aos domingos, às 15h. No dia 8, um Tributo a Dom Américo, com Apollo. Nas semanas seguintes, Bamballada (dia 15), Prakatum (22) e TB-6 (29). 
Lagoa de Cima — O Réveillon será comandado pela banda Energia Universitária em Lagoa de Cima, que também terá shows aos domingos na alta temporada. Sempre às 16h, o som ficará por conta de Natália Fernandes (dia 8), Vem pra Sambar (15), Xote Carioca (22) e Grupo Novo Horizonte (29).   

Compartilhe
Prefeita de SJB divulga shows de Réveillon e do Verão 2023
22/12/2022 | 18h33
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido), divulgou em uma live nas redes sociais, nesta quinta-feira (22), a programação de shows do Réveillon e Verão 2023 no município. Depois de dois anos suspensos devido ao período mais grave da pandemia, as festividades serão retomadas, com palcos nas praias de Grussaí e do Açu.
A festa da virada em Grussaí será com Imaginasamba. No Açu, Gil Paixão, com a participação de Pepinho. A sede do município também terá show no Réveillon, com a banda TB-6.
Além dos já confirmados Simone Mendes (no Açu, dia 7 de janeiro) e Pedro Sampaio (em Grussaí, no dia 27 de janeiro), a programação conta com Suel, Araketu, Pixote, Denis DJ, Mumuzinho, Thiee, Tierry, Júnior e Gustavo, Paralamas do Sucesso e Parangolé.
Carla Caputi ainda falou sobre o motivo da mudança no local de shows, que antes eram realizados no Balneário de Atafona. “A gente fez uma reforma muito bonita no Balneário. Ficou lindo, com toda a estrutura de lazer. O tamanho do público dos shows poderia danificar o patrimônio público”, disse. 
Confira as datas e locais dos shows:
Sábado, 31/12 (Réveillon)
Sede:
Banda TB-6
Grussaí:
Imaginasamba
Açu:
Gil Paixão, Pepinho e Banda A Massa

Sábado, 07/01
Grussaí:
Suel
Açu:
Simone Mendes

Sábado, 14/01
Grussaí:
Araketu
Açu:
Pixote

Sábado, 21/01
Grussaí:
Dennis DJ

Domingo, 22/01
Açu:
Mumuzinho

Sexta, 27/01
Grussaí:
Pedro Sampaio

Sábado, 28/01
Açu:
Tiee

Sábado, 04/02
Grussaí:
Tierry
Açu:
Júnior e Gustavo

Sábado, 11/02
Grussaí:
Os Paralamas do Sucesso
Açu:
Parangolé
Compartilhe
Reabertura do Sesc Grussaí com Bangalafumenga na festa da virada
22/12/2022 | 17h48
Show será no Sesc Grussaí
Show será no Sesc Grussaí / Divulgação/Fundição Progresso
Primeira unidade hoteleira do Sesc RJ no Norte Fluminense, o Sesc Grussaí, em São João da Barra, celebra o fim de 2022 oferecendo duas grandes apresentações gratuitas à população, que marcam também a sua reabertura após 2 anos e meio fechado. A festa começa no dia 30 de dezembro, às 19h, com a Cantata Natalina “Viva a Esperança”. O grupo — composto pelas orquestras sinfônicas Juvenil Carioca, Chiquinha Gonzaga (formada exclusivamente por meninas), Jovem Fluminense, Som+Eu e Coro Juvenil do Rio de Janeiro — fará sua apresentação dentro da unidade, com entrada franca. A apresentação encerra a programação do Natal Sesc RJ.

No dia 31 de dezembro, às 23h, o tradicional bloco carnavalesco carioca Bangalafumenga faz o show da virada com apresentação de composições próprias e hits da música brasileira. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente (23, 26 e 27/12) no Sesc Grussaí mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível. Para o repertório, foram incluídas canções como “O último romântico”, “Toda forma de amor” e “Assim caminha a humanidade” (Lulu Santos), “La belle du jour” e “Anunciação” (Alceu Valença), “Meia lua inteira” (Caetano Veloso), “Do Leme ao Pontal” (Tim Maia), “Fio maravilha” (Jorge Benjor) e “Baianidade nagô” (composta por Evandro Rodrigues e sucesso da Banda Mel), entre outros.
Natal — O Natal Sesc RJ é uma programação que conta com atividades envolvendo os cinco pilares de atuação da instituição: assistência, cultura, educação, lazer e saúde. Este ano, está presente em 26 municípios de todas as regiões com o tema “Viva a Esperança”. A ideia é fazer um convite à celebração em família, à troca de experiências, afetos e lembranças. No conceito desta edição do evento, cada pilar de atuação da instituição está representado por uma palavra (sentimento), que por sua vez vão compor as mandalas da decoração natalina: assistência (paz), cultura (felicidade), lazer (alegria), educação (sonhos) e saúde (saúde). O Natal Sesc 2022 integra os esforços da instituição em contribuir para o reaquecimento da economia através do estímulo às cadeias produtivas da cultura e do turismo.
Bangalafumenga  — O Bangalafumenga surgiu em 1998 como um evento organizado pelo poeta Chacal, que promovia o encontro de novos compositores do samba e da música popular, e também a turma da poesia e das artes em geral. Neste mesmo ano, tornou-se um pequeno bloco de carnaval, que foi crescendo e ganhando as ruas do Rio de Janeiro. Em 2009, já com três discos lançados, conquistou o prêmio de melhor grupo de pop/rock no prestigioso “Prêmio da Música Brasileira”. Os set lists de seus shows são sempre recheados de trabalhos autorais e de novos compositores, assim como clássicos da música brasileira. Em desfiles, shows ou festas, ninguém fica parado.
Compartilhe
Simone Mendes é a primeira atração confirmada no verão de SJB
21/12/2022 | 13h27
Cantora Simone Mendes
Cantora Simone Mendes / Marcio Amaral/Divulgação
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido), confirmou, nesta quarta-feira (21), o primeiro nome da grade de shows para o período de verão no município. Simone Mendes vai se apresentar na praia do Açu, no 5º distrito, no dia 7 de janeiro. Ela segue a carreira solo, sem a irmã Simaria, após a separação da dupla em agosto. Será a primeira apresentação dela na região.
Em entrevista à TV Record, nesta quarta, Carla Caputi afirmou que vai divulgar a programação de verão e réveillon ainda nesta tarde ou na quinta (22). Ainda segundo a prefeita, os grandes shows neste ano serão em Grussaí e no Açu, sem mencionar o tradicional ponto no Balneário de Atafona — que recentemente passou por reformas.
Compartilhe
Mudanças no trânsito de Campos após fortes chuvas na pauta do Folha no Ar
20/12/2022 | 18h39
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos, Nelson Godá, é o entrevistado desta quarta-feira (21) do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, a partir das 7h. Ele comenta, principalmente, sobre as mudanças no trânsito ocasionadas pelas chuvas dos últimos dias. Godá também faz uma avaliação sobre as alterações nas vias de Campos neste ano, um panorama do transporte público e faz projeções para 2023.
É possível acompanhar e interagir durante a entrevista pela live no Facebook, na página da Folha FM 98,3, além da transmissão pelo rádio.
Compartilhe
Sobre o autor

Arnaldo Neto

[email protected]