Nélio Artiles: Uma Páscoa diferente
Folha1 - Atualizado em 02/04/2021 18:18
Que momento difícil a humanidade está passando! Em geral ninguém está preparado para o inesperado ou inusitado, principalmente quando ele coloca em risco a integridade pessoal e coletiva, trazendo uma profunda interferência na liberdade de ir e vir e de batalhar pelo sustento da família. Seria inimaginável pensar, anos atrás, que estaríamos em uma guerra em que o poder de reação seria tão lento, mesmo que considerado rápido por alguns, apesar de toda tecnologia adquirida nestes últimos séculos.

O “inimigo” está sendo capaz de usar este “delay” para se multiplicar ainda mais, evoluindo de forma impressionante para ficar mais eficaz na sua transmissão, fazendo cada vez mais vítimas. Mesmo considerando que um vírus não tenha racionalidade e que ele possui uma inteligência biológica, como todos os seres vivos, sua estratégia é se perpetuar cada vez mais, em detrimento de hospedeiros fáceis e patetas como nós.

E assim vai escravizando as células, se disseminando facilmente, passando de uma a outra, adoecendo ou não o hospedeiro, através de uma fragilidade humana bem acentuada, que é ser defectível, precisando do outro para conseguir ser completo e forte, nos fazendo assim grandes auxiliadores de sua estratégia, ao passarmos o vírus cada vez mais entre nós.

E, para piorar, muitos distraídos que não entendem o que é ciência ou evidência científica passam a bradar ou desrespeitar regras básicas para uma proteção adequada. A beligerância e, principalmente, a arrogância dos ignorantes, torna-os cegos e surdos, incapazes de traçar um raciocínio lógico que nos faz diferentes dos demais seres vivos. Palavras, mensagens, esclarecimentos com bases científicas e considerações são ignoradas e rebatidas por não conterem o limite do horizonte até onde conseguem enxergar.

Em meio a esta guerra com um inimigo tão “feroz”, é hora de paz entre nós, para que de mãos dadas, possamos vencer esta crise mundial. Que nesta Páscoa diferente, em que estaremos contidos em nossos lares, respeitando as recomendações científicas, possamos refletir, entre cristãos e ateus, que após o sofrimento, podemos morrer em muitos aspectos nas nossas atitudes e intenções para uma nova vida.

A Páscoa ocorre sempre e diariamente quando ultrapassamos crises, vencendo, dentro do possível, as adversidades, o ódio e a agressividade, através do amor e do respeito, com gestos simples de perdão e generosidade. Peço ao Criador que abençoe nossa terra e nos mostre através do significado da palavra Páscoa, do hebraico Pessach, que podemos sair desta escravidão para a liberdade, da morte para a vida, das trevas para a luz, para um tempo realmente novo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS