O desprezo da Prefeitura pela centenária Lyra de Appolo
- Atualizado em 03/05/2022 07:07
A Sociedade Musical Lyra de Appolo completará 152 anos no dia 19 deste mês. É uma instituição de muita tradição pela sua história e até pela localização — na Praça do Santíssimo Salvador, o coração da cidade.
A sede da Lyra de Appolo já foi um cartão postal pelos centenários traços de sua construção, em que exibem admirável beleza arquitetônica a poucos passos da Catedral Diocesana, um outro monumento de Campos.
Pena que a referência da beleza da sede da Lyra de Apollo foi abalada. Devastada por um incêndio em 1990, a instituição, passados tantos anos, ainda enfrenta o desprezo do poder público municipal — leia-se Prefeitura.
Desde o incêndio, vários prefeitos administraram os bilionários recursos dos royalties do petróleo, inclusive os pais (Anthony e Rosinha) do gestor atual, Wladimir Garotinho. Nenhum bancou a recuperação da sede da Lyra.
É verdade que obras se realizaram ali, para a recomposição interna do prédio. Mas foram por iniciativa própria. Sem verba pública, a Lyra tem buscado meios para restaurar o que restou do seu prédio.
Mas com a fachada ainda desfigurada, uma pergunta não quer calar: até quando a Prefeitura permanecerá indiferente à recuperação de uma instituição tão importante?
Não esquecer que as bandas de música são tradicionais em Campos. Fazem parte da cultura do município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]