Uso de máscaras passa a ser facultativo também no ambiente escolar em Campos
21/03/2022 14:08 - Atualizado em 21/03/2022 14:16
O recuo do número de infecções, internações e mortes e o avanço da vacinação contra Covid-19 têm garantido o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em lugares abertos ou fechados, inclusive no ambiente escolar, como já aconteceu em, pelo menos, 17 estados do país, e vários países.
Em Campos, a Prefeitura publicou no Diário Oficial do município, nesta segunda-feira (21/03), o uso facultativo de máscara. A decisão foi baseada, segundo o Executivo, nos estudos técnicos feitos pela Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.
Desde o início do mês, o Governo do Estado do Rio de Janeiro já havia publicado um decreto permitindo que a prefeituras decidissem sobre o fim da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção, justamente pelo estado estar na fase verde. Além de Campos, outros municípios da região como Itaperuna, Macaé, São Fidélis, Italva e São Francisco de Itabapoana já haviam aderido à flexibilização.
A obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção em Campos fica restrita para os hospitais e unidades de saúde.
A orientação das autoridades de saúde é de que independente da decisão tomada por cada secretaria municipal, as pessoas que desejarem continuar usando máscara em locais fechados ou abertos podem assim fazê-lo, principalmente aquelas com sinais e sintomas respiratórios.
O secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, chegou a sugerir antes da publicação do decreto que os idosos, pessoas imunocomprometidas e com doenças de risco permanecessem usando a máscara para a proteção contra a Covid-19.
Como colocado pelo decreto, o uso é facultativo sem qualquer restrição ao ambiente escolar, assim sendo, fica sob responsabilidade dos pais e responsáveis a escolha de enviar seus filhos com ou sem máscaras às unidades escolares.
Como gestor do Centro Escola Riachuelo, reforço que desde o início da pandemia seguimos rigorosamente todos os decretos colocados pelo município, por acreditar que todos eles foram baseados em dados técnicos-científicos que garantiriam a nossa comunidade escolar toda a segurança necessária.
Foto: Paulo-H Carvalho - Agência Brasília
Neste momento, não poderíamos agir de forma diferente e seguiremos a nova orientação publicada. Continuaremos sempre vigilantes a todos os outros cuidados, que fazem do nosso ambiente escolar o mais acolhedor e seguro.Também ficaremos atentos a qualquer nova determinação do município, já que a nossa evolução ao fim da pandemia também depende de mais avanços na imunização e na manutenção dos baixos índices casos registrados até o momento, que colocam Campos na fase verde.
Uma nova reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 foi marcada para o dia 12 de abril e até lá permaneceremos vigilantes a qualquer possível alteração.
Que o bom senso prevaleça sempre, baseado não só no livre arbítrio, mas principalmente nas recomendações das autoridades de saúde respaldadas pelos estudos científicos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.