Campos ganha primeira base do Segurança Presente no Norte Fluminense
15/01/2022 11:44 - Atualizado em 15/01/2022 16:33
Inauguração do Segurança Presente em Campos
Inauguração do Segurança Presente em Campos / Divulgação
Campos é a primeira cidade do Norte Fluminense e a segunda do interior a ganhar uma base do programa Segurança Presente. A inauguração aconteceu neste sábado (15), com a presença do governador Cláudio Castro (PL), do secretário de Estado de Governo Rodrigo Bacellar, do deputado estadual Bruno Dauaire (PSC) e outras autoridades. Na sequência da agenda, Castro também participou da abertura dos trabalhos do RJ para Todos, projeto que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social com serviços como atendimentos de saúde e emissão de documentos.
Na primeira agenda em Campos no feriado de Santo Amaro, o governador ele assinou o termo de compromisso com o Projeto Fênix, com ações voltadas ao desenvolvimento da região.
O Segurança Presente é um programa de segurança comunitária que complementa a atuação da Polícia Militar. Vários bairros do Rio de Janeiro e outras cidades da Região Metropolitana contam com o programa, que colabora com a redução dos índices de criminalidades. Em seu discurso, Castro criticou o antigo modelo de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) e disse que elas contribuíram para o aumento da criminalidade no interior.
— Vocês sabem o quanto a UPP prejudicou a segurança de Campos e do interior. Quantas cidades que não tinham bandidagem, que não tinham tráfico, herdaram aqueles que saíram corridos do Rio. Aquela cena que todo mundo aplaudiu, dos bandidos fugindo, e que depois quem sofreu foi o interior. E o Segurança Presente vem corrigir essa distorção, ele vem trazer de volta ao Norte Fluminense a sensação de segurança que esse povo merece — declarou.
O reforço do Segurança Presente acontecerá das 6h às 22h e contará, inicialmente, com 72 policiais militares, que devem atuar em áreas como Centro, Pelinca e Guarus.
Em outro momento, Castro lembrou da ajuda do Governo do Estado para as contas do município. "Cada dia me sinto mais à vontade em Campos e posso dizer que é cada vez mais um pouquinho a minha cidade. É uma cidade que Deus tem me dado a oportunidade de cuidar. No começo do ano, quando a cidade ainda estava afundada em dívidas, com pagamento atrasado para os servidores, conseguimos ajudar o governo da cidade ao colocar mais de R$ 100 milhões em recurso e fazendo com que o servidor, que luta tanto pelo serviço público, não pudesse ficar sem salários. É muito gratificante quando abro o Pacto RJ e vejo previsto para os próximos dois anos mais de meio bilhão de reais em investimentos só para Campos".
RJ para Todos
A população de Guarus também ganhou uma edição do Programa "RJ Para Todos". Cláudio Castro, Rodrigo Bacellar e toda comitiva foram para o Ciep 56 Custódio Siqueira, no Parque Alvorada, para a inauguração do projeto social, que tem como pontos básicos transformar vidas e dar esperança à população, segundo o governador. 
Centenas de pessoas passaram pelo espaço durante toda a manhã para buscar atendimento, entre ações de acolhimento social, acesso à documentação básica e atendimentos de saúde. As crianças ainda ganharam um espaço para o lazer.
Bacellar comemorou a inauguração em sua cidade. "Onde chegamos, a população nos recebeu de braços abertos e aqui na minha cidade não está sendo diferente. Assim como a inauguração da base do Segurança Presente, uma das maiores marcas do governo, que traz de volta a economia, o RJ Para Todos se traduz em dignidade. Por isso a importância de estar aqui hoje com nossa gente", disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS