Rio Paraíba volta a ficar abaixo de seu nível de transbordo, em Campos
14/01/2022 08:24 - Atualizado em 14/01/2022 12:46
  • Rio Paraíba continua baixando (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Rio Paraíba continua baixando (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Rio Paraíba continua baixando (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Rio Paraíba continua baixando (Fotos: Rodrigo Silveira)

O nível do rio Paraíba do Sul, em Campos, não está mais acima de seu nível de transbordo, que é de 10,40m. Segundo a Defesa Civil, o rio baixou para 10,17m na medição feita às 12h15 desta sexta-feira (14). Na quarta (12), o Paraíba transbordou e chegou a atingir a cota dos 10,97m.
A Defesa Civil segue em monitoramento, uma vez que o Paraíba ainda está acima de seu nível considerado normal para o período. A tendência é de que a cota continue baixando, em média, entre 2 a 4 centímetros por hora, já que não há expectativa de chuvas significativas na zona de influência hídrica para Campos.

O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, diz que a expectativa é positiva, mas órgão seguem em alerta.

"Registrar uma cota abaixo do nível de transbordo sinaliza para nós o início de uma situação um pouco mais tranquila. Se a previsão se mantiver, dentro de algum tempo não teremos mais água retornando pelas galerias nas ruas de alguns bairros. Seguimos em alerta, monitorando a situação e dando toda assistência à população, através de um trabalho integrado que vem sendo realizado pela equipe do governo Wladimir Garotinho", disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
Três Vendas – Na localidade de Três Vendas, junto à BR 356 (Campos-Itaperuna), a situação também estava normalizada nesta quinta-feira. Por lá, foram implantadas medidas emergenciais na quarta-feira (12), depois que duas manilhas que passam sob a rodovia romperam. A Prefeitura também destaca trabalho preventivo realizado no final de 2021.
— Ontem, Defesa Civil, Coagro e as secretarias de Serviços Públicos e de Obras agiram em conjunto, rapidamente, e conseguimos fazer o tamponamento da galeria celular em tempo recorde. Com isso, a água não atingiu nem uma casa da localidade. No entanto, uma ação preventiva, que realizamos em dezembro, foi fundamental para que a comunidade não fosse atingida. Na ocasião, abrimos uma galeria celular à margem de BR 356 para escoar a água das chuvas, acumulada no lado direito da pista. A água foi drenada, e isso foi muito positivo, porque a bacia de acumulação voltou ao nível normal e, ontem, quando as águas do Muriaé romperam as manilhas e vazaram sob a rodovia, a água ficou nessa bacia e não chegou às casas” — afirmou Pascoutto.
Sem famílias isoladas - Na Região do Imbé, a situação também foi normalizada, conforme a Defesa Civil. Famílias que ficaram isoladas em Mocotó, localidade do distrito de Morangaba, já podem utilizar a estrada, que foi alagada com o transbordamento do Rio do Imbé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS