Secretário estadual de Saúde diz que SJB recebeu insumos para vacinação há uma semana
24/01/2022 21:05 - Atualizado em 25/01/2022 14:06
A vacinação das crianças contra a Covid-19 continua cercada de mistérios. Após a prefeita Carla Machado (PP) desaconselhar a vacinação, repercutindo negativamente até na mídia nacional, e os canais oficiais da Prefeitura não realizar nenhum anúncio sobre a campanha, o site oficial informou que a vacinação vai começar nesta terça-feira (25). Alegou que a campanha vai começar com a chegada dos insumos necessários (seringas e agulhas específicas), na última sexta-feira (21) e nesta segunda-feira (24). Contudo, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que tudo já havia sido enviado desde a semana passada, na segunda-feira (17), junto com.
— Não falta insumo nenhum. Tem seringa, tem agulha e tem a vacina que já foi entregue — afirmou Chieppe, por telefone, na última quinta-feira (20).
O secretário ainda disse que o Estado do Rio de Janeiro defende a imunização de todas as crianças. Em uma tabela enviada pela assessoria do Governo do Estado, consta que o município de São João da Barra recebeu, desde o dia 17, junto com as vacinas, seringas e agulhas. Macaé, por exemplo, começou a imunização no mesmo dia. Campos, na terça-feira (18). A estratégia da imunização é definida por comunicação.
Em nota, a Prefeitura de SJB informou que “uma parte dos insumos chegou ao município na sexta-feira, 21, e a outra parte nesta segunda-feira, 24. A programação com o cadastramento já vem sendo realizada nas unidades de saúde e a vacinação contra a Covid-19 para crianças passa a ser incluída no cronograma semanal de vacinação, como já acontece com a vacina de primeira e segunda doses para a população acima de 12 anos e a dose de reforço acima de 18 anos”.    
O atraso no início da imunização das crianças em SJB chama a atenção porque ocorre justamente na semana em que a prefeita desaconselhou a vacinação contra a Covid e informou que o município prepara um medicamento fitoterápico para aumentar a imunidade das crianças. Questionada, por meio da assessoria, sobre o tal medicamento, a secretária de Saúde do município, Arleny Valdez, ainda não se manifestou. Causa estranheza também o fato de o município não ter feito nenhuma campanha com anúncio sobre o cadastro para a vacinação. A Prefeitura confirmou ao blog, quando questionada, que o cadastro já estava sendo realizado desde a semana passada. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]