Nélio Artiles: O sentido da emoção
Nélio Artiles Freitas - Atualizado em 05/01/2022 22:43
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Quem já não viveu a experiência de comer algum alimento, sentir um cheiro específico, ouvir uma música e ser levado de volta a um momento marcante da infância, ou de um momento muito especial? Esta situação é muito comum e acontece quando os sentidos do corpo fazem um contato direto com a parte do cérebro ligado às emoções. Esta memória olfativa, gustativa e também auditiva exerce um grande poder de nos transportar para nossa infância ou adolescência. E não tem nada melhor do que reviver momentos bons e importantes de nossa juventude, em meio a tantos desafios que enfrentamos nos dias de hoje.
Isso não significa fugir da realidade e sim buscar momentos como esses, que nos remetem à nossa origem, limpando todas as impurezas criadas neste tempo, após tantas dificuldades que a vida nos oferece. Obviamente há também informações sensoriais negativas que não valem a pena curtir, pois poderiam gerar angústia e sofrimento.
Que neste ano que começa, possamos trazer à memória a esperança, o sonho, o desejo e a alegria tão comuns nas mentes puras das crianças. Quando atingimos certa idade isso se faz bem necessário para se sobrepor a tantos limites, dores, marcas e cicatrizes que vão se impondo de uma forma fácil e espontânea. Comer um apetitoso brigadeiro, um doce de figo, abóbora com coco, um pavê, um bolo de chocolate, fechando os olhos e viajando sem culpas ou receios com as calorias para um tempo delicioso.
E assim vou caminhando e cantando, ouvindo as canções dos Beatles, Bee Gees, Eric Clapton, Peter Frampton, Pink Floyd, Genesis, Yes, entre tantas outras. Mas também Roberto e Erasmo, Chico, Tom, Vinícius e Toquinho, Caetano e Gil, Mutantes, entre muitos outros. Me mantenho procurando o cheiro de tantas comidas, de ambientes marcantes, jardins, perfumes, que me trazem tantas recordações especiais.
Mas a sensação que mais gostaria de perceber e que nunca mais senti é o cheiro da minha mãe, uma essência inesquecível de paz e plenitude. Desejo que todas boas sensações que fazem parte da vida de cada um tragam a renovação da energia e da pureza para um Ano Novo melhor e mais feliz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS