Quaest: Lula na frente, seguido por Bolsonaro, e Moro isolado em terceiro
08/12/2021 16:56 - Atualizado em 10/12/2021 16:36
 
 
A mais recente pesquisa de intenção de votos do instituto Quaest, realizada entre os dias 02 e 05 de dezembro, confirma a tendência dos demais levantamentos quanto à liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na segunda colocação, além da consolidação do ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) isolado na terceira colocação. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (08), também aponta que, se o pleito fosse hoje, Lula venceria a disputa de 2º turno contra qualquer adversário. Com Bolsonaro, a situação seria inversa, o que reforça a alta taxa de avaliação negativa apurada sobre o seu governo. O presidente, contudo, aparece em empate técnico se a disputa for com o seu ex-ministro Moro.
Cenários de 1º turno
O instituto Quaest formulou diversos cenários de 1º turno no levantamento em que ouviu 2.037 pessoas, com margem de erro de 2 pontos percentuais. No mais extenso, Lula aparece com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 23%. Como já havia acontecido na pesquisa Atlas divulgada no dia 30 de novembro, Moro se isola na terceira colocação. O ex-juiz da Lava Jato aparece com 10%, enquanto Ciro Gomes (PDT), que antes figurava em terceiro, tem 5%. Neste cenário, o candidato do PSDB, o governador de São Paulo, João Doria, tem 2%. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) tem 1%, mesmo índice de Felipe Dávila (Novo). Brancos e nulos somam 7%, enquanto 5% se declararam indecisos.
Cenários de 2º tuno
Nas possíveis disputas de 2º turno, quando a disputa apresentada é entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 55%, enquanto o recém-filiado ao PL chega a 31%. Brancos e nulos chegam a 11%, além dos 3% indecisos. Em relação à última pesquisa Quaest, Lula oscilou negativamente, dentro da margem de erro, caindo dos 57% apontados no início de novembro para os atuais 55%. Já Bolsonaro registrou um crescimento acima da margem de erro. O presidente passou dos 27% no mês passado para os atuais 31%.
Lula também vence todos os demais cenários de segundo turno: contra Moro (53% a 29%),Ciro (54% a 21%), Doria (57% a 14%) e Pacheco (58% a 13%). Acontece o contrário com Bolsonaro. Nos outros dois cenários testados com o atual presidente da República no segundo turno, ele é derrotado por Ciro, com 39% para o pedetista, ante 34% de Bolsonaro, e por Moro. Na disputa entre o ex-juiz e o presidente, contudo, acontece um empate técnico: Moro tem 34%, enquanto Jair chega a 31% (a margem de erro é de 2 pontos percentuais).
Avaliação de governo
A dificuldade de Bolsonaro em chegar à reeleição, segundo a pesquisa, tem fundamento em outro recorte do levantamento, sobre a avaliação do governo. Na série da Quaest, iniciada em junho, Bolsonaro sempre teve mais de 45% de avaliação negativa de governo. O pior índice foi registrado no mês passado, quando chegou a 56%. Na atual sondagem, a avaliação negativa é de 50%. Entre os que consideram o governo regular, o índice passou dos 22% registrados em novembro, para os atuais 26%, enquanto os que avaliam positivamente passaram de 19% (novembro) para 21%.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS