Cômissão da Câmara Federal aprova projeto "Estradas da Produção Brasileira"
- Atualizado em 01/12/2021 13:25
Christino Áureo
Christino Áureo
Foi aprovado nesta quarta-feira (1º), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, o projeto de lei Estradas da Produção Brasileira, de autoria do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), que cria a Política Nacional de Mobilidade Rural e Apoio à Produção.
O objetivo é auxiliar os pequenos produtores rurais, especialmente os do Estado do Rio. Agora, o texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). Serão beneficiados pelo projeto, também, trabalhadores rurais e pessoas que residem na zona rural.
— A ideia do nosso PL é fazer com que a mobilidade rural leve mais qualidade de vida ao campo, com ações mais diretas em benefício das pessoas. Que elas decidam ficar no campo porque há condições. A vida das famílias é fortemente impactada pela mobilidade. Ou melhor, pela imobilidade rural a que essas pessoas são relegadas. As deficiências que existem nos grandes modais se agravam ainda mais quando falamos da pequena e média mobilidade — afirma o deputado.
Melhorias
Dados da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostram que, no Estado do Rio, são 45,1% de estradas rurais. Com o Estradas da Produção Brasileira, Christino Áureo espera mudar uma situação que tem prejudicado diretamente os pequenos produtores: a maneira como as estradas vicinais são tratadas no país.
Segundo ele, não há planejamento transversal com outros equipamentos de mobilidade e nem com centros consumidores.
— Muito do que tem sido feito é de maneira fragmentada. Faltam custeio, treinamento da operação, manutenção preventiva e convergência da engenharia com a construção e manutenção de estradas e pontes. Temos um volume anual de recursos destinados a ações que tocam a mobilidade, mas, se forem descoordenados, não solucionam o problema — conclui Christino Áureo.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS